O Espiritismo na Arte Leon Denis
PARAR - PENSAR - AGRADECER
Ser grato é reconhecer que outras pessoas participam de nossas alegrias e frustrações. O sentimento de gratidão, além de ajudar a desenvolver a criatividade, melhora o relacionamento interpessoal. No dia 06 de janeiro será comemorado o Dia Da Gratidão.
Sempre que reconhecemos acontecimentos, gestos, palavras ou pequenos detalhes do cotidiano como “dignos de nota” e agradecimento, nosso cérebro reage, aumentando o nível de dopamina — neurotransmissor responsável, dentre outras funções, pela sensação de bem-estar, humor e prazer. Por consequência, quanto maior a liberação de dopamina, mais satisfeitos e felizes no sentimos.
A gratidão é um sentimento simples, porém muito poderoso. É por esse motivo, afinal de contas, que a maioria dos indivíduos possui tanta dificuldade em agradecer às coisas simples da vida: precisamos batalhar por tudo aquilo que nos faz bem.
Mas por que essa emoção é tão poderosa? De maneira bastante simplificada, podemos explicar essa afirmação pelo simples fato de que, quando possuímos um olhar mais positivo, todos os nossos problemas parecem diminuir e se tornar mais leves.
E uma maneira de enxergar o que estar por vir é com esperança, fé e, acima de tudo, sendo grato pelo simples fato de existir, de respirar.
Que adianta o homem ser um profundo conhecedor vários assuntos principalmente bíblicos se ele não conhece a disciplina.
A fila dos condenados ao inferno está grande, e nós servos do Senhor Jesus Cristo temos de diminui-la
“Viva e conviva com as pessoas como o jardineiro que não esquece de regar e adubar cada planta. Deixe a luz do sol aquecer seus dias, não viva na escuridão! A melhor maneira para ter iluminação é viver bem com todas as pessoas, aprecie a arte de viver e conviver com o seu semelhante. Somos todos da família de Deus. Pertença à família divina!”
ARTE MODERNA
Não existe estilo para a arte moderna, mas diversas possibilidades de dar forma à imagem, muitas vezes contraditórios entre si.
Não acredito na idéia de vanguarda, como não acredito em progresso na arte. Na ciência, essas idéias são aceitáveis, mas em arte o que vale é a obra encantar e provocar admiração, ou não, por mais simples que seja.
Arte legítima é aquela que tem uma certa inevitabilidade e carisma: só poderia ser feita naquele momento histórico, por uma determinada pessoa, inspirada por uma visão de um mundo pessoal, não importando os meios usados para atingir determinados fins.
Militão dos Santos
Falar em Arte Marginal é redundância, porque a Arte só pode existir à margem, tudo o que se encontra no centro já é Cultura.
ARTE NAÏF, ENCANTAMENTO, CORES , INGENUIDADE, CONCEITOS E DIVAGAÇÕES
Os artistas Naïfs, com sua criatividade e imaginação, foram criados por Deus para ignorarem a escuridão da existência humana. Eles criam através da magia extraordinária dos seus pincéis e tintas coisas belas e felizes, nos dando uma excelente visão do mundo sem abrir mão do equilíbrio e verossimilhança, em uma verdade ainda mais profunda de calma, paz, cura e redenção.
E como é agradável portar-se diante das obras coloridas desses artistas que dominam suas expressões a ponto de permitir-se uma estética cuja conseqüência é relaxar o observador e deixa-lo à vontade para perceber a obra em sua especificidade, tomando consciência das relações que com ela desenvolve.
O artista naïf materializa na sua arte os seus reais pensamentos e sentimentos, eternizando no espaço e no tempo os significados para o mundo das suas palavras e das suas emoções.
A arte, em todas as formas de expressão, me fascina, me encanta, transcende a minha surdez, traz um colorido especial a minha vida, traz luz ao meu mundo silencioso e faz pulsar intensamente o meu coração vibrando em um compasso harmônico e em uma sintonia inenarrável.
A arte é a expressão mais doce e suave, mais sublime do momento de cada artista, que se perpetuará no tempo, que se eternizará, levando a todos o sentimento e a energia de cada um por meio das suas criações.
A arte para mim é a minha vida, onde se exulta a felicidade e o amor que se expressam por meio de suas cores vibrantes e que se entrelaçam em perfeita simetria.
Deixarei meu legado para gerações futuras, marcas de minha existência terrena e a demonstração de que, como protagonistas nesse grande espetáculo que é a vida, todos devem deixar fluir a criança que reside dentro de cada ser".
Militão dos Santos
_PROPÓSITO - Podemos definir propósito como: aquilo que te faz levantar todas as manhãs. O seu propósito é o que te oferece um senso de direção, o que guia as suas decisões de vida mas, principalmente, tem a função de criar um significado para tudo o que você faz.
_MOTIVAÇÃO
Já a motivação é aquela energia, o impulso de agir! Essa motivação pode vir através de fatores externos ou internos, mas independente de onde ela venha, o importante é saber alocar essa energia da melhor forma possível!
E o que essas duas coisas têm em comum? A gente te explica: a motivação está, geralmente, ligada ao seu propósito, assim como aos seus valores. Isso porque o propósito serve como a sua base, e a motivação nada mais é que o agente que te fará alcançá-lo.
COMO FUNCIONA NA PRÁTICA?
Infelizmente não existe uma fórmula mágica que vai te dar as respostas sobre qual o seu propósito ou a sua motivação. Mas, quanto mais tempo você investir para refletir, mais perto você pode chegar de encontrar as suas próprias respostas. Para ajudar nesse processo, trouxemos aqui algumas boas práticas que, se aplicadas no seu dia a dia, te ajudarão nessa jornada de autoconhecimento.
_Desligue o piloto automático
Reflita e pergunte a si mesmo:
- você está feliz com a sua vida atualmente?
- Ama o que faz?
- Por quê você acorda todos os dias?
- Onde você quer se ver daqui a 5 - 10 anos ?
- Qual é o seu maior sonho?
_TENHA VISÃO DE MÉDIO E LONGO PRAZO, EXERCITE SUA FÉ!
Como já falei: não existe fórmula mágica para o sucesso instantâneo. Não se concentre apenas onde você está agora, olhe para o futuro. Pense quais passos você quer dar daqui a mais de 10, 15, 30 anos, não entre três a cinco anos. E está tudo bem se você não tem todas as respostas agora!
Se você estiver constantemente com essas reflexões, você construirá o seu caminho aos poucos.
_Pratique!
Desenvolvemos habilidades e talentos através de atividades. Quanto mais experiências você tem no dia a dia, mais consegue sentir o que você faz bem - e gosta de fazer - e quais não se identifica. Uma super dica é anotar em um papel todas as atividades que já fez e refletir sobre qual a importância de cada uma para você. E se sentir que não tem tantas respostas, talvez seja um bom momento para testar coisas novas, como voluntariado, ler mais ou aprender algo novo! Esse exercício de tempos em tempos pode te aproximar do seu propósito maior.
_Trabalhe sua resiliência
Nem tudo sai do jeito que a gente espera, e isso não significa fracasso. Para agirmos em busca de um propósito, com certeza passaremos por diversos obstáculos. É extremamente importante saber lidar com isso, tirando sempre aprendizados de cada um deles.
Mas lembre-se: essa não é uma receita de como achar o seu propósito e ser mais motivado(a), esse conteúdo é um convite para você embarcar na busca pelo seu autoconhecimento.
Não quero te dar as respostas, mas deixar claro que você deve questionar o sentido do que você faz no seu dia a dia para entender onde você quer chegar.
@deniscoferreira
Psicologia Positiva, Psicanálise, Coaching
#motivação #propósito
"Aquele que ora com fervor e confiança é mais forte contra as tentações do mal e Deus lhe envia bons Espíritos para o assistir. E um socorro jamais recusado quando pedido com sinceridade."
Allan Kardec (Hippolyte Léon Denizard Rivail)
"Aquele que pede a Deus o perdão de suas faltas não o obtém senão mudando de comportamento. As boas ações são a melhor prece, porquanto os atos valem mais do que as palavras."
Allan Kardec (Hippolyte Léon Denizard Rivail)
"Ore cada um segundo suas convicções e do modo que julgue mais conveniente, porquanto a forma nada vale e o pensamento é tudo. A sinceridade e a pureza de intenção, eis o essencial. Um bom pensamento vale mais do que grande número de palavras, que se assemelham ao ruído de um moinho, mas onde o coração em nada toma parte."
Allan Kardec (Hippolyte Léon Denizard Rivail)
"A fortuna é um depósito cujo possuidor é apenas usufrutuário, desde que não a leva consigo para o túmulo. Prestará severas contas do emprego que lhe tiver dado."
Allan Kardec (Hippolyte Léon Denizard Rivail)
"A fortuna é uma prova mais arriscada do que a miséria, porque é uma tentação para o abuso e os excessos e porque é mais difícil ser-se moderado do que resignado."
Allan Kardec (Hippolyte Léon Denizard Rivail)
