Mensagens de Educação
DIA DE AVALIAÇÃO
Quando a professora adentra à sala
A turma toda fica aflita!
Somente o coração palpita
Quando ela emite a fala.
Neste momento todo mundo se cala,
Ninguém mais se agita,
Nem Claudinha, Andreia ou Benedita,
Nem Amanda ou Ana Paula.
A sala é um mar de silêncio,
Não conversa mais Juvêncio,
Nem Pedrinho com João.
Só se fala se for a palavra presente!
Quem estudou tá confiante, outros descontentes,
Pois é assim no dia de avaliação.
Eu acho que os professores e alunos são seres de outro mundo... Quem deseja fazer um doutorado em um país que desqualifica a área de educação?
Quem falou que não se ensina às porradas? A vida sempre me ensinou assim e , óbvio que, sempre aprendi.
O TEMPO...
É preciso ouvir, sentir, entender o tempo... Ele está sempre nos ensinando que errar é humano. Todos nós erramos e pedimos desculpas. Tropeçando, caindo, aprendemos os jogos da vida. E nos levantamos mais rápido após cada tombo. O tempo prova que nem todos os dias amanhecem ensolarados e que as nuvens cinzentas são passageiras, assim como os ventos. É a lição da valorização de cada segundo, pois tudo pode mudar no instante seguinte. Com o tempo conhecemos mais pessoas, em algumas descobrimos afinidades, despertamos para novos sentimentos. O tempo mostra que amigos de verdade nunca se afastam, mesmo estando muito distantes. É preciso muito tempo para entender e aceitar as pessoas como elas são. Aprendemos a ouvir mais, a reclamar menos e a compreender que ninguém é melhor do que ninguém. Aprendemos a controlar nossas expectativas e descobrimos que o amor pode ser como a brisa, como as ondas do mar. E que o amor é eterno, sim. Enquanto durar. Afinal, apenas o tempo é infinito...
(Juares de Marcos Jardim)
É a saúde mental da criança e do adolescente que aciona o bom aprendizado escolar e estabiliza emocional e psicologicamente.
A tarefa mais difícil da vida é ensinar, o outro a fazer as coisas que devem ser feitas, quando ele não tem interesse em aprender.
Incluir não significa tentar “curar” o educando ou adequá-lo a métodos já existentes e fossilizados. Incluir significa trabalhar com todos dentro de suas habilidades diferenciadas; aprimorá-las, desafiá-las... É respeitar e entender as capacidades de cada um sem esperar um modelo ideal. É aprender e ensinar que o ser humano pode e deve crescer dia-a-dia sem que seja tolhido por uma sociedade segregadora, excludente e discriminadora.
Você que segue alguém que te ensina algo, sendo que, o que essa pessoa te ensina, você não aplica... Recado: És um idiota útil, nunca vais progredir na tua vida, mas vais sempre estar dando progresso a quem te ensina, por aumentar a audiência dessa pessoa sempre.
"Num ensino engessado pela técnica e burocracia, a Filosofia tem o seu papel criador, revelador, crítico e emocional".
(Filosofia da Educação: Marxismo, Teoria Crítica e Realidade Social, p. 262)
As crianças não precisam atingir uma certa idade e nem precisam de professores para começar a aprender. A partir do nascimento, já são construtoras de conhecimento. Levantam problemas difíceis e abstratos e tratam por si próprias de descobrir respostas para eles.
Se os pais não ensinarem aos seus filhos a assumirem suas responsabilidades desde a mais tenra infância, não será a escola que conseguirá fazer deles adultos responsáveis.
O papel da escola não é diretamente assumir o plano de ensino clássico, mas o que está envolvido em ação ativa direta deste plano na vida real de seus pupilos.
O pacto, feito entre a instituição escolar com seus alunos, de 'faz de conta que eu ensino e você que aprende', é uma das formas mais perversas de declarar a decadência do futuro da sociedade em si mesma.
Bom professor não merece cobrança externa sobre seu trabalho, pois já basta a que ele faz a si mesmo mediante a frustração que é não conseguir desempenhar seu papel como gostaria, inclusive devido a fatores externos.
Agora vou te ensinar a minha técnica dos 3 "A"
Aceite
Agradeça
Aguarde
Tudo tem seu tempo e, este tempo, é o de Deus!
O papel do professor é oferecer ferramentas adequadas para que os estudantes se tornem plenos protagonistas de seus pontos de vista a respeito do mundo e de si mesmos.
Um dos grandes erros dos professores mais antigos, é querer que seus alunos evitem os seus erros, sem se dar conta que foram justamente esses erros que o transformaram no professor que ele é hoje.
- Relacionados
- Frases de Paulo Freire sobre educação e sua ação transformadora
- 87 frases sobre educação provocativas e transformadoras
- Frases de Pedagogia
- As principais ideias de Rubem Alves sobre Educação
- 77 frases de futebol que ensinam valores e inspiram a vencer
- Ser professor é: mensagens sobre a jornada no ensinamento
- Mensagem de professor para aluno: palavras que transformam e motivam
