Mulher na Sociedade
Ser mulher! qual o sentido de ser mulher na sociedade? qual o propósito? chega a ser doloroso viver em um sociedade onde se é julgada pelo tamanho do seu short, pela cor do seu batom, é duro sofrer assédio no trabalho somente por ser mulher, ter um chefe machista que te trata com diferença apenas pelo de fato de vc ser mulher, caramba, não era para estarmos falando sobre isso em pleno 2020. Era para sermos tratadas com respeito e igualdade, era pra gente nao ter medo de andar sozinha a noite.Era para sermos julgadas pela nossa inteligencia, pela nossa força, somos fortes criamos nossos filhos sozinhas, trabalhamos, estudamos e tentamos nao surtar o tempo todo, não merecemos um tratamento machista, não merecemos um sociedade desigual, somos mulheres, mães, pais, funcionárias, universitárias, somos mulheres..... isso basta!!!
As mulheres não podem continuar reclamando sobre como a sociedade as trata se elas simplesmente aceitarem escutar que estão erradas o tempo todo e não reagirem.
Todo discussão sobre o que as mulheres devem ou não devem fazer, em qualquer sociedade, tem que partir do seguinte princípio:
"Sem útero, sem opinião."
Simples assim.
Mais do que reconhecer o papel da mulher na sociedade é reconhecer a suas lutas históricas para ser reconhecida e sobretudo, respeitada enquanto cidadã e PESSOA DE DIREITO.
Existem tantas mulheres escravas de tantos padrões determinados pela sociedade, estão deixando de viver segundo o coração de Deus e segundo as suas possibilidades para viver emoções e sentimentos disfuncionais e prejudiciais, pois ficam enfraquecidas e desanimadas na fé, passam a ter sensação de vazio por sua incapacidade de se libertar dos vícios e paradigmas do mundo, se entregam a depressões e frustrações, alimentando-se de medos e tristezas. Mas Deus te fez mulher, não para ser mal amada e fracassada ou viver das migalhas que o mundo oferece, mas para viver por excelência, ser digna, amada, respeitada, protegida, reconhecida, abençoada e muito feliz, pois és preciosa aos olhos do Pai.
E a vida me ensinou a crescer, ser mulher, pq nessa sociedade é preciso ser forte diante dos outros, ou pelo menos parecer forte
"Casa de vidro"
Vivemos numa sociedade onde as mulheres sempre foram engessadas e mantidas dentro de casas de vidros construídas para serem "cuidadas" por homens machistas e senhores do café. Mas na construção história do machismo e deste tal cuidado para com a mulher, que foram se moldando conforme a sociedade evoluía e mantinha algumas característicasdeslumbradas por alguns e sofridas por outras, somos senhoritas e senhoras abusadas pela masculinidade alheia, sempre fomos educadas para manter os bons modos, servir o chá aos grandes senhores, pentear os cabelos da filha tão amada pela mãe e odiada pelo pai por não ter nascido um grande homem. Sociedade que massacra a mulher de forma a tentar tirar/tampar sua visibilidade.
No entanto, nossa visibilidade é potente, somos mulheres guerreiras, mediante todas as surras e sangues, estamos unidas, conquistamos nosso espaço na lei, na política, em todos os cantos do "universo". Ocupamos as ruas com os movimentos sociais, lutamos de frente com a sociedade machista e conservadora, aprendemos que não somos de vidro e somos além de mães, mulheres possantes.
Sabemos que nossas lutas não param por aqui, somente um breve resumo danossa capacidade de sermos resistentes a todas as pressões existentes e torturantes. Somos mulheres negras, brancas, indígenas,quilombolas, lésbicas, humanas e somos capazes e sólidas pra ocupar e fazer mudar os contextos históricos e fazer dos senhores dos cafés, os grandes senhores das mulheres. Mesmo sendo colocadas a prova desde o instante em que nascemos e mantidas no decorrer de todo nosso trajeto, somos capazes de ocupar nossos espaços e usufruir de forma integral da nossa sociedade.
A sociedade prega que as mulheres têm direitos e deveres iguais aos dos homens, exceto na organização da igreja, que é dado apenas aos homens a liderança do culto de ações de graça.
Somos mulheres que vivem em uma sociedade pós-moderna, mas não podemos esquecer de transformar este mundo pela renovação de nossa mente segundo a palavra de Deus. Tem princípios que soam inegociáveis e inquestionáveis. Pense nisso!
Enquanto houver uma sociedade machista, retrógrada, que pensa no próprio umbigo e trata as mulheres com inferioridade, deve haver o feminismo!
O SONHO DA MULHER
A dignidade só pode ser construída numa sociedade ou em um indivíduo quando parte do princípio da necessidade de mudança... Sinto-me triste e indignada diante de situações constrangedoras e humilhantes que a mulher tem vivido por ter sido em todas civilizações e em qualquer época, privada de sua liberdade, em nome:dos costumes, da religião e da tirania do machismo que vem reinando desde mais remota civilização. Mas, graças a idealistas como gulabi gang- ativista que revoluciona os costumes recuperando a dignidade de mulheres oprimidas na Índia; e tantas outras na historia, que um Flache de liberdade tem dado a mulher o direito de sonhar por dignidade; mas, como alcançará a dignidade se são encarceradas, e cujos carceres encontram-se em si mesmas, pois desde sempre desconhece a liberdade... Em países Islâmicos a opressão à mulher chega causar indignação; por essa razão não falta ativistas que tentam de modo acanhado, resgatar a mulher da tirania dos costumes da religião empanado de um machismo exacerbado. Onde já se viu, nos tempos de agora mulher ser condenada a ser chicoteada até a morte por praticar adultério? E, se quando sai à rua a mulher, se quer tem o direito de mostrar seu rosto, subordinada a um costume imposto por uma religião fundamentalista... No Ocidente a Burcra é trocada por desrespeito de natureza diversa; desde uma mentalidade "prostituitiva" a violência física que muitas vezes resulta em óbito. O refrigério que a mulher contemporânea, buscam, assim como buscavam a do passado, através de uma liberdade tão desejada, cujo grito tem ecoado nas paredes do tempo, possivelmente o encontrará... A mulher não é o sexos frágil como tem sido rotulada nas sociedades, ela é forte em demasia; pois, para suportar sobre os ombros o peso da tirania do machismo ela tem que ser vista como sexos forte, portanto não lhe cai bem essa ambiguidade rotulando-lhe de sexos frágil. Convenhamos, que a dignidade, e a liberdade é o direito de todos ser humanos, e por que negá-la?
Depois de transformar a mulher num poço de neuroses e de ambiguidades, a sociedade científica masculina, "compadecida", lhe oferece um álibi: a TPM
A modernidade permitiu as Mulheres ingressar na sociedade, em igualdade com os Homens, a partir da descoberta da “pílula” e da criação dos “absorventes”.
Tudo que a sociedade cobra do indivíduo seja o homem ou mulher é uma doença. Por isso que de um tigre a sociedade não cobra nada.
08 de Março é o Dia da Mulher
O Dia da Mulher é muito importante para a nossa sociedade. É o momento de fazermos muitas reflexões sobre a mulher e suas conquistas históricas, passando pela presença marcante na política, esporte, religiões, ciências, artes, do sorriso suave num paletó executivo ao trato acolhedor nas barraquinhas de verdura na feira livre, do afago no olhar à palavra forte do firmamento de seu valor simplesmente humano, nem mais e nem menos que os homens.
Partindo do ponto de vista da igualdade de valor diante do belo direito de existir, é que trago minha reflexão sobre essa data tão relevante e ovacionada por nossa sociedade. Reflito acerca do que tem me provocado muitos questionamentos tristes, pois fico desconfortável ao ver o que a mídia de uma forma geral, seja ela escrita, televisiva, musical, etc, tem feito para depreciar o valor da mulher, não digo num sentido do imaginário coletivo cultural do que é peculiar ao mundo feminino, falo num sentido mais amplo da pessoa humana. Entretanto, quando chega o mês de março, mais precisamente no dia 08, o pensamento machista e depreciador dá lugar a um sentimento florido passageiro e rende para a mulher todos os elogios possíveis em homenagens transbordantes de beleza. Sendo que durante todo ano, incessantemente, frases machistas estão fazendo a "festa" através de músicas que têm um poder de anestesiar a profundidade existencial do valor do homem e da mulher em suas relações afetivas!
Diante deste quadro triste de machismo e desvalorização da pessoa humana mulher, que se manifesta através da ideologia dominante da indústria midiática durante 11 meses, se é que posso dizer que o mês de março é o suficiente para reconhecer quem verdadeiramente vocês são para a vida, mas enfim, resolvi fazer um poema-recado para os homens. Assim, desejo que vocês, mulheres, sejam felizes e se valorizem cada vez mais, porque vocês já são especiais pelo fantástico fato de nascerem mediante mais um célebre espetáculo de Deus, a fecundação!
Então, homens, vamos fecundar o mundo com longanimidade, perseverança e amor incondicional como se fôssemos crianças. Toda beleza de ser se congrega nisso, vamos viver sem medo do amanhã e parabenizar as mulheres num sempre Dia da Mulher, cantando a música Pessoa de Gonzaguinha, que diz: "Seja sempre o sorriso de uma pequena criança em mim, seja sempre seu brilho de vida em meus olhos até o fim...".
Carta para o homem
Olá, amigo mídia viril, homem macho.
"Compositor" dessa decomposição,
reveja logo, mulher não é capacho!
Seja leve pena em afetiva doação!
Ser sem lágrimas e intransponível?
Tem que ter 1% safado e pegador?
O azul do Céu tem choro lamentável!
Ó mundo, pureza ainda é despertador!
Moço, acorda as flores sem dissabor,
amamenta os dias da mulher que ama,
não tema a incerteza do tempo sabor
e seja menino-homem na hora da cama.
Seja a gravidez constante no fulgor,
o sorriso fiel que aplaude o caminho.
No segundo da dúvida, seja o amor!
Aí, a mulher vira ninho e tu passarinho...
Março de 2016
SOCIEDADE: Responsabilidade com as crianças
As crianças de hoje serão os homens e mulheres do amanhã. Serão eles os profissionais que construirão novas coisas, a sociedade será o reflexo deles, cabe aos homens e mulheres de hoje educá-los com sobriedade, responsabilidade e sabedoria. Ninguém deve oprimir uma criança com ações, palavras feias e degenerativas, ou mesmo com ações maldosas, porque isso irá refletir-se em seu desenvolvimento humano e em sua capacidade de se tornar um adulto seguro e equilibrado.
Nenhum dinheiro do mundo restituirá o equilíbrio de uma criança atingida mentalmente por uma sociedade cruel.
A sociedade é cruel cada vez que expõe o seu pior conteúdo aos olhos e ouvidos de uma criança.
A sociedade é criminosa e cruel sempre que denigre maliciosamente os pais de uma criança em fase de desenvolvimento e de construção psicológica. Os pais são as fundações que equilibram a vida e o crescimento das crianças.
A sociedade é cruel e criminosa, quando, por dinheiro, desestabiliza as crianças, destruindo a imagem construtiva e bela que elas possuem da vida.
A sociedade é responsável pela educação equilibrada das crianças, para que o mundo se torne um lugar melhor a cada dia.
Rozilda Euzebio Costa
ACORDE SOCIEDADE/INSS
SEM A MULHER NÃO EXISTE HUMANIDADE
A mulher cuida da casa, do marido e dos filhos;
A mulher trabalha para custear seus gastos e ajudar o marido nas despesas da casa;
A mulher é quem gera a vida;
O desgaste físico e mental, naturalmente, é maior que do homem;
Então, valorize quem mantém a existência da humanidade.
É justo que receba sua aposentadoria bem mais cedo que o homem e que esta seja especial em valor e idade;
A mulher tem direito à pensão integral na morte do marido, para si e para dependentes.
Estrela de Davi.
3 pontas.
Homem ou Mulher(representação do ser na sociedade);
Corpo(decisão nas ações, positivas ou negativas);
Alma(mente e intenções íntimas);
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp