Mini Textos de Ana Maria Braga
Quem me dirá se as lágrimas que caíram dos meus olhos eram bem mais profunda do que o oceano que me banhava?
Quem me falará se o pequeno pedaço de chão onde meus pés pisaram era bem mais firme que as ondas da maré que vinha constantemente me bater onde naufraguei?
Quem adivinhará se morri ou sobrevivi naquela profundeza de um mar profundo que me lançaram? Ah! e o ar que eu prendi me diz tantas coisas (...) uma delas que estou vivo!
Amor incondicional
Por ele se perde o filtro, o rótulo, se perde a razão; se modifica, se desidrata, se faz segundo plano, se põe sem chão, se emudece, se consome, se enlouquece, se vê com olhos de quem pode esperar, um, dois, três... Até se perde a conta de quantos anos se passaram, quantas lágrimas derramaram, de quantas noites não dormiu, quantas vidas deixou de viver e quantos sonhos deixou de realizar, na certeza de que a felicidade própria podia esperar.
" Não espera."
Mas amar não é pra fracos e nem covardes, só não sente cada uma das emoções impostas pelo amor, quem não tem raça, quem não tem coragem e por todo amor que sinto, mesmo em face de desencanto eu amo e dói. Eu inspiro meu lamento e espiro meu sonhar, eu quis ser mãe, eu quis amar, eu quis um dia em viés de uma vida linda sentir ainda nesse mundo, mesmo que por um só segundo o olhar do amor verdadeiro só pra mim, naquele segundo que durou uma eternidade quando meu menino me viu pela primeira vez, aquele olhar determinou o resto do meu viver. É por isso que mesmo na angústia do amor não correspondido, não compreendido, não amado por igual, eu e somente eu continuo amando incondicionalmente. Se perdi tempo não sei a vida passou tão rápido. E eu agora na minha velhice vejo o quanto só eu amei.
As pessoas nesse mundo
Inventaram a sociedade
Mas, ainda insistem
Em dividir a humanidade
O ser humano
É cheio de umas estranhas manias
A pior de todas
É desrespeitar as etnias
Se somos feitos
Do mesmo barro, do mesmo chão
Qual o problema do branco, preto e amarelo
Dividirem o mesmo pão?
Olha só o que o Senhor esta a te dizer: 👉🏼Conheço as tuas obras;( eu conheço teu deitar e teu levantar, eu vejo teu carater, contemplo tuas ações, teu esforço, a TUA FIDELIDADE
👉🏼 eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar;
👉🏼mesmo tendo pouca força ( poucos recursos, poucas condiçoes, pouca ajuda, pouco ânimo, pouco vigor... Mesmo na escassez, na tempestade, na cova, no vale...)
👉🏼 guardaste a minha palavra ( guardaste meus mandamentos, confiaste nas minhas promessas), e não negaste o meu nome.
Também eu te guardarei, te curarei, te suprirei, te darei VITÓRIA!!!
#BoaTarde #APortaEstáAberta #DeuséFiél #TempoDeNovidades #DeusFazSurpresas
Ana Nogueira
Chora.
Chora, va! Chora!
Por tudo que falhou,
Chora Por tudo que nao se esquadrinhou.
Chora, va! Chora!
Chora de nostalgia por nao mais pisares esta terra que te inspira energia.
Chora, va! Chora!!!
Banhar-me-ei na chuva de suas lagrimas repletas de saudade e incorruptiveis imagens.
Chora, porque voce beijou a outra.
Carpe Diem
os travesseiros têm garras
que me seduzem com firmeza
a ficar e a ficar
so no len ta men te
desperto por inconsciência
surpreendida por alguma violência:
em meus sonhos
sangro vértebras
sangro negro sangue espesso
sangro as úlceras múltiplas
que guardei
que esqueci
quando fracassei no paraíso: mas de súbito.
vejo claro
como se houvesse luz, como
se houvesse luz
disparo contra meus próprios pés
como se fosse mentira
abandono os meus próprios meios
como se fosse por verdade
sangro a morte
sangro azul negro azulado
como se pela primeira vez
estivesse sentindo
realidade.
(um dia poderia bem aqui
respirar aliviada)
Manifesto Dedicado Unica-exclusivamente aos Comunistas Comedores Apenas de Criancinhas que Usam Johnson e Bepantol
Usai vermelho, de vermelho, vermelho sangue
Pois branco é muito colégio e azul realeza inútil.
Perdei o medo e a vergonha
Pois é em morte corpo louco e mente ausente
De qual chorassem falta não dada a gente.
Comei carne jovem com talco e amor
Pois de duro basta eu
E de sujo e frio, o mundo.
Destrancai vossas portas
Pois esse afastamento te leva ao seu eu-imundo.
Chorai sem motivo qualquer
Pois o sol se vai agora
E tremo eu de receio de mim mesmo.
E escrevei um longo texto
Sem sentido, sem cunho, sem contexto
Pois de logo o todo pensa que o risco é dele com tamanha conspiração comunista afim de comer o feto e o útero materno com molho shoyo e uma boa dose do mais fino álcool etílico.
Seus 14 amores incorrespondidos, viciados em sofrer por vontade, trabalhar muito; em ser sustentado.
Nauseante cheiro de cidade- cafeteria e desinfetante.
Jurou ele equivocado, matou-se: ninguém notaria. Amaldiçoado pela mãe: "Porra moleque! Não sabe o tempo que o cheiro de seu cadáver vai demorar a sair"
Estou amarga, emaciada e os sonhos, vazios.
Eu sorria, com mais um delírio.
Paralisou.
Sou presa do sorriso forçado pelo meu desespero.
Eu menti, eu sempre minto.
Deveria trabalhar com isso.
O futuro distante e vê a mim como todas as promessas.
De velha, de amarga, de fria, de sem cor.
Centopéia rastejante. Eu, criança, desaprendi a andar.
Sim, algum dia eu espero saltar, mas não agora, pois na hora em que eu saltar, darei o salto mais alto...não, mas não o farei sozinha, pois aguardarei a todos que quiserem saltar comigo, assim terei certeza de que meu salto será maior ainda
Mas se algum deles não ter a coragem de saltar, tudo bem, eu aguardarei, eu ajudo, compreendo...Pois nunca irão saltar de minha vida! Salte comigo, pois verás que a vida é muito mais que apenas um degrau...
...e quando percebi, estava eu, frente a frente dela, eu caminhava mais rápido e ela se distanciava, quanto mais eu queria me aproximar daquela nuvem ela se distanciava, e meus pensamentos corriam na mente para que eu pudesse entender uma maneira de me aproximar daquela nuvem sem que ela se distanciasse. Então me dei conta de que a possibilidade de não apenas aquela nuvem da qual estaria se distanciando de mim se distanciasse, mas sim, as pessoas que gostaria de ter ao meu lado, por algum motivo se distanciarem de mim, e quanto mais eu tentaria correr atrás delas, mais elas fugiriam."
Esse foi um texto de agradecimento à todos meus amigos que estão ao meu lado, obrigada por não se distanciarem por motivo qualquer, e eu espero nunca ser essa nuvem passageira na vida de vocês, que chove apenas nas horas em que estão na seca, ou que quando mais precisam de algo para se apoiar, eu esteja ali...
Moral: Não se distancie de nada, independente se for algo pequeno ou grande, pois quem pode querer tocar a nuvem algum dia é você!
E quando nos damos conta, estamos no último mês do ano.
Ai vem o natal, ano novo e tu pensa: “Poxa, o que eu fiz esse ano que posso melhorar para o próximo? Vou melhorar!... O que deixei de fazer? Posso fazer? Vou fazer! Será que fiz correto? Farei! ”
E a cada ano que passa tu pensa isso, mas em questão de segundos já desperdiça alguma chance fora, e assim vai, até que chega o último mês do ano novamente e tu revive esse momento consigo mesmo, mas de que adianta estar colocando sua mente por alguns segundos em tranqüilidade se você não deixa que seu ano seja tranqüilo, sabendo que fazendo o melhor para seu caminho é o melhor para cada ano que passa.
Não pare na exclamação nem nos pontos de interrogação! Siga adianta com sua história, melhore, faça, corretamente...siga!
Desculpa mas fica amor
Desculpa filho se fui muito pegajosa e mãe bitolada todos esses anos quando pedia calça os chinelos, veste o casaco, escova os dentes, desculpa não dar sorvete pela manhã nem doce antes do almoço mas ainda não mudei e é agora que vou me tornar mais chata e exigente que antes porque te amo e não saberia viver sem você, não dormiria sabendo que falhei, sinto muito meu amor mas não posso e não consigo ser menos mãe do que sou, você é meu pequeno milagre, meu presente vindo de Deus, eu guardo até o papel do presente dado pelo penetra da festa (faço questão) então não resguardaria o presente vindo direto do criador para mim!? Desculpa amor mas não vá, não será a última vez que você terá uma resenha (é assim que chamam as festas hoje em dia né?) a garota da foto pode esperar e terá a quem esperar, eu terei meu filho e os pais dos seus amigos terão muitas noites de insônia esperando vocês da balada, fica amor e faz de hoje mais um momento para você reclamar da minha chatice e não um momento de adeus, fica amor e deixa eu ser mãe mais um pouco, chata sim inconsequente jamais...
Autor paulaaraujobc@gmail.com
Mãe...
A vida foi feita pra ser vivida e levada da forma que dá, sem excessos, sem cobranças. Você é uma pessoa cheia de dúvidas, tanto quanto eu, e tudo bem, você não será menos mãe por isso.
Tem fraquezas, dias ímpares, TPM, medos e inseguranças. Tem atos de bondade, de generosidade e de carisma. Que mulher!
No espelho da vida, eu sou o seu reflexo. Batalhadora, guerreira, forte, independente, amorosa e sabe cozinhar. Eu levaria um bom tempo te descrevendo, roubando adjetivos no dicionário que fazem parte da sua personalidade.
Não precisa abaixar a cabeça quando falam “pai” perto de mim, tá tudo bem mãe.
É pai, amiga, mãe, professora, médica… quantas pessoas tem dentro de você? Você é o meu melhor exemplo do que é ser uma pessoa boa.
Parabéns por toda a garra e por todo cuidado. Tá tudo bem, mamãe. Eu não questiono mais nada, não choro mais. Porque agora eu entendo, te entendo.
Tá tudo bem, mãe. E se um dia vier a não ficar tudo bem, daremos um jeito, como sempre fizemos. Feliz dia dos pais, para a melhor mãe do mundo!
Mãe...
A vida foi feita pra ser vivida e levada da forma que dá, sem excessos, sem cobranças. Você é uma pessoa cheia de dúvidas, tanto quanto eu, e tudo bem, você não será menos mãe por isso.
Tem fraquezas, dias ímpares, TPM, medos e inseguranças. Tem atos de bondade, de generosidade e de carisma. Que mulher!
No espelho da vida, eu sou o seu reflexo. Batalhadora, guerreira, forte, independente, amorosa e sabe cozinhar. Eu levaria um bom tempo te descrevendo, roubando adjetivos no dicionário que fazem parte da sua personalidade.
Não precisa abaixar a cabeça quando falam “pai” perto de mim, tá tudo bem mãe.
É pai, amiga, mãe, professora, médica… quantas pessoas tem dentro de você? Você é o meu melhor exemplo do que é ser uma pessoa boa.
Parabéns por toda a garra e por todo cuidado. Tá tudo bem, mamãe. Eu não questiono mais nada, não choro mais. Porque agora eu entendo, te entendo.
Tá tudo bem, mãe. E se um dia vier a não ficar tudo bem, daremos um jeito, como sempre fizemos. Feliz dia dos pais, para a melhor mãe do mundo!
Nunca se despeça levianamente de quem ali já estava para acolher quem veio depois...
Seja educad... blá blá blá...
Acolhemos uma pessoa pelo traje que ela inverga e a despedimos pela cultura que mostra...
Não precisa ter por perto aquele que não lhe convém, entra na sua vida somente os seus, porque os meus já estão na minha.
A moldura mais bonita nunca foi do quadro mais caro, a moldura mais bonita sempre foi a do espelho, é ela que reflete o verdadeiro espírito, se bom bom se não... Paciência!
"Vejo agora você
Mas parece que você não me vê
Tento me aproximar
E vejo você se afastar.
Se pelo menos eu soubesse se esse sentimento é mesmo correspondido
Se pelo menos você parasse de me confundir
Uma hora diz que está a me amar
Na outra no meu rosto nem quer olhar.
Diz que comigo ama conversar
Mas quando te chamo estas apenas a vizualizar
Nenhuma resposta recebo
E isso está começando a me causar medo.
Quero pelo menos um sinal
Pois o amor é um sentimento fatal
Fatal para meu pobre coração
Que já cansou de sentir a solidão."
Dor
Fortes dores as que nos deixam sem fala são mudas vindas de sementes germinadas caídas de galhos altos quando açoitados pelo vento que em seu senso torto de direção quer jogar para longe todo desejo de felicidade, a semente cai, afunda no solo lamacento, na sombra do choro surdo da árvore que ainda sente dor na ranhura de seu tronco vergado, seu choro ecoa sem rumo levado pelo vento algoz que não sabe mas ali mesmo ao pé da grande mãe nasce o fruto do seu açoite, ontem dor, hoje luta, amanhã quem sabe...
Saidade de minha mãe
Hoje eu só queria estar ali, ouvindo a conversa sem nexo, sentido o cheirinho da fumaça do fogão a lenha e pensando em nada a não ser no aperto dos braços curtos e do afago carinhoso das mãos pequeninas de dedinhos tortos, hoje eu só queria o colo dela, hoje eu só precisava encostar a cabeça no seu ombro mãe e esquecer que cresci, esquecer de qualquer coisa ruim, esquecer de tudo até de mim...
Um estranho aqui dentro
Não posso mentir, tem um ser estranho que mora em mim...
E diga-se de passagem, veio sem aviso e se instalou...
Calma gente...
É só aquele bichinho que roi a alma,
tira a calma, faz o estômago revirar, a cabeça parece que cresce e fica ôca, os pés se revoltam e pensam que são asas, os olhos se afogam de vez em quando nas ondas quando ele pensa ser mar. Esse ser inanimado e maluco tem nome "Amor" e sobrenome "Verdadeiro". A propósito rezo todos os dias para ele nunca ir embora...
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp