O Homem é antes de tudo um Animal
O homem como animal é este ser constituído de razão, de discernimento, de capacidade de pensar, um ser que vive em sociedade, que constrói e influencia na história, se comporta de acordo com os seus interesses pessoais e coletivos. O princípio sociológico, histórico, ético e moiral fazem parte da soma do conhecimento humano, da riqueza do conjunto de ideias, crenças, costumes, arte e tecnologia. Os padrões culturais de um povo, suas atitudes, sua fé, sua religiosidade, está elencada na soma de gerações, de sua gente, de seu clã, de sua tribo, de sua região, de seu país.
Francamente, não concordo em chamar o homem de animal. Porque se o homem, realmente, honrasse sua animalidade, usaria a tal da razão, da qual tanto se orgulha, para ser um pouco melhor com seus irmãos irracionais.
Se as mulheres na maior parte novas são vítimas do instinto doentio e animal do homem. Tanto a tolice feminina quanto o instinto doentio e animal do homem são frutos da sociedade. Ao educar o indivíduo na busca saciável e implacável pelas destruidoras relações humanas que afasta o próprio indivíduo do seu próprio eu interior.
Como explicar que o homem, um animal tão predominantemente construtivo, seja tão apaixonadamente propenso à destruição? Talvez porque seja uma criatura volúvel, de reputação duvidosa. Ou talvez porque seu único propósito na vida seja perseguir um objetivo, algo que, afinal, ao ser atingido, não mais é vida, mas o princípio da morte".
O homem pode ser um animal racional, mas suas escolhas sempre são motivadas frequentemente pelas paixões.
Libido Dominandi
Por que é certo um animal matar outro animal, ou um homem matar um animal, e é errado um homem matar outro homem?
"O intelecto é a ferramenta que permite ao homem transcender a mera existência animal e alcançar o patamar da consciência, da reflexão e do conhecimento."
Entre o homem e o animal: o animal é mais feliz. A inferência humana prova que a felicidade é complexa. O animal atribui a felicidade aos humanos, e isenta-se de ser servo da mesma.
O Homem utilizou-se da racionalidade para chegar a animal. O animal irracional renunciou esta pretensão.
