Mente
Súplica
Se ainda está com pressa, sua mente para e reza.
E o mundo desacelera num momento de oração.
Tua alma canta e dança num sorriso de criança, cai a noite, lua dança, e no teu leito a esperança, que nas lágrimas derramadas a graça tu alcanças.
Se não é paz que você tem a me oferecer, prefiro ficar com o barulho de minha própria mente.
Flávia Abib
A oportunidade do manifesto
Vem a juventude
- O corpo é forte!
A mente procura se manifestar.
Passa os anos ...
Chega a velhice
- O corpo é cadeia!
A mente procura se libertar.
Digamos que fosse perguntado:
- De que jeito, com esta realidade lidar?
A lembrança de muitos feitos,
Ou sonhos, que um dia a vontade quis realizar.
Ambos vão causar dor ...
Mas há um discernimento:
Lembranças podem trazer,
O sentimento de realização
O sonho, o de arrependimento.
Dá para criar um vídeo ou escrever um livro acerca do sucesso: é só retirar da mente a falta de informação, da criatividade e da praticidade.
A mente humana é extraordinária, capaz de criar monstros terríveis que vivem a nos atormentar. Os animais apenas vivem, sem se preocupar com o medo, a culpa, ou o terror.
Sentido faz, se entendido for, racionalmente e com a mente sã. Pois se é pobre o entendimento, frustrado e ilusivo será o seu amanhã.
E às vezes me vinha a mente uns pensamentos tão profundos, que na hora me perguntava: por que não os escrevo? Mas não tinha naquele lampejo de luz caneta e papel em mãos, então, como minha mente trabalhava tão rápido, logo os esquecia. E ficava só a vaga memória, do momento em que recitava só aqueles pensamentos que até eu me surpreendia do quanto pareciam ser dito por aqueles considerados verdadeiros sábios.
Três coisas após o estágio não me saem da mente, a primeira tem a ver com a filosofia de Sócrates que dizia dele mesmo “só sei que nada sei”, deixando claro que não precisamos pregar verdades. A Segunda é relacionada à polifonia, na qual é forjado o nosso eu. E a terceira estaria ligada ao pensar Freudiano ligado ao saber ouvir e observar, onde Freud apud Dra Waleska Fochesatto diz: (...)Quem tem olhos para ver e ouvidos para ouvir fica convencido de que os mortais não conseguem guardar nenhum segredo (IBIDEM,P.78-Caso Dora).
Precisamos sair da ditadura citada na música de Chico Buarque e Gilberto Gil, cálice(cale-se). Ouvir e, a partir dessa ação encontrar a forma adequada para a transmissão de conteúdo e a viabilização da educação, mas também, sair da pretensão de que libertamos, de que ensinamos.
Ninguém precisa de que digam o que fazer, precisamos de educadores que ajudem na leitura das realidades e depois disso, então, o educando estará apto a intervir ou não na situação que por ele foi analisada. Chega de estupros filosóficos, escravização em nome da liberdade.
Deus não te dará instruções sem que Ele tenha em mente alguma promessa que queira cumprir na sua vida.
Aqui começo minha jornada, muitos pensamentos para colocar aqui e desafogar minha mente, que transborda a falta dela. Talvez o tempo me diga a hora de parar. Enquanto ela tiver em meus sonhos, escreverei.
Eu queria te dar o mundo
mas o mundo não te merece
tu és a minha poesia favorita
a minha mente nunca te esquece
Acorda...
Abra a sua mente
E o seu coração,
Pois a vida é muito curta
Pra você amar pela metade
E ter meia opinião.
(Autor: Edvan Pereira) "O Poeta"
“A mulher prudente mantém o coração humilde, a mente a faz serena e a alma um aroma de vida, mas a que pleiteia a vaidade intransigência é consumida pela ignorância e destrói o lar.”
Giovane Silva Santos
