Mensagens de Educação
Quem enxerga a excelência na educação olhando para os resultados, obtidos pelos alunos, em avaliações externas, não consegue ver que em uma única sala de aula, exite uma enorme diversidade e ignora a forma particular que cada um possui no processo de aprendizagem.
Dizer que a escola não educa,
ou que o educar não é seu papel,
é desconhecer a dimensão da educação escolar,
é não ser capaz de enxergar a carência dos alunos
que se manifesta dentro da escola,
é não compreender que o ensino
está incluso no processo educacional.
Quando tratam a educação como meio populista de um governo, não obtemos, dos atos de seus agentes, aprendizagem, e sim, respostas de estratégias que focam os esforços em produzir números satisfatórios.
Não tem como imaginarmos um modelo educacional significativo, dentro de uma mentalidade absolutizadora do fazer pedagógico.
O professor é aquele que faz de sua práxis um preceito deontológico, não se prende ao currículo e muito menos ao sistema educacional.
Ser professor é enxergar na falta de estímulos, a força para continuar acreditando em suas verdades quanto educador.
Ninguém é tão grande que não tenha algo a aprender, e ninguém é tão pequeno que não tenha algo a ensinar. Por isso, que cada um reconheça seu lugar com humildade, aprenda a valorizar o outro com justiça, e seja grato por tudo aquilo que cada pessoa acrescenta em nossa jornada.
A vida é feita de altas e baixas, igual as ondas dos oceanos. Por isso, devemos aprender a nadar para superar.
Por mais que as ondas sejem gigantes, não tenha medo e não se canse de nadar, um dia você vencerá.
Cada onda que superamos, estamos próximo da nossa vitória. A vida é feita de sacrifício, e não existe sucesso sem sacrifício.
O que a criança vivencia é o que ela mais capta. Não é somente o que o professor diz a ela, mas o que ela ver principalmente pai e mãe fazendo. A educação pelo exemplo é a mais importante de todas. A criança vai captar muito bem o comportamento dos pais e há uma grande possibilidade de reproduzi-lo. A educação é feita a todo o tempo, não somente quando se fala, mas principalmente por suas ações. Uma criança deve aprender essencialmente que o mundo é feito de diversidades e que o respeito pelo outro é essencial para uma vida harmônica.
Na terra do samba e do calor,
A triste educação é uma dor.
Desafios imensos a enfrentar,
No Brasil, é preciso transformar.
Escolas carentes de estrutura e luz,
O futuro das crianças em jogo, Jesus!
Professores lutam com paixão,
Mas falta apoio e investimento à nação.
Desigualdade, um muro a separar,
Oportunidades que deveriam igualar.
Mas no coração do povo, a esperança persiste,
Que a educação no Brasil, um dia, resplandeça em sua missão mais justa e realiste.
O medo, assim como uma doença, nos ensina muito. Não podem ser ignorados ou gerar reatividade, mas compreendidos e tratados na sua causa até não fazerem mais parte do aprendizado e seguirem.
Eu não dou muita atenção aos elogios, os ouço educadamente, mas não me ajudam, são perigosos.
Me debruço sobre as críticas, com a mesma educação, pois sei que nelas existirão, algumas vezes, quando respeitosas, elementos para minha evolução e progresso.
Tudo nos ensina, até os tropeções que levamos, porque esses revelam as pessoas verdadeiras que estão ao nosso lado sem interesse e sem segundas intenções...
SOU PROFESSOR - Profª Lourdes Duarte
Sou professor com orgulho, a minha missão é despertar conhecimentos, é abrir portas para que os alunos entrem por si mesmo e é aprender a aprender para que possa transferir o melhor dos meus conhecimentos para que os meus alunos aprendam e sejam felizes.
FELIZ DIA DO PROFESSOR !
Ao nos ensinarem Amar, não há força alguma que nos faça fugir desta forma evolutiva, não tem como...
Tu és uma pessoa de muito valor
que arduamente aprendeu a se amar,
a enfrentar a sua dor,
que a vida ainda tem muito a te ensinar, que a fé em Deus é um fulgor
que não te deixa desanimar
apesar do sinal de desamor
que possas encontrar.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- Frases de Paulo Freire sobre educação e sua ação transformadora
- 87 frases sobre educação provocativas e transformadoras
- As principais ideias de Rubem Alves sobre Educação
- Frases Pedagógicas
- 77 frases de futebol que ensinam valores e inspiram a vencer
- Ser professor é: mensagens sobre a jornada no ensinamento
- Mensagem de professor para aluno: palavras que transformam e motivam