Morra de Inveja
Quando alguém para outra pessoa para falar de você é porque essa pessoa é muito melhor que você. Ou então ficou louca...
O bem sucedido gasta o seu tempo aperfeiçoando- se, o fracassado o usa para falar de si próprio e da vida alheia.
Existe um Deus acima de tudo e de todos. Acima daqueles que se acham melhores por terem mais bens materiais que outros, aqueles que julgam mas tem medo de serem julgados, acima daqueles que passam por cima dos outros visando interesse próprio, enfim... com todos esses pesares acredite: Ainda há esperança pra você nesse mundo, apenas acredite e pratique o bem, que o retorno sempre vem.
Eu consigo meus objetivos fazendo o melhor que posso.
Às vezes o meu melhor está aquém de teu padrão de exigência.
Mas, por favor, não me inveje nem me critique gratuitamente:
Seja feliz. Faça melhor.
O beija-flor fez o seu papel, aquela mulher não conformada com a beleza da flor, foi até o quintal e a arrancou.
A flor renasceu, já a mulher se tornava cada dia mais morta.
Facebook, uma plataforma onde as pessoas fingem a felicidade na tentativa de causar a infelicidade alheia.
Quem fica remoendo a raiva, está fazendo mal a si próprio, pois o outro está vivendo sua vida normalmente, enquanto a da pessoa amarga fica estagnada, se envolvendo numa áurea negra e infeliz.
Temos que ser superiores a estas situações sendo mais nós mesmos. Quem tem valores, princípios e uma boa base de alto-estima e amor próprio, não ataca o próximo de uma forma vil e inescrupulosa. Isso é inveja. Devemos ser superiores e dar as costas a tais atitudes.
observo a dificuldade daqueles que me invejam em tentar se aproximar pra se fazer de amigo, testando a minha capacidade de suportar o insuportável!
O invejoso é sempre aquele que estraga prazeres, que tem sempre um "mas" para diminuir o outro, como se o bem do outro ferisse ou viesse diminuir o seu.
Sabe, até tenho uma simpatia pelos invejosos, pois se eles falam de mim, é porque estou fazendo a diferença...
...queria ter um dom sob as mentes humanas, mas não o dom de lê-las, pois uma parte é má e traz pensamentos podres, e ler só me traria repúdio, tristeza e desilusão. Gostaria mesmo de ter o dom de apagar, apagar essa podridão insana e maldosa, para que as pessoas pudessem cultuar a felicidade alheia sem ataques de inveja e destruição.
Com origem na zelotipia humana, na tríplice concupiscência e em algumas outras causas merecedoras de destempero encefálico, a inveja desde sempre provocou nos seres humanos um sentimento insano, traiçoeiro e ingovernável, sendo esse mesmo desgosto o responsável pelos maiores desvarios e pelas mais graves loucuras de toda a História da Humanidade. Por muito que as religiões e os filósofos tenham condenado a sua prática, ainda hoje a omnipotência da inveja continua a produzir insanidade e ainda hoje a inveja prossegue a sua reprodução ao ritmo da propagação das baratas e das ratazanas, por exemplo. E apesar de os grandes filósofos, ao longo dos tempos, terem rebatido a inveja de forma severa e poética, de pouco nos valeram todas essas suas palavras ajuizadas. Entre muitos outros que meditaram sobre a inveja, Virgílio poetizou-a desta forma: “A inveja, como o vento, açoita sempre os cumes mais altos.”; Horácio filosofou-a assim: “O invejoso emagrece com a gordura dos outros.”; Claude Helvetius disse que “A inveja honra os mortos para insultar os vivos.”; Camilo Castelo Branco escreveu que “A inveja é um inimigo inexorável.”; Ambrose Bierce traduziu-a deste modo “Inveja: emulação adaptada às capacidades mais mesquinhas.”; Ramón Campoamor y Campoosorio afirmou que “A inveja é a traça do talento.”; Ramón Cajal confessou que “A inveja é tão vil e vergonhosa que ninguém se atreve a confessá-la.”; François La Rochefoucauld garantiu que “O indício mais seguro de se ter nascido com grandes qualidades é ter nascido sem inveja.” E Jean de La Bruyère afirmou ainda que “Quem afirma que não é feliz, poderia sê-lo com a felicidade do próximo, se a inveja lhe não tirasse esse último recurso.”
E após todas estas grandes filosofias destes grandes pensadores, os Homens continuam a cozinhar a sua Inveja com uma pitada de Soberba, um raminho de Preguiça, dois decilitros de Ira, um punhado de Luxúria, muitos litros de Ganância e uma carrada de Gula, deixando incendiar todos estes pecaminosos condimentos, em lume brando, por tempo indeterminado.
Antes de cuidar da vida alheia,
devemos ter certeza de que é inócuo.
Se talvez não o fazemos por inveja
e por querer viver a vida do outro,
deixando a nossa própria vida no vácuo.
Enquanto Estados são independentes mas, a exploração continua.
Exploração cultural, económica e financeira.
Inseriu-se no pensamento deles a auto-negação, o pessimismo, a intriga, a inveja, a divisão e a incapacidade de pensar nas gerações futuras.
André e Mara se tornaram muito amigos de Ineida. Mas Ineida tinha outras amizades que não aprovavam o novo casal de amigos de Ineida. Aos poucos, ao verem Ineida desenvolvendo projetos com os novos amigos, os antigos, com medo de perder território, começaram a bombardear a cabeça de Ineida de dúvidas: ‘tome cuidado com esses dois porque sinto que vão te decepcionar’. E depois de um bom tempo de manipulação, Ineida deixou se convencer que o casal era perigoso. Começou então a própria Ineida a praticar atos desonestos contra o casal, e aquilo que ela temia neles, ela própria fez na direção deles. E as outras amizades, se sentindo empoderadas, comemoraram secretamente na alma satisfeita por verem que o plano de discórdia havia dado certo. Histórias assim acontecem todos os dias onde há ingredientes como paranóia, insegurança, autoestima baixa, inveja, conflitos psíquicos, carência e pobreza de alma.
O invejoso é como um caçador que arma um grande laço, mas esquece que o armou no dia seguinte. Mais cedo ou mais tarde ele mesmo acabará caindo na própria armadilha.
