Mudar de Cidade
Era uma cidade grande,urbana!Onde havia mais carros que pessoas,mais ódio do que amor,mais inveja do que qualquer outro sentimento,porém era um menino que me admirava em ver,era diferente,seu sorriso era a calmaria dos aflitos e nele me apeguei um dia deslumbrada,pois passava mais amor entre seus dentes do que ar,e isso me deixava feliz,porque ele era a felicidade..com os olhos tristes e lacrimejados sorria,como se sorrir fosse sim um objetivo,e isso me deixava feliz,porque ele era a felicidade,esse menino era você,e de longe sempre te observei e rezava pela sua alma,ja que você era a felicidade,eu queria sempre ela comigo,e por isso rezava,rezava como se você fosse um anjo caido na minha terra ..
O mundo persiste em sua órbita. A cidade silencia. Os cachorros ladram. Seres morrem, outros nascem. O suspense grita, fala mais alto do que o habitual.
Na cidade grande
Completo a legião anônima
Dos renascidos para o cotidiano,
Caminho sob sombras de arranha-céus,
E apoiada nos pilares da tarde
Sinto a metrópole despertando
Para as loucuras noturnas.
Á lua espia a cidade
E sob nuvem negra desaparece.
Meu coração é um vulcão de revolta
No burburinho infernal.
Em vão eu clamo a paz noturna
O silêncio das coisas adormecidas.
Em vão eu sonho rosas
Acontecendo nas praças
Da cidade desumana e desvairada.
Na noite em luz
Dentro da paisagem de concreto
Sou apenas uma solitária.
As árvores são as guardiãs de cada cidade
De cada País
De cada floresta.
Cidade, que tem a urgência da sua essência
País, que implora incessantemente sua permanência
Floresta, que fica em vigília velando de pé por sua cidadela.
Se tiver que ter chama, que tenha nos corações dos desumanos
A chama do amor, com labaredas de sentimentos bons sem pudor
Se tiver que ter luz, que tenha nos emaranhados da mata
A luz divina, a luz do sol
Que venha também a chuva como um milagre
Milagre que alimenta o solo
Tornando-o fértil, imortal.
Elas guardam segredos...
Nos protegem do sol forte...
Ornamentam as ruas de colibris da ilusão...
Enfeitam os corações dos apaixonados...
Trazem boas lembranças de outrora.
Nos fazem sentir e ter a certeza de como é absoluta a natureza
Natureza que reflete na vida dos que anseiam viver
Viver cultivando as raízes do que é louvável
Viver exalando e perpetuando o calor do amor
Amor que há de se alastrar por toda terra
Civilizando e proclamando o fim da guerra
Guerra contra a natureza e sua grandeza.
Quem te viu quem te vê.
Cidade pequena tem dessas coisas, morei em Brasília e nunca tive a oportunidade de ver de perto uma carreata presidencial: várias motos da PRF, carros com vários agentes federais, polícia militar especial e aquele soar das sirenes. Hoje tive essa singular oportunidade, presenciei a passagem do excelentíssimo senhor e seu aparato hollywoodiano em frente ao prédio em que moro.
Aqui em Belém não se vai a lugar algum se não passar pela avenida presidente Vargas, o roteiro imposto aos mortais não poupou o digníssimo Presidente. O brilho niquelado das motocicletas, a sobriedade federal em uniformes e capacetes. - Priiiiiiiiii!.....trânsito parado, que venham os engravatados, -Auto lá, todos são suspeitos, a corte sindical irá passar.
Nasci numa capital, sou o que se pode chamar cosmopolita e urbanóide, pouca coisa do mundo dos pirilampos me impressiona, mas admito: fiquei impressionado. Imagino que onde for o senhor presidente, sempre o acompanhará essa produção cinematográfica, mesmo se fosse parecido com o Mário Bross seria difícil convencê-lo de que o mundo não está aos seus pés. Seria admissível presenciar um rompante de inveja do Michael Jackson se vivo o fosse.
Tudo aconteceu em poucos minutos, mas a cena ainda se repete na minha mente. Agora, que o hipnotismo passou resta uma pergunta: se essa viagem tem cunho político, ou seja, Lula veio até a minha porta para fazer campanha para a candidata do PT - Ele pensa que aqui somos provincianos a ponto de darmos crédito a “visita de campanha”- quem paga essa conta? Quero dizer quem está financiando esse filme? Quem é o produtor? Desculpem a falta de tato, não quero parecer insolente, mas queria saber se os eleitores dos outros candidatos também entram na ”vaquinha”.
ZATJ
O sol nasce na cidade, na praia...entre vales e montanhas...em cima do meu e do seu telhado com sua luz, seu calor aquece sem distinção, é a prova de conceito sem pre-conceito, é esse amor incondicional...os pássaros louvam e agradecem com cantos e revoadas...as plantas exibem-se de sorriso florescendo com cores e paridos de frutos...o sentimento é de tudo curvar-se diante de sua majestade, "o sol!!!"...por mais que pareça impossível, existem pessoas com esse dom...essa luz...seres humanos inigualáveis...simplesmente incomparáveis, que contagiam com encanto, magia, sedução, graça e luz, pessoas iluminadas...você é exatamente assim!
Ontem, voltando do serviço andando pela praca da Se, comecei a reparar na cidade onde vivo, no comportamento das pessoas, nas coisas vistas e nas coisas "nao vista" e confesso que ela tem muito a nos ensinar.
A beleza da noite me fascina! Luzes focando um canto mal iluminado, nos mostrando que nao precisamos brilhar para sermos notados, e sim ter o suficiente para focarmos no que realmente importa. Calcadas irregulares, nos dando a dica de a vida e isso, uma eterna "inconstância" onde devemos aprender a andar conforme as circunstancias nos fornecidas.
Moradores de rua buscando algo pra se alimentar, um lugar para dormir, e sobreviver a mais um dia ... apenas isso. Eles quebram uma regra imposta pela sociedade, que nos diz: "Quer lidar com circunstancias emergênciais? faca administração!" Situações emergênciais sao as que eles lidam todos os dias e nao precisaram aprender isso em nenhuma instituição de ensino...a vida os ensinou.
Me lembro de uma construção antiga em tons de cinza onde havia na torre três pirâmides sendo igualmente parecidas, apenas uma pequena diferença na pirâmide da ponta, pois estava visivelmente danificada, talvez por estar em um local de difícil acesso ou por fugir um pouco do método padrão das demais. Deixando bem claro que sermos metodistas nao nos torna uma pessoa mais organizada ou alguém mais inteligente, eu vejo simplesmente uma pessoa com medo de se arriscar, arriscar a ganhar ou perder sentimentos que a vida nos oferece, e se refugiam na mesmice de serem o que sao sempre.
As pessoas, para darem valor a cidade onde moram, devem saber de sua historia, da sua cultura. Para isto é necessário preservar, por meio de museus, exposições, centro de arte e cultura, pois um lugar onde não tem sua cultura preservada é um lugar vazio.
Cascavel-Pr é a cidade com maior população da região, eleita por revista nacional como uma das mais promissoras do País, uma cidade com tal potencial não deve apenas figurar na área esportiva. Temos muitos talentos desconhecidos e perdidos por falta de investimento em esporte, devemos juntos buscar incentivos e tornar Cascavel uma potencia e uma referencia no esporte nacional, mais que uma promessa um dever cumprido.
A cidade do meu amor
A cidade do meu amor,
era simples no seu sonhar.
O casario em filheiras,ruas enfeitadas de flores
e, um jardineiro generoso a capinar,
não permtia que, viessem a brotar
em meio a tanta beleza,os espinhosdas dores.
Como eram floridos os jardins da minha cidade...
E o bom jardineiro,de tudo,cuidava com carinho.
As flores, em seus muitos matizes,a beira do caminho,
faziam da pedregosa estrada, mais curta e suave!
Antes que o teu amor nela fizesse morada
parecia uma cidade de contos de fada
sem tristeza, sem lágrimas, sem mágoa
e de portas abertas à felicdade!
Mas, o vento impetuoso do teu amor
em pouco tempo, cobriu o meu mundo de dor
deixando a minha bela e florida cidade
imersa nas cinzas venenosas da saudade!
Sempre busquei a felicidade.
Mais nunca com humildade.
Só em lugares errados da cidade.
Onde será que esta essa tal felicidade
Será que existe um lugar certo na cidade
Que lugar é esse que eu possa procurar
Será um lugar de festas (um bar)
Ou um lugar de reflexão e paz
Quem sabe é lá que eu possa achar
Diga-me, por favor.
Eu busco sem cessar
Essa tal felicidade que tende a me mudar.
Preciso ser feliz, antes que eu vá.
Vai pra onde você pergunta?
Sei lá. Você pode me ajudar.
Será que é lá que ela está
Aonde você pensa que vai já
Se nem sabe onde fica esse lugar
Por isso te peço um auxilio
O indique alguém que possa me ajudar
Porque a felicidade eu tenho que encontrar.
De tanto procurar, conseguir achar.
Ela estava tão perto
Não conseguia enxerga
Era aquela linda garota que sempre eu via passar
Mais nunca tive coragem de me apresentar
Essa tal felicidade
Mora no seu coração
E por isso é minha solução
É minha felicidade
Amor meu grande amor
Por toda a eternidade...
E agora? O que irá acontecer com a população da Zona Sul da cidade de São José dos Campos-SP, do bairro Pinheirinho? Será que a especulação dos corruptos existentes neste País irá sair por cima vencendo a todos por causa da omissão do Estado? Será que os erros processuais que envolveram toda a situação há de predominar? Será que a prefeitura de São José dos Campos irá preferir os 10 Milhões de reais referentes à inadimplência de IPTU da falida Selecta S/A., em detrimento dos gritos de pedidos de socorro das 9.600 pessoas entre mulheres e crianças? Será que prevalecerá a truculência dos 1.800 policiais militares devido a alguma ordem judicial em detrimento da racionalidade, dos direitos humanos e de possível derramamento de sangue de inocentes, inclusive por causa do descaso dos senhores governantes?
Quando a luz da cidade se apaga, não vemos mais nada,
Pois quando ela se ascende, queríamos que estivesse apagada.
Olhe em volta, o que você vê? eu vejo uma cidade enorme, com centenas de pessoas novas pra você conhecer, centanas de lugares pra ir e centenas de coisas para descobrir, e você fica aí parado pensando só em uma pessoa e querendo estar apenas em um lugar? por que? permita-se viver, seja livre, cara! Saia pela cidade, explore novos recantos, há tantas coisas pra se ver por aí. Quem sabe você não encontra a pessoa que sempre procurou? aquela menina dos seus sonhos, que você sempre quis, aquela que vai te ligar pra perguntar como foi o seu dia, que vai te mandar mensagens no celular todos os dias dizendo que te ama, aquela que você vai olhar no fundo dos olhos e reconhecer, que eram aqueles olhos que estavam destinados pra você, não importa quantas meninas passaram pela sua vida, não importa mesmo, um dia vai aparecer "ela", e você vai saber, e quando acontecer, prepare-se, porque você não vai ter nenhuma força pra controlar esses sentimentos, eles irão te consumir de uma maneira tão linda, tão delicada e sublime que você nem vai perceber, aproveita, se é amor? espera até chegar o fim, aí você vai saber a resposta.
Curitiba é uma cidade tão cruel com as pessoas que criam que não basta você ir para São Paulo e pro Rio e as pessoas te reconhecerem não...Você precisa morrer para as pessoas te reconhecerem!
NÃO ENVELHECE
Já houve um tempo que a cidade não tinha idade,
Pra ela o tempo que conta parecia não andar,
Nem para frente nem para traz, ela era estática,
E ninguém se queixava, não se buscava novidades.
Bom era como era. As mesmas andorinhas voando,
As mesmas fontes luminosas, azuis jorrando,
Água renovada, não por química, com peneira, coando.
Os mesmos mendigos, tão conhecidos, passando.
Já houve um tempo em a cidade era deserta e fértil,
Os mesmos bêbados pingentes pelas nas calçadas,
Já quando o tempo se avançava, a lua imersa,
Dentro das águas refletia já o sol que raia,
Já houve um tempo em os dias da cidade, velha
Até pareciam não saírem de uma semana, um dia,
E assim o tempo era coisa que ninguém vela,
Só se adornava e se velava era só a nova vida.
Despedida
Despeço-me então de ti
Cidade querida onde um dia nasci
E rumo para um rio que não corre
Voa
Entregar-me aqueles que não amam
Zoam
Entregar-me a mim
Tudo a frente é incerto
Vejo um vasto deserto
Se apresentar e confesso
Que não estou triste
Mas posso ficar
Seu perfume me motiva
E me intriga
Não sei se vou suportar
Deixar-te aqui
Entregue a quem quiser
Ou aqui ficar sem poder me entregar
Se eu vou
Eu me mudo
Mudo de mundo
Mas volto pra cá
Para rever-te então
Com toda a amizade
Por minha querida cidade
Que sempre me acolherá
E encontrarei nas ruas e vielas
Moças bonitas
Mulheres belas
E já estarei sorrindo
Por motivos mesquinhos.
Mas voltarei talvez, triste.
Com alguém que insiste
Em num erro acertar
Uma cidade sem estética não é uma cidade senão somente um aglomerado desarrumado de obras mal planejadas.
