Nada na Vida é do Jeito que Queremos
A Árvore Invisível
No meio da floresta, onde o verde se espalha em incontáveis tons de vida, há uma árvore morta. Seu tronco retorcido e seco ergue-se como um esqueleto, desprovido de folhas, de seiva, de movimento. Os pássaros não pousam em seus galhos; os insetos não a rodeiam; até o vento parece desviar-se dela, como se sua presença fosse um incômodo.
Ela já foi grande, já sustentou ninhos, já balançou sob o peso de frutos. Agora, é apenas um vulto silencioso, uma sombra esquecida no meio do esplendor alheio. Os olhos dos passantes deslizam sobre ela, sem fixar-se, sem reconhecer sua existência. Afinal, quem se importa com o que já não floresce?
Assim também é a velhice humana. Há um momento em que as folhas caem — a vitalidade, o vigor, a utilidade aparente — e, de repente, o mundo parece desviar o olhar. O idoso, outrora centro de histórias e sustento, torna-se uma figura quieta nos cantos da casa, nos bancos das praças, nos quartos de asilos. Suas rugas são como as rachaduras no tronco da árvore seca: marcas de tempestades sobrevividas, de anos que não foram gentis, mas que ninguém mais se dá ao trabalho de ler.
A floresta segue verde, impiedosamente bela. A vida dos outros segue, impiedosamente alegre. E a árvore morta permanece, invisível, até o dia em que o vento mais forte a derrubar, e então, talvez, alguém note sua ausência — mas não sua existência.
Assim como tantos velhos, que só são lembrados quando já se foram.
Todas as coisas que segurei
Dentro de mim, segurei tantas coisas…Abstratas, pequenas, grandes, confortantes.
Desenvolvi barreiras para guardar todas essas coisas que segurei, constantemente, estava ali comigo, independente do que houvesse, elas haviam se tornado atemporais, o tempo não transcorria, nada poderia apagá-las na nitidez em que se mantinham firme dentro de mim.
Um desejo incansável de controlar o incontrolável e por ego, não reconhecer a beleza da liberdade. Havia tanto em mim, que pesou. Pesou nas profundezas do interior que já nem era mais meu, entretanto, estava se tornando propriedade daquilo que eu guardava em mim e estava me moldando aos poucos.
No nascer do dia e no fim dele, percebo repetidamente que a vida são fases, ciclos, estações. E tudo de intenso que há no meu peito jamais transformaria-se em concreto eternamente. Não posso guardar, tocar, manter sempre dentro de mim. É preciso soltar, libertar, encontrar o equilíbrio, pois tudo o que realmente nos pertence, jamais vai embora, apenas ressurge em sensações melhores.
A responsabilidade pela tua vida é tão tua, que mesmo culpando os outros, você é que vive as consequências.
Que a beleza
Da vida
Nos cerque
Que a leveza da alma
Nos guie
Que a sabedoria
Nos molde
Que o amor
Nos banhe
Que possamos nos encontrar e nos encantar com os pequenos detalhes
Todos os dias
De um abraço apertado
De um sorriso espontâneo
De um bom dia sincero
Ou de uma palavra de carinho
Pq a estrada da vida devolve
Tudo que plantamos
E o universo nos guia e atrai
Tudo que pedimos e falamos
Às vezes me pergunto o quanto as pessoas são felizes…
Daí eu lembro que realmente a felicidade vem de coisas simples.
Mas não a enxerguei, pq eu ainda não conquistei esse SIMPLES!
"Seja pleno em cada gesto, firme diante das tempestades, livre das ilusões e grato pelas surpresas da vida."
NO BALANÇO DA VIDA
Carrego em meu peito
Lembranças que a
vida deixou pra mim
saudade cheirando a rosa
Amargo como boldo
Plantando em meu jardim *
Em meu ventre, a vida plantou,
Duas flores preciosas;
Duas verdadeiras Rosas,
Pelas quais, meu coração chora,
De saudade e amor sem fim.
Lembranças; quantas lembranças!
Nesse vai e vem da vida
numa lida
Que joga "pra lá e pra cá"
É um jogo perigoso,
Num balaço tenebroso
certas tempestades, tentam
Nos derrubar. *
Eu Sou teimosa e insistente, *
Embora não pareça, Eu nasci para vencer,
Não desisto facilmente,
Na minha vida, a fé, eu
Embalo com prazer!
Minha fé é meu guia; É luz na escuridão, *
É essa fé que me sustenta,
E das lembranças nessa vida,
Eu de todas, já mão;
Não quero carregar peso,
Que maltrata meu coração.
E que a vida aconteça no tempo certo. Que o coração aceite o que vier, confiante no cuidado que nos guia. Nem sempre entenderemos os porquês, mas haverá paz quando a gente simplesmente confiar.
— Edna de Andrade
@coisasqueeusei.edna
Na vida nada se perde,
tudo é aprendizagem.
Gélson Pessoa
Santo Antônio do Salto da Onça RN
03/05/2025
Quando Deus ocupa o trono do nosso coração, encontramos o sentido eterno da vida. N'Ele, tudo ganha propósito, direção e plenitude. Ao colocá-Lo como prioridade suprema, descobrimos a verdadeira razão para viver e a força que só Ele pode renovar em nós a cada dia.
Faça parte da vida de alguém não um alguém que fez mal, mas sim um alguém que cooperou na vida de alguém para o bem
Tudo acaba um dia
Um dia tudo acaba
Acaba pelo bem
Ou acaba pelo mal
Acaba pela vida ou
Acaba pela morte
Mas quando acabar,
Algo novo vai começar
Começar a tristeza ou
Começar a novidade
É um fim
É um recomeço
Dizem que os idosos dormem pouco,
acredito que seja porque
o nosso relógio biológico,
sabiamente, compreende
que o viver é uma dádiva
e por isso, quanto mais tempo
vivermos em cada dia,
mais seremos agraciado
pela esse maravilhoso presente
chamado de vida.
O fato de termos entrado na vida um do outro é o universo nos mostrando mais mágica.
Das qualidades necessárias ao xadrez, Iaiá possuía as duas essenciais: vista pronta e paciência beneditina; qualidades preciosas na vida, que também é um xadrez, com seus problemas e partidas, uma ganhas, outras perdidas, outras nulas.
A coisa mais triste que pode ocorrer e a mais difícil de suportar na vida é não podermos evitar o sofrimento de alguém a quem amamos muito. Podemos ajudar os incapacitados fisicamente, mas podemos fazer pouco para ajudar com as dores do coração.
- Relacionados
- Frases da vida para transformar os seus dias ✨
- 67 frases para pessoas especiais que iluminam a vida
- Charles Chaplin sobre a Vida
- Frases de efeito que vão te fazer olhar para a vida de um novo jeito
- Charles Chaplin Poemas sobre a Vida
- Mensagens de reflexão para encarar a vida de outra forma
- Frases sobre a morte que ajudam a valorizar a vida ✨
