Nao Existe mal que Dure pra Sempre
Entre as palavras e o mundo
que as recebe
há sempre um abismo...
Um rio escuro, fundo, largo,
onde poucos ousam entrar,
e menos ainda conseguem nadar
sem se afogar nas próprias sombras...
Interpretar virou um esforço raro,
um músculo atrofiado
num tempo em que tudo
precisa ser rápido, raso e imediato...
Separar fato de opinião
tornou-se um labirinto estranho,
onde muitos tropeçam,
confundindo seus medos e traumas
com verdades
e suas certezas frágeis
com argumentos...
Há gatilhos emocionais pendurados
como armadilhas invisíveis
em cada palavra que se lê ou escuta...
Eles disparam antes do entendimento,
empurrando a razão para fora do caminho...
A polarização cavou trincheiras profundas,
pontos cegos viraram muralhas,
e qualquer nuance é assassinada
antes mesmo de nascer...
O TDAH coletivo,
fabricado pelo excesso de telas,
transformou mentes em páginas
que vivem sendo atualizadas
e nunca realmente lidas...
O viés narcisista ampliou seu império,
ou seja:
se não reflete o meu mundo,
se não confirma meu umbigo,
não serve, não presta, não existe...
A lógica perdeu espaço,
o pensamento analítico
virou peça de museu,
onde poucos o visitam...
E assim,
falar e escrever,
esse direito tão humano
e tão legítimo,
não garante mais compreensão...
Porque entre a boca e o ouvido,
entre a mão e os olhos,
há um rio imenso e profundo...
E nem todos sabem nadar.
Entre a fala e a escritura
há a audição e a leitura...
E nem todos sabem ouvir e ler.
✍©️ @MiriamDaCosta
As duas metades da maçã
e o deserto á sua volta...
🍎 🍏
Nem sempre é o que parece...
Desconfie do que parece feito perfeitamente
para completar a sua metade...
Mas, não desdenhe o detalhe imperfeito existente!
A perfeição existe
na harmonia das imperfeições.
Imperfeitos tornam-se harmônicos
não por se completarem,
mas por se respeitarem
numa coexistência
de saberes e vivências
compartilhadas...
🍎🍏
Desconfie do que chega polido demais,
liso demais, perfeitamente desenhado
para encaixar na sua falta...
O que promete completude
geralmente deseja posse...
O detalhe imperfeito,
aquele que incomoda,
que arranha,
que não se disfarça,
é onde, talvez...
more a verdade...
A perfeição não existe no espelho,
nem no encaixe,
nem na fantasia da metade perdida...
Ela nasce
na fricção das falhas,
na convivência das diferenças,
na coragem de permanecer inteiro
ao lado de outro inteiro...
Imperfeitos não se completam:
coexistem.
E é nessa miscelânea de cicatrizes,
saberes, limites e vivências
que a harmonia, quando acontece,
finalmente respira e inspira.
✍©️ @MiriamDaCos
De certa forma,
eu sempre me senti
completa e serena
nos lugares onde eu pude
ver as Árvores e o Mar...
Afinal...
A minh'alma
tem as cores e os olores
da Mata Atlântica
e do Oceano Atlântico...
E o meu Lar
é a Região Oceânica de Niterói...
✍©️@MiriamDaCosta
@miriamdacostamiry
* A Poesia do Viver *
Por onde eu vou, sempre há algo
que desperta um sorriso no meu olhar
e uma espécie de gratidão-felicidade
no meu ser...
uma flor,
um pássaro,
uma planta,
uma paisagem,
uma criança,
um casal (de adolescentes ou idosos)
entre tantas outras coisas...
tudo me inspira
a pureza
e a beleza
da poesia de viver...
por onde eu passo,
a vida me toca;
um lampejo, um gesto,
um respiro de beleza
se infiltra no instante,
como se o universo me sussurrasse:
- “Vê? Ainda há poesia no caos.”
uma flor rasgando o asfalto,
um pássaro que canta
apesar do ruído do mundo,
uma criança que corre sem medo,
um casal que se ama
com o tempo nas mãos...
tudo me atravessa,
me sacode,
me lembra que existir
é um dom indomável...
A poesia de viver
não se lê e não se escreve,
ela pulsa em mim! ...
Por onde sigo,
o mundo me sorri,
há sempre um brilho,
uma cor,
um pequeno milagre
a despertar ternura em meu olhar...
uma flor se abre para mim,
um pássaro me oferece canção,
uma criança me devolve inocência,
e um casal idoso, de mãos dadas,
me ensina o amor paciente....
Tudo é prece suave,
um murmúrio de gratidão
que se aninha no meu peito...
Ah!!! Viver
é ser tocada pela poesia
que habita o simples...
✍©️@MiriamDaCosta
Tudo que acontece com você, físico ou sentimental, vai evoluir para algo, sempre, cabe a você determinar se o final será positivo ou negativo!
Tempo perdido de fato, é aquele que você acredita que o errado que sempre deu errado, hoje vai dar certo.
Deus sempre tem e faz o melhor por mim, desde quando amanhece o dia, até o cair da noite. Mesmo quando não entendo seus planos, confio em seu amor. Ele cuida de cada detalhe da minha vida e me fortalece para seguir com fé.
Bom dia pra Faby.
Estou sempre a lhe procurar, nos jardins mais lindos.
Nas flores mais singelas, nos perfumes mais suaves.
Te procuro na beleza mais simples, na paz mais serena.
Nos desenhos das nuvens, nas águas que correm rumo ao mar.
Mas sempre que quero lhe encontrar, te acho dentro de mim.
Tanta gente tem tudo e ajudam ninguém, a gente tem nada e está sempre ajudando alguém.
Nem sempre a ajuda seria dinheiro, onde não tê-lo precisaria de ajudas.
Fazer o certo até sozinho ou parar pensamentos ruins, é sempre mais barato.
Quando a mentira bate na porta de surpresa, automaticamente é a verdade quem atende.
O ser humano sente olhares firmados.
Quando te vejo
"Sempre que vejo seus olhos
meu coração dispara de alegria,
é como se o mundo todo coubesse
num segundo de calmaria.
Sempre que você está em meus braços
sinto o amor me envolvendo inteiro,
pele, respiro, silêncio,
tudo vira abrigo verdadeiro.
Seus olhos são minha direção,
seus braços, meu lugar no mundo.
E cada batida que acelera em mim
só confirma: é amor, profundo."
Lembre sempre que as árvores secam, ficam sem vida no outono, porém renascem cheia, de flores e vida, na primavera.
“O mundo nunca foi grande demais — sempre foi pequeno demais para quem nasceu para mudar suas fronteiras.”
“O sal desaparece para dar sabor — talvez por isso as maiores forças da vida quase sempre sejam invisíveis.”
“Os óculos empoeirados mostram o mundo torto — lembrando que nem sempre vemos com clareza o que está diante de nós.”
- Relacionados
- Textos de amizade para honrar quem está sempre do seu lado
- Mensagens de amizade para valorizar e celebrar quem sempre está ao seu lado
- Poesia de amigas para sempre
- Frases de Amor Não Correspondido
- Frases de desprezo para quem não merece mais a sua atenção
- Amor não correspondido
- Frases de raiva que dizem o que você não consegue falar
