Nosso Amor como o Canto dos Passaros
Distante
A gaivota pisoteia a areia
(Olhos flébeis)
Triste,
como os dias cinzentos,
na beira de um mar
que, distante,
ondeia sem rumo.
Há uma âncora enferrujando
os tempos
e o horizonte vai escurecendo.
O crepúsculo náutico
é tedioso.
A gaivota sumiu
-Mas há o barulho das ondas -
O mar parece adormecer.
Eu canto, solitário,
sem cantos de sereias,
enquanto meus olhos,
úmidos,
esperam o amanhã.
Moacir Luís Araldi
(Do livro Abstratos poéticos)
Boa noite!
Mesmo quando a noite parecer escura e os desafios se apresentarem como obstáculos intransponíveis, lembre-se desta verdade: a sua paz está segura e guardada nas mãos de Deus. Confie em Sua promessa de cuidado e caminhe com fé e coragem. Pois, com Ele ao seu lado, você jamais estará sozinho.
- Edna Andrade
A amizade verdadeira é como um tesouro raro que deve ser valorizado e cultivado a todo custo. Ela é uma jóia preciosa que se revela nas horas mais difíceis e permanece firme quando tudo mais ao redor se acaba.
Somos abençoados quando encontramos uma amizade verdadeira em nossas vidas. Não deixemos que a rotina, as obrigações e as circunstâncias nos distraiam desse tesouro incomparável. Cultivar e valorizar essa amizade é um investimento para toda a vida, pois ela estará ao nosso lado, fiel e constante, mesmo quando tudo mais se desfaz.
- Edna Andrade
As vozes sombrias do arrependimento ecoam nas margens da minha memória como sombras que se recusam a desaparecer.
o RENASCIMENTO do homem ocorre quando ele CAI na REAL, e esse processo é tão importante como o próprio nascimento.
Não dá para ver a poesia como estática,
pacífica e calada.
Ela tem que derramar, tem que escorrer,
tem que ter versos que se entortem
para passar entre pedras, em fendas minúsculas.
Tem que ter a rebeldia objetiva de quem luta,
de quem protesta e sai à rua.
Poesia tem que ser expelida pela pele, em gotas suadas de inspiração,
tem que causar reações calorosas na mente.
Tem que limpar o corpo e a alma
e ,ainda assim, ser combativa.
Tem que nascer tomada de insatisfação.
Não será pacificadora se vier em paz.
Bom dia !
Já notaram como os dias estão passando rápido? Será que estamos aproveitando a vida como ela deveria ser aproveitada, ou estamos vendo o tempo passar, esquecendo- nos de viver a vida maravilhosa que Deus nos presenteou? Trabalho e estudos são fundamentais, mas as horas de divertir, de descanso, de relaxar, de contemplar a natureza, ver o sol e até as nuvens que são um espetáculo à parte durante o dia, as estrelas e a lua a noite, isso tudo também faz parte de nossa vida e muitas vezes nos esquecemos desses simples detalhes e quando a gente acordar para isso, já pode ser tarde, a vida passou sem que soubéssemos usufruí-la e nem teremos mais tempo para tal. Aí olharemos para trás e perguntaremos a nós mesmos : Será que valeu a pena ? Nós mesmos responderemos: Não, não valeu a pena, não vivi, apenas observei a vida passar! Então sempre que pudermos vamos olhar para o céu à noite e assistir o espetáculo das estrelas e da lua, vamos observar as flores, as árvores, o rio, o mar, as montanhas, vamos observar todas as belezas que Deus nos deu, para que desfrutássemos dela. Essa noite que passou, pesei os prós e os contra e cheguei a conclusão que poderia ter aproveitado mais, aí me veio à cabeça a música Epitáfio, dos Titãs ***Devia ter complicado menos. Trabalhado menos. Ter visto o sol se pôr. Devia ter me importado menos, com problemas pequenos . Ter morrido de amor*** A vida passa ligeiro, então vamos aproveitá-la ao máximo para não lamentar mais tarde. Que as energias do bem cheguem até você, que a força do amor te abrace forte, que a serenidade de Deus esteja presente nas vozes e gestos que houver.
Agora, aqui, na manhã,
Estamos começando a construir um novo dia
Que será certamente lindo
Como todos os outros.
Meninos e meninas bom dia.
Velhinhos excluídos.
O LUGAR DO SOL
Acordei hoje e olhei para um objecto tão simples como uma maçaneta de uma porta... E pensei que na vida há várias maçanetas e puxadores metafóricos para o nosso intelecto, para a nossa viagem... Há portas por toda a parte, em qualquer caminho que se percorra dentro desta casa tão grande que é a nossa vida e o nosso eu interior...
Para abrir uma porta é simples, basta rodar a maçaneta e empurrar, et voilá! já estamos na outra divisão da casa. Mas por vezes não parece assim tão simples, há portas emperradas e maçanetas cheias de ferrugem, portas que vão ficando rombas com o tempo, que para além de uma mão para a abrir é preciso o empurrão de um joelho ou uma palma da mão firme...
Quando precisamos de aceder aquela divisão da casa e a porta nos apresenta uma valente batalha o que fazemos? Desistimos? Damos meia volta e deixamos de fazer o que precisamos de fazer dentro dessa divisão da casa? Humm... Não me parece que ninguém o faça... Normalmente pegamos em nós e damos luta! Nem que para isso seja preciso ir à garagem buscar uma mala cheia de ferramentas essa porta vai ser aberta! Na vida devemos ter a mesma atitude. Se há uma porta que não se abre com um simples girar de maçaneta nós não nos devemos dar por vencidos. Vamos é pegar em todas as forças e ferramentas que viemos a acumular até hoje e vamos abrir essa porta. Há coisas para serem feitas nessa divisão da casa que é a nossa vida.
Por vezes somos postos à prova pela nossa própria vida. A maioria das vezes esta porta emperrada serve apenas para que se possa ver qual a nossa capacidade e mérito para lidar com o que está por de trás dessa mesma porta...
As portas foram feitas para serem abertas...
Raquel Ribau
16/06/2015
Tratamos nossos problemas como divindades, dedicando-lhes nossa atenção e até oferecendo sacrifícios, na esperança de que se resolvam por conta própria.
preste atençãona ironia:
"Oh, grande e poderoso problema financeiro, eu te ofereço meu suado salário como sacrifício, na esperança de que, ao esgotar minha conta bancária, você se sinta satisfeito e vá embora!"
"Como folhas levadas pelo vento, as palavras que proferi ontem se dissiparam no vasto universo, perdendo sua relevância. O que antes parecia certo, agora se transforma em aprendizado, lembrando-me da impermanência da vida e da constante evolução do meu ser."
Assim como o vento leva as palavras para longe, as ideias que um dia foram tão convictas podem se dissipar no universo do nosso entendimento. É na constante busca por crescimento e sabedoria que nos permitimos evoluir, reavaliando e dando espaço para novas percepções que moldam nossa jornada rumo à compreensão mais profunda da vida.
Assim como as estrelas se perdem na vastidão do universo, nossas palavras ditas ontem também se dissipam, perdendo o sentido no tempo e espaço. Aprendo a valorizar o momento presente, pois é nele que construo minha verdadeira essência, deixando para trás o que já não faz sentido em meu caminho."
