Mente
Desapegue do conceito social mundano, limpe a sua mente de tudo o que te ensinaram e pense o novo , viva o novo e seja o novo.
O nosso quarto é uma orquídea,
onde saciamos o corpo,
matamos a sede,
descansamos a mente,
é um jardim encantado.
Na minha noite longa
Já escuto pássaros cantando
Logo o sol nasce
Minha mente calma
Meus olhos nunca cansados
Fortalecem minha cumplicidade
Com minha fiel companheira madrugada.
Reflexões Matutinas 2
Uma linha de pensamento nova, é quando libertamos nossa mente da mesmice que ronda nossas cabeças, e damos oportunidade a novas idéias, respostas, e até novos conceitos.
Atualmente tenho refletido muito, tenho me permitido conhecer novos horizontes, pensamentos que eu ainda não havia ponderado, experiências que me deixaram um tanto quanto fascinado.
Me impressionei com a habilidade de algumas pessoas de guardar a própria dor no bolso, pra ajudar na dor dos outros, sinceramente eu não imaginava que existia alguém assim, que pudesse me apresentar uma página em branco, e me ensinar como eu deveria rascunhar ali um novo ponto de vista sobre a vida, me fazendo pensar nas possibilidades que eu tinha pela frente. Foi o que eu fiz, Aprendi um novo conceito, dei lugar a uma nova experiência e comecei a questionar-me e devagar em meus pensamentos, navegar pelo mundo de possibilidades e descobrir o “E se?”.
Deixar me levar pela imaginação, pela sensação de poder visitar um mundo de faz de contas e descobrir em mim, que eu tenho muito mais do que visões analíticas e comentários frios, e sim descobrir que eu tenho opções pela frente, que eu posso ponderar o que fazer,pensar, e escolher como viver, sem correr o risco de cair no abismo da desilusão ou decepção, pelo menos foi o que eu pensei.
Em um dos meus passeios pelo mundo do faz de conta, me deparei com situações inusitadas, “e se o queijo comesse o rato?” ,”e se o os dados jogassem agente?”,”e se as pessoas deixassem de viver no mundo real, e começassem a viver no faz de conta”?, essa última questão me fez pensativo, e se realmente todos vivessem somente nesse mundo imaginário, será que estaríamos aqui hoje?
A resposta pra essa pergunta, encontrei com a ajuda da sábia pessoa que me mostrou esse novo caminho.
Não é bom viver num mundo de faz de conta, porque quando vivemos nesse nosso mundo inteligível, não damos espaço para as coisas reais, começamos a confundir o mundo verdadeiro, com o mundo metafísico que criamos dentro de nós.
Imaginar, dar espaço para as possibilidades, é bom, mas só é benéfico, quando sabemos separar isso da nossa realidade, não incorporando as expectativas que criamos em nossas mentes. Essa é uma lição preciosa, que guardarei comigo, e não irei me esquecer dela durante minhas viagens pelo meu “faz de conta”.
Reflexões vespertinas
Maturidade, o resultado do “envelhecimento” da mente? Tempos atrás eu diria que sim, a maturidade vem com a idade, e que quanto mais velho, mais responsável a pessoa é, mas ultimamente ando mudando de idéia a respeito desse conceito.
Resultado das minhas últimas reflexões, comecei a pensar sobre o assunto, e de certa forma, observar e rever cada opinião minha a respeito, reformulando quase que totalmente aquilo que eu pensava sobre isso.
Maturidade, nada mais é do que a necessidade do ser humano de se tornar responsável, num desejo inexplicável de ser notado, e de demonstrar a si mesmo e aos outros, o quanto somos superiores por aparentar que já temos opiniões e conceitos formados sobre tudo e todos.
Uma pessoa madura não é somente aquela que ao nosso parecer tem responsabilidade e nos trás segurança ao falar e agir. Uma pessoa madura é aquela cujo período de aprendizagem sobre o mundo nunca acaba, sempre absorvendo informações, que mesmo com tanto conteúdo, comentários, dados distintos, e uma infinidade de outras opiniões, ela cria as suas próprias, formula previamente seus pensamentos, e em vez de engavetá-los, ela os demonstra, fazendo com que finalmente ela se torne notável.
Pensando assim, posso lembrar de alguns rostos que conheço que se encaixam perfeitamente nessas descrições, alguns jovens mais maduros do que muitos adultos.
Cada um tem o seu tempo de amadurecer, e ao contrário do que muitos pensam, ser imaturo não é ser infantil, alguém infantil, demonstra comportamentos impensados, age sem juízo e sem responsabilidade, se comporta realmente como uma criança teimosa, que teima consigo mesmo e com os outros. Já alguém imaturo, é simplesmente alguém que ainda não está pronto para mostrar ao mundo seu ponto de vista, e funciona como uma esponja, que absorve aquilo que lhe convém, dando certeza de que um dia ele irá amadurecer, é como uma flor, que absorve água e nutrientes para que um dia ela possa vir a desabrochar, nunca com pressa, mas com paciência, porque no final sua beleza encantará a todos, inclusive aqueles que tanto a julgavam.
O império que construímos na mente pode facilmente cair em ruínas, quando alguém que se ama o invade repentinamente e destrói os pilares que sustentam nossas idéias.
A chuva está se tornando interminável, a minha mente está confusa, a compreensão que tanto eu me gabava agora não existe, o tormento em minha alma está grande o bastante para me derrubar. A ideologia já não faz sentindo e não faz mais sentido ter ideologia, se por um minuto ela pode se corromper e comprometer toda a minha estrutura mental. Certa vez, me disseram que a tristeza seria boa, serviria pra fortalecer, me fortaleceu! Mas sinceramente não foi nada bom, não me sinto melhor, ao contrário sinto-me como se tivessem me congelando por dentro me deixando do jeito que eu sempre detestei. A tristeza, a desilusão tivesse marcado com ferro quente o meu coração. O sofrimento vem rasgando meu coração bem devagar só pra eu sentir a dor, não imaginava que seria tão difícil de cessar. Agora me sinto de uma forma estranha, irreconhecível. Se eu pudesse destruiria tudo em meu caminho, a raiva está tomando conta de mim, está sempre próxima, a cada pessoa que conheço percebo que vivia em um casulo ilusório criado pela minha mente, eu criara um lugar onde eu era um personagem em busca de um amor recíproco e que com certeza eu tinha encontrado. Infelizmente não foi assim que aconteceu, o recíproco não existiu, só eu amei e o pior foi que mesmo assim eu me entreguei, me joguei nos braços de alguém que não ia me segurar, não enxerguei as conseqüências, me negava a aceitar que eu poderia sofrer, não fui forte o bastante pra me esquivar e evitar tal coisa que era eminente.
Eu não consigo vejo que sou um fraco. Estou mergulhado em pensamentos corrosivos que vai me moldando na forma cruel de viver, mas que droga, eu não consigo me livrar deles, por mais que eu tente disfarçar com sorrisos e alegria, na calada da noite tudo vem à tona, o irracional que fui, deixe-me ser levado pelo coração, somente pelo coração. Se eu usa-se o mínimo do que eu achava que sabia não tinha passado por isso.
Não me arrependo de ter vivido, aprendi da pior forma, mas aprendi.
Analisando a minha situação observei que não se trata apenas de um só episódio, mas sim de uma vida inteira. Venho apanhando e sendo esmagado por pessoas que não compreendem o que fazem. Tive uma adolescência difícil, marcado por desprezos e humilhações. As marcas das minhas lágrimas ainda estão presentes e não sei se vou conseguir apagá-las, pois por onde elas passaram deixaram cicatrizes profundas e nem o tempo me ajudou.
Venho rezando, pedindo que tudo melhore, não sei, mas no fundo ainda tenho esperança que algo possa acontecer e mudar minha vida. Espero que a felicidade ainda exista pra mim e retire essa raiva que tanto me acreditar que me sinto assim, me recordo que me vangloriava pela minha audácia de me livrar destes sentimentos, sentia-me tão forte, absoluto, agora faz mal.
É nessa hora que o homem chora, a dor é forte demais pra mim.
" O tempo inverno esfria, a mente no frio esquenta e aquece no pensamento aquilo que a cabeça inventa. A imaginação nos sustenta, com a alma que quer e cria. Insustentável vai a pele, na busca da ação do pensamento que a mente inicia.
Henrique R. de Oliveira.
A conciente pesa na Mente, da Pessoas quem Não Analisa
Se éu você Lutador, lhe protegeria porque tenho arti, mais não sou lutador, como posso te proteger,
a Lagrima escorre na pessoa que esta aflita, a lagrima não sai dos nossos olhos sem, que alguem nos causa algo.
O Homem é corpo e mente, o espírito é uma invenção da mente. Quanto mais doente for a mente mais perigoso será o espírito.
Não envelheça a idade esta na mente, não fique triste, a tristeza é resultado do que pensamos, mesmo que um acontecimento seja negativo, lembre-se, você é protegido por Deus, amanha tudo será diferente.
Eu gosto do ser estranho.Que confunde a mente.
Daquele que escuta o meu pensar ....que enxerga antes que eu possa ver .
Docas na mente
Na noite dos tempos
Aventureiros fugiram.
Reagiram com lamentos
E lá conseguiram !
Sábios na noite
Os astros olharam.
Sábios na noite
Os astros fitaram.
E observaram na noite-
Anotaram, anotaram.
Sábios, mais sábios
Meditaram...
Contemplaram e,
Rezaram!
Morreram tentando.
Nasceram, morreram
A vida saltando
A vida viveram
Sempre lutando!
Alguns matutando
Sem razão aparente,
Foram em frente.
Dissimuladamente
Por vezes matando;
Às vezes, criando!
Sofrendo sempre aí,
Aí, na alma, o temor
Dizendo: ai que caí.
Lamentando a dor.
o tremor do temor.
E assim evoluindo
Caindo e sorrindo,
Cá vamos indo;
Sempre sentindo,
Mui raro reluzindo!
- Relacionados
- Frases de Psicólogos sobre a Mente
- Mente Humana
- Tudo o que você planta um dia você colhe
- Tudo na vida tem um preço
- Frases de meditação que acalmam a mente e elevam o espírito
- 57 frases sobre conhecimento para alimentar a mente
- Frases de arco-íris para iluminar sua mente e colorir seus pensamentos
