Nosso Amor como o Canto dos Passaros
Quando o mundo não mais sabe como se posicionar para ultrapassar a pandemia que asfixia a economia e a vida do povo, alguns indivíduos com alguma acefalia, lutam para criar instabilidade social, convocando greves para reclamarem aumento de salário, quando, o momento agora exige a canalização de fundos para garantir a sobrevivência de um todo.
O meu primeiro salário, assim como muitos eu entreguei nas mãos da minha mãe, isso porque na sétima série eu precisei parar de estudar para ajudar minha mãe, inclusive nós conseguimos o meu emprego juntos, ela foi comigo no primeiro dia.
Muito tempo depois, bem mais velho, quando noivei e comecei a planejar a minha vida fora de casa, que parei de ajudar, a pior fase já tinha passado e ela estava estabilizada.
Continuei ajudando até o fim, mas sou grato a ela por ter me ensinado o valor das coisas e dos meus esforços, o dinheiro meu amigo é combustível importante, mas não tanto quando perseverança.
Ainda que meu coração seja envolto pela escuridão, como um dia o Peregrino da Alvorada foi introduzido nas trevas da Ilha Negra, e assim como este, eu escute o som dos meus piores pesadelos, sei que Tu, Senhor, me guiará pelo caminho de partida deste lugar tenebroso, e vou ser levado pela Sua luz fascinante para onde o domínio das trevas não encontra poder para reinar. Serei conduzido para o Seu banquete, para os mais ricos pratos e iguarias existentes, como os tripulantes do Peregrino foram levados para a Mesa de Aslam, e assim poderam saciar sua fome e sede.
Como toda juventude, a minha geração se diz revolucionária. A revolucionária que será a mais nova conservadora.
Se ajude primeiro e, depois, ajude quem puder, como puder. Colocar seu conhecimento e esforço a serviço da comunidade: isso é construir um legado.
POEMA
E AGORA O QUE ME TENS A DIZER?
Não sei como entendem
as imagens
mas a mim o verbo não tolera
o silêncio
Dói-me a cabeça
por me embriagar
na tinta desta ilusão
que o ultrapassa lamaçal
dos nossos musseques,
Talvez agora entendam
o novelo que se espreita
mais além
aonde turba a miséria
e jazem cutabas de pau-a-pique.
Que tenhamos a vergonha
de discursar o progresso
enquanto tudo parece avesso!
E agora, o que me tens a dizer?
Ngunza Domingos Alberto
Há pessoas que são como baratas: mordem e depois assopram. Baratas sobrevivem a bomba atômica, se adaptam a inseticidas, baraticidas, aos vírus. Mas, até às asquerosas baratas envelhecem. Baratas geralmente, no seu último suspiro caem de costas, olham para os céus. Baratas não têm enterros, nem caixões, são jogadas o lixo, ao exílio dos esquecidos.
Pra mim, você era como o mar, o mar mais profundo, que eu queria tanto nadar, mas era tão raso, que eu não conseguia mergulhar, mas mesmo assim, eu não conseguia respirar.
Quando olho a mesma alma
Parecendo crescer
Está pronta a evoluir
Como o brilho das flores
E pergunto se podes olhar para mim
E me emprestar um pouco
Desse teu brilho!
Teu sorriso!
Dessa sensação de pura vida!
Que ostenta em cada gesto que faz. [...]
O retrato de cada conduta
O que produzimos, fazemos, de como agimos, de como resolvemos nossos dilemas, é reflexo, meio que complexo e difícil narrar, pois entende se que o julgar seja desproporcional, cada berço anjinhos, alguns do bem e outros do mal, de onde vem essa verdade feroz, quando as verdades ganha voz e precisa se remediar, a faculdade está aberta, a profissão é incerta, quando a prisão vem a vibrar, aquele sujeito astuto, muito inteligente, aquele outro maluco meio inconsequente, foi meu papai e mamãe gostavam mais da perversão, o meu era exemplo, nunca faltou sustento, ora, ora, meu pai era relento, bem, bem sei eu que essa vida é uma encruzilhada, o destino é uma navalha, reprime a contramão, embora exista outra questão, mudança, perdão, é vida, correta, reta, esperta, ou caduca, maluca, está sobre nós o retrato de cada conduta.
Giovane Silva Santos
O minha mente está como um céu nublado e as nuvens são todos os pensavam negativos mas quando chegas és como o céu azul que abre logo a minha mente , e com a tua beleza renascente como os raios solares o teu corpo fica tão bem com violeta , os teus olhos são tão bonitas naturalmente e o teu rosto é tão macio parece que estou nas nuvens.
