Mensagens de Educação
Diz o ditado que “é melhor ensinar a pescar do que dar o peixe” quando se quer ajudar ao próximo, mas devemos atentar que nem sempre poderá ser assim, pois, às vezes, precisa-se dar primeiro o peixe para que o ser humano carente não morra de fome antes de conseguir aprender a pescar.
Trabalho e conhecimento, mesmo que seja de outros; devem nos fazer aprender, que nada se faz sozinho e independente.
Tomemos inciativa para o bem e pela conjuntura que nos cerca imediatamente.
Educação sem corrupção já!
O ato de aprender do aluno se fortalece quando existe motivação necessária
para aproximar os modelos apresentados com sua verdadeira realidade. Este
processo de aprendizagem do aluno é eficaz quando o sujeito aprendiz percebe
que as relações dos modelos matemáticos apresentados em sala de aula estão
associadas ao seu cotidiano
A Matemática desenvolve uma forma nova de criar e de fazer descobertas,
porém a maneira que é ensinada não conduz a esse resultado. A grande maioria
de nossas escolas do ensino básico possui uma visão bastante tradicionalista no
ensino da matemática e da inclusão de novas tecnologias. O educador deve está
preparado para compreender e acompanhar com destreza a nova geração de alunos tecnológicos. No contexto atual, com uma sociedade mutável, é
necessária total e irrestrita adequação das escolas aos novos modelos de tecnologia, de tal forma, que o aluno esteja motivado e seja curioso na escola
que frequenta.
Essa nova forma de olhar o ensino de matemática se faz necessário para
que se possa adequar os avanços tecnológicos do mundo moderno à criança
da era tecnológica. A criança aprendiz oriunda da escola tradicional necessita
desenvolver suas habilidades e competências para compreender e transformar a realidade, sendo neste caso, a matemática a porta de entrada para esse
desenvolvimento intelectual.
A educação apenas, não forma um bom cidadão, mas bons pais. Filhos de pais educados, se tornam bons cidadãos.
"SER PROFESSOR É:
Construir em terra firme;
Caminhar sem pisar nas pessoas;
Começar ainda que a idade não permita;
Trabalhar com os recursos disponíveis;
Usar os métodos e meios adequados;
Entender e avaliar as habilidades dos estudantes;
Humildade, coragem, determinação e receber os salários mais absurdos do mundo;
Participar em marchas, as vezes de forma obrigatória sob a pena de ser punido;
Falar sozinho, resmungando o atraso salarial e com muitas dívidas por pagar;
Dar aulas ao ar lento;
Utilizar quadros inapropriados;
Adquirir tuberculose;
Jurar a bandeira e trabalhar onde o acesso não é facilitado;
Sair de casa às 5h00 e regressar as 23h...;
Sair de segunda a sexta feira de casa e regressar no final de semana para ficar 24 horas com a família;
Dar aulas de Química, Física, Biologia, etc., sem os laboratórios;
Superação diária.
SER PROFESSOR É ISTO E MUITO MAIS..."
"Mira" o professor com o celular na mão em sala de aula é um precedente para o aluno usá-lo: — Se ele pode, por que não posso usar também! E os coordenadores repreenderão-no nas reuniões pedagógicas?
OS ALUNOS FICAM MAIS FORA QUE DENTRO DA SALA DELES, VINGANDO-SE DOS PROFESSORES CHATOS, POIS A COORDENADORA PEDAGÓGICA CULPA O MESTRE.
E viva esta gradação maligna: A não reprovação gera indisciplina; esta, a não aprendizagem; esta, o incompetente; este, por sua vez, tornando-se professor na mesma escola que o plantou, faz-se a colheita malfazeja da semeadura ruinosa que comprova a lei da causa e efeito infalível.
Para haver mestres, é preciso haver aprendizes. Se todos queremos ser mestres, não teremos a quem ensinar.
..."Felizes são as mentes que enxergam o mundo com a cabeça e que por sua vez, conseguem educar os olhos." ... Ricardo Fischer.
Um professor desconhece os perigos de sê-lo. Mas, as forças do além fazem-no permanecer vivo, porque ele precisa exemplificar o que ensinou! É professor e cobaia de si mesmo!
Um Professor por excelência deve ter duplo reconhecimento, pois, imprimem em nós, pérolas que ninguém jamais poderá roubar.
Aprender não devia ter “prender” no nome... a gente aprende pra soltar, pra colocar pra fora o que absorveu, para dar ao outro, pra ensinar; e com isso aprender de novo. Acho que este movimento deveria se chamar “assoltar”... :)
Como podemos ter esperanças em dias melhores num país cuja engrenagem da educação, que mais poder tem de promover um bom futuro, está enferrujada e obsoleta?
As crianças merecem ser diferentes.
Por favor, não ensinem para as crianças que todos são iguais e que por isso devem ser respeitados.
Ensinem para as crianças que todos são diferentes, importantes, seres humanos, e que por isso merecem ser respeitados.
Existe uma grande diferença entre dever ser e merecer ser.
Quando se diz que alguém "Deve" algo, quer dizer que esse alguém tem uma OBRIGAÇÃO para com outra pessoa. Mas, quando se diz que alguém "Merece" algo, quer dizer que esse sujeito esta, por suas qualidades ou conduta, no DIREITO de obter algo.
Vamos respeitar as diversidades e ensinar os nossos alunos a fazerem o mesmo.
A mudança que tanto queremos começa de dentro para fora e, é como o amor, você tem que se amar para depois amar.
Você tem que respeitar para depois ensinar alguém a respeitar.
Vamos refletir sobre as nossas práticas de ensino.
Vamos MERECER.
Aprendi com tudo que vi;
que o ser humano mente com um belo sorriso;
trapaceia pra conseguir um objetivo;
esquece quem o apoiou e tudo que for preciso.
Nara Nubia A Queiroz
@narinha.164
Ensinar para inspirar envolve algo a mais que reproduzir o conteúdo, envolve colocar-se em condição de igualdade com o educando, ao seu lado, sem hierarquias, sem padrões estereotipados de alguém que sabe e de alguém que não sabe.
Através de teu eu...
Vejo-te com olhos de um louco
Sem quereres de nada aprender
Sem necessidades de nada ter
Sem enxergar postas armadilhas
Sem ater-me a vãs desejos
Atravesso teu eu e me conforto
Posso até ser teu aprendiz
Mas não pelo que fazes
Nem tampouco pelo que dizes
Mas para valorar minhas raízes
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- 87 frases sobre educação provocativas e transformadoras
- Frases de Paulo Freire sobre educação e sua ação transformadora
- Frases de Augusto Cury
- As principais ideias de Rubem Alves sobre Educação
- 77 frases de futebol que ensinam valores e inspiram a vencer
- Ser professor é: mensagens sobre a jornada no ensinamento
- Mensagem de professor para aluno: palavras que transformam e motivam