Mensagens de Educação
Não há nada mais inquietante para um professor do que perceber que faz parte de um processo de ensino e aprendizagem que pode ser taduzido pelo significado, literal, da palavra "processo", pois o mesmo é uma sequência contínua de fatos ou operações que apresenta uma unidade, contrariando a diversidade que é uma caracteristica inata daqueles que ele pretende mediar o conhecer.
Seguimos pedagogizando a vida
Na mão livro, palavra guia
No coração esperança e sabedoria
Na prática que nos forma e transforma conhecimento em ação
Sonhando com um mundo melhor
Através da Educação.
Parabéns, pedagogos!
Se espera que haja formação de educadores capazes de abordar de forma sensível e respeitosa as questões religiosas.
A escola é apenas a coadjuvante no processo de educação de uma criança, o papel principal continua sendo dos pais.
Não há lugar mais lindo que uma escola repleta de alunos que encontram professores com brilho nos olhos!
Uma sala de aulaé feita de muitas cores.
Feliz do Professor
que é capazde multiplicar estas cores,
transformando-as em
obras-primas da esperança...
O Professor só pode se aperfeiçoar esforçando-se para aperfeiçoar cada aluno que recebe!
Assim, cada aluno que o Professor recebe é uma dose de oportunidade para o aperfeiçoamento do Professor!
O aperfeiçoamento genuíno do Professor implica o seu zelo na superação das dificuldades dos alunos.
O processo educacional carece de um certa dose de violência simbólica qual instiga o educando o hábito de enfrentar os problemas e resolver suas dificuldades.
A missão do Professor é fornecer "ferramentas" e confiança para que os alunos não precisem mais dele.
O modelo de política educacional quantitativa – com diplomas universitários praticamente vendidos em quermesses – é a tradução mais fidedigna do velho e bolorento populismo. A Educação precisa ser qualitativa. Menos e melhores diplomas universitários. Menos burocratas e mais lideranças. A Educação, sem dúvida alguma, é a mais importante política de Estado. A base de tudo.
Eduquem seus filhos para serem curiosos. A curiosidade é a faísca para o aprendizado. O aprendizado é o combustível para a felicidade. A felicidade é o alicerce para o sucesso.
Educar de forma eficiente é algo que não se pode definir, pois o que funciona para um pode ser insignificante para outro. O importante é oportunizar, a todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, a capacidade de desenvolver suas habilidades.
São necessários cautela e discernimento para atuar como educador no universo da educação, pois nem tudo que é engraçado e legal é ético ou moral no processo de ensino-aprendizagem.
O processo de ensinagem requer rigorosidade didática. E, acima de tudo, discernimento e cultura na compreensão de que, a minha verdade pode não ser absoluta! Sim, sou Professor.
Ensinar não é um simples ato de hierarquia, mas uma responsabilidade compartilhada e de amor ao próximo.
- Relacionados
- Frases de Paulo Freire sobre educação e sua ação transformadora
- 87 frases sobre educação provocativas e transformadoras
- Frases de Pedagogia
- As principais ideias de Rubem Alves sobre Educação
- 77 frases de futebol que ensinam valores e inspiram a vencer
- Ser professor é: mensagens sobre a jornada no ensinamento
- Mensagem de professor para aluno: palavras que transformam e motivam
