Nao me Deixa te Odiar

Cerca de 587298 frases e pensamentos: Nao me Deixa te Odiar

Quem É Amigo?

Amigo é quem, conhecido ou não, vivo ou morto, nos faz pensar, agir ou se comportar no melhor de nós mesmos. É quem potencializa esse material. Não digo que laboremos sempre no pior de nós mesmos (algumas pessoas, sim) mas nem sempre podemos ser integrais para operar no melhor de nós. Há que contar com algum elemento propiciador, uma afinidade, empatia, amor, um pouco de tudo isso. E sempre que agimos no melhor de nós mesmos, melhoramos, é a mais terapêutica das atitudes, a mais catártica e a mais recompensadora. Esta é a verdadeira amizade, a que transcende os encontros, os conhecimentos, o passado em comum, aventuras da juventude vividas junto. Um escritor ou compositor morto há mais de cem anos pode ser o seu maior amigo.

Esse conceito de amizade, transcende aquele outro mais comum: a de que amigo é alguém com quem temos afinidade, alguma forma de amor não sexual, alguém com quem podemos contar no infortúnio, na tristeza, pobreza, doença ou desconsolo. Claro que isso é também amizade, mas o sentido profundo desse sentimento desafiador chamado amizade é proveniente de pessoas, conhecidas ou não, distantes ou próximas, que nos levam ao melhor de nós. E o que é o melhor de nós? É algo que todos temos, em estado latente ou patente, desenvolvido ou atrofiado. Mas temos. E certas pessoas conseguem o milagre de potencializar esse melhor. Sentimo-nos, então, fundamente gratos e de certa maneira orgulhosos (no bom sentido da palavra) por poder exercitar o que temos de melhor. Este melhor de nós contém sentimentos, palavras, talentos guardados, bondades exercidas ou não.

Amar, ao contrário do que se pensa, não perturba a visão que se tem do outro. Ao contrário, aguça-a, aprofunda-a, aprimora-a. Faz-nos ver melhor. Também assim é a amizade, forma de especial de amor, capaz de ampliar a lucidez e os modos generosos e compreensivos de ver, sentir, perceber o outro e sobretudo -se possível- potencializar os seus melhores ângulos e sentimentos.
Somos todos seres carentes de ser vistos e considerados pelo melhor de nós. A trivialidade, a superficialidade, as disputas inconscientes, a inveja, a onipotência, a doença da auto-referência faz a maioria das pessoas transformar-se em vítimas do próprio olhar restritivo. E o olhar restritivo é sempre fruto da projeção que fazem (fazemos) nos demais, de problemas e partes que são nossas e não queremos ver. E quantas vezes isso acontece entre pessoas que se dizem amigas. Essas pessoas (que se dizem amigas), ignoram certas descobertas do velho Dr. Freud e através de chistes passam o tempo a gozar o “amigo”, alardeando intimidade (onde às vezes há inveja) como prova de amizade. O que não é. Mesmo quando é...

Se se quiser medir o tamanho de uma amizade, meça-se a capacidade de perceber, sentir e potencializar o melhor do outro, porque somente essa atitude fará dele uma pessoa cada vez melhor e por isso merecedora da amizade que se lhe dedica.

Isso não é amor, isso é vício. Se todo dia você toma um choque na tomada de casa, vai acabar achando que precisa disso pra viver. Mude seu foco!

E te cuida, por favor, te cuida bem. Não é porque estás longe que não te quero bem.

]
Está triste? Esteja! Não é rico, nem jovem, nem belo? Nem por isso ficará sozinho. Pessoas não se apaixonam por estereótipos, mas pela singularidade de cada um, pela capacidade de ser surpreendido, pela sedução que o inusitado provoca. Uma pessoa que se preocupa em “parecer” já está derrotada no primeiro minuto de jogo. Dá valor demais à opinião dos outros, não age conforme a própria vontade, não se assume do jeito que é, inventa personagens para si mesmo e acaba se perdendo justamente deste “si mesmo”, que fica órfão. Quer parecer mais inteligente? Comece admitindo que não sabe nada sobre nada e toque aqui: ninguém sabe.

Não quero criar conflitos, então eu finjo que estou bem, mesmo quando não estou.

Ouça-me este conselho: em política, não se perdoa nem se esquece nada.

Machado de Assis
Quincas Borba (1892).

“Tributar e agradar, assim como ser apaixonado e sábio, não é dado ao homem”

Ao vivenciar a felicidade de uma vida a dois, não será surpresa se tu perguntares como foi possível viver sem a pessoa amada todo este tempo!

Felicidade é serenidade. Não tem nada a ver com piscinas, carros e muito menos com príncipes encantados. O amor é o prêmio para quem relaxa.

Martha Medeiros

Nota: Trecho da crônica Amor e Perseguição.

Não importa quantas chances tenha de dar errado, quando uma coisa tem que acontecer as diferenças desaparecem.

O otimista não sabe o que o espera.

Não basta sonhar. Você tem que realizar. Não basta falar. Você tem que agir. Não basta querer. Você tem que merecer.

Não se preocupe, seja feliz.

Já teve aqueles dias que você acordou achando que não aguentaria mais nada e que não tinha ninguém pra te dizer que iria melhorar.

Engraçado é que as pessoas só dão valor pra quem não dá valor pra elas. Percebeu?

Tenho muitos amigos... ou melhor dizendo, tenho imensos conhecidos... Mas quando estou na "fossa", só uma pequena quantidade me ajuda. Podem ser poucos mas são bons.

Ano novo, nada muda, continua a ser exatamente igual ao que sempre foi, só o tempo é que não para.
Gostamos de nos enganar, fazemos promessas, rituais, nos embriagamos para nos sentirmos confiantes e flutuando, querendo que aquele momento se perpetue...
Doce ilusão, quando acordamos a única coisa que mudou, foi a dor de cabeça que não havia antes, que decepção!
O bom é saber que temos a capacidade de nos reinventar a cada instante, não é preciso esperar o final do ano, qualquer dia é dia.
Mas é aí que àquele bla,bla,bla de sempre, de votos de um bom ano, pode surtir algum efeito, isto é, se você realmente quiser fazer acontecer.
O negócio é não fazer promessas mirabolantes, em vez daquela dieta, comece simplesmente a caminhar diariamente por 15 minutos ou suba dois lances de escadas, preste atenção ao que você come diariamente, não deixe de comer nada, só se pergunte se você realmente precisava comer mais de uma sobremesa, mais uma coca-cola (p/digestão), aquele terceiro pedaço de pizza, e aquela quarta saideira de bebida...
Comece a prestar atenção a tudo que está ao seu redor, você terá grandes surpresas, árvores frondosas com frutos, flores, pássaros e ouvir seus cantos, gatinhos, cachorrinhos, vizinho, porteiro, calçadas esburacadas, sacos de lixo, bueiros entupidos, mas foque só no que seus olhos viram de melhor, a gente tem o hábito de se lembrar só de coisas ruins.
Tente deixar de ser ranzinza e mau humorado e cumprimente as pessoas que encontrar pelo seu caminho, sorria, não dói nada, a boca fica meio torta, mas passa logo. Encontre uma ou mais qualidades em seu marido, esposa, filhos e amigos, faça elogios, tente agradar quem está em seu convívio.
Tente deixar as pessoas se expressarem sem interrompê-las, ouça, tente entender o que parece estranho para você, sem se estressar.
Tenha paciência, seja calmo e compreensivo, seja alegre, pense que todos somos um todo, e que você faz parte da minha vida, tanto quanto todos fazemos parte de tudo, quem sabe assim, possamos conviver com um pouco mais de harmonia.
Eu vou tentar ! Feliz 2013.

A vida não é ter tudo que se quer, mas é lutar por tudo que gostaria de ter!

"Preciso ter a certeza de estou fazendo o meu melhor e não posso, repito, não posso, deixar que nada me aborreça, me magoe, por que não mereço sentir esse sentimento, não mereço, por que sempre estive na inocência de fazer com que os que estivessem comigo, se sentissem bem, mesmo que isso não me fizesse bem".

Inserida por Te-Maria

"Quando quero ficar ao seu lado mesmo não tendo nada a dizer, esse sentimento eu chamo de bem querer"

Inserida por Te-Maria