Ninguem Mude por você
Dói-me tanto, vê-lo a passar e não dizeres nada, tudo bem, que agora não te importas com ninguém ao seu redor, mas eu acho uma tremenda falta de consideração depois de tudo que eu fiz por ti.
Ninguém se cura sem passar pela dor...
A dor também é um processo de limpeza. É gerada uma grande força para que sejam feitas as curas necessárias, por isso da dor existir.
A dor também é um indicador que não estamos bem da forma que estamos vivendo, que precisamos mudar, evoluir, despertar.
A dor traz um grande aprendizado, uma grande lição de que precisamos nos reconectar com a nossa essência. Toda vez que saímos do nosso eixo, do nosso centro, as coisas tendem a piorar, a gerar conflitos, a gerar uma desordem no nosso corpo.
Tudo bem que ninguém gosta de sofrer, sentir dor, mas muitas vezes a dor é necessária.
E você já parou pra pensar no que a sua dor pode estar te contando? Será que você não precisa mudar? Será que não é hora de você despertar?
A dor é uma grande porta para abrir muitas coisas que estão escondidas no nosso inconsciente.
''Sem passado, ninguém chega ao futuro''
Para chegarmos a algum lugar precisamos ter nossas raízes, ter algum conhecimento adquirido, possuir bases. A nossa vida precisa ter um alicerce. Ao longo dos anos vamos construindo nosso futuro justamente em cima dessas bases.
E o nosso futuro nada mais é do que a soma dos nossos presentes que um dia se tornará passado. E muitas vezes queremos ignorar nosso passado e acelerar algumas etapas do presente para chegar no tão sonhado futuro, mas não podemos esquecer que se não plantarmos hoje não colheremos no amanhã.
Nosso futuro é feito de todos os aprendizados que já vivemos no passado, seja de experiências boas ou ruins. Sei que tem hora que queremos esquecer o nosso passado, passar uma borracha por cima de muitas coisas, mas são justamente essas coisas que nos tornaram o somos hoje, são essas experiências que nos fizeram amadurecer, evoluir, aprender todo o conhecimento que já temos.
Tem uma frase que gosto muito também que retrata bastante isso: Passado não é lixo!
Não vamos ignorar o nosso passado, as nossas experiências, condenar os nossos erros, devemos olhar para o passado como um professor, como algo que nos trouxe muitas lições ao longo da nossa vida. Que a gente possa utilizar da sabedoria adquirida ao longo do tempo para construir um futuro melhor para nós.
Se pensas que ninguém observou o teu desânimo, então estás muito equivocado. Pois, não só "notou", como "ouviu" o gotejar do rio que banha os teus olhos. Decerto, os enxugará, e enlaçar-te-á com os seus braços, aquecendo-te onde o frio já se havia apoderado - o teu notável coração.
Ninguém muda ninguém! Ninguém tem esse poder de fazer algo tão grande pelo outro. O outro só muda por vontade própria, quando sente a necessidade de fazer mesmo uma mudança. O outro só pode mudar quando entender aonde está errando e quando consegue aprender com esse erro. O outro só muda quando tem a consciência do porquê precisa mudar de fato.
Acertamos muito mais errando. É através do erro que aprendemos a acertar. Ninguém faz tudo certo na primeira vez. E não é porque não acertamos algo que signifique que seja um erro.
Ninguém é de verdade o tempo todo
Você é uma pessoa sincera? Você é daquele tipo de pessoa que não esconde segredos? Você se considera um livro aberto? Pode ser que você não seja tão aberto, nem seja tão sincero como imagina.
Você se conhece 100%? Você costuma cobrar para que os outros também sejam sinceros e verdadeiros o tempo todo? Ser de verdade, sincero, não é uma coisa tão fácil. Não é todo mundo que banca. Até porque tem muitas consequências.
E quando não trabalhamos essa questão do autoconhecimento, fica realmente complicado iniciar e manter algum tipo de relacionamento. Vamos estar a todo tempo maquiando, escondendo, usando alguma máscara para camuflar aquilo que mais tememos em nós.
E uma coisa que tenho aprendido muito é: ninguém é de verdade o tempo todo. Podemos até não mentir, mas omitimos a maior parte do tempo. Até pelo meio em que estamos vivendo, a sociedade não permite que sejamos verdadeiros o tempo todo, principalmente com nós mesmos.
E temos uma mania de querer que os outros revelem seus segredos, mas você também revela os seus? Você conta até as coisas que mais te incomodam? Estamos sempre querendo exigir do outro uma coisa que nós mesmos não temos, que não somos capazes.
E enquanto não trabalharmos isso, o autoconhecimento, a maioria dos relacionamentos sempre será comandada pelo medo. Pelo medo do outro descobrir aquilo que nem eu mesmo quero descobrir. Ninguém conhece o outro 100%, até porque nós estamos a todo tempo mudando. Como vou conhecer o outro se nem eu mesmo me conheço?
Percebe como a questão é mais profunda? Não é apenas apontar o dedo para o outro. É acima de tudo fazer um trabalho interior, esse trabalho de se conhecer.
Autoconhecimento é uma coisa que nos poupa de muitas situações desnecessárias na nossa vida. Antes de questionar o outro, julgar, comece a se questionar se você mesmo é capaz de cobrar o que você cobra do outro.
Ninguém rouba o outro de ninguém, na verdade nós somos é trocados. Essa que é a verdade e ninguém gosta de admitir. E muitas vezes essa troca é devido a falta de consciência da outra parte. Nós é que gostamos de encontrar um culpado para os nossos fracassos.
Adultescência
O que é ser adulto? Você se considera adulto? Ninguém ainda é adulto totalmente, todos nós temos uma criança mimada ainda no nosso ser. Você pode chamá-la de qualquer nome, ego é um deles.
Creio que todos nós estamos na Adultescência. Isso mesmo que você leu, adultescência. Estamos ainda caminhando para chegar a uma fase em que chamam de Ser Adulto, e até chegar lá é um longo caminho, um longo aprendizado.
Não é fácil sair de uma fase onde você não tinha preocupações, responsabilidades, e de repente se deparar com um mundo enorme a sua frente, onde você tem que arcar com tudo, onde você se vê fora do ninho, sem aquele conforto, sem aquela proteção.
Você acha que todo mundo que se diz ''adulto'' está realmente preparado para ser adulto? Claro que não! Ninguém está preparado para nada nessa vida. Todo mundo pensa que chegar na fase adulta da vida é onde vamos ter certezas de tudo, mas a verdade é totalmente contrária. Nos deparamos com as incertezas, com as instabilidades, com as inseguranças, com o medo.
Nós apenas estamos seguindo a multidão, acreditando que fazendo coisas que outros estão fazendo que é ser considerado adulto. Mas será que o que os outros estão fazendo é realmente algo maduro? Vejo tantos ''adultos'' que tem comportamentos de criança, gente fazendo coisas terríveis e se dizendo ser adulto o suficiente.
Será que você realmente sabe o que é ser adulto? Ser adulto envolve maturidade, consciência, responsabilidade, respeito, compreensão, empatia, entre outros adjetivos. E isso não é somente ser adulto, é ser humano também.
Às vezes penso que as crianças são mais adultas que os adultos. Ela conseguem muito bem se entender entre elas do que nós que somos ''adultos''. Muitas vezes nos deparamos com algumas situações que não sabemos qual é a diferença de um adulto para uma criança. Quem está sendo mais adulto e quem está sendo mais criança?
Ser adulto é aprender a ser de verdade, a ser mais amoroso consigo mesmo e com os outros.
Ninguém toma dor de ninguém
Quem nunca pensou ou já fez isso? Se é que é possível, resolve alguma coisa? Será que tomarmos as dores do outro é algo que trará algum benefício ao outro?
Muitas vezes queremos tomar as dores do outro, viver os aprendizados do outro e não dá pra fazer isso. O problema do outro é do outro, a dor do outro é do outro. Somente cabe ao outro viver aquilo que é ele pode e deve viver. Cabe somente ao outro aprender o que ele precisa aprender, vivendo o seu próprio aprendizado. Quando tiramos um peso de um lugar é inevitável que alguém irá carregar um peso a mais.
Por mais que seja muito bonito, acabamos atrapalhando, impedindo o outro de crescer, de evoluir. O máximo que podemos fazer é ajudar, orientar quando formos solicitamos. Do mais, cabe a nós apenas observar. E observar talvez seja a tarefa mais difícil, porque nós vemos muitas vezes aonde o outro está errando, mas nós podemos aprender muito também observando, deixando o outro aprender a andar com as suas próprias pernas. Talvez o nosso aprendizado seja o de observar, do que podemos aprender observando o outro.
Ninguém toma dor de ninguém. Cada um é responsável pela sua própria vida e cabe somente a cada um de nós buscar a solução das nossas dores. O aprendizado é único, intransferível e de total responsabilidade de quem o está vivendo. Bom ou não, nós atraímos aquilo que precisamos aprender. Trazemos em nós as lições que precisamos aprender estando nessa vida, trazemos os ensinamentos que precisamos compartilhar com os outros.
E um dos aprendizados mais importantes talvez seja o livre arbítrio, de não tentar interferir na vida do outro, de respeitar as escolhas do outro, sendo boas escolhas ou não, de trabalhar o desapego, de trabalhar um amor maior em nós. E o mais importante é de entender que cada um colhe o que planta, que por mais que seja difícil nós vermos o outro em um estado difícil, nunca iremos conseguir tomar as dores, resolver as suas dores.
A constelação nos mostra muito isso, de como é importante respeitar as escolhas do outro, de cada um saber se colocar no seu devido lugar, porque muitas vezes queremos ocupar lugares que não são nossos.
Deixo uma reflexão pra vocês: Qual lugar você está ocupando na sua vida? O seu peso, a sua dor será que é realmente sua? Quantos pesos você está carregando que não são seus? Será que não é hora de soltar, de se libertar de algo que não é seu e que não cabe a você resolver isso?
Santos
Acreditemos nos Santos
Até descobrir que não tem ninguém tão santo
Que deixe de pensar em si mesmo
Em primeiro lugar
Ninguém conserta as coisas apenas falando. As coisas se consertam com atitudes, com uma mudança de postura e acima de tudo com uma mudança de consciência.
Se tem uma coisa que aprendo a cada amanhecer é que sou um ser único e ninguém igual a mim pode ser.
Ninguém tem o meu sorriso, nem o meu jeito de olhar o mundo. Ninguém vive a vida como eu, sendo quem sou, segundo a segundo.
Ninguém é forte para si mesmo, já percebeu? Sempre vemos outros como fortes, nunca nós mesmos. Cada um de nós sabe seu melhor jeito de enganar os outros, mas lá dentro, nunca nos sentimos fortes o bastante.
Se ame primeiro, e só assim você vai conseguir amar alguém. Na verdade, ninguém pode dar, aquilo que não tem.
Só quero alguém que me valorize e veja pontos fortes onde ninguém viu por que desvalorizar e ver defeitos todos já fazem.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp