Moral e Ética
Perder princípios?
Quando princípios refere-se a moral,moral é um conjunto de costumes, regras culturais, sociais... e por esse motivo podem ser ultrapassadas e injustas , sabendo-se que a cultura deve ser aperfeiçoada ou mudada sempre. Basta pensar nos costumes de outros países que consideramos bizarros ou ignorantes.
Logo, os princípios, como tudo na vida, devem ser repensados com muita calma, e em alguns casos, mudados sim.
No entanto, uma pessoa que muda por qualquer influencia, é uma pessoa sem personalidade, uma farsa!
A descriminalização do aborto diz nada quanto à sua Moralidade: a Lei pode autorizá-lo, mas não é capaz de torná-lo banal ou inocente.
A ética é um ramo da filosofia que só pode ser observado no campo da teoria para ser consumado na pratica da moral.
Os que enxergam tem o dever moral de serem incansáveis em denunciar e expor a verdade que está oculta.
A absoluta falta de noção dos significados e efeitos da virtudes morais e éticas, só não é pior do que a constatação de que elas faliram!
Eu, você e todos nós, vivemos por valores, por um código, por uma ética, é uma questão de honra e fidelidade a nós mesmos !
O conceito primordial de ética e lealdade se perdeu no tempo, hoje a alienação, os vícios e fanatismo ofuscaram o entendimento e tudo se tornou banal. Pena! Continuemos na luta pelo retorno da consciência da moralidade e respeito ao próximo.
PATERNIDADE PREVENTIVA
Um pai consciente de suas obrigações éticas e morais deve estabelecer regras e limites em relação ao que os filhos podem ou não fazer.
Podemos considerar que o caráter são características morais e éticas que norteiam a nossa vida e as nossas ações, sempre pautadas em três virtudes; a bondade, a justiça e a verdade.
Os bastardos, miseráveis e sem moral, covardemente alinham se entre si, como uma forma de diminuírem seus erros sorrateiramente perante tudo que seja bom, justo e convencional.
Existem palavras no nosso vernáculo que não cabem na política partidária: probidade; moralidade; lealdade; respeito; ética; compromisso; fidelidade; confiança; pureza; inocência; honestidade; honradez.
A complacência moral aliada a aceitação silenciosa da maldade, denota sua forte cumplicidade com esse sistema.
Não ambiciono o que não me pertence. Sou movido pela ética e responsabilidade, ciente de que cada ação que realizo retorna de alguma forma. Por isso, escolho sempre o caminho da justiça, para que minha consciência permaneça em paz e o julgamento natural da vida não me pese como um fardo.
Uma pessoa eticamente poderosa é capaz de julgar situações e pessoas, sem permitir que o sentimento sobreponha a lógica, resguardando, apesar de sua firmeza, a sua gentileza e compaixão na busca de seus objetivos.
Ética não é simplesmente não falar mal dos outros ou seguir regras por obrigação sem nenhum tipo de consciência social. Ser ético significa zelar pelo Bem comum.
