Nietzsche Educacao e Cultura
Vejo a arte e a cultura muito mais que substratos de identidade. As vejo como novas plataformas para a linguagem da filosofia publica edificante na diminuição das diferenças, na correção das distorções históricas sociais e mesmo um dos mais abrangentes meios e veículos na promoção da felicidade.
Todo o lugar sem uma grande e forte cultura tradicional, uma educativa historia e com uma grande população de miseráveis nos mais baixos índices de riqueza são locais próprios e prósperos marginais que mais usam a telefonia móvel, que mais vendem celulares e por conseguinte mais usam a internet, ações que aniquilará qualquer principio independente de personalidade, princípios éticos de legalidade e moralidades existenciais.
A arte e a cultura no Brasil por conta da maquina publica antagônica distante das verdadeiras politicas publicas de governo para a educação, ainda continua como moeda de troca de politicas de partidos.
Alguns dos mais importantes setores da arte e da cultura no Brasil, hoje se afogam em um oceano de incompetências regidos por marés meramente politicas.
O Funk e o Rap derivado do hip-hop são os fenômenos naturais musicais na cultura das favelas e das periferias das grandes cidades brasileiras.
A inclusão social e a expressão comunitária de cidadania pela arte e pela cultura hoje não é mais uma meta e sim uma realidade naturalmente alcançada, vive de forma independente diante da não participação omissa do estado politico-educacional e cultural brasileiro.
A verdadeira vida em cultura não é feita de cargos, de funções e muito menos projetos remunerativos. A verdadeira vida em cultura é uma atmosfera existencial e seu percurso um comprometido sacerdócio.
A cultura se sobrepõe as etnias em todas as instancias do conhecimento nos lugares livres e que a nação se conhece.
A arte e a cultura não pactuam com os partidos políticos quaisquer. São sempre parte e ferramentas do estado para promoção e edificação da crítica e do pensamento da construção educacional de um governo livre e de uma atenta justa sociedade.
Na nova espetacularização da cultura jurídica brasileira uma pseudo convicção de um ato jurídico embasado nos termos ilegais e não formais do "ouvi falar" ou "vi rede da internet" são erroneamente admitidos e pressupostos como verdades.Afinal neste país emergente, um dos maiores gigantes do consumo internético tudo pode mudar em 20 minutos.e se puder ser dito com até 140 letras.
A cada nova edição das mostras e exposições da arte e da cultura contemporaneidade re aparece uma nova re leitura de uma antiga ideia clássica, apagadinha, esquecidinha pelo grande grupo. Geralmente à boa ideia base foi engolida, pouco digerida pelo acelerado processo consumista exigido pelo mercado,de temos sempre às novidades.
A atmosfera e os locais da arte e da cultura na sociedade contemporânea à partir da gestão cultural deixa de ser tão artística, filosófica, educacional e estética para se tornar paulatinamente um meio e ferramenta da administração econômica, politica e financeira pública e privada.
A verdadeira cultura de um povo, de um grupo e de uma nação tem geralmente a transmissão natural do conhecimento pela oralidade, pela repetitividade da atividade na herança familiar e pelos valores internos aferidos a cada participe por reconhecimento, status e poder de ser membro legítimo efetivo e participativo de cada comunidade.
Políticas públicas de cultura assistencialista geram votos e dependência política, mas as de cidadania geram correntes de pensamentos livres e soberania.
A falsa cultura digital e o pseudoconhecimento da internet são saberes tendenciosos e doutrinários. A única liberdade e soberania de pensamento na edificação dos verdadeiros conhecimentos e valores profissionais, educativos e acadêmicos só pode ser encontrada nas bibliotecas. Logo, adote um livro, pois sempre vai ser o melhor caminho.
"O racismo não é cultura, trata-se de um crime inaceitável, qual foi cultivado por séculos, sendo praticado de forma intensa até a atualidade".
"Uma cultura/história não pode ser sepultada por uma visão de pensamentos temporais e transitórios."
- Relacionados
- Frases de Nietzsche
- 87 frases sobre educação provocativas e transformadoras
- Frases de Paulo Freire sobre educação e sua ação transformadora
- Mensagens de Educação
- As principais ideias de Rubem Alves sobre Educação
- 43 frases para o Dia do Professor que celebram a educação
- Poemas sobre a Educação
