Nao Tenha Medo de Enfrentar seus Piores Pesadelos
Sobre sentimentos:
A pessoa acha ruim receber pouco,
Mas esquece que não está dando quase nada.
E, por mais que existam caminhos diferentes,
A minha vida é feita de reciprocidades!
Eu não sei fingir, esconder o EU nem mudar feições.
Sou assim, se estou bem, deixo florir;
Se não, amargo é o jardim. Não tem “mimimi”!
É visível o que se passa aqui: ♥!
Não tenho medo de sentir, me dou o direito de sofrer e ser feliz.
É bem simples!
Quanto mais esperamos algo, mais nos decepcionamos. Eu escolhi caminhar, apenas caminhar...
Não vou ser igual ao feliz otimista, que por onde passa colhe as flores, escuta os pássaros e admira a cada manhã a beleza olhando para o céu...
Não vou ser igual ao triste pessimista, a salvação achar que é o fim da minha vida, andar com medo pelo caminho, e as vezes desistir sem tentar, tentar e não conseguir e se deparar que ainda está sozinho...
Eu só vou caminhar, olhar as coisas boas, mas não parar para colhê-las, olhar as ruins mas nunca temer, eu só caminharei para o final... Qual final?
Seja ele bom o ruim eu caminharei, e quando chegar ao final, aceitarei o que acontecer...Independente das consequências, ao menos terei caminhado do meu jeito.
Então eu sigo, e continuo, e aceitarei qualquer obstáculo...
A juventude não pode saber como um idoso pensa e se sente. Mas os idosos são culpados se eles se esquecerem como é ser jovem.
"E pela primeira vez em meses,eu não fui dormir imaginando você aqui do lado, eu virei pra parede, fechei os olhos, e me encontrei na minha triste realidade... Sozinha"
QUEM DEIXOU MEUS PAIS ENVELHECEREM?
Meus pais não são velhos. Quer dizer, velho é um conceito relativo. Aos olhos da minha avó são muito moços. Aos olhos dos amigos deles, são normais. Aos olhos das minhas sobrinhas, são muito velhos. Aos meus olhos, estão envelhecendo. Não sei se lentamente, se rápido demais ou se no tempo certo. Mas sempre me causando alguma estranheza.
Lembro-me de quando minha mãe completou 60 anos. Aquele número me assustou. Os 59 não pareciam muito, mas os 60 pareciam um rolo compressor que se aproximava. Daqui uns anos ela fará seus 70 e eu espero não tomar um susto tão grande dessa vez. Afinal, são apenas números.
Parece-me que a maior dificuldade é aprendermos a conciliar nosso espírito de filho adulto com o progressivo envelhecimento deles. Estávamos habituados à falsa ideia que reina no peito de toda criança de que eles eram invencíveis. As gripes deles não eram nada, as dores deles não eram nada. As nossas é que eram graves, importantes e urgentes. E de repente o quadro se inverte.
Começamos a nos preocupar- frequentemente de forma exagerada- com tudo o que diz respeito a eles. A simples tosse deles já nos parece um estranho sintoma de uma doença grave e não uma mera reação à poeira. Alguns passos mais lentos dados por eles já não nos parecem calma, mas sim uma incômoda limitação física. Uma conta não paga no dia do vencimento nos parece fruto de esquecimento e desorganização e não um simples atraso como tantos dos nossos.
Num dado momento já não sabemos se são eles que estão de fato vivendo as sequelas da velhice que se aproxima ou se somos nós que estamos excessivamente tensos, por começarmos a sentir o indescritível medo da hipótese de perdê-los- mesmo que isso ainda possa levar 30 anos.
Frequentemente nos irritamos com nossos pais, como se eles não estivessem tendo o comportamento adequado ou como se não se esforçassem o bastante para manterem-se jovens, vigorosos e ativos, como gostaríamos que eles fossem eternamente. De vez em quando esbravejamos e damos broncas neles como se estivéssemos dentro de um espelho invertido da nossa infância.
Na verdade, imagino eu, nossa fúria não é contra eles. É contra o tempo. O mesmo tempo que cura, ensina e resolve é o tempo que avança como ameaça implacável. A nossa vontade é gritar “Chega, tempo! Já basta! 60 já está bom! 65 no máximo! 70, não mais do que isso! Não avance, não avance mais!”. E, erroneamente, canalizamos nos nossos pais esse inconformismo.
O fato é que às vezes a lentidão, o esquecimento e as limitações são, de fato, frutos da idade. Outras vezes são apenas frutos da rotina, tão naturais quanto os nossos equívocos. Seja qual for a circunstância, eles nunca merecem ter que lidar com a nossa angústia. Eles já lidaram com os nossos medos todos- de monstros, de palhaços, de abelhas, de escuro, de provas de matemática- ao longo da vida. Eles nos treinaram, nos fortaleceram, nos tornaram adultos. E não é justo que logo agora eles tenham que lidar com as nossas frustrações. Eles merecem que sejamos mais generosos agora.
Mais paciência e menos irritação. Menos preocupação e mais apoio. Mais companheirismo e menos acusações. Menos neurose e mais realismo. Mais afeto e menos cobranças. Eles só estão envelhecendo. E sabe do que mais? Nós também. E é melhor fazermos isso juntos, da melhor forma.
Nunca é tarde demais ou, no meu caso, cedo demais para ser quem você quer ser. Não há limite de tempo, pare quando quiser. Você pode mudar ou ficar na mesma, não há regras para isso. Nós podemos fazer o melhor ou o pior disso. Espero que você faça o melhor. E eu espero que você veja coisas que o assustem. Eu espero que você sinta coisas que nunca sentiu antes. Eu espero que você encontre pessoas com um ponto de vista diferente. Eu espero que você viva uma vida da qual se orgulhe. Se você achar que não está fazendo isso, espero que tenha a coragem de começar tudo de novo.
Filhona, eu já tinha muito orgulho de você, pelo que já passamos juntas, e não foi pouca coisa, agora então... mais ainda, confesso que no primeiro momento, até por falta de informação, fiquei bem assustada com a sua escolha, de trazer ao mundo seu bebê por parto humanizado domiciliar, mas, com o tempo, fui lendo, fui entendendo e aceitando (mais ou menos) kkk, sua escolha, procurei te dar meu apoio e ajuda, dei meu melhor pra te ajudar, os últimos dias foram bem tensos, vc foi porreta e muito guerreira, eu não aguentaria a metade do que vc suportou. Mas ele veio no tempo dele, da maneira melhor pra vocês dois. Quero tb deixar meu agradecimento a essa equipe toda, todos mega, supermaravilhosas e também não posso deixar de falar da Maternidade Maria Amélia, que superou minas expectativas. Agradecer minhas amigas que ficaram junto comigo, monitorando suas contrações pelo WhatsApp, algumas delas que vc nem conhece, mas que me deram muita força nos meus momentos de medo, Ana Cristina Bessa. Valéria Zumpichiatti, Ví Lima, entre outras. Amo vcs!
eu me perco nos braços de quem não sei
enquanto estou casado com a solitude
admirando a luz barroca
que ilumina o meu corpo
e o resto do nada
o espelho no canto da sala
reflete o meu rosto melancólico
e a saudade de quem me deixou
a mercê do isolamento
projeto você
na minha frente
várias e várias vezes
[na ausência da solidão
eu quase cometi um adultério
com a tua presença ilusória]
mas você se esvai
junto com a luz amarelada
que adentra meu peito.
O amor não acaba, o que acaba são algumas expectativas sobre ele; algumas por terem sido supridas e outras por serem meras ilusões.
Aceite-se como você é. Não aceite julgamentos alheios a seu respeito, pois apenas você sabe das suas dores e de tudo que passa dentro do seu ser, por isso, respeite-se, cuide-se com amor e carinho. Seja responsável pela sua vida, tenha sabedoria para fazer as suas escolhas e tenha coragem para arcar com as suas consequências. Aprenda, erre, recomece, evolua, seja uma pessoa melhor a cada dia. Seja sempre quem você gostaria de manter por perto. Seja verdadeiro consigo mesmo e com os outros. Conheça-se de verdade, só assim você despertará para a sua essência e saberá o que realmente irá lhe fazer bem e quem são as pessoas que combinam com a sua energia. E com o tempo, você perceberá, que quando você se conhece, tudo floresce. As dores continuarão, mas você aprenderá com elas e aceitará que a vida tem disso. Sempre teremos os bons e os maus momentos, mas com fé, saberemos lidar melhor com isso. Um dia entendemos que tudo é curado quando observamos a nossa dor, quando a ignoramos, ela só aumenta. Experimente dar alguns mergulhos internos, acredite, as coisas ficam muito melhores e fazem mais sentido. É só questão de se conhecer e focar em você com muito amor, coragem e respeito por todos os sentimentos que você irá encontrar dentro de você mesmo. Tenha coragem para viver melhor, livre, leve e mais feliz. Mergulhe-se!
- Eu sinto falta dele.
- Por que que você não o procura?
Ela, lentamente, respondeu: - É que algumas dores e algumas saudades a gente simplesmente guarda. Ninguém precisa saber.
- Relacionados
- 153 frases de reflexão para ampliar os seus horizontes
- Frases da vida para transformar os seus dias ✨
- Frases de Amor Não Correspondido
- Frases de desprezo para quem não merece mais a sua atenção
- Amor não correspondido
- Frases de raiva que dizem o que você não consegue falar
- Frases de esperança para iluminar os seus dias escuros
