Mensagens de Educação
TEMA:
A Promoção do Bem-estar e da Sociedade Pacífica no nosso Mundo em tempos da Inteligência Artificial: Ações para Reforçar as Estratégias existentes
QUESTÃO DE ANÁLISE:
Quais são as ações para reforçar as estratégias de promoção do Bem-estar e da Sociedade Pacífica no nosso Mundo em tempos da Inteligência Artificial?
SÍNTESE:
As ações para reforçar as estratégias de promoção do Bem-estar e da Sociedade Pacífica no nosso Mundo em tempos da Inteligência Artificial são:
1. Introduzir a 'Educação para Serenidade' como Disciplina Curricular em todas as Escolas Secundárias do Mundo.
2. Potencializar as competências de operacionalização dos Objetivos do Domínio Afetivo nos Professores de todas as Escolas do Mundo.
3. Introduzir Programa de Melhoria da Serenidade pela Atenção em todas as Comunidades do Mundo através de Professores e Alunos voluntários sob direção dos Serviços Distritais da Educação com um incentivo monetário simbólico aos voluntários.
A poesia me mostra o caminho,
percorro e me envolvo com simplicidade com cada palavra,
no tempo certo sai uma rima,
às vezes não...
Minha sina... meu destino
Sôfrega de esperança.
Impaciente, inquieta...
enfrento o mundo.
Anoitece. Enoita...
Ajoelho-me
Faço minha prece.
Às vezes tenho a impressão de que, de quando em quando, Deus de mim se esquece.
Olvida-se de que cá estou...
Sem chão... sem Norte... sem direção.
E que de se esquecer se acostumou.
O frio gela meus ossos.
O sangue flui vagarosamente... tentando romper barreiras...
Furando obstáculos... por entre minhas veias se esgueira.
O desespero e a desesperança parecem tomar conta de tudo em mim.
Sono picado...
Acordo tão cansada.
Desesperação: tenho de continuar.
Abro vagarosamente a cortina.
Vejo o sol pela janela sorrateiramente se esgueirar.
Ávida de esperança, me armo.
Sôfrega de expectativa
Continuar a continuar... eis minha sina.
Caminhar e caminhar... sei que a vida ensina.
Antes de buscar respostas prontas, escute o aluno. Antes de esperar um laudo, observe a pessoa.
A inclusão começa quando a escola entende que ensinar não é aplicar uma fórmula, mas acolher a diversidade com respeito e intenção pedagógica. Não eduque pelo diagnóstico — eduque pela presença, pelo encontro, pelo olhar que enxerga possibilidades, não limitações.
Em tempos marcados pela rapidez e pela conveniência, é preciso perguntar: os caminhos da facilidade estão, de fato, nos conduzindo ao conhecimento — ou nos desviando dele? Quando o imediatismo substitui o esforço, a aprendizagem se torna frágil, e a autonomia dá lugar à dependência.
A Bíblia nunca disse que o amor não dói. Porque o amor que vem de Deus não é só sentimento, é sacrifício. Amar, às vezes, vai doer mesmo. Vai exigir silêncio quando você quer gritar. Vai pedir paciência quando tudo em você quer desistir. Vai fazer você permanecer, mesmo quando a vontade é sair correndo. O mundo diz que se dói, não é amor. Mas o amor de verdade sangra, suporta e insiste. E se entrega... mesmo sem garantia de volta.
Tem gente que não tá em um relacionamento ruim, só tá com alguém que parou o que Deus começou. Que não machuca, mas também não cura. Que não destrói, mas também não soma. Relacionamento bom não é o que ocupa o tempo. É o que empurra pro propósito. Jesus amou, mas não parou. Paulo teve afeto, mas não desviou. Amor de verdade não atrasa o chamado. Não te tira de Deus. Ele fortalece.Ele alinha. Ele ajuda a continuar.
Não fique onde o seu coração tá cheio, mas sua alma vazia. Você foi chamado pra algo maior.
A dor corta.
Mais fria que o gelo, mais afiada que uma katana.
Não chega com ternura, nem com piedade.
É indesejada como a visita inesperada de um parente distante, aquela que ninguém quer receber.
Ela desnorteia, faz tremer de raiva só por existir,
e, paradoxalmente, agradeço por sua presença profunda.
Não a entendo, nem a expulso.
Mas sinto sua força e sei: ainda estou viva.
A dor é ambígua;
vazia e completa,
forte e frágil,
louca e sã,
eterna e fugaz,
calma e tempestade,
causa e remédio,
amiga e inimiga,
indesejada, porém essencial.
E a ela eu agradeço.
Porque só me levanto após a queda;
como pérolas que nascem da ostra que sofre,
porque só aprendo quando sinto.
A dor não é amiga, mas tampouco inimiga.
É a mestra silenciosa que me ensina a ignorá-la,
e, ao mesmo tempo, a conviver.
Às vezes precisamos entender que nossos sentimentos
fazem parte do nosso ser, entendê-los e aceitá-los, podemos
transformar nosso sentimento em aprendizado.
Sentiremos a dor do amadurecimento e até sofreremos individualmente com nossas experiências e vivências, até entendermos que é para o nosso bem e não o contrário, aquilo que o destino nos reserva.
ECOS DO PASSADO
Às vezes me pego pensando em momentos passageiros,
passando por passagens,
onde o passado me lembra
que até as dores se tornam conselhos ligeiros.
Quantas faces escondemos durante um dia?
Quantas tristezas há por trás de um sorriso?
Durante 24 horas, entre 90 e 100 mil batidas de seu coração, por quantas vezes e quantas pessoas conseguiram te matar devagarzinho, seja com falsas palavras, falsas promessas, amizades quebradas, traições de quem amamos...?
Agora, para mim, o mais importante: Diante de tudo isso, por quantas e quantas vezes você sobreviveu? Milhares, não é? Então, não será desta vez que você cairá. Levante-se mais uma vez e viva!
"Na jornada da vida, tropeçamos com dor, caímos com lágrimas, erramos com o coração em pedaços.
Mesmo assim, deixamos sinais — avisamos onde doeu, onde sangrou, onde quase não voltamos.
Gritamos pros que vêm depois: ‘Cuidado com a pedra! Atenção com o abismo!’
Mas, no fim, o caminho é deles.
E por mais que doa, alguns vão ouvir… outros só vão entender quando sentirem nos próprios passos o valor de continuar."
Enquanto a imagem e a figura do Presidente da República forem consideradas mais importantes do que qualquer professor do ensino primário e secundário, devemos esquecer qualquer tentativa - teórica ou prática - de verdadeiro desenvolvimento nacional.
O desenvolvimento de uma nação não se constrói ovacionando partidos políticos, mas sim empoderando a educação e valorizando aqueles que dedicam suas vidas à formação das futuras gerações.
""Eu vivo refletindo. Vivo escrevendo e publicando minhas reflexões, que são para mim mesmo, para ver se eu aprendo. O problema é que sou um péssimo aluno.""
Rosas e Espinhos
Pedi a Deus por rosas, no anseio de cor e perfume, mas esqueci, entre preces ansiosas, de pedir que os espinhos sumissem.
Vieram lindas, em tom carmesim, suaves, abertas, cheias de vida, mas, ao tocá-las, senti enfim a dor que em beleza é escondida.
Deus com ternura então me falou: "Rosahyarah Filha Minha, os espinhos ensinam a essência, sem eles, o amor que você tanto sonhou seria só flor... sem resistência."
Assim aprendi, com o tempo e o chão, que até a dor tem sua poesia. Pois a flor mais bela, em minha mão, floresceu junto à sabedoria da vida com suas belezas e dores.
"Um pequeno ferimento pode se transformar em uma grande cicatriz. Assim como as palavras, quando mal interpretadas, têm o poder de destruir até mesmo o que parecia sólido."
"Jesus disse para amarmos uns aos outros, mas vivemos num mundo, onde o distanciamento é ordem natural, saindo daquele ensinamento deixado por nosso Mestre"
- Relacionados
- Frases de Paulo Freire sobre educação e sua ação transformadora
- 87 frases sobre educação provocativas e transformadoras
- Ser professor é: mensagens sobre a jornada no ensinamento
- As principais ideias de Rubem Alves sobre Educação
- 77 frases de futebol que ensinam valores e inspiram a vencer
- Mensagem de professor para aluno: palavras que transformam e motivam
- Frases Pedagógicas
