Minha Terra tem Palmeiras onde Canta o Sabia
Sou como uma testemunha fiel.
Como um príncipe numa terra debilitada;
Mas no fundo tenho sangue humano,
Como aquele que ama sem esperar amor de volta.
Anaxímenes (585 - 524 a.C.)
Terceiro representante dos Filósofos de Mileto. Foi amigo e seguidor de Anaximandro e conhecia bem as teorias deste filósofo bem como as teorias de Tales, que acreditava que é a água o princípio de todas as coisas. Mas de onde vem à água? Anaxímenes pensava que a água é ar condensado e que o fogo é ar rarefeito e que o principal elemento que constitui as coisas é o ar ou o vapor e a eles as coisas voltam através de um movimento duplo onde o ar se condensa e depois se rarefaz.
O ar é infinito e se identifica também com a alma. Ele anima o corpo do homem e também todo o mundo. O Ar está em movimento eterno e possui vida. O mundo todo pode ser visto como um enorme animal que respira e a respiração é que lhe dá vida. E como a respiração é que lhe dá a vida, ela é a sua alma. É do ar que nascem todas as coisas presentes, todas as coisas do passado e as do futuro. Incluindo os deuses. É no ar que começa o movimento de todas as coisas.
Um dos exemplos que o filósofo encontra para sustentar suas teorias de rarefação e condensação é o de como o ar sai da nossa boca: se assoprarmos com os lábios mais apertados e com força o ar sai frio e se soltamos o ar com a boca bem aberta ele sai quente. O que muda portanto é a quantidade e a pressão que se imprime sobre o ar. Da mudança destas situações é que vão se originar todas as coisas.
Desta forma tudo o que existe são diferentes formas de ar que é o que forma tudo. O ar sob a influência do calor se expande aumentando seu volume e sob a influência do frio se contrai diminuindo seu volume. Tudo vai depender se é o calor ou o frio que vai predominar.
Essa teoria Anaxímenes provavelmente formulou após identificar o ar em movimento incessante. Percebeu também que a vida geralmente precisa do ar para se manter. Respirar é o que dá vida aos seres e dependemos da respiração por toda nossa vida. Ele percebeu ainda que no céu existem nuvens e que a matéria possui vários graus de solidez. O ar para ele é algo divino, ou mais, o ar é o próprio Deus.
Poucas notícias sobre a cosmologia de Anaxímenes chegaram até nós. Para ele a Terra, a Lua e o Sol, bem como todos os demais astros conhecidos na época, são planos e flutuam como se estivessem cavalgando sobre o ar. Todos os astros se movem ao redor da terra como se fosse um chapéu girando ao redor da nossa cabeça. A terra é feita de ar comprimido e o sol, a lua e os outros astros também se originam da terra.
Para ele o sol também é terra que se movimenta mais rápido e por isso gera o calor próprio daquele astro. Foi o primeiro pensador a chegar à conclusão de que a luz da Lua vem do Sol. A Terra foi a primeira a se formar e dela ergueram-se as estrelas. As estrelas são fogo rarefeito. A Terra é plana e flutua no Ar assim como o Sol que é largo como uma folha e se desloca também através do ar.
Anaxímenes acreditava ainda que as estrelas não produziam calor porque estavam bem mais distantes da terra do que o sol.
Consta que ele escreveu uma obra intitulada Sobre a Natureza que foi escrita em prosa. Estudou também meteorologia.
(A filosofia de Anaxímenes)
Os velhos homens renascem para dar criação ao inimaginável poder da primeira criação; um renascimento na terra, bonito de se ver e de ser o protagonista.
Para nos fazerem desistir dos nossos direitos, é preciso vencerem todas as batalhas ou nos matarem... Rasteiras só servem para nos fazer cair nos braços da terra, sentir sua magnitude, levantar mais potentes e prontos para um novo combate; inspirados pelo seus ensinamentos: Mesmo sendo, todos os dias destruída, pelos que alimenta; nosso solo, segue firme, forte e fértil...
A Terra é um lugar muito belo de se viver. Os homens que ainda não sabem se compreenderem o bastante, serem íntegros e verdadeiros para fazer da Terra um Paraíso.
Deus era brasileiro mas com tanta incivilidade, patifarias, imoralidades, roubos e impunidades o Diabo tomou conta de nossa terra.Nosso brilhante céu azul anil da pátria fica a cada dia mais vermelho por sofrimento, abandono e sangue.
Em todos os continentes do mundo, sempre existia a terra e sempre chegou alguém nelas e sempre plantaram estorias e sempre não colheram seu tamanho e nunca contaram com os que já viviam nela...
Naquela noite agradeci a Deus
Por me guiar por águas turvas e,
Orei para que eu sobrevivesse
Ao dia seguinte!
E se, de algum modo, eu voltasse
Para casa, prometi a Deus e a mim
Mesmo que encontraria um calmo
Pedaço de terra em algum lugar e
Viveria o resto da vida em Paz!
Então, assustado, acordei dentro da
Pequena canoa que singrava aquelas
Águas límpidas e tranquilas que me
Fizeram retratar as fases da minha
Vida e orei em agradecimento a Deus!
Desejo-te a melhor bênção do mundo:
- Que toda mãe vire rotina na sua vida!
Porque amor maior, na terra, não há.
"Um ser chamado humano"
Por ora, todos os dias o céu e as estrelas vão de encontro ao mar passando pela terra, onde se reúnem para falar das coisas boas como as brisas, o sol que brilha, a lua e seus mistérios, falam também das aves que circulam levadas pelo vento e dos peixes que deslizam sobre as ondas do oceano.
Mas, dos humanos por não conhecerem muito bem, quase nada tem pra dizer, pois só sabem o suficiente para se manter bem longe.
Portanto, só comentam que a terra é grande, linda e ao mesmo tempo sofre pelos danos causados por eles, os tais humanos.
Ora ela sente cólicas sangrentas, ora ela leva sustos tremendos provocando sérias cicatrizes.
As vezes, o mar com suas belas águas e o céu com seus ventos arrasadores invadem a terra para lhe perguntar se precisa de ajuda.
Ao que tudo indica, a terra por ser submissa, não tem muito lá seus luxos e não se reserva no direito de se auto proteger. Pois, os humanos ali habitáveis, nada fazem para lhe ajudar, nada fazem para acabar com suas dores ou suprir suas necessidades, uma vez que só se preocupam consigo mesmo.
E assim, o poderoso céu, as milhares de estrelas e o grande mar continuam se encontrando para colocar em dia suas conversas e pouco dão importância à terra, pois já sabem que ela possui um dono, um ser chamado humano.
O que queres de mim essa manhã?
Me acordaste com seu ruído
És tão misteriosa suas vestes,
E teu desconhecido sorriso.
Ó senhor, o que desejas?
O que posso oferecer-te mais uma vez?
Sois tão ambicioso em cada passo,
Que não veis o perigo que há de enfrentar.
Não tires a vida de meu semelhante,
O nosso vínculo hoje vai acabar
Veja em meus olhos a pura inocência
De uma india cheia de amor pelo seu lar
Estarei aqui amanhã de manhã,
Gostaria de poder ajudar,
Mas talvez eu não possa mais abrir meus olhos
Se tudo que é nosso tu decidires tirar.
Se você tiver uma única oportunidade de fazer um único pedido a Deus, tendo a garantia que esse pedido se realizaria, qualquer que seja ele, fácil ou difícil, o que você pediria? - Sua resposta é determinante para medir seu desprendimento das coisas da terra e medir seu nível de compromisso com a vontade absoluta de Deus e seu amor.
Vorrei vivere in un luogo su questa terra e poter gridare : "Sono fiero di questo paese".
Queria viver em um lugar dessa terra e poder gritar : "Sou orgulhoso desse país".
O fogo
O fogo queima as impurezas dos corpos cremados
O fogo queima o papel de poemas consagrados
O fogo acende o cigarro, que queima a nicotina
O fogo esquenta o velho, jovem, menino e a menina
O fogo está no ceu e no núcleo da terra
O fogo é amor, mas também é guerra.
Uns com muito outros com pouco e alguns com nada entre esse percurso no céu e na Terra o corpo segue com esse vazio
na alma...
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp