Nunca Traia Ninguém
Acertamos muito mais errando. É através do erro que aprendemos a acertar. Ninguém faz tudo certo na primeira vez. E não é porque não acertamos algo que signifique que seja um erro.
Ninguém é de verdade o tempo todo
Você é uma pessoa sincera? Você é daquele tipo de pessoa que não esconde segredos? Você se considera um livro aberto? Pode ser que você não seja tão aberto, nem seja tão sincero como imagina.
Você se conhece 100%? Você costuma cobrar para que os outros também sejam sinceros e verdadeiros o tempo todo? Ser de verdade, sincero, não é uma coisa tão fácil. Não é todo mundo que banca. Até porque tem muitas consequências.
E quando não trabalhamos essa questão do autoconhecimento, fica realmente complicado iniciar e manter algum tipo de relacionamento. Vamos estar a todo tempo maquiando, escondendo, usando alguma máscara para camuflar aquilo que mais tememos em nós.
E uma coisa que tenho aprendido muito é: ninguém é de verdade o tempo todo. Podemos até não mentir, mas omitimos a maior parte do tempo. Até pelo meio em que estamos vivendo, a sociedade não permite que sejamos verdadeiros o tempo todo, principalmente com nós mesmos.
E temos uma mania de querer que os outros revelem seus segredos, mas você também revela os seus? Você conta até as coisas que mais te incomodam? Estamos sempre querendo exigir do outro uma coisa que nós mesmos não temos, que não somos capazes.
E enquanto não trabalharmos isso, o autoconhecimento, a maioria dos relacionamentos sempre será comandada pelo medo. Pelo medo do outro descobrir aquilo que nem eu mesmo quero descobrir. Ninguém conhece o outro 100%, até porque nós estamos a todo tempo mudando. Como vou conhecer o outro se nem eu mesmo me conheço?
Percebe como a questão é mais profunda? Não é apenas apontar o dedo para o outro. É acima de tudo fazer um trabalho interior, esse trabalho de se conhecer.
Autoconhecimento é uma coisa que nos poupa de muitas situações desnecessárias na nossa vida. Antes de questionar o outro, julgar, comece a se questionar se você mesmo é capaz de cobrar o que você cobra do outro.
Ninguém rouba o outro de ninguém, na verdade nós somos é trocados. Essa que é a verdade e ninguém gosta de admitir. E muitas vezes essa troca é devido a falta de consciência da outra parte. Nós é que gostamos de encontrar um culpado para os nossos fracassos.
Adultescência
O que é ser adulto? Você se considera adulto? Ninguém ainda é adulto totalmente, todos nós temos uma criança mimada ainda no nosso ser. Você pode chamá-la de qualquer nome, ego é um deles.
Creio que todos nós estamos na Adultescência. Isso mesmo que você leu, adultescência. Estamos ainda caminhando para chegar a uma fase em que chamam de Ser Adulto, e até chegar lá é um longo caminho, um longo aprendizado.
Não é fácil sair de uma fase onde você não tinha preocupações, responsabilidades, e de repente se deparar com um mundo enorme a sua frente, onde você tem que arcar com tudo, onde você se vê fora do ninho, sem aquele conforto, sem aquela proteção.
Você acha que todo mundo que se diz ''adulto'' está realmente preparado para ser adulto? Claro que não! Ninguém está preparado para nada nessa vida. Todo mundo pensa que chegar na fase adulta da vida é onde vamos ter certezas de tudo, mas a verdade é totalmente contrária. Nos deparamos com as incertezas, com as instabilidades, com as inseguranças, com o medo.
Nós apenas estamos seguindo a multidão, acreditando que fazendo coisas que outros estão fazendo que é ser considerado adulto. Mas será que o que os outros estão fazendo é realmente algo maduro? Vejo tantos ''adultos'' que tem comportamentos de criança, gente fazendo coisas terríveis e se dizendo ser adulto o suficiente.
Será que você realmente sabe o que é ser adulto? Ser adulto envolve maturidade, consciência, responsabilidade, respeito, compreensão, empatia, entre outros adjetivos. E isso não é somente ser adulto, é ser humano também.
Às vezes penso que as crianças são mais adultas que os adultos. Ela conseguem muito bem se entender entre elas do que nós que somos ''adultos''. Muitas vezes nos deparamos com algumas situações que não sabemos qual é a diferença de um adulto para uma criança. Quem está sendo mais adulto e quem está sendo mais criança?
Ser adulto é aprender a ser de verdade, a ser mais amoroso consigo mesmo e com os outros.
Ninguém toma dor de ninguém
Quem nunca pensou ou já fez isso? Se é que é possível, resolve alguma coisa? Será que tomarmos as dores do outro é algo que trará algum benefício ao outro?
Muitas vezes queremos tomar as dores do outro, viver os aprendizados do outro e não dá pra fazer isso. O problema do outro é do outro, a dor do outro é do outro. Somente cabe ao outro viver aquilo que é ele pode e deve viver. Cabe somente ao outro aprender o que ele precisa aprender, vivendo o seu próprio aprendizado. Quando tiramos um peso de um lugar é inevitável que alguém irá carregar um peso a mais.
Por mais que seja muito bonito, acabamos atrapalhando, impedindo o outro de crescer, de evoluir. O máximo que podemos fazer é ajudar, orientar quando formos solicitamos. Do mais, cabe a nós apenas observar. E observar talvez seja a tarefa mais difícil, porque nós vemos muitas vezes aonde o outro está errando, mas nós podemos aprender muito também observando, deixando o outro aprender a andar com as suas próprias pernas. Talvez o nosso aprendizado seja o de observar, do que podemos aprender observando o outro.
Ninguém toma dor de ninguém. Cada um é responsável pela sua própria vida e cabe somente a cada um de nós buscar a solução das nossas dores. O aprendizado é único, intransferível e de total responsabilidade de quem o está vivendo. Bom ou não, nós atraímos aquilo que precisamos aprender. Trazemos em nós as lições que precisamos aprender estando nessa vida, trazemos os ensinamentos que precisamos compartilhar com os outros.
E um dos aprendizados mais importantes talvez seja o livre arbítrio, de não tentar interferir na vida do outro, de respeitar as escolhas do outro, sendo boas escolhas ou não, de trabalhar o desapego, de trabalhar um amor maior em nós. E o mais importante é de entender que cada um colhe o que planta, que por mais que seja difícil nós vermos o outro em um estado difícil, nunca iremos conseguir tomar as dores, resolver as suas dores.
A constelação nos mostra muito isso, de como é importante respeitar as escolhas do outro, de cada um saber se colocar no seu devido lugar, porque muitas vezes queremos ocupar lugares que não são nossos.
Deixo uma reflexão pra vocês: Qual lugar você está ocupando na sua vida? O seu peso, a sua dor será que é realmente sua? Quantos pesos você está carregando que não são seus? Será que não é hora de soltar, de se libertar de algo que não é seu e que não cabe a você resolver isso?
Santos
Acreditemos nos Santos
Até descobrir que não tem ninguém tão santo
Que deixe de pensar em si mesmo
Em primeiro lugar
Ninguém conserta as coisas apenas falando. As coisas se consertam com atitudes, com uma mudança de postura e acima de tudo com uma mudança de consciência.
Se tem uma coisa que aprendo a cada amanhecer é que sou um ser único e ninguém igual a mim pode ser.
Ninguém tem o meu sorriso, nem o meu jeito de olhar o mundo. Ninguém vive a vida como eu, sendo quem sou, segundo a segundo.
Ninguém é forte para si mesmo, já percebeu? Sempre vemos outros como fortes, nunca nós mesmos. Cada um de nós sabe seu melhor jeito de enganar os outros, mas lá dentro, nunca nos sentimos fortes o bastante.
Se ame primeiro, e só assim você vai conseguir amar alguém. Na verdade, ninguém pode dar, aquilo que não tem.
Só quero alguém que me valorize e veja pontos fortes onde ninguém viu por que desvalorizar e ver defeitos todos já fazem.
Que mundo estranho pra fazer poesia,
Aonde todo mundo se desespera por amizade ou folia,
Ninguém tem o senso critico que uma pessoa comum teria,
A vontade de lutar na qual seus ancestrais abrangeria,
Não importa a luta, pra eles importa quantos seguidores o reuniria !
Mas que sou eu pra dizer isso,
Se sou apenas um jovem que tenta fazer poesia.
A gente não conserta ninguém. Ninguém precisa ser consertado. Precisamos é aprender com as experiências, aprender a seguir adiante e conviver com a falta, talvez com algumas dores. Talvez o aprendizado maior seja aprender a aceitar o que nós somos. Precisamos aceitar a nossa humanidade. Você não foi feito para ser perfeito, para ser robô. Você foi feito para ser humano.
Muitas vezes a nossa cura está numa palavra chamada aceitação.
Sozinho ninguém consegue ir muito longe, mas com a ajuda do outro podemos juntos ir mais longe, dar mais passos, alcançar voos maiores.
Talvez no fundo ninguém queira crescer. Ainda é mais fácil se manter como criança, mesmo sendo velho já.
Ninguém é 100% feliz
As pessoas precisam parar com essa ideia de romantizar felicidade. Ninguém é 100% feliz, ninguém é feliz o tempo todo. Todos nós somos seres humanos e como todo ser humano temos sentimentos. Temos momentos de tristeza, momentos de alegria, momentos de medo, momentos de prazer, entre tantos outros estados e momentos em que não estamos em nenhum desses estados.
Querer ficar em apenas uma extremidade não é saudável. Sentimentos são para serem sentidos e todos nós precisamos passar por todos esses estados. Ninguém conhece a verdadeira felicidade sem ter passado pela tristeza profunda. Através dessas oscilações é que vamos aprendendo a lidar com os nossos sentimentos, que vamos aprendendo a trabalhar eles. É assim que vamos evoluindo como seres humanos.
É através da vivencia que vem o aprendizado. Sentindo para sentir.
Está tudo bem você não estar bem. Está tudo bem você não estar se sentindo completamente completo e está tudo bem você não estar totalmente satisfeito. Afinal, ninguém nunca vai estar 100% com nada na vida. Sempre vai ter algo faltando e que bom que exista essa falta. A gente também precisa de um espaço para não sentir nada.
num domingo de tarde
sem ninguém
a tristeza bate
acompanhada
da saudade
as lembranças vem
me faz lembrar de alguém
e as lágrimas caem
Ninguém nasce racista
Ninguém nasce racista, quem o é, foi condicionado a ser.
Racismo é disciplina que se aprende com a pedagogia do ódio. Todos os dias ouvimos, ou falamos expressões racistas que foram ensinadas pelas gerações que nos antecederam. Frases e palavras que levam a falsa ideia de que existe uma diferença entre os humanos. Coisas do tipo: Cabelo ruim, ao invés de cabelo crespo. A coisa está preta quando se quer dizer que a vida não anda bem.
A ciência sempre buscou explicações para questões como a cor de uma pele, os olhos mais puxados, o cabelo menos crespo, e sempre tentou explicar tudo isso, até perceber que os seres humanos possuem incontáveis semelhanças que superam qualquer pseudo diferença.
Somos todos únicos, porém temos particularidades que são determinadas por inúmeros fatores, dentre eles os fatores sociais e genéticos. Ninguém é mais, ou menos que outro alguém, no entanto, muita gente que nem pode ser chamada de gente de verdade, acredita que ter a pele com menos melanina lhe dá o direito de tratar os que não são tão pálidos, de inferiores. Gente que ainda trata gente como escravo e que ainda chicoteia nas costas sem piedade, sem dó.
Herdeiros de um preconceito maldito e histórico!
A verdade vai muito além de um texto escrito por mim e as vozes dos que sofrem preconceitos raciais são forçadas a gritar por igualdade e são silenciadas, diariamente, pela a escória da humanidade.
