O Homem é antes de tudo um Animal

Cerca de 35631 frases e pensamentos: O Homem é antes de tudo um Animal

O macaco é um animal demasiado simpático para que o homem descenda dele.

O homem é definido como um ser que evolui, como o animal é imaturo por excelência.

Se todo animal inspira ternura, o que houve, então, com os homens?

Guimarães Rosa
Livro: Ave, palavra. Ed. Nova Fronteira, 1970

O homem é um animal racional que perde sempre a cabeça quando é chamado a agir pelos ditames da razão.

O homem é uma corda esticada entre o animal e o super-homem, uma corda por cima do abismo.

O homem é um animal que adora tanto as novidades que se o rádio fosse inventado depois da televisão haveria uma correria a esse maravilhoso aparelho completamente sem imagem.

O homem é o único animal que pode permanecer, em termos amigáveis, ao lado das vítimas que pretende engolir, antes de engoli-las.

O homem é o único animal que precisa de trabalhar.

O cão é a virtude que, não podendo fazer-se homem, se fez animal.

O animal é tão ou mais sábio do que o homem: conhece a medida da sua necessidade, enquanto o homem a ignora.

Como se pôde dizer que o homem é um animal racional! Ele é tudo o que se queira salvo racional.

Hoje em dia, não pensamos muito no amor de um homem por um animal; rimos de pessoas que são apegadas a gatos. Mas se pararmos de amar os animais, não estaremos na iminência de pararmos de amar os humanos também?

O homem é o único animal que ri e chora, porque é o único que se impressiona com a diferença que há entre o que é e o que devia ser.

Nenhum animal é mais calamitoso do que o homem, pela simples razão de que todos se contentam com os limites da sua natureza, ao passo apenas o homem se obstina em ultrapassar os limites da sua.

O homem não é um animal solitário, e enquanto perdura a vida em sociedade, a realização de si mesmo não pode ser o supremo princípio ético.

O homem na sua constituição é um animal religioso.

O homem é o único animal que cora. Ou que precisa de corar.

O homem não é nem anjo nem animal, e a infelicidade exige que quem pretende fazer de anjo faça de besta.

O homem é o único animal que não aprende nada sem ser ensinado: não sabe falar, nem caminhar, nem comer, enfim, não sabe fazer nada no estado natural, a não ser chorar.

Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo a amar seus semelhantes.

Albert Schweitzer

Nota: Citado em "Contos da carochinha para gente grande: e outras histórias", Elena Arkind - Editora Iluminuras Ltda, 2002

...Mais