Nunca Vou te Esquecer Filha
A morte de Cristo nunca é tratada como pagamento pelo pecado na Escritura. Ela é tratada como pagamento pela libertação dos escravos, como compra para a liberdade. Isso aponta para uma diferença entre duas maneiras de ver a salvação:
Em uma, "Deus" é o problema. Na outra, Deus é o libertador.
Quando Thomas Jefferson tinha 80 anos, ele escreveu ao ex-presidente dos EUA, John Adams: “Nunca poderei concordar com Calvino sobre a forma que ele compreendia Deus. Ele foi de fato um ateu, o que eu nunca poderei ser; ou melhor, sua religião era o demonismo. Se alguma vez o homem adorou um deus falso, ele o fez. O ser descrito em seus 5 pontos não é o Deus que você e eu reconhecemos e adoramos, o Criador e governador benevolente do mundo; mas um demônio de espírito maligno. Seria mais perdoável não acreditar em nenhum deus do que blasfemar contra ele pelos atributos atrozes de Calvino.”
Algumas pessoas nunca se arrependerão por terem pecado, e sim remorso pelo pecado ter sido revelado.
(Lucas 12.2)
Andarão dois juntos se não estiverem em acordo? Nunca! Assim é a doutrina calvinista e a Doutrina Bíblica.
Wesley escreveu a Isaac Andrews: “Nunca disse ou pensei que todo aquele que vive e morreu como calvinista está condenado. Eu acredito que milhares que viveram e morreram com essa opinião estão agora no seio de Abraão. E, no entanto, estou persuadido de que essa opinião levou muitos milhares para o inferno”.
Carta, 24 de junho de 1776.
Jesus deu um golpe final nos teólogos liberais. E foi este: Ele nunca muda. “Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente” (Hb 13:8). Jesus é sempre o Professor, o Escriba, porque seus ensinos são definitivos. Não precisavam ser reinterpretados no segundo século, nem no século 12 ou 18. Tampouco necessitam ser reinterpretados no século 21. Aquilo que as palavras de Cristo significavam para seus ouvintes originais é exatamente o que querem dizer hoje.
Calvino era tão fanático por Agostinho que nunca reconheceu as heresias de seu guru espiritual; Agostinho nunca ensinou a salvação somente pela Graça; mas ensinava uma salvação hibrida de boas obras através dos sacramentos, começando com a regeneração pelo batismo infantil, salvação via igreja romana e pelo uso da força até a morte. Mas essas heresias não passaram despercebidas pelo Lutero maduro que escreveu: “no começo, eu devorava [os escritos de] Agostinho, mas quando [...] entendi o que era realmente a justificação pela fé, descartei-o”.
Marcelo Rissma - Timothy George, Teologia dos Reformadores (São Paulo, SP: Edições Vida Nova, 1993), p. 70.
Foi no Concílio de Niceia que a caixa de Pandora foi aberta e nunca mais foi fechada; promovendo assim a fissura para entrada de todo tipo de especulações teológicas dentro da Igreja de Cristo.
Há muitos ministros que nunca falam do Amor de Deus para com TODOS; das misericórdias de Deus para com TODOS; e do desejo de Deus que TODOS sejam salvos. Muitos deles são considerados doutores, mas na verdade são falsos mestres.
Sabe por que os calvinistas nunca encontraram suas doutrinas na Patrística (Ortodoxia)? Porque eles estão procurando no lugar errado! Se os calvinistas procurarem na heterodoxia
(gnosticismo e maniqueísmo), acharam suas doutrinas lá.
A Ortodoxia Oriental nunca reconheceu Agostinho como o Pai da Igreja. Eles não o adoraram porque sabiam grego. Eles não conseguiam entender seus pensamentos quando liam o Novo Testamento em grego.
Um pregador que ora nunca inveja outro pregador cujo domínio do púlpito supera o seu. Ele se alegra que outro possa explicar o caminho do Senhor mais perfeitamente e prender os ouvidos de uma congregação vacilante à palavra do Deus vivo.
Leonard Ravenhill
Pastor e Avivalista Metodista
Durante o período dos primeiros pais (da igreja), a doutrina da graça preveniente parece nunca ter sido questionada, exceto pelos gnósticos e maniqueus.
Teólogo Metodista
No Calvinismo a salvação não é, e nunca será pela Graça, mas por um decreto INCONDICIONAL antes da fundação do mundo. Assim, o Sola Gratia no calvinismo é uma farsa total.
A vontade de Deus é boa, agradável e perfeita
(Rm 12.2); assim a Sua vontade nunca nos conduzirá aonde a Sua Graça não possa nós guardar.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp