Mensagem de Ancião

Cerca de 106 frases e pensamentos: Mensagem de Ancião

O bom juiz não deve ser jovem, mas ancião, alguém que aprendeu tarde o que é a injustiça, sem tê-la sentido como experiência pessoal e ínsita na sua alma; mas por tê-la estudado, como uma qualidade alheia, nas almas alheias.

Um ancião é uma grande árvore que, já não tendo nem frutos nem folhas, ainda está presa à terra.

Não são os cabelos brancos que fazem o ancião; de qualquer velho que só tenha idade, pode-se dizer que envelheceu em vão.

Um ancião índio norte-americano, certa vez, descreveu seus conflitos internos da seguinte maneira:
- Dentro de mim há dois cachorros. Um deles é cruel e mau. O outro é muito bom, e eles estão sempre brigando.
Quando lhe perguntaram qual cachorro ganhava a briga, o ancião parou, refletiu e respondeu:
- Aquele que eu alimento mais frequentemente.

Viagem de anciões,
Cabelos brancos, bastões
- visita aos túmulos.

O ancião merece respeito, não pelos cabelos brancos ou pela idade, mas pelas tarefas e empenhos, trabalhos e suores do caminho já percorrido na vida.

Se não eu por mim, quem por mim? Se eu for só por mim, quem sou eu? Se não for agora, quando?

Hilel, o Ancião

Nota: Trecho de "Pirkei Avot 1:14".

⁠Tem uma história sobre um peixe. Esse peixe foi até um ancião e disse: "Tô procurando um negócio. Um tal oceano." "O oceano?" O ancião falou. Você está no oceano." "Isso?" Disse o peixinho. "Isso aqui é água." "O que eu quero é o oceano."

Quanto mais carne, mais vermes; quanto mais propriedades, mais preocupações.

Não faça aos outros o que lhe é odioso. Essa é a lei. O resto são comentários.

Aquele que deseja promover o seu próprio nome vai acabar destruindo-o. Aquele que não aumentar o conhecimento, diminui. Aquele que não aprender não é merecedor da vida.

Não julgue seu amigo até que você esteja no lugar dele.

Hilel, o Ancião

Nota: Trecho de "Avot, 2:5".

O Retorno

Há vários anos, fui companheiro de viagem de um ancião que sentou ao meu lado, e sem que perguntasse, contou-me, depois de várias tentativas sem sucesso, sobre sua felicidade por estar voltando para sua cidade natal por ter sido jubilado no emprego. Contemplei as lágrimas no seu rosto, o brilho nos seus olhos, empolgação ao falar das dificuldades que enfrentou ao longo do tempo e a tristeza de estar voltando num momento em que suas forças já não eram as mesmas de sua mocidade.

Muito tempo se passou depois daquela conversa. As árvores, os postes, as casas, os campos, o horizonte, tudo corria em busca de novos sonhos. Cada momento que passava, sentia que estava mais perto de chegar no meu tão esperado destino. Olhando para o céu, podia contemplar a lua e as estrelas, essas sim, às vezes à esquerda ou à direita, não importava, a verdade era que elas eram fiéis companheiras pela noite, pois estavam sempre comigo pela estrada afora, não importando a imperfeição da situação, não importando as dificuldades da vida naquela ocasião. A vontade de chegar ao meu objetivo aumentava à medida que o tempo avançava. Fui tomado por um sentimento nostálgico, e o passado tentava sobrepor o então presente. Na mente, lugares, família e amigos pareciam estar congelados no tempo, uma esperança de um reencontro mágico, seria bom de mais, e às vezes somos traídos pela realidade. De repente, os lugares começaram parecer conhecidos, o coração acelerou na mesma velocidade dos motores e eu estava a alguns passos do final daquela jornada.

- Pai, mãe, sou eu! Seu filho que estava longe, que morava tão distante, que os senhores sempre pediram a Deus o seu retorno!
Onde estão vocês? Não consigo vê-los! Passei vários anos sonhando com esse momento!
- Hei! Estou aqui, venham ver, sou eu mesmo! Onde estão meus amigos do colégio?

Finalmente, fui ao espelho e vi a dura realidade estampada no rosto. A quantidade e a cor dos cabelos já não eram as mesmas, a pele estava com marcas da vida, porque não falar dos calos nas mãos. A força já não era a mesma da juventude, aliás, já não me chamavam de jovem, vi que tudo se passou, a vida continuou, todos viveram paralelamente, muitos se casaram, alguns se foram, tive a estranha sensação que cheguei atrasado ou tarde de mais. A ânsia do retorno cegou-me ao longo dos anos. Hei, a culpa não foi minha, também vivi a vida, porém em lugares diferentes. Estas lágrimas não são à toa, mas uma forma de pedir perdão, voltei, eu amo vocês! Voltei sim, para minha cidade querida, para o meu povo, para os meus poucos amigos e principalmente para aqueles que restaram da minha humilde família.

Não é ao jovem que se deve considerar feliz e invejável, mas ao ancião que viveu uma bela vida. O jovem na flor da juventude é instável e é arrastado em todas as direções pela fortuna; pelo contrário, o velho ancorou na velhice como em um porto seguro e os bens que antes esperou cheio de ansiedade e de dúvida os possui agora cingidos com firme e agradecida lembrança.

Quisera eu, ter a sabedoria de um Ancião e a inocência de uma criança.

- Vai aparecer para eles? - perguntou o ancião.
-Não - disse o Leão com um meio rugido, que queria dizer (pensou Lúcia) o mesmo que uma risada. - Ficariam assustados demais. Muitas estrelas envelhecerão e virão descansar nas ilhas antes que o seu povo esteja amadurecido para isso.

Pense como um adulto,viva como um jovem,aconselhe como um ancião e nunca deixe de sonhar como uma criança

Quando nos descaminhos nos encontramos em uma encruzilhada, devemos nos permitir parar e refletir.
A revolta não amadurece a alma.
A temperança nos faz caminhar para nosso melhor ponto de observação.
A evolução.
Pense sempre, e veja o quanto se tem a ganhar quando se propõe o homem a aprender.
Ele capta pontos de seu EU Maior que estavam dispersos, e conjuga o verbo do amor mesmo que não entenda .
Na verdade começa a nova jornada.
A palma que leva a mão a outra, leva também o afago ao necessitado. Havendo boa vontade tudo tem o caminho a ser percorrido.
Já na fase da busca se colhe algum fruto, e a gratidão nos faz ver coisas e pontos de vista que antes não nos movia a qualquer caminho.
O sentido pleno do saber, o sentido novo do SER é a busca do devir, e ir sempre que se quer.
Ora a qualquer ponto do Universo e o caminho da luz será aberto àquele que deseja caminhar.
Abra cada porta como o desejo firme de servir e com certeza a luz estará em seu caminho.
Brota de dentro do seu SER o melhor quando se põe em marcha a cada dia com o objetivo novo de ser a luz no caminho da dor.
Cobra-te a justeza da alma em cada ato, e plante sempre o bom fruto do seu coração e com certeza tu irás a cada dia vendo o novo brotar de seus sentimentos nobres.
Caminha em paz sem temer o novo, pois, ele sempre será nobre quando te propuseres a servir.


Ancião.

Inserida por claudionorsena

"Quem não tem um velho, deve comprar um!"


Significado: O provérbio valoriza a sabedoria (nem sempre reconhecida) do ancião.

...Nós todos temos, somente, uma vida, uma vida para se levar dignamente, por isso é tão apreciada e sagrada e por ela devemos dar o melhor de nós a cada instante...