O Espiritismo na Arte Leon Denis
“Se um dia me perguntarem se o Espiritismo é uma Religião ou uma Filosofia de Vida, responderei que sobre a luz do Espírito Santo essas duas definições se tornam uma só. O problema gerado por essa indagação de que o Espiritismo é uma Religião ou uma Filosofia de Vida foi criado pelo descuido dos homens ao saírem definindo e dando conceito a tudo com base em sentimentos de medo, duvida e amor.”
"O Espiritismo não é uma luz nova, mas uma luz mais brilhante, porque surge de todos os pontos do globo, por intermédio dos que viveram. Tornando evidente o que era obscuro, põe termo às interpretações errôneas e deve ligar os homens a uma única crença, porque só há um Deus e porque suas leis são as mesmas para todos. Enfim, assinalará a era predita pelo Cristo e pelos profetas."
Allan Kardec (Hippolyte Léon Denizard Rivail)
"O Espiritismo é, ao mesmo tempo, uma ciência de observação e uma doutrina filosófica. Como ciência prática, consiste nas relações que se podem estabelecer com os Espíritos; como filosofia, compreende todas as conseqüências morais decorrentes dessas relações."
Allan Kardec (Hippolyte Léon Denizard Rivail)
"Quem não conhece o Espiritismo, supõe que se podem produzir fenômenos espíritas, como se faz uma experiência de Física ou de Química. Daí a pretensão de sujeitá-los à sua vontade e a recusa de se colocar nas condições necessárias para os poder observar.
Não admitindo, como princípio, a existência e a intervenção dos Espíritos, ou, pelo menos, não conhecendo nem a sua natureza, nem o seu modo de ação, esses indivíduos se comportam como se operassem sobre a matéria bruta; e, desde que não obtêm o que pedem, concluem que não há Espíritos.
Colocando-se em um ponto de vista diferente, compreender-se-á que, não sendo os Espíritos mais que almas dos homens, todos nós, depois da morte, seremos Espíritos, e que, nestas condições, também estaríamos pouco dispostos a servir de joguete, para satisfação das fantasias dos curiosos."
Allan Kardec (Hippolyte Léon Denizard Rivail)
(O que é o Espiritismo / por Allan Kardec. [tradução da Redação de Reformador em 1884] – 56. ed. 1. imp. – Brasília: FEB, 2013.)
O Espiritismo é a ciência positiva da alma.Não condena nenhuma religião...a única coisa que adverte e chama atenção é seguir a JESUS e cuidar do espirito através do arrependimento de suas faltas passadas.
O Espiritismo não efetua aos seus adeptos quaisquer exigências, todavia quem toma consciência de seus postulados sente-se naturalmente constrangido a ceder de si mesmo, cada vez mais.
Um tema tão grandioso e importante como o espiritismo , não pode ter um dono, os colaboradores são muitos e qualquer tipo de partido ou verdade absoluta deve ser entendida como fanatismo! E isso não condiz com a Doutrina espírita.
"Os esclarecimentos e as advertências oferecidos pelo Espiritismo constituem um barco de segurança para a travessia orgânica no processo evolutivo".
O espiritismo tem suas ideologias
acreditam na reencarnação, a bíblia
fala que o homem só podem morrer uma
vez, anos e anos isso acontece monta se
uma teoria e se ganha fortunas com suas ideias....
Ja Frequentei espiritismo,joguei buzios,pai e mãe de santo... Mais nada deu certo,me mostraram um cara chamado DEUS,falei com ele...e acredite,foi incrivel não deu certo,Deu muito mais que certoo. Foi DIVINO.
"O Espiritismo respeita todas as religiões e doutrinas, valoriza todos os esforços para a prática do bem e trabalha pela confraternização e pela paz entre todos os povos e entre todos os homens, independentemente de sua raça, cor, nacionalidade, crença, nível cultural ou social. Reconhece, ainda, que “o verdadeiro homem de bem é o que cumpre a lei de justiça, de amor e de caridade, na sua maior pureza”.
Não confunda Espiritismo com os Espíritas.
Espiritismo é uma proposta do Cristo.
Nós, espíritas estamos no caminho da renovação...
" O Espiritismo matou a morte. Nele é comprovado que o túmulo da morte é a vida e vida inevitável. "
"Entre o Espiritismo e outros sistemas filosóficos há esta diferença capital; que todos estes são obras de homens mais ou menos esclarecidos, ao passo que, naquele que me atribui (o Espiritismo), eu não tenho o mérito da invenção de um só princípio. Diz-se: a filosofia de Platão, de Descartes, de Leibnitz; nunca se poderá dizer: a doutrina de Allan Kardec; e isto, felizmente, pois que valor pode ter um nome em assunto de tamanha gravidade? O Espiritismo tem auxiliares de maior preponderância, ao lado dos quais somos simples átomos. "
Allan Kardec, O Que é o Espiritismo - Cap. I, 2° diálogo: 'Elementos de convicção'
" O Espiritismo não disse ainda a sua última palavra... "
O Moinho de Vicq-sur-Nahon”, publicado na Revista Espírita 1867, mês de abril:
[…] estamos longe de conhecer todas as leis que regem o mundo invisível, todas as forças que este mundo encerra, todas as aplicações das leis que conhecemos. O Espiritismo não disse ainda a sua última palavra, muito longe disto, não mais sobre as coisas físicas do que sobre as coisas espirituais.
A LÂMPADA PERPÉTUA DO ESPÍRITO EM ASCENSÃO.
No solo fértil do Espiritismo, o campo moral revela-se como uma primavera constante, onde indagações e buscas se movem em harmonia com a lei do progresso. A estação que retorna, sempre mais clara, reflete o desvanecer gradual do homem velho, cuja sombra se afasta diante da luz cristã que se projeta com rigor e serenidade.
A marcha do Espírito delineia-se como processo de depuração contínua, sustentado pela disciplina íntima e pela ordem moral que atravessa os séculos. A coerência torna-se patrimônio sagrado, herança que não pode ser negligenciada. A geração vindoura aproxima-se, ávida por fundamentos sólidos, exigindo que o legado seja transmitido com gravidade, lucidez e fidelidade aos princípios revelados.
Nenhuma doutrina se mantém viva apenas pelas teorias que abriga; sustenta-se pela integridade que lhe confere substância. A continuidade do ensino espiritual requer firmeza ética, clareza de pensamento e respeito à tradição que moldou a consciência racional e sensível do Espiritismo. Cada gesto coerente ergue um marco, cada palavra reta preserva a lâmpada moral que deve seguir acesa através das eras.
A marcha coletiva segue adiante, silenciosa e austera, conduzida pelo brilho das leis universais. Que o fulgor dessa trajetória mantenha acesa a chama que, ao ultrapassar os limites do tempo, reafirma a vocação luminosa do Espírito rumo à sua perpetuidade ascendente.
Autor: Marcelo Caetano Monteiro .
Espiritismo é algo que controla a sua mente, torna a sua vida escrava, deprimente e cheia de propósitos místicos, trazendo uma religião morta, infrutífera e frustrada, sem os oráculos de Cristo.
Sabermos que fora da caridade não há salvação. Esse é um do tripé do espiritismo. Podemos fazer caridade doando dinheiro, na casa espirita recebendo com carinho aquele que vem procurar ajuda espiritual e conforto para o momento ruim que está passando. Podemos fazer caridade, ouvindo com atenção e carinho um colega de trabalho que tem algum problema e tentar ajudar de qualquer maneira, mesmo que seja apenas com uma opinião. Podemos ser voluntários em um orfanato ou asilo, dando atenção e carinho a crianças e a velhos. Mas, a maior caridade é aquela que podemos fazer com conosco mesmo, nos reconhecendo como filhos de Deus, que nos ama e nos dá todas as oportunidades para continuarmos a nossa caminhada. Podemos fazer caridade nos aceitando com nossas limitações, aceitando os nossos erros e procurando nos policiar para que possamos mudar e melhorar, mas também, reconhecendo as nossas qualidades e sempre procurarmos ser melhores. O que não podemos é, em nome da caridade, nos deixar humilhar e permitir que qualquer pessoa nos faça sofrer. Cada um de nós tem um lugar neste mundo. Todos nós nascemos para ser livres. Se permitirmos que alguém nos humilhe, nunca poderemos atingir essa liberdade. Se alguém nos humilha, não somos nós quem precisa mudar quem precisa mudar é ele.
“A Parapsicologia tem explicação para a psicografia, como tem para todos os fenômenos do espiritismo.”
