Nosso Amor So Aumenta
Novo mês que se inicia, que traga notícias boas, caminhos novos e mais felicidade. Que os nossos dias sejam rodeados de amor, alegria e pessoas que realmente gostem de nós, que possamos enxergar com clareza o melhor caminho a seguir. Que Outubro seja um mês de doçuras e travessuras.
Quando o ego assume controle sobre nós, inevitavelmente acontece uma coisa. O nosso coração começa a controlar a nossa cabeça.
Da mesma matéria
Passemos a outra questão: o modo de tratarmos com o nosso semelhante. Como devemos agir, que preceitos ministrar? Que não derramemos sangue humano? Ao nosso semelhante devemos fazer o bem: aconselhar a não lhe fazer mal, que ridículo! Até parece que encontrar algum homem que não seja uma fera para os outros já é coisa merecedora de encômios...
Vamos aconselhar a que se estenda a mão ao náufrago, se indique o caminho a quem anda perdido, se divida o pão com o esfomeado? Mas para que hei de eu enumerar todos os atos que devemos ou não devemos praticar quando posso numa só frase resumir todos os nossos deveres para com os outros? Tudo quanto vês, este espaço em que se contém o divino e o humano, é uno, e nós não somos senão os membros de um vasto corpo.
A natureza gerou-nos como uma só família, pois nos criou da mesma matéria e nos dará o mesmo destino; a natureza faz-nos sentir amor uns pelos outros, e aponta-nos a vida em sociedade. A natureza determinou tudo quanto é lícito e justo; pela própria lei da natureza, é mais terrível fazer o mal do que sofrê-lo; em obediência à natureza, as nossas mãos devem estar prontas a auxiliar quem delas necessite. Devemos ter gravado na alma, e sempre na ponta da língua, o verso famoso de Terêncio: “Sou homem, tudo quanto é humano me concerne!”.
Possuamos tudo em comunidade, uma vez que como comunidade fomos gerados. A sociedade humana assemelha-se em tudo a um arco abobadado: as pedras que, sozinhas, cairiam, sustentam-se mutuamente, e assim conseguem manter-se firmes!
(Sêneca, in Cartas a Lucílio)
Posso ou não posso
Se penso somente em mim,não posso dizer:
Pai-nosso...
Se não creio na vida eterna,não posso dizer:
Que estais no céu...
Se não procuro santificar a minha vida,não posso dizer:
Santificado seja o vosso nome...
Se confio nas riquezas,não posso dizer:
Venha a vós o vosso reino...
Se não sei renunciar a nada,não posso dizer:
Seja feita a vossa vontade...
Se o meu comportamento não for humanitário ,não posso dizer:
Assim na terra como no céu...
Se não sei repartir o pão,não posso dizer:
O pão nosso de cada dia nos daí hoje...
Se não sei perdoar os outros,não posso dizer:
Perdoai-nos as nossas ofensas,assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido...
Se não deixo de ver filmes pornográficos e coisas provocantes,não posso dizer:
Não nos deixe cair em tentação...
Se não fujo do pecado,não posso dizer:
Livrai-nos do mal...
Se me revolto contra Deus,não posso dizer:
Amém
Tomem posse de vossas vidas. Para domarmos o cavalo do nosso imaginário, se faz necessário pintarmos estradas em nossas entranhas. O medo é um obstáculo mentiroso e inimigo de vossa espontaneidade, bem como das sensações do corpo. É no fundo de nossas almas, que haveremos de admirar a exibição de uma belíssima orquestra.
Amigos são melhores do que fadas...
Eles não têm asas, mas voam ao nosso encontro quando mais precisamos deles...
Eles não têm varinha de condão, mas com um sorriso mudam nosso mal-estar como num passe de mágica...
Eles não têm luzes coloridas ou brilhos cintilantes, mas eles iluminam nossos momentos tristes e festejam nossos momentos alegres...
Eles não têm aparência leve e sutil, por isso um abraço deles conforta de verdade o nosso coração!
Além disso tudo... fadas não existem, mas amigos sim!
Interpretar o Coração
Nosso coração é um orgão engraçado do nosso corpo. Ele nos mantém vivos tanto fisicamente como emocionalmente. Ele que pulsa o sangue nas nossas veias, e ele que pulsa os sentimentos na nossa vida.
Tarefa difícil é interpretá-lo!
Difícil saber o que quer dizer o coração quando estamos ao lado daquele amigo bonito, charmoso, carinhoso, legal, alegre, que nos mantém sempre sorrindo... o que o coração pulsa? Será amizade, atração ou amor verdadeiro?
Difícil saber o que ele quer dizer quando estamos ao lado daquele amigo maduro, sincero, que a gente sabe que estará sempre lá quando precisarmos... O que será? Afeto, carinho ou amor?
Difícil saber o que ele quer dizer quando estamos ao lado daquele amigo que está sempre na correria da vida, mas sempre que tem tempo lembra de nos visitar, ligar, passar tempo juntos, sorrir juntos, aquele que te ajudou quando você mais precisou, te apoiou, aquele que mesmo tendo alguns conceitos diferentes não deixou que isso estragasse a amizade, e então não sabemos, se o coração pulsa gratidão, alegria por ter um amigo que sabe fazer cada minuto valer a pena, ou se pulsa o desespero de ver o amor da sua vida partindo sem saber o quanto é especial, e partindo para voltar sabe lá Deus quando...
O pior porém, é ter que suportar todos esses pulsos sem nada dizer. Com medo de ferir amizade amigas, decepcionar novos amigos ou até frustrar a sí mesmo.
Acho que o único remédio nessas horas é curtir cada momento que nosso coração pulsa, seja lá o que for, ao máximo. E pôr a cabeça para trabalhar, a fim de decifrar o mais rápido possível as batidas do coração, porque quanto mais cedo o entendermos, mais cedo teremos ao nosso lado aquele que nos fará felizes para sempre.
É duro ter que sentir os pulsos acelerarem a medida que nos aproximamos de certas pessoas, porém, sem entender o que significam...
Enfim... um desconhecido é aquele que nem sabemos que existe, e os que sabemos que existem não fazem a menor diferença para nós; colegas são aqueles que gostamos de estar perto, mas não alteram nada no nosso pulso; amigos são os que fazem nosso coração pulsar confiante; melhores amigos são aqueles que ainda que nosso coração esteja pulsando fraco, estão do nosso lado para reanimá-lo e são na maioria das vezes o motivo de ele pulsar de alegria; paquera são aqueles que mexem com nosso corpo, mas não altera nosso pulso; paixão são os que mexem apenas com o coração naquele exato momento; o amor verdadeiro porém, é aquele que acelera nosso batimento cardíaco e envia ao nosso cérebro um alerta, que nos faz ver quão bom é quando estamos ao lado dessa pessoa! Nosso corpo sua, nosso rosto fica corado, e mesmo assim, custamos a entender que é aquele que amamos! Tudo depende da rapidez que nosso cérebro interpreta os pulsos do nosso coração!!
Quem não crê na MATERIALIDADE dos milagres de Nosso Senhor e vê neles apenas metáforas pedagógicas não é cristão nem mesmo no sentido metafórico do termo.
Conviver com as diferenças é confrontar com o nosso oposto sem abalar nossa estrutura emocional, é ser vulnerável e sábio, sabendo sobressair pelo caminho estreito sem ter que empurrar quem esta a sua frente, chocando se com o que é totalmente ao contrário de você, mas sem perder sua identidade.
Seja Bem Vindo Outubro!
Que o nosso Deus ilumine esse novo mês que esta despontando nas nossas vidas, que nossos dias sejam prósperos, frutiferos e regados a muita paz e sabedoria. Que começemos com o pé direito e assim o terminemos, com um saco de bençãos para comemorar. Que toda energia negativa que chegar até aqui se transforme em amor e que nada e nem ninguém nos roube a paz de espirito e a alegria de viver...
Que assim seja, um OUTUBRO feito de dias iluminados, de corações repletos de paz, de harmonia nos lares, de sorrisos nos lábios, de equilibrio mental, de doces palavras e gestos de amor.
"Simbora" tem 31 dias nos esperando e eu acredito que serão 30 dias de vitórias, 30 dias de alegrias, 30 dias de conquistas, 30 dias de muita história para escrever, lembre-se apenas de deixar o lapis nas mãos de Deus, porque só Ele sabe o que é melhor para cada um de nós e onde tem a presença d'Ele não há mal que vingue!
Chega um tempo em que precisamos conhecer melhor o nosso outro lado, o de dentro. É lá que repousam nossas verdades.
Se o sentimento é maior . . .
As vezes nos magoamos com o que dizem ao nosso respeito não nos conhecendo e as vezes nos magoamos por não ouvir o que queremos mesmo nos conhecendo demais . . .
Se o sentimento é maior, então por que a tristeza nos olhos ?
Respeitamos quando queremos explodir, no momento em que os sentimentos pulam dentro de nós, colocamos máscaras para trava-los . . .
Se o sentimento é mais forte que a razão, então por que o medo de errar em coloca-lo para fora ?
Há erros que correspondem à verdades e há acertos que encobrem as mentiras.
Se o sentimento é maior, então extravase, chore, chute e peças desculpas . . . mesmo que seja somente para você mesma.
É uma verdade . . . quanto mais depositamos confiança, maior é a queda, e um erro aparentemente pequeno, se torna grande à mudar nossa alegria até então diária.
Só tu sabes o quanto és especial, mesmo ouvindo das pessoas que te rodeiam que és grandemente especial à os olhos delas . . . só você sabe o quanto pode se entregar e sabe que não se entrega por inteiro, de corpo e alma verdadeiramente à nenhum deles.
E vem sempre aquelas perguntas : Será que um dia encontrarei essa pessoa que possa me conhecer ao inverso ? aquela que verá meu pior lado e ter coragem de continuar ? lado esse que encubro com essa máscara que pesa a cada dia ?
Nunca saberemos se não nos entregarmos primeiro à verdades que podem ser ditas e sentidas . . . muitas das vezes são ditas pelas pessoas que mais amamos e isso dói.
Mas se o sentimento for maior, a resposta para cada crítica, será um sorriso !
Não desanime quando se vale a pena, pois se um dia enxergou o melhor, então lute pela visão que teve.
Se o sentimento for maior que qualquer erro que tenha sido cometido com você, reflita, respire, relaxe e feche os olhos . . . nesse momento verá o que verdadeiramente sente e saberá o que fazer.
Fábio Esteves
As vezes é preciso melhorar nosso jeito, antes perder a timidez do que perder aquilo que queríamos mas não tínhamos coragem de correr atrás por causa dela, não é?
Afilhados, quem tem, não vive sem. E quem não tem, sonha um dia ter. Eles nos fazem gastar nosso tempo, dinheiro, “paciência”, nos pentelham dia e noite. Eles nos divertem, alegram, fazem a gente rir, nos idolatram muitas vezes, são grandes amigos, nos ensinam a ver a vida com o olhar de uma criança!
Crescem diante dos nossos olhos e nos fazem perceber que ao entrarem em nossas vidas nos transformam em pais de coração.
“Nem sempre somos coerentes com o nosso ponto de vista. Pois às vezes enxergamos com os olhos da emoção”
