Mensagens de Sathya Sai Baba

Cerca de 31 mensagens de Sathya Sai Baba

Onde há amor... há paz.
Onde há paz... há fé.
Onde há fé, há Deus...
E onde há Deus, nada faltará!

Sathya Sai Baba
48 compartilhamentos

Cada pensamento, cada palavra e cada ação têm seu reflexo, sua ressonância e sua reação. É um sinal de fraqueza culpar os outros por seus problemas. Você deve suportar as conseqüências das suas próprias ações.

Sathya Sai Baba
30 compartilhamentos

"O amor não age com interesses; o egoísmo é falta de amor. O amor vive de dar e perdoar e o egoísmo vive de tomar e esquecer."

Sathya Sai Baba
429 compartilhamentos

Verdade é aquilo que deve ser dito,
Retidão é o que deve ser praticado,
Paz é o que deve preencher a mente,
Amor é o que deve se expandir dentro de nós e
Não-violência é o que devemos ser plenamente."

Sathya Sai Baba
19 compartilhamentos

O homem é uma parte da comunidade humana. A humanidade é uma parte da natureza. A natureza é um membro de Deus. O homem não reconhece essas inter-relações. Hoje, os homens estão esquecendo suas obrigações. O Cosmo é um organismo integral de partes inter-relacionadas. Quando cada um executa seu dever, os benefícios estão disponíveis para todos. O homem tem direito somente a cumprir suas obrigações e não aos frutos delas. O homem é uma espécie de diretor de palco do que acontece na natureza. Mas esquecendo de suas responsabilidades, o homem luta por direitos. É tolice lutar por direitos sem cumprir suas obrigações. Todo o caos e todos os conflitos no mundo devem-se ao fato de os homens terem esquecido suas obrigações. Se todos cumprirem seus deveres diligentemente, o mundo será pacífico e próspero.

Sathya Sai Baba
73 compartilhamentos

"O homem deve adorar Deus, que lhe aparece nas inumeráveis formas humanas ao seu redor - como um mendigo cego, um deficiente, um leproso, uma criança, um homem velho decrépito, ou mesmo um criminoso. Você deve ver o Divino por trás de todos os véus físicos, e O adorar através do serviço desinteressado ao próximo. Todos os Nomes e Formas, incluindo o seu, são Dele. Vocês aparecem como corpos individuais separados, porque o olho que os vê procura apenas a forma física exterior. Quando sua visão estiver purificada, você verá os outros como ondas no oceano do Absoluto."

Sathya Sai Baba
59 compartilhamentos

O homem vive na terra para aprender, antes de tudo, a arte de ser homem, e depois a arte de ser divino. Vista assim, a vida é uma aventura, onde cada ação, cada pensamento e cada palavra do homem pode manifestar a divindade que está latente. O egoísmo do homem é a causa de todos os seus males.

Sathya Sai Baba
93 compartilhamentos

Existe uma tendência de interpretar renúncia como sendo meramente desistir dos apegos mundanos. A verdadeira renúncia significa atingir perfeita equanimidade. As pessoas podem criticá-lo ou elogiá-lo; receba ambos com senso de equanimidade. Alguém pode tentar feri-lo, enquanto outro pode tentar lhe fazer algo de bom; trate ambas as situações com equanimidade. Em um negócio, você pode ter prejuízo e em outro você pode ter lucro; trate ambos da mesma maneira. Equanimidade é a marca registrada do yoga (elevação espiritual).

Sathya Sai Baba
26 compartilhamentos

Quando um rio alcança o oceano, ele se torna um com o oceano e deixa de existir. Antes de se unir ao oceano, o rio é limitado por suas margens e tem uma forma distinta. Mas, quando se funde ao oceano, ele perde sua forma, seu nome e seu sabor. Igualmente, quando o "homem" se funde ao Infinito "Eu", apenas o Infinito "Eu" permanece e a limitada entidade humana desaparece.

Sathya Sai Baba

Para descobrir o que é correto (Dharma) e o que é incorreto (adharma), aplique este simples teste: se vai contra a Verdade e o Amor, é incorreto; se promove a Verdade e o Amor, ou é repleto destes, é correto.

Sathya Sai Baba

O som dos mantras tem a virtude de transformar impulsos e tendências.
O vocábulo mantra significa aquilo que protege e salva, quando repetido na mente.
Vibre sempre os mantras dentro de sua mente.
Isto prevenirá o mal falar, conversas sem propósito, maledicência e escândalo.
Fale somente quando seu falar seja essencial e só tanto quanto necessário.
Fale docemente e sem quaisquer reservas ou circunlóquios.

Sathya Sai Baba

O homem sábio é aquele que controla a mente e purifica o coração, preenchendo-o com bons pensamentos.

Sathya Sai Baba
68 compartilhamentos

Manifestações do Amor Divino!



Pensamento para o dia 28/08/2018



Você se refere à doação de alimentos como Anna-dana. Entretanto, ninguém tem a autoridade de doar, por caridade, o que foi dado por Deus, nem tampouco, ficar orgulhoso ou mesmo acreditar que fez caridade. Deus deu as chuvas, alimentou as sementes e fez amadurecer os grãos. Qual direito você tem de chamá-los de seus, e doa-los por caridade? Não é dana (caridade) que você faz; você está, apenas, sendo grato a Deus! Você está santificando os grãos que colheu, ao oferece-los como alimento aos Deuses em forma humana (Narayanas)! Então, chame esta ação de Narayana Seva! Assim será mais correto. Cada um de vocês é um membro do corpo chamado Universo. Faça seu trabalho sem resmungar; trabalhe em cooperação com todos. Somente assim, o Universo ficará saudável e feliz. O amor – e somente o amor – pode conectar você aos outros e a Deus, que é a própria personificação do amor. (Discurso Divino, 28 de janeiro de 1975)

Sathya Sai Baba

Sri Sathya Sai Baba
Inserida por niltonalcantara
1 compartilhamento

Não corra atrás de tudo e todos que tagarelam coisas livrescas e vestem um manto de faquir. Analise, julgue e, então, admire. Examine a conduta diária deles, suas motivações, perspectivas e a coordenação entre o que dizem e fazem. (Discurso Divino, 26 de fevereiro de 1961) ”

Sathya Sai Baba

Sathya Sai Baba
Inserida por NiravaGulaboBeth

Sem pureza na ação, a verdadeira natureza do Ser não pode ser reconhecida. (Discurso Divino, 11 de julho de 1987) ”

Sathya Sai Baba

Sathya Sai Baba
Inserida por NiravaGulaboBeth

Deus é todo-poderoso e pode derreter até mesmo corações de pedra, mas Ele não vai comprometer-se a fazê-lo. Os seres humanos têm a força para corrigir seu caminho através da adesão aos objetivos da vida (Purusharthas - dharma, artha, kama, moksha), e assim Deus esperará que você primeiro corrija seus pensamentos por meio de seus próprios esforços e, em seguida, procure a ajuda de Deus. Sua vida deve ser como a da mulher da aldeia que carrega um pote cheio de água sobre a cabeça. Ela fica falando e brincando junto com outras mulheres enquanto andam juntas. No entanto, ela toma muito cuidado com o pote de água na cabeça. Da mesma forma, enquanto vivemos no mundo levando as coisas normalmente, de ânimo leve, conforme elas surgem, temos que tomar muito cuidado com os aspectos espirituais, sem esquecê-los ou ignorá-los. Seja qual for o trabalho e tarefas que possa realizar, se você tem a sua atenção na Divindade, então Deus sempre cuidará de você. (Rosas de Verão nas Montanhas Azuis, 1976, Capítulo 7) ”

Sathya Sai Baba

Sathya Sai Baba
Inserida por NiravaGulaboBeth
1 compartilhamento

“Quando um raio de luz incide sobre vários pedaços de vidro, a luz se dispersa em várias direções diferentes. Algumas pessoas podem pensar que esta luz veio de várias fontes. Isso é incorreto. Uma única fonte de luz caiu sobre um grande número de vidros coloridos, e, por conseguinte, parecia que era composta por cores diferentes. Se a mesma luz cai no chão, não seremos capazes de ver a luz, pois o chão obstrui e absorve a luz. Da mesma forma, se a graça brilhante e reluzente do Senhor recair sobre uma pessoa sátvica (pura), ela brilhará de forma reluzente. Se a mesma graça do Senhor recai sobre uma pessoa com qualidades rajásicas (agressivas), ela o fará desenvolver vários desejos do mundo. Se a mesma graça recai sobre uma pessoa com qualidades tamásicas (inertes), ela não somente atravessará sem ter qualquer efeito, mas também poderá perder um pouco do seu brilho. (Rosas de Verão nas Montanhas Azuis, 1976, Capítulo 8) ”

Sathya Sai Baba

Sathya Sai Baba
Inserida por NiravaGulaboBeth

Atualmente, ninguém canta o nome de Deus com sinceridade. Muitos discutem à menor menção de Deus. Eles pensam que são superiores o suficiente para isso. O Divino só pode ser conhecido por aqueles que estudam as escrituras com sinceridade e carinho. Simplesmente porque você tem uma língua e ela pode balançar, não lance calúnias contra o Senhor ou Seu Nome Divino. Há a história de um rei, o ministro e o servo indo em um barco. O servo entrou em pânico com a visão da água ao seu redor; de fato seus ataques de pânico estavam prestes a virar o barco. Assim, o ministro o agarrou, empurrou-o para dentro da água, mergulhou-o várias vezes e, em seguida, quando ele gritou: "O barco, o barco", ele o içou de volta. Uma vez no barco, ele sabia que estava a salvo das águas tempestuosas. Não espere sofrer as provações da vida mundana para perceber a segurança e a proteção da fé em Deus. (Discurso Divino, 19 de fevereiro de 1966) ”

Sathya Sai Baba

Sathya Sai Baba
Inserida por NiravaGulaboBeth

“Você está afligido pela doença que a Gita pode curar, a doença da ilusão (moha) que distorce seu senso de valores, embaça sua visão e distorce seu ponto de vista. Mas, para se beneficiar dos remédios, é necessário ter o pesar (vishada) que Arjuna teve, a dedicação que ele ofereceu, o desapego que ele desenvolveu e a concentração (ekagrata) que ele demonstrou. Ele estava pronto a implorar por seu modo de vida ao invés de entronizar-se como rei após a morte de seus parentes, professores e anciãos. Tenha esse anseio agudo; então, a Gita poderá destruir o apego (moha) e libertá-lo. Descubra por si mesmo o seu estágio de desenvolvimento espiritual, a qual classe na escola você se encaixa. Então, decida-se a prosseguir a partir dessa classe para a próxima mais elevada. Esforce-se ao máximo e você conquistará a Graça de Deus. Não negocie ou se desespere. Um passo de cada vez é suficiente, desde que seja em direção à meta, não longe dela. (Discurso Divino,19 de fevereiro de 1966) ”

Sathya Sai Baba

Sathya Sai Baba
Inserida por NiravaGulaboBeth
1 compartilhamento

“Comece com esta primeira lição. Não apenas alardeie que você domina a Bhagavad Gita (escrituras), a leu mais de cem vezes e memorizou todos os versos e os comentários escritos até o momento. Entre todos os milhões de pessoas que foram instruídas na Gita, somente Arjuna teve a percepção de que este universo é apenas uma manifestação parcial de Sua glória incomensurável (Vishwarupa Darshana)! Por que é que estes grandes estudiosos não tiveram essa experiência? A realização dessa realidade pode acontecer apenas para o aspirante que a merece. Arjuna alcançou o estágio mais elevado de rendição; quando o ensinamento começou, e durante o processo, ele tinha concentração insuperável. Não admira que ele fosse abençoado. A menos que se tenha o mesmo grau de rendição, o mesmo anseio e concentração, como se pode esperar o resultado que Arjuna alcançou? O caminho da entrega (Saranagathi ou Prapatti) que a Gita estabelece não é fácil; ele exige dedicação e persistência. (Discurso Divino, 16 de março de 1966) ”

Sathya Sai Baba

Sathya Sai Baba
Inserida por NiravaGulaboBeth
1 compartilhamento