Nietzsche Educacao e Cultura
O que precisamos ensinar às crianças – e a muitos adultos inconscientes – é que nada justifica a guerra, que armas não são solução para a violência, que a paz planetária é possível, e que a educação é o melhor caminho para conquistá-la.
"Não precisamos construir muros para reafirmar nossa intolerância e nossa incompetência de conviver em sociedade. Precisamos erguer pontes para chegarmos até o outro, sem medo de compartilhar nossa humanidade"
Almeirim, Terra Que Inspira
Almeirim, teu nome ecoa forte,
no sopro doce da mata e do rio,
és poesia que nasce no Norte,
és raiz, és caminho, és desafio.
Teus traços moram nas mãos do artesão,
na dança que gira em roda de chão,
no batuque que pulsa a tradição,
no canto que embala o coração.
Tens no povo teu maior tesouro,
simples, valente, guardião do ouro
que não brilha em metal — mas em alma,
em histórias contadas com calma.
Sou filha de tuas águas, de tuas ruas,
onde aprendi que o mundo também é meu.
Em teus braços, cresci, sonhei,
e hoje declamo: Almeirim sou eu!
Cidade-menina de colinas reais,
te reverencio em verso e canção.
Não trago ouro, nem trago festim,
te trago, inteira, no meu coração.
Não precisamos estar cercados de pessoas que pensam igual. Mas precisamos estar cercados de pessoas que estejam em alinhamento com nossos princípios morais e valores éticos. Principalmente se estas pessoas forem nossos parceiros, clientes, fornecedores ou colaboradores!
Um ambiente precisa de no mínimo: empatia, respeito, privacidade, clareza de direitos, deveres, objetivos, liberdade de escolha, ética, princípios e valores claros!
Piranhas, AL.
Os diversos tons de verde nas folhas das árvores enfeitam a paisagem,
As inúmeras cores das rosas e das borboletas dão a impressão de estarmos dentro de um arco-íris,
O vento sopra sem uma direção certa e ao mesmo tempo faz a vegetação toda dançar, por vezes lentamente, por vezes em passos rápidos é lindo,
Na cidadezinha de Piranhas, AL, as paredes das casas tem cores fortes, a pracinha central encanta com o seu belo entardecer,
O rio São Francisco corre calmamente levando e trazendo os turistas para mais um passeio feliz,
A noite é pintada com notas fortes das músicas regionais, o romance e a cultura do lugar estão no ar,
Mais uma vez a noite cai na bela cidadezinha, uma partida é dada, a saudade é sentida, e as recordações ganham vida.
Composição instrutor coco .
15/04/2025
Palmas Tocantins
Corrido)
Coco na roda de capoeira
É pra jogar, camarada, se não treina não entra não
Coco na roda de capoeira
É pra jogar, camarada, se não treina não entra não
(Refrão)
Pelo meu gingado cê pode ficar esperto
Pega a sua mochila e vai embora, vai dar certo
Volte pra sua cidade, vá se esconder de mim
Na roda de verdade, não tem lugar pra fim
(Coco na roda)
Coco balança, mas não cai no chão
Ginga ligeira, jogo de visão
Quem não treina, treme, perde a direção
Capoeira é arte, é luta, é oração
(Refrão)
Pelo meu gingado cê pode ficar esperto
Pega a sua mochila e vai embora, vai dar certo
Volte pra sua cidade, vá se esconder de mim
Na roda de verdade, não tem lugar pra fim
Solidão, meu bem! Solidão é quando você tem que rir, cantar e falar sozinho pra não esquecer o som da sua própria voz.
Rádio Cultura (anos 80)
É dever de todos nós garantir que as gerações futuras nos conheçam porém, da forma como fazem hoje com a cultura e as tradições, o futuro será um presente sem passado. (Léo poeta)
Se Jesus voltar pra terra
É melhor tomar cuidado,
Pois Tenho visto Cristãos
Em partido coligado.
Desesperado por grana
Confunde fé com a gana,
Que é comum nos marginais.
Pregando a devacidão
O Deus do seu coração,
É as redes sociais.
Sou herdeiro de todos os povos e culturas
Sou humano inteiro!
Minha alma já habitou todos os corpos
De todas as cores...
De todos os gostos...
Posso ser tudo!
Compreendendo isto
Hoje
Sou tudo!
Ser cosmopolita não significa abrir mão de sua identidade. Cidades prósperas são cosmopolitas e não abandonam as suas tradições e a sua cultura. A tradição parte dos valores e dos costumes que são passados de geração em geração. A cultura fundamenta-se a partir do entendimento sobre os valores, crenças, línguas e linguagens desenvolvidas.
É comum formarmos círculos de amizade com pessoas que compartilham nossos valores, ideias e preferências. Muitas vezes, isso resulta na criação de uma bolha social, que pode ser confortável, mas também limitadora. No entanto, a verdadeira riqueza da experiência humana está na diversidade, seja de pensamentos, culturas ou estilos de vida. Conviver com pessoas diferentes de nós, mesmo que haja divergências, amplia nosso olhar e nos proporciona crescimento pessoal. A pluralidade fortalece o tecido social e nos torna mais empáticos e verdadeiramente humanos.
O comportamento em parte é feito do nosso meio.. em outra parte, somos nós que transferimos para a sociedade também
Indole, cultura, crenças.
O que estamos dando e com o que estamos sendo retribuídos?
Somos todos diferentes, e somos todos iguais. O que interessa é isto, a riqueza está nas diferenças, os direitos estão na igualdade. Isso deve ser aprendido.
A arte é a criança que não pode permanecer no colo comigo. É a rebeldia e tem suas própias fases. Mas, acima disso, é lindamente o filho que me trás sempre a alegria pra alma
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- Frases de Nietzsche
- 87 frases sobre educação provocativas e transformadoras
- Frases de Paulo Freire sobre educação e sua ação transformadora
- Mensagens de Educação
- As principais ideias de Rubem Alves sobre Educação
- 43 frases para o Dia do Professor que celebram a educação
- Poemas sobre a Educação