O Espiritismo na Arte Leon Denis

Cerca de 14278 frases e pensamentos: O Espiritismo na Arte Leon Denis

Minha arte é como um jardim, onde qualquer pessoa pode passar e pegar uma flor, pode dar para alguém, pode receber de alguém. Por enquanto é assim que tem sido, o jardim está crescendo, e ficando cada vez mais perfumado.

Depois que descobri a tua habilidade na arte de mentir, eu constatei que minha vó tinha razão: todos, sem exceção são bons em alguma coisa.

O humor é a arte do exagero!

A vida deveria imitar a arte.

NÃO SE ANULE
Arte de Jim Dine

Fabrício Carpinejar

Mesmo que seja um hotel cinco estrelas, se não tem liberdade de ir e vir, é uma prisão. Mesmo que seja paparicada, festejada e endeusada, se não tem como dizer o que acredita, é uma prisão. Mesmo que seja atendida em qualquer capricho, se não tem espaço para a sua solidão, é uma prisão. Mesmo que os filhos sejam educados com segurança e conforto, se não pode sair com os amigos, é uma prisão. Mesmo que tenha o que sempre sonhou ao lado de alguém, se não pode discordar, é uma prisão.

Nunca ceda a sua independência financeira e emocional a uma pessoa. Nunca se sustente de mesadas. Nunca viva sem ter um outro lugar. Nunca abdique de seu emprego, de seu contexto, de sua chave, de sua conta bancária, de suas conversas, de suas escolhas, de sua fonte de orgulho. Nunca se torne refém de uma estrutura onde é apenas uma peça secundária. Nunca transforme uma relação, feita de constante merecimento, em obrigação. Nunca se anule pela estabilidade. Só ao perder tudo perceberá que, infelizmente, nada era seu - era favor, escambo, troca, chantagem, prêmio de bom comportamento.

Estar à mercê de alguém, que não seja a si mesmo, é perigoso, é temerário, é submissão, é muito poder para depois combater.

Mesmo que pareça amor, mesmo que pareça que conquistou a eternidade, mesmo que a foto da família feliz fique brilhando no porta-retratos na sala, será sempre uma prisão.

Revista Prosa Verso e Arte
O Aquém – Eduardo Galeano
Revista Prosa Verso e Arte
Por Revista Prosa Verso e Arte
Literatura




©Joel Robison


Estimado senhor Futuro,
de minha maior consideração:
Escrevo-lhe esta carta para pedir-lhe um favor. V. Sa. haverá de desculpar o incômodo.
Não, não se assuste, não é que eu queira conhecê-lo. V. Sa. há de ser um senhor muito ocupado, nem imagino quanta gente pretenderá ter esse gosto; mas eu não. Quando uma cigana me toma da mão, saio em disparada antes que ela possa cometer essa crueldade.
E no entanto, misterioso senhor, V. Sa. é a promessa que nossos passos perseguem, querendo sentido e destino. E é este mundo, este mundo e não outro mundo, o lugar onde V. Sa. nos espera. A mim e aos muitos que não cremos em deuses que prometem outras vidas nos longínquos hotéis do Além.
Aí está o problema, senhor Futuro. Estamos ficando sem mundo. Os violentos o chutam como se fosse uma pelota. Brincam com ele os senhores da guerra, como se fosse uma granada de mão; e os vorazes o espremem, como se fosse um limão. A continuar assim, temo eu, mais cedo do que tarde o mundo poderá ser tão só uma pedra morta girando no espaço, sem terra, sem água, sem ar e sem alma. É disso que se trata, senhor Futuro. Eu peço, nós pedimos, que não se deixe despejar. Para estar, para ser, necessitamos que V. Sa. siga estando, que V. Sa. siga sendo. Que V. Sa. nos ajude a defender sua casa, que é a casa do tempo.
Faça por nós essa gauchada, por favor. Por nós e pelos outros: os outros que virão depois, se tivermos um depois.
Saúda V. Sa. atentamente,
Um terrestre.

2001

— Eduardo Galeano, no livro “O teatro do bem e do mal”. tradução Eric Nepomuceno. Porto Alegre: L&PM, 2006

sorrir é arte dos fortes
sorrir é arma dos combatentes da vida
sorrir é a cura da decepçao
sorrir é viver, viver e viver

A arte fala e ninguém quer ouvi-la.

Eu não penso em arte quando estou trabalhando. Eu tento pensar sobre a vida.

O pessimismo é a arte dos fracassados.

Na aldeia tudo é arte
Tudo também se reparte
É cultura festejar
Pinta o corpo de urucum
Veste com palha tucum
Em tudo vale alegrar..

Damos bom dia ao sol
Como flor de girassol
Tudo vive em harmonia
Na debulha de feijão
O cuidado com o grão
Que se tem a cada dia..

Tudo com habilidade
Firme na ancestralidade
Ou na dança do toré,
O vento é nosso irmão
Lá não há separação
Entre o homem e o igarapé..

Na aldeia tudo cresce
A cultura permanece
Tudo é lindo como um grão
Grão de arroz, de trigo, aveia
Milho, café na aldeia
Grandes roças de feijão..

Joga bola a criançada
Tudo em roda e animada
E contar quando crescer
Ser contador de história
Ter presente na memória
O canto ao anoitecer..

A minha alegria é a performance a melancolia é a minha arte

A arte tem o belo costume de fazer tábula rasa de todas as teorias artísticas".

Algumas pessoas nascem para fazer grande arte e outras nascem para apreciá-la… Fazer parte da audiência é um tipo de talento por si só, quer você seja o espectador na galeria de arte, quer esteja ouvindo a voz do melhor soprano do mundo. Nem todo mundo pode ser o artista. Tem que haver aqueles que testemunham a arte, que amam e apreciam o que tiveram o privilégio de ver.

Sorrir é uma arte, onde você é o próprio desenho, e o visitante ao apreciar a obra seja mais um apaixonado por artes assim.
Sorrir é tão bom e contagiante...

O rótulo de 'intelectual' aplica-se a qualquer pessoa envolvida em trabalhos de ciência, arte, filosofia, ensino, jornalismo etc. Sua gama de significados abrange desde os gênios criadores que moldam a cosmovisão dos séculos até o exército anônimo e inumerável de retransmissores, copiadores, etc. O 'maior intelectual' não poderia em hipótese alguma estar entre estes últimos, porque a grandeza no seu ofício consiste justamente em fazer sozinho algo que muitos deles juntos não teriam força para fazer.

'Intelectual público' é termo preciso que diferencia, no conjunto dos intelectuais, aqueles que rotineiramente opinam sobre as questões do momento e o fazem através de canais de comunicação de amplo alcance. O professor que analisa uma crise política para os alunos em sala de aula não é um intelectual público, assim como não o é o grande estudioso de problemas demasiado afastados do foco de atenção popular, mesmo que trate deles em artigos de jornal, mesmo que dê algum palpite esporádico a respeito em debates na TV e mesmo que alcance, no domínio da sua ocupação especial, aquela máxima celebridade que faria meio mundo apontá-lo no meio da rua. Nem as crianças desconheciam Albert Einstein, mas isto não o tornava um intelectual público, porque sua intervenção em debates públicos era rara e ocasional. Para ser um intelectual público, é claro, o sujeito tem de ser primeiro um intelectual, grande ou pequeno. Mas não pode sê-lo se a interferência nessas discussões não é uma de suas atividades essenciais e costumeiras. [...]

O que constitui o intelectual público não é a publicidade apenas: é a publicidade constante e rotineira, incorporada aos seus meios usuais de trabalho.

A pergunta 'Qual é o intelectual público mais influente do mundo?', portanto, não visa a medir a relevância intelectual e nem mesmo a fama de um determinado homem de idéias, mas a intensidade e a extensão da sua influência como força política constante.

A Beleza é a forma mais inspiradora que a natureza nos presenteou, assim se faz a arte da vida e o espetáculo da obra…

"A arte de congelar momentos é feita sempre com a boca em silêncio e o coração emocionado".

A Arte é o sopro da Vida!
Autor: Douglas Almeida Vergilio

"A arte é a íris da alma do artista!"