Minha Terra tem Palmeiras onde Canta o Sabia
Democracia...
Onde foi que você se escondeu?
Uma nação sem noção de rumo!
Um povo ludibriado. Envolto em tantas farsas. Aonde encontro as pessoas?
Outrora me fez acreditar, que transformaria as vidas deste lugar.
Quisera eu agora, poder encontrar motivo nesse tão breve existir,
Nos sonhos de cada um...
"Casa de vidro"
Vivemos numa sociedade onde as mulheres sempre foram engessadas e mantidas dentro de casas de vidros construídas para serem "cuidadas" por homens machistas e senhores do café. Mas na construção história do machismo e deste tal cuidado para com a mulher, que foram se moldando conforme a sociedade evoluía e mantinha algumas característicasdeslumbradas por alguns e sofridas por outras, somos senhoritas e senhoras abusadas pela masculinidade alheia, sempre fomos educadas para manter os bons modos, servir o chá aos grandes senhores, pentear os cabelos da filha tão amada pela mãe e odiada pelo pai por não ter nascido um grande homem. Sociedade que massacra a mulher de forma a tentar tirar/tampar sua visibilidade.
No entanto, nossa visibilidade é potente, somos mulheres guerreiras, mediante todas as surras e sangues, estamos unidas, conquistamos nosso espaço na lei, na política, em todos os cantos do "universo". Ocupamos as ruas com os movimentos sociais, lutamos de frente com a sociedade machista e conservadora, aprendemos que não somos de vidro e somos além de mães, mulheres possantes.
Sabemos que nossas lutas não param por aqui, somente um breve resumo danossa capacidade de sermos resistentes a todas as pressões existentes e torturantes. Somos mulheres negras, brancas, indígenas,quilombolas, lésbicas, humanas e somos capazes e sólidas pra ocupar e fazer mudar os contextos históricos e fazer dos senhores dos cafés, os grandes senhores das mulheres. Mesmo sendo colocadas a prova desde o instante em que nascemos e mantidas no decorrer de todo nosso trajeto, somos capazes de ocupar nossos espaços e usufruir de forma integral da nossa sociedade.
O ESFORÇO QUE SAI, MAS NINGUÉM VÊ!
Andamos num mundo onde o esforço individual ainda é questionado por muitos que se intitulam ser fortes na sociedade, em muitas áreas, cada vez mais se esgota. Se esforçar para obrigar alguém a te aplaudir talvez sirva para tua própria queda. Para que, querer ser o que você não é, quando muito podes ser o que você é, e dar o melhor de si ao próximo? Descobri que, quando a gente procura ser o que na verdade não somos, atrás disso pousa: o fingimento; obscuridade; luta intensa que nunca se vence; desanimo; enfado; depressão; enfarto e muito mais sofrimentos que anatomicamente e psicologicamente podem existir.
Em um mundo de competências como este, é necessário demonstrar as habilidades, e competências que realmente pertencem a você, para que a pessoa que com certeza quer ajudar você, veja o que você é, e o que você possui; que por sua vez ele saberá o que você não é e não possuis. Seja sincero e realista quanto a tua posição, pois a sua simplicidade trará vigor e justiça sobre a sua vida.
Por incrível que pareça, existem pessoas que defraudam o posição do psique do outrem, obrigando-o a ser o que não é, ao invés de em estágios da bios humana e espiritual compreende-lo e ajudá-lo a melhorar o que a pessoa em suas limitações é, ou manifesta ser, para uma vida de sucesso. Com palavras ou rostos pejorativos atacam agressivamente o coitado, como o leão caça suas presas. Aí aparece aquela frase tão sábia mas curta, pequenas oportunidades revelam grandes homens. Aprender a se contentar no que somos e temos, muitas vezes abre a chance de ter um bom sucesso na vida, ao invés de fingir em prol de um aplauso do público. Bom é aquele ditado que diz, a mentira tem pernas curtas. O Sábio Salomão afirma: duas coisas te pedi, não mas negues antes que eu morra: Afasta de mim a vaidade e a palavra mentirosa; não me dês nem a pobreza nem a riqueza; mantém-me do pão do pão da minha porção de costume. (Provérbios 30.7-8, Bíblia Sagrada) Saber ser grato é uma habilidade que os orgulhosos não possuem. Seja grato na vida, alegrarás a muitos ao seu redor.
O ser humano é um ser social, inserido num ambiente social que possui o nome de sociedade; para lidar-se com uma sociedade o ser humano passa por um processo de aculturação para ser um ser social, e não somente ser humano. Ter uma cultura é um direito do próprio ser humano, isso não é obrigação. E compreende-se que em cada sociedade tem costumes, normas, direitos, leis e muito mais; e um dos direitos mais importantes que ao ser humano pertence o “respeito”, cada indivíduo tem esse direito de ser respeitado pelo que ele é e sente. Versando aqui um dos objetivos da famosa lei da liberdade de expressão, que está inserida nos direitos universais humanos.
Mas não é isso que agente vê nos dias atuais, essas leis que poderiam ajudar a sociedade, organiza-la e harmoniza-la no bem, hoje servem para destruí-la. Isso tudo começando do código de Hamurabi até a atual lei dos direitos universais humanos, destaca-se uma forte acepção de pessoas. Hoje é mais fácil encontrar um rico a oprimir o pobre, o legitimado zomba o difamado, o lindo rindo do que aparenta ser feio, ou melhor, sem beleza e formosura. Autoridades legislativas, jurídicas e executivas todas corruptas, dando razão ao que possui bens materiais, e ao justo só pisam. É que mundo estamos nós? Sem dúvida, estamos em um mundo completamente desigual interesseiro até mesmo no contexto religioso não se nota a diferença, já não há visão teocêntrica, pelo contrário pousa lá o egocentrismo. Num mundo onde ganha mais, o que mais e bem acertar; e o miserável nada tem senão perder...até mesmo sua própria família e amigos chegam a abandona-lo. Conversando somente com o desprezo como seu melhor amigo, e a solidão como sua irmã. Até quando isso permanecerá assim? Tanta corrupção, tanta guerra, tanto ódio, tanta desolação, muita depravação. Que mundo é esse? Planeta terra com novos habitantes super potentes em maquinar o mal no próximo. É neste contexto, que muitas pessoas acham a solução na morte indesejada do seu próprio corpo, no consumo e dependência das drogas e outras substancias químicas, que fazendo assim surgem suicídios, que por consequência geram tristezas na sociedade. Pois, até para achar emprego ou ter credibilidade hoje, é necessário ter perfeição em tudo, por mais que você se esforce dando o teu máximo. Que tristeza viver este mundo! Muito terror ter um semelhante que mata o seu próximo por aquilo que acredita ser licito.
Daí surge uma pergunta, há vantagens de viver neste mundo? Se bem que existe, qual é e onde está? É preocupante a situação atual, a cosmovisão pessoal e mundial está muito esmagadora. O potencial de vida, varia do mal para o pior. Amo muito do sábio Salomão, uma das figuras altruístas que amo tanto, diz ele em Eclesiastes: “Deus fez ao homem bem reto, porém, eles buscaram muitas astúcias ou esperteza”. Daí também destaca-se uma reflexão nisso: Adianta ser, rico, pobre, religioso, formoso, e tudo o que se pode ser e ter do bem aqui na terra sem ter a paz no coração? Acredito que “Não”, mas tem uma paz que o mundo jamais conseguiu dar a uma pessoa. Uma paz que não se alcança por ser livre ou ter título de liberdade de uma colônia; uma paz que faz com que cada um ame o seu próximo e até mesmo abrace o seu inimigo com alegria; uma paz que harmoniza todas as sociedades e todas as suas classes; uma paz que surpreende a retórica política governamental de um país; uma paz para a alma cansada; uma paz que joga fora o etnocentrismo, os preconceitos culturais, o racismo humano, a acepção de pessoas; uma paz que vai além dos pensamentos filosóficos e invenções cientificas. Uma paz amorosa; Uma paz que conquista a alegria no ser humano e toda a espécie de criatura habitante na face da terra; uma paz diferente. Essa paz somente se encontra num ser especial capaz de mudar a história da humanidade, em especial a você. Esta paz é Jesus Cristo, o Salvador de toda a humanidade. Ele é o sentimento alegre e imortal que o homem necessita ter na vida. Neste mundo, sem o caminho não há a ida, sem a verdade não há o saber, e sem a vida com certeza não há o viver. E Jesus é o caminho, a verdade e a vida para o nosso acesso de tudo quanto é o bem, em especial a Deus.
Alegra-te você que tanto sofre e se esforça, mas mesmo assim ninguém dá atenção a você, e nem valor a tua personalidade. Valorize o teu sacrifício e saiba que alguém te ama mesmo que muitos aparente não amar você. Porque dos céus vem um “olhar amoroso ao teu favor”, lembra-te, que nunca se espera o que se vê, e sim, o que não se vê. Hoje você pode sentir que nada aparece, o sucesso para você pode ser algo extremamente impossível, o desanimo é demasiadamente doloroso; não vacile, fale, e não te cales, ande, busque em Deus sua esperança, e mantenha-se firme em projetar o teu futuro no bem. Continue amando o teu próximo e até no que te magoa. A guerra do ódio e inveja é vencida por amor, e não por contendas. Tua esperança Cristo sabe, ainda que ele mesmo seja a melhor esperança para tua vida, ele também vem para você acompanhado de bênçãos e paz para tua vida.
É aqui neste cantinho
Onde a natureza se faz presente
Embalada pelo canto dos passarinhos
Que a paz habita na gente...
mel - ((*_*))
Um teatro calmo agora viveu, onde o tempo não se desespera, somos correntezas levadas ao mar, um distanciar do passado tão presente, o revelar de um futuro tão carente e incoerente se preservas...
A pressa
Pra que tanta pressa?
Pra onde vai?
Passa o tempo...
Voa o tempo...
Corre o tempo...
Dor na perna, no joelho.
Na coluna, nas cadeiras.
No pé, na mão.
Na cabeça, no coração.
Pra que tanta pressa?
O que busca afinal?
Voa o tempo...
Corre o tempo...
Passa o tempo...
Passa não.
Aquieta, sossega.
Respira, relaxa.
Espera.
Trabalha. Espera.
Ama. Espera.
Perdoa. Ama.
Trabalha.
Para o tempo.
Corre a emoção.
Voa a alma.
Pelo infinito.
Encontra a paz.
Dentro do próprio coração.
Priscilla de Carvalho 11/03/2016
Estamos entrando na era da "DEMOCRACIA PLENA", onde todos terão direito de se manifestar, não para eleger um representante, mas para efetivamente, representar a si próprio sem o subterfúgio dos congressistas corruptos que estão à mercê do lobby imperialista das ideias dominantes do poder material.
"O melhor lugar do mundo é aqui e agora." (Gilberto Gil)
Não espere estar onde você sonha estar, para ser feliz, afinal, a felicidade não está em lugares, mas em você; ou pelo menos deveria estar. Se você encontrar a felicidade dentro de você antes de querer mudar de lugar ou trocar de pessoas, já não será mais dependente de pessoas e lugares para sua alegria acontecer, mesmo porque você fará dos lugares onde estiver o melhor lugar do mundo e fará das pessoas ao seu lado as melhores companhias.
Que a felicidade esteja
onde você estiver
pois onde você sentir-se feliz,
fica neste momento decretado:
"É o melhor lugar do mundo"
Viajar é ótimo, mas ninguém consegue viajar para fora da sua consciência. Onde quer que se vá, ela nos acompanhará e se não estivermos bem com nós, estaremos mal em qualquer ponto do planeta ou de nossos sonhos.
As vezes criamos um mundo em que não queríamos estar, mas devemos ir onde tudo começa, até mesmo onde nada termina. Como se fosse cedo ou até mesmo como se fosse tarde, ame mesmo com muitas lutas, leve com um sorriso nos lábios, mesmo com muitas dores, mesmo que esteja tão triste, erga a cabeça e da a volta por cima. Com esperança mantenha a sua fé em Deus, com amor, pense bem no que você quer para a sua vida, pois todas as manhãs nos é dada a chance de um novo recomeço. Enquanto o destino gosta de pregar peças na gente, lembre-se, que o tempo é precioso demais para perdemos com coisas que não nos leva pra frente. Sonhe com o que você tem agora, mas com a tua força de vontade em Deus e ele tudo proverá para você."
Amor e Gratidão
Amor e Gratidão,
Problema ou solução?
Será que falta arguição?
Onde está a dificuldade então?
Me vejo nessa inquietação,
Devo falar, ou não?
Muitos criticam, mas não apresentam solução!
Amor e Gratidão,
Sublime direção, Que ainda falta na população.
Disciplina e Retidão, Fatores importantes também são,
Mas, se completam com Amor e Gratidão.
A fórmula é simples então!
Para um dia com mais emoção,
Acrescente uma pitada de Amor e Gratidão.
Marcamos na vida de alguém pela lembrança do quanto fomos, então, por onde passar deixe levemente um pouco de ti.
A dor não é um desafio nem um fim. É um meio para se chegar a um projeto identitário onde o indivíduo expõe sua subjetividade através de uma expressão iconográfica marcando uma presença no mundo – uma legitimação simbólica como forma artística onde há uma procura social de visibilidade, intensidade, auto-realização e protagonismo criando sentido e valor pessoal.
