Nunca Diga que Ama uma Pessoa
“Se não penso no que penso, apenas sou pensado; e quem é pensado nunca soube, de fato, o que é pensar.”
“No instante em que o pensamento pensa o próprio pensador, o ‘eu’ percebe que talvez nunca tenha sido mais do que o último pensamento a ser questionado.”
“A pior prisão não proíbe pensar; ensina o pensamento a nunca desconfiar de si mesmo. Chamam isso de educAÇÃO.”
“A Verdade nunca esteve escondida; quem sempre esteve escondido foi o ‘eu’ que tinha medo de sobreviver sem as próprias certezas.”
“A maior mentira nunca foi aquilo em que você acreditou; foi quem você precisou se tornar para continuar acreditando nela.”
Pais que carregam os filhos para que nunca caiam acabam criando adultos que jamais aprendem a se levantar. Quem poupa a infância da responsabilidade condena a maturidade à dependência. A vida não recompensa poupaDORES; ela sobrevive pelos enfrentaDORES.
O maior analfabetismo humano não é não saber ler; é ler tudo, repetir tudo e nunca pensar nada. Muitos não pensam: apenas emprestam a própria mente para ideias que nunca tiveram coragem de questionar.
“A liquidez das relações humanas está liquidando a humanidade das relações. Nunca estivemos tão conectados e, ao mesmo tempo, tão desconectados daquilo que nos torna humanos.”
“Não basta pensar para existir; muitos apenas repetem pensamentos que nunca nasceram dentro deles. Eu não penso, logo existo; eu penso, questiono e resisto, logo deixo de ser apenas uma existência e me torno consciência.”
“Quem acredita que a inteligência artificial substituirá a inteligência humana talvez nunca tenha compreendido o que é inteligência. Máquinas processam informações; seres humanos atribuem significado.”
Não vivemos a crise da informação. Vivemos a crise do discernimento.
Nunca soubemos tanto e raramente compreendemos tão pouco. Acumulamos dados, opiniões e certezas, mas terceirizamos a consciência. E quem não governa a própria consciência será, inevitavelmente, governado pela consciência dos outros.
A maior prisão da história não foi construída com concreto, ferro ou grades. Foi construída com distrações. É uma prisão perfeita: o prisioneiro acredita que é livre, defende a cela e ainda chama as correntes de escolhas.
A pior forma de alienação é chamar prisão de liberdade.
O mundo nos treinou para conquistar espaço, status e seguidores, mas desaprendemos a ocupar o único lugar de onde todas as decisões realmente nascem: o próprio interior. Enquanto perseguimos aprovação, abandonamos a verdade. Enquanto consumimos novidades, desperdiçamos a consciência.
A mente mente. O discernimento desmente.
Toda época produz seus ídolos. A nossa resolveu idolatrar a velocidade. Confundimos movimento com direção, reação com reflexão, informação com sabedoria. Corremos tanto que já não sabemos se estamos avançando ou apenas nos afastando de nós mesmos.
Toda revolução que não começa na consciência termina em repetição.
Mudam-se os governantes, as ideologias, as tecnologias e os discursos. Permanecem o mesmo orgulho, a mesma vaidade, o mesmo medo e a mesma necessidade de pertencimento. Chamamos isso de progresso, quando muitas vezes é apenas o aperfeiçoamento das mesmas prisões.
A liberdade começa onde termina a necessidade de aprovação.
A verdade nunca precisou de maioria. Apenas de alguém disposto a suportá-la. A mentira, ao contrário, depende de aplausos para sobreviver. Por isso o mundo recompensa quem entretém e frequentemente rejeita quem desperta.
Despertar tem um preço. Dormir também. A diferença é que a conta do sono sempre chega depois.
Não desperdice a vida tentando vencer o mundo. Vença o mundo que habita você.
Porque nenhuma tecnologia substituirá o discernimento. Nenhuma inteligência artificial produzirá uma consciência desperta. Nenhuma conquista exterior compensará uma derrota interior.
O futuro da humanidade não depende apenas da inteligência que cria máquinas. Depende da consciência que decide como usá-las.
Consciência acima da conveniência.
Esse não é apenas um lema.
É uma forma de existir.
Carlos Eduardo Balcarse
11/06/2026
Salário não deveria ser um tabu. Silêncio nunca foi sinônimo de valorização.
Quem discute salário não está, necessariamente, colocando um “preço” em si. Está reconhecendo o valor do que entrega.
Afinal, trabalho tem custo. Propósito tem valor. E quando ambos caminham juntos, negociar deixa de ser constrangimento e passa a ser coerência.
Salário se negocia. Valor se constrói.
Quem conhece apenas o “próprio preço” entra na conversa olhando para a tabela. Quem conhece o próprio propósito entra olhando para o impacto que é capaz de gerar.
No fim, a remuneração ideal não nasce do quanto alguém pede, mas da distância entre o problema que resolve e a transformação que entrega.
Porque currículo abre portas. Propósito mantém portas abertas.
Carlos Eduardo Balcarse
13/07/2026
“De meio em meio termo, nunca seremos inteiros! O inteiro não nasce da soma das metades, mas da coragem de deixar de viver pela metade.”
DE MEIO EM MEIO TERMO, NUNCA SEREMOS INTEIROS.
A mente mente.
O tempo, não.
O tempo nunca mente porque nunca promete. Apenas passa. E, enquanto passa, leva consigo a única matéria-prima da existência: a vida.
Tempo é vida.
Não porque a vida seja feita de tempo.
Mas porque tudo aquilo que o tempo leva jamais será devolvido pela própria vida.
O homem acredita que perde dinheiro.
Perde oportunidades.
Perde pessoas.
Que ilusão.
O homem nunca perdeu nada disso.
Perdeu tempo.
E perder tempo é perder aquilo de que todas as outras perdas são feitas.
Vivemos de meio em meio termo.
De quase em quase.
De depois em depois.
Adiamos decisões como se o amanhã fosse uma propriedade adquirida.
Mas o amanhã nunca pertenceu a ninguém.
Ele sempre foi apenas uma hipótese.
A única certeza do futuro é que ele se tornará passado.
E o passado jamais devolve aquilo que o presente desperdiçou.
Existe uma tragédia silenciosa.
Não é a morte.
É morrer antes dela.
Há mais vivos que andam mortos do que mortos que permanecem vivos nas lembranças.
Porque morrer é um acontecimento.
Mas deixar de viver é uma escolha repetida todos os dias.
Respirar não é prova de vida.
É apenas evidência de funcionamento.
Até máquinas funcionam.
A vida começa quando deixamos de existir por inércia.
O mais assustador não é o fim.
É descobrir que nunca houve um começo.
Há pessoas que chegam aos oitenta anos com apenas um ano de vida repetido oitenta vezes.
Confundiram rotina com destino.
Segurança com paz.
Sobrevivência com existência.
Chamaram medo de prudência.
Chamaram acomodação de maturidade.
Chamaram conformismo de sabedoria.
A mente mente.
E mente tão bem que convence o homem de que ainda há tempo.
Mas o tempo nunca esteve à frente.
Sempre esteve atrás.
É ele quem acumula tudo aquilo que deixamos de ser.
A vida não termina quando o coração para.
Termina quando deixamos de nos tornar.
Existe uma diferença brutal entre envelhecer e amadurecer.
O tempo envelhece qualquer corpo.
Mas apenas a consciência amadurece uma existência.
Quem apenas envelhece acumula anos.
Quem amadurece transforma anos em eternidade.
O paradoxo é inevitável.
Quanto mais tentamos economizar tempo, menos vida temos.
E quanto mais entregamos vida ao que realmente importa, menos percebemos o tempo passar.
Talvez por isso a eternidade nunca tenha sido uma quantidade.
Sempre foi uma intensidade.
O universo inteiro conspira contra qualquer ilusão de permanência.
Montanhas cedem.
Oceanos recuam.
Estrelas morrem.
Civilizações desaparecem.
E, ainda assim, o homem continua acreditando que pode adiar a própria vida para segunda-feira.
A maior prisão não possui grades.
Possui hábitos.
Possui desculpas.
Possui “um dia”.
O cárcere mais perfeito é aquele em que o prisioneiro acredita estar livre.
Talvez o maior fracasso da humanidade nunca tenha sido morrer.
Tenha sido viver sem jamais despertar.
Porque aquele que nunca desperta não perde a vida.
Nunca chega a encontrá-la.
No fim, restará apenas uma pergunta.
Não quantos anos você viveu.
Mas quantos dos seus anos realmente estiveram vivos.
Porque tempo é vida.
E desperdiçar tempo nunca foi desperdiçar minutos.
Foi desperdiçar a única matéria da qual a existência é feita.
Por isso, de meio em meio termo, nunca seremos inteiros.
Quem negocia a própria consciência fragmenta a própria existência.
E quem passa a vida aceitando metades descobre, tarde demais, que o inteiro nunca esteve no destino.
Sempre esteve na coragem de viver antes que o tempo termine de nos viver.
Pense nisso também:
“Tempo não é dinheiro, tempo é vida, pois nem todo dinheiro do mundo pode comprar mais tempo”
Carlos Eduardo Balcarse
23/07/26
O TEMPO DOS SEM TEMPO
A mente mente.
O tempo, não.
O tempo nunca teve pressa. Nunca atrasou. Nunca acelerou. Nunca parou para esperar alguém.
Sessenta segundos continuam sendo um minuto.
Sessenta minutos continuam sendo uma hora.
Vinte e quatro horas continuam sendo um dia.
O tempo não mudou.
Quem mudou fomos nós.
Não foi o relógio que enlouqueceu.
Foi o homem.
Vivemos repetindo que “o tempo voa”, quando, na verdade, somos nós que atravessamos a vida sem pousar em lugar algum.
Chamamos de falta de tempo aquilo que, muitas vezes, é excesso de dispersão.
Nunca tivemos tantas ferramentas para economizar tempo.
Nunca tivemos tão pouco tempo para viver.
Eis o paradoxo da civilização:
Quanto mais tentamos ganhar tempo, mais perdemos a própria vida.
A tecnologia prometeu aproximar pessoas.
Afastou presenças.
Prometeu conectar o mundo.
Desconectou o homem de si mesmo.
Prometeu economizar tempo.
Transformou cada segundo economizado em mais um segundo ocupado.
Hoje, sabemos o que acontece do outro lado do planeta antes de perceber o que acontece dentro de nós.
Estamos em todos os lugares.
E, estranhamente, ausentes de todos eles.
Perdemos o espaço.
Depois, perdemos o silêncio.
Agora estamos perdendo o tempo.
O curioso é que ninguém diz:
— Não tenho vida.
Todos dizem:
— Não tenho tempo.
Como se fossem coisas diferentes.
Mas tempo é vida.
Nunca foi dinheiro.
Nunca será dinheiro.
Dinheiro compra conforto.
Compra distância.
Compra velocidade.
Compra quase tudo.
Mas não compra um único segundo.
Nem todo o dinheiro do mundo é capaz de comprar mais tempo.
Porque tempo não tem preço.
Tem fim.
Talvez esse seja o maior equívoco da humanidade.
Passamos a vida inteira administrando dinheiro.
E desperdiçando aquilo que o dinheiro jamais conseguirá comprar.
Há quem viva correndo porque acredita que não tem tempo.
Há quem espere porque acredita que ainda tem muito.
Há quem deseje que o tempo passe.
Há quem implore para que ele pare.
E o tempo…
Indiferente às nossas vontades…
Continua sendo exatamente o mesmo.
O relógio nunca teve ansiedade.
Quem sofre dela somos nós.
Criamos uma geração que responde mensagens em segundos, mas leva anos para responder a si mesma.
Uma geração capaz de assistir horas de vídeos curtos e incapaz de permanecer alguns minutos em silêncio.
Quanto menor ficou nossa capacidade de permanecer, maior ficou nossa sensação de que o tempo desapareceu.
O problema nunca foi a velocidade do tempo.
Foi a superficialidade da nossa presença.
Quem nunca habita o instante sempre terá a impressão de que ele passou rápido demais.
Vivemos tão preocupados em registrar o momento que deixamos de vivê-lo.
Fotografamos o pôr do sol.
Mas esquecemos de olhar para ele.
Registramos aniversários.
Mas não percebemos o envelhecimento.
Filmamos a vida.
E perdemos o acontecimento.
Talvez o tempo nunca tenha sido contado por relógios.
Talvez ele sempre tenha sido contado por consciências.
Existe uma diferença entre durar e viver.
Uma vela dura.
Uma pedra dura.
Um edifício dura.
Mas duração nunca foi sinônimo de existência.
Há pessoas com trinta anos que jamais nasceram para si mesmas.
Há outras que viveram pouco e continuam eternas.
Porque a eternidade nunca foi uma questão de quantidade.
Sempre foi uma questão de intensidade.
Há mais vivos que andam mortos do que mortos que permanecem vivos nas lembranças.
Respiram.
Produzem.
Consomem.
Dormem.
Repetem.
Respiram outra vez.
Chamam isso de viver.
Mas rotina não é destino.
Movimento não é transformação.
Velocidade não é profundidade.
E ocupação nunca foi propósito.
A mente mente.
Convence-nos de que amanhã haverá tempo.
O tempo nunca fez essa promessa.
A única promessa do tempo é passar.
E cada vez que ele passa, não acrescenta um ano à vida.
Retira um.
Celebramos aniversários como se estivéssemos acumulando tempo.
Não estamos.
Estamos consumindo a única riqueza verdadeiramente finita.
Cada aniversário não representa um ano a mais.
Representa um ano a menos.
Talvez seja por isso que a infância pareça tão longa.
As crianças vivem o tempo.
Os adultos administram horários.
As crianças habitam o agora.
Os adultos visitam o agora apenas de passagem.
E quem nunca mora no presente transforma a própria existência em um eterno endereço provisório.
O homem moderno tornou-se um colecionador de urgências.
Corre para chegar.
Chega para correr.
E, quando finalmente alcança aquilo pelo qual tanto correu, já não é mais o mesmo que iniciou a corrida.
A maior ironia é esta:
Passamos tanto tempo tentando economizar tempo que, quando percebemos, já gastamos quase todo o tempo que tínhamos.
No fim, a vida talvez nunca nos pergunte quanto dinheiro acumulamos.
Nem quantos seguidores conquistamos.
Nem quantas metas cumprimos.
Talvez exista apenas uma pergunta.
Você viveu… ou apenas administrou o tempo que nunca lhe pertenceu?
Porque ninguém possui tempo.
Nós apenas o atravessamos.
E talvez o maior erro da humanidade tenha sido acreditar que o tempo passa.
Não.
O tempo permanece.
Nós é que passamos.
E um dia passaremos pela última vez.
Sem saber que aquela era a última conversa.
O último abraço.
O último sorriso.
O último pôr do sol.
A última oportunidade de existir antes de apenas ter existido.
Por isso, não diga que lhe falta tempo.
Pergunte-se por que lhe falta presença.
Porque o problema nunca foi o tempo dos relógios.
Sempre foi o tempo dos sem tempo.
E os sem tempo são, quase sempre, aqueles que passaram a vida inteira adiando a única coisa que realmente importava:
Viver.
Carlos EDUARDO Balcarse
23/07/2026
O futuro também pode aprisionar
Falamos muito sobre pessoas presas ao passado, mas quase nunca percebemos aquelas que se tornaram prisioneiras do futuro.
Há quem não viva porque ainda sofre pelo que aconteceu.
Mas há também quem não viva porque está permanentemente esperando aquilo que ainda não aconteceu.
Talvez passado e futuro possam produzir a mesma prisão quando retiram nossa presença do único lugar onde a existência realmente acontece.
O passado aprisiona pela lembrança. O futuro pode aprisionar pela expectativa.
Entre os dois existe o presente — frequentemente abandonado enquanto lamentamos aquilo que fomos ou imaginamos aquilo que seremos.
Planejar é necessário.
Sonhar é importante.
Ter propósito nos direciona.
Mas existe uma diferença entre construir o amanhã e hipotecar o hoje para consegui-lo.
Quem vive exclusivamente para o futuro transforma o presente em pagamento de uma vida que talvez nunca consiga usufruir.
Talvez tenhamos confundido evolução com chegada.
Queremos chegar.
Ao reconhecimento.
Ao sucesso.
À estabilidade.
À realização.
À felicidade.
Como se existisse algum ponto da existência em que finalmente pudéssemos declarar: agora tudo está resolvido.
Mas toda chegada inaugura alguma nova partida.
Toda resposta produz outras perguntas.
Toda conquista modifica o horizonte daquele que conquistou.
O horizonte não se afasta de nós. Somos nós que, ao avançarmos, passamos a enxergar mais longe.
Talvez seja por isso que algumas conquistas que pareciam enormes antes de acontecer se tornem pequenas depois que acontecem.
Não necessariamente porque perderam valor.
Mas porque aquele que chegou já não possui exatamente o mesmo olhar daquele que desejava chegar.
E aqui existe algo que raramente percebemos:
não conquistamos apenas coisas; somos modificados pelo caminho utilizado para conquistá-las.
Por isso, nenhum objetivo deveria ser avaliado somente pelo lugar ao qual poderá nos levar.
Precisamos perguntar também:
quem precisarei me tornar para chegar até lá?
Porque algumas conquistas custam exatamente aquilo que pretendíamos conquistar através delas.
Há quem procure sucesso e perca a própria vida tentando alcançá-lo.
Há quem procure reconhecimento e deixe de reconhecer a si mesmo.
Há quem procure liberdade tornando-se escravo daquilo que acredita que poderá libertá-lo.
Nem toda conquista representa crescimento. Algumas são apenas perdas socialmente aplaudidas.
Talvez desenvolvimento não seja acumular cada vez mais.
Talvez seja desenvolver consciência suficiente para distinguir aquilo que acrescenta à nossa existência daquilo que apenas ocupa espaço nela.
Porque também existe excesso na falta.
Podemos ter muito e continuar sentindo que falta alguma coisa.
Podemos conquistar aquilo que desejávamos e descobrir que o desejo era maior do que a necessidade.
Talvez exista uma pobreza produzida justamente pelo excesso:
quando precisamos possuir cada vez mais para sentir cada vez menos.
E não estou falando apenas de coisas.
Acumulamos títulos.
Funções.
Relacionamentos.
Compromissos.
Informações.
Opiniões.
Personagens.
Até que um dia podemos descobrir que construímos uma vida tão cheia que já não existe espaço para nós dentro dela.
Há pessoas que não precisam encontrar alguma coisa. Precisam se desocupar daquilo que as impede de se encontrar.
Talvez por isso evoluir também seja subtrair.
Retirar ruídos.
Abandonar excessos.
Rever necessidades.
Encerrar ciclos.
Desocupar espaços internos.
Nem toda ausência é vazio.
Algumas ausências são espaços finalmente disponíveis para aquilo que ainda poderá nascer.
E talvez seja essa uma das formas mais profundas de discernimento: compreender não apenas o que devemos buscar, mas aquilo que já podemos deixar de carregar.
Porque o peso da vida não é determinado somente pela quantidade de problemas.
Também somos pesados pelas expectativas, personagens, culpas, comparações e futuros imaginários que carregamos diariamente.
Talvez leveza não seja ter uma vida sem peso.
Leveza é parar de carregar aquilo que nunca precisou fazer parte da viagem.
No final, talvez a pergunta mais importante não seja:
“Até onde quero chegar?”
Mas:
“Quando chegar, ainda reconhecerei quem chegou?”
Porque nenhuma conquista deveria exigir como preço definitivo a perda daquele que pretendia conquistá-la.
O futuro merece ser construído.
Mas não às custas da inexistência do presente.
Afinal, talvez o maior fracasso não seja chegar ao fim sem ter conquistado tudo aquilo que desejávamos.
Talvez seja chegar exatamente onde queríamos…
E descobrir que, enquanto construíamos a vida que sonhávamos viver, esquecemos de viver a vida que estava acontecendo.
Carlos Eduardo Balcarse
02 de setembro de 2026
Talvez você nunca tenha vivido exatamente aquilo que aconteceu
Existe o que aconteceu.
E existe aquilo que aconteceu dentro de nós depois do que aconteceu.
Embora pareçam a mesma coisa, não são.
Um acontecimento possui fatos. Mas, quando atravessa a consciência humana, recebe interpretação, emoção, memória, significado e narrativa.
Talvez por isso duas pessoas possam atravessar circunstâncias semelhantes e carregar histórias completamente diferentes.
Não vivemos apenas acontecimentos. Vivemos significados atribuídos aos acontecimentos.
E talvez exista aí uma das fronteiras menos percebidas da liberdade humana.
Não conseguimos escolher tudo aquilo que acontece conosco, mas aquilo que aconteceu também não chega ao futuro intacto.
Nós o interpretamos.
E toda interpretação acrescenta alguma coisa ao fato.
Às vezes acrescentamos medo.
Às vezes culpa.
Às vezes esperança.
Às vezes uma sentença.
O acontecimento termina, mas o significado que construímos para ele pode continuar acontecendo durante décadas.
Há fatos que duram minutos e interpretações que duram uma vida.
Talvez algumas pessoas não estejam mais vivendo aquilo que aconteceu.
Estão vivendo aquilo que concluíram sobre si mesmas depois que aconteceu.
Uma rejeição pode terminar.
Mas alguém pode concluir: “não sou suficiente”.
Uma perda pode acontecer.
Mas alguém pode concluir: “não posso mais me permitir amar”.
Um fracasso pode passar.
Mas alguém pode concluir: “não sou capaz”.
Nesse momento, o acontecimento deixa de ser apenas memória.
Transforma-se em identidade.
O passado se torna perigoso quando deixa de ser lembrança e passa a ser argumento contra o futuro.
Talvez seja por isso que compreender a própria história seja diferente de simplesmente recordá-la.
Recordar recupera acontecimentos.
Compreender revisa significados.
E existem significados que precisam ser revisitados porque foram construídos por uma consciência que já não é a mesma que possuímos hoje.
Uma criança interpreta como criança.
Um adolescente interpreta como adolescente.
Uma pessoa ferida interpreta a partir da ferida.
Uma pessoa assustada interpreta a partir do medo.
Mas, anos depois, continuamos algumas vezes obedecendo às conclusões produzidas por versões de nós que já não existem da mesma maneira.
Talvez algumas das verdades que governam nossa vida tenham sido escritas por uma consciência que ainda não possuía condições de compreender aquilo que estava vivendo.
Isso muda muita coisa.
Porque amadurecer não deveria significar apenas acumular novas experiências.
Deveria significar também oferecer uma consciência nova às experiências antigas.
Talvez exista uma espécie de releitura existencial.
Não podemos reescrever o fato.
Mas podemos reler aquilo que o fato passou a significar.
E reler não significa falsificar a história.
Significa impedir que uma interpretação antiga continue possuindo autoridade absoluta sobre uma consciência que amadureceu.
O fato pertence à história. O significado ainda pode pertencer à consciência.
Talvez aí comece uma forma mais profunda de liberdade.
Não a liberdade infantil de acreditar que podemos controlar tudo.
Mas a liberdade consciente de perceber que nem tudo aquilo que aconteceu precisa continuar significando aquilo que um dia significou.
Isso exige discernimento.
Porque consciência percebe.
Mas discernimento revisa.
Sem discernimento, podemos passar a vida protegendo interpretações e acreditando que estamos protegendo verdades.
E existe algo ainda mais profundo.
Também interpretamos a nós mesmos.
Construímos uma narrativa para explicar quem somos.
Selecionamos lembranças.
Destacamos vitórias.
Amplificamos fracassos.
Escondemos contradições.
Criamos coerências retrospectivas.
Depois chamamos essa narrativa de “eu”.
Mas talvez identidade seja menos uma fotografia e mais uma edição permanente.
Somos, em parte, a história que contamos para explicar a história que vivemos.
Se isso for verdade, autoconhecimento não pode significar simplesmente olhar para dentro.
Porque olhar para dentro sem discernimento pode significar apenas encontrar as mesmas interpretações que colocamos lá.
Talvez seja necessário algo além da introspecção.
É preciso desenvolver a capacidade de estranhar a própria narrativa.
Perguntar:
Por que interpretei dessa maneira?
Quem me ensinou esse significado?
Essa conclusão ainda faz sentido?
Isso é memória ou sentença?
É característica ou adaptação?
É identidade ou repetição?
É verdade ou apenas uma explicação que se tornou familiar?
Nem tudo aquilo que encontramos dentro de nós nasceu em nós.
Somos atravessados por famílias, culturas, escolas, religiões, relações, traumas, afetos, expectativas e épocas.
Por isso, conhecer-se também significa investigar a procedência daquilo que chamamos de “meu”.
Talvez a pergunta “quem sou eu?” seja insuficiente.
Existe outra anterior:
“De onde veio aquilo que acredito ser?”
E outra ainda mais importante:
“Aquilo que me constituiu precisa continuar me definindo?”
Nesse ponto, consciência encontra autoria.
Autoria não apaga o passado.
Autoria retira do passado o monopólio da continuação da história.
Talvez sejamos simultaneamente consequência e possibilidade.
Consequência daquilo que aconteceu.
Possibilidade daquilo que ainda podemos significar.
E entre uma coisa e outra existe o discernimento.
O discernimento é a distância necessária entre aquilo que aconteceu e aquilo que decidimos continuar acreditando sobre o que aconteceu.
Talvez crescer seja aumentar essa distância.
Não para negar a realidade.
Mas para não confundir realidade com interpretação.
Não para apagar a dor.
Mas para impedir que toda dor se transforme em definição.
Não para esquecer quem fomos.
Mas para compreender que nenhuma versão anterior de nós possui direito adquirido sobre aquilo que ainda podemos nos tornar.
Talvez exista, portanto, uma liberdade anterior à liberdade de escolha.
A liberdade de revisar o significado a partir do qual escolhemos.
Porque escolhas novas produzidas por significados antigos podem continuar reproduzindo destinos semelhantes.
E talvez seja por isso que tantas pessoas mudem de caminhos e continuem encontrando os mesmos lugares.
Não porque o mundo esteja repetindo a história.
Mas porque o mesmo significado continua interpretando mundos diferentes.
Talvez transformação seja justamente quando alguma coisa muda antes da escolha.
Muda aquele que interpreta.
E, quando muda o intérprete, o mesmo acontecimento já não produz necessariamente o mesmo significado.
Por isso, talvez nossa maior possibilidade não seja reescrever o passado.
Isso seria impossível.
Existe algo mais real — e talvez mais poderoso:
podemos impedir que o passado continue escrevendo sozinho aquilo que ainda não aconteceu.
Carlos Eduardo Balcarse
02 de setembro de 2026
