Minha Vó
Na minha opinião o que importa não é homenagear os mortos, levando-lhes flores às sepulturas, e sim, tratá-los bem, com todo amor possível, enquanto estão vivos.
A minha saudade por você é como o tempo, na para... Tem coisas na vida que são complicadas e muito difíceis, mas nada na minha vida é tão triste como ficar sem a sua presença. O meu sentimento por você é muito forte, me faz sorrir e me sentir bem, pois adoro você ao meu lado, adoro ouvir sua voz, adoro te sentir, adoro te tocar e fazer carinho. Momentos que não se esquece, momentos que nunca vão dar para esquecer, momentos que tive com você. Se a vida fosse do meu jeito, agora você estava do meu lado... Eu odeio o passado, torço pelo presente passar rápido, e peço a Deus que no futuro você esteja comigo.
Avó
Avó é a combinação perfeita: de anjo, fada madrinha e gnomo.
É a meninice que parou no tempo, num tempo que não quer passar.
Avó é essa saudade mansa que aos domingos vêm nos visitar, com cheiro de café quentinho e gosto de bolo de fubá.
Avó é uma mistura mágica do que foi e do que será.
É um ser tão encantado que mesmo quando se vai deixa pra sempre na gente o brilho do seu olhar, os odores da infância e esse mistério bonito de quem foi sem nos deixar.
se você olhar para uma pessoa de cima para baixo que seja para o levantar, pois num mundo onde todos falham todos também caem.
PARA OS AVÓS
Abraço doce, amor terno
Aconchego nas vontades
No coração sempre eterno
Vô e Vó, nossas metades
Num todo. Gesto fraterno
Colo que o afeto abriga
Dobro materno e paterno
Exemplo pra toda vida
Avós, a nossa bênção
No bem querer acolhida
Razão, emoção, paixão...
À vocês reverência incontida!
© Luciano Spagnol
Poeta do cerrado
2017, julho
Cerrado goiano
Voz do silêncio polifonia vazia
Voz do amor melodia tardia
Voz avós vós uníssono
Ressoa no luto a dor
Grito sem voz
Início e fim
Voz avós
A vós
Vó
3 gerações ♥
Mãe, vó...
Que nunca me falte paciência quando for preciso repetir as coisas a vocês, que eu me lembre de quando fui criança e vocês repetiam todas as noites para eu dormir histórias e canções de ninar. Quando suas mãos estiverem trêmulas, que eu esteja sempre por perto para ajudar a segurá-las, da mesma forma em que seguraram minhas mãos para eu aprender os primeiros passos e nunca me deixaram cair. Quando seus passos forem mais lentos, que eu saiba diminuir o meu, e andarmos sempre lado a lado! Contem sempre comigo!
Nota: Confira mais frases que falam dos laços que resistem ao tempo aqui.
Vestida de hortelã, essa memória me visita e mareja meu olhar: tantos anos já se passaram sem a sua presença física, tantas coisas já vivi e quantas histórias minhas eu gostaria de te contar, mas a certeza de que você me vê – mesmo que invisível aos meus olhos – me conforta. Então, minha querida vó, cuide da sua hortinha aí no Céu, enquanto eu semeio nossas lembranças aqui na Terra. Minha saudade segue com o teu cheiro.
Eita, vó, que saudade de caber em teu colo, te ouvir gritar meu nome, que saudade de simplesmente te ouvir. Ah, que saudade! Sinto saudade do teu abraço, da tua força, do brilho dos teus olhos, das tuas histórias. Pra ser sincero, sinto saudade até das palmadas, todas bem dadas. Acho que a palavra saudade é o que me define. O tempo te roubou de mim, veio sem pretexto e te levou. Dói e corrói por dentro saber que a senhora não está mais aqui e que nem esse esboço poderá ler e entender meu triste vazio, ainda assim, lhe guardo onde nem o tempo pode te roubar de mim, na memória e em meu coração, embora triste, te carrego aqui comigo, princesa, enquanto houver saudade!
Saudade do sol entrando pelas frestas da janela de madeira.
Saudade do cheiro de Melissa do meu travesseiro.
Saudade do colchão de"capim" que se moldava ao corpo da gente.
Saudade do leite que ficava o dia inteiro morninho na chapa do fogão.
Saudade até do banheiro sem janela, da cristaleira sem cristal, do baú sem tesouro,
Saudade.
Saudade que não cabe.
Saudade que transborda.
Saudade de uma vida muito, mas muito feliz.
(sobre a casa da Vó)
MENINOS CRIADOS COM VÓ
Sim, foram muitos!
Vó foi
Irmã, tia, amiga de peraltices
Segunda mãe, de primeira
Contou histórias não escritas
Ensinou letras e números.
Foi vó
Quem acalentou essas crianças
E medicou suas dores
Feridas abertas pelo sumiço das “mainhas”,
Que caíram no mundo ou subiram às estrelas.
Que Saudade!
Saudade dos que já foram
Saudade dos que nem chegaram
Pois sei que irão partir
Saudade de brincar
Saudade de sorrir
Saudade das coisas que aqui estão
Saudade dos amores que virão
Saudade de todos que amei com paixão
Que saudade!
Saudade da minha avó, do meu pai, da minha mãe
Saudade dos meus tios, saudades do meu avô
Saudades de todos que o tempo levou
A vida é assim, chegada e partida
Mas só existe saudade,
Se a vida foi bem vivida
Do livro Turbilhão de Emoções
Um rosto cansado, esgotado, fruto de um trabalho árduo. Fez de tudo para nos dar uma vida melhor. Não é vó? Quantas privações e necessidades já passou. Mas manteve a família firme, tudo isso com o seu imenso e inigualável amor.
Moça guerreira, sem eira nem beira. Para ela, não tem tempo ruim. Se chover, podemos plantar, se fizer sol, é hora de colher. Você é linda, sabia? Mesmo que a vaidade não esteja em dia e que um alicate de unha não seja sua melhor companhia, você é linda assim.
Você fica mais linda a cada dia. Cada ruga, foi uma luta, cada expressão marcada em seu rosto são lembranças de um passado bem vivido e batalhador. Você hoje reclama dos carros, das motos, da correria que está nas nossas vidas. E eu concordo. Não foi seu passado que te fadigou.
Foi essa falta do que fazer. É a falta do campo, do cheiro das flores, do contato com os animais, das prosas com uma “cumadi” e até dos amores. Vai falar que não adorava lavar roupa e ficar se banhando no rio?
Dos seus momentos de paz e sossego, sentada debaixo de uma árvore e pescando uns peixes para a janta? É, foi bom aquele tempo que a senhora era criança. Talvez não se recorde muito bem das brincadeiras e que pena que não consegue repeti-las, pois o corpo está cansado e o tempo castiga.
Ô minha velha! Ops! Desculpa! “Velho é o mundo.” Pelo menos é isso que diz ela. Espero ainda te dar um bisneto, me sinto nessa responsabilidade, pois sou o neto mais velho. Todas as avós são “mestres-cucas”, cozinheiras de mão cheia.
Quando vou a sua casa, já era! Acabou a dieta. Não conseguimos resistir e não da para comer uma vez só. “Comida de vó é a melhor”. Sem falar nos mimos. Quem nunca ouviu: "para de mimar ele, a senhora vai estragar essa criança".
Vó, é para se gabar. A senhora é a peça chave do nosso lar. Quem ainda tem o prazer de ter a senhora por perto, só tem elogios para te descrever e quem não tem, convive incessantemente com essa saudade.
"BENÇA, VÓ?!"
Num mundo nublado,
Adentro a morada do amor
Com o coração transbordante de saudade.
Ouso falar...
“Bença, vó?!”
A resposta não vem.
O lugar é o mesmo.
O cenário é o mesmo.
Consigo respirar o seu cheiro.
Vejo sua imagem à minha frente.
E não posso abraçar.
“Bença, vó?!”
Silêncio gritante.
Pra onde ela foi?
Sinto o beijo sagrado na minha face.
A voz suave martela na minha memória.
“Te amo, visse?! Tava com saudade de tu.”
“Bença, vó?!”
Não me responde.
A imagem não some.
Mas vó não está.
26 de julho - Dia da vovó
Quando todas as desculpas por você não ter feito dieta falharem, tente essa: acabei de voltar da casa da vovó! É infalível!
Casa de Vó
Por mais que o tempo passe e a sociedade cresça, evolua, se atualize, casa de vó continua com cheirinho de erva doce, camomila e hortelã.
Por mais que o tempo passe casa de vó continua sendo sinônimo de festa: manhãs de domingo, férias, natal, brincadeira e diversão.
Por mais novos que os tempos sejam, colo de vó continua ninho, proteção e aconchego.
Por mais que o tempo passe e as vovós se modernizem continuam a ser nossa segunda mãe, só que com uma pitada generosa de mel e uma dose extra de amor.
"Família é essencial na vida do ser humano, está nos gestos simples, numa palavra amiga, num conselho de mãe, num puxão de orelha do pai quando for preciso, no colo de vó, está na essência de cada componente da família ensinar o caminho do amor e incentivar a brotar o comportamento para preparar aquele pequeno ser para vida lá forá".
MÃE VÓ ANEZIA ❤️
Casa de vó é onde as batidas do relógio carrilhão a cada 15 minutos marcam pra toda a vida que o tempo presente sempre foi e é o melhor.
Casa de vó é onde um simples tomate com maionese, sopa com babador, gemada com ovo caipira e galinha depenada na hora ganham sabores diferentes, deliciosos.
Casa de vó é onde inocentes tardes de domingo assistindo o Silvio podem durar uma eternidade de brincadeiras e fantasias.
Casa de vó é onde os armários escondem roupas antigas e ferramentas misteriosas.
Casa de vó é onde as caixas fechadas se tornam baús de tesouros secretos, prontos para serem desvendados.
Casa de vó é onde os brinquedos raramente surgem prontos, são todos inventados na hora, finca, bete.
Casa de vó tudo é misteriosamente possível de acontecer. Até o chão é azul. Mágico. Sem preocupações.
Casa de vó é onde a gente encontra os restos da infância dos nossos pais e o início de nossas vidas.
Casa de vó, só mesmo lá dentro, no endereço do nosso afeto mais profundo, tudo é permitido.
Casa de vó tudo é poesia. Porque marmelo é fruta boa e alecrim na beira d’água, diz que atura 40 dias, eu longe do meu Cirilo não aturo nem um dia.
Esse luxo não pode mais me pertencer - infelizmente - viverá comigo apenas nas mais bonitas recordações.
Mesmo assim se eu pudesse fazer um pedido agora, qualquer pedido, de todos os pedidos do mundo eu iria pedir a mesma coisa.
Posso ir pra casa da vó?
Melhor tempo da minha vida ! 💛
Best time of my life !
(Autor Desconhecido II)
Aniversário do meu ''VÔ''
Hoje é o dia dele: Meu super vô João Duarte Amaral, fico muito feliz em estar comemorando esta data, e te-lo em minha vida, mesmo que distante fisicamente, tenho certeza que meu carinho e meu amor nos interliga.
Tenho uma grande admiração por você, vovô, homem maravilhoso, guerreiro, avô, pai, amigo, super homem, com enorme coração.
Compreende seus netos, eternas crianças sempre pedindo sua ajuda.
E é por tudo isso, vovô, que eu faço essa homenagem sincera, e saiba que enquanto eu existir, a solidão não fará parte da sua vida, pois eu te adoro muito.
Neste dia especial, peço a Deus que continue iluminando
seus passos e lhe guiando pelos bons caminhos da vida.
Vovô, te amo muito e te amarei eternamente.
♥ Feliz aniversário!!! ♥
