Mensagens de Reflexão sobre Educação
Dentro de uma empresa, a cultura da advertência e da punição não podem ser maiores que a cultura da educação e da capacitação.
Não construo pontes ou prédios, não salvo vidas por meio de cirurgias, tampouco atuo em um tribunal argumentando pela inocência de alguém. Mas, construo valores e conhecimentos de forma que os estudantes possam se direcionar e escolher para seus projetos de vida, todas as demais profissões. Sim, sou professor.
Triste ver como as pessoas saciam fácil suas mentes com veneno ao invés do corpo, ora pois, vale mais uma mente brilhante guiando os dispostos a caminhar, mesmo com o corpo padecido, do que uma mente podre que alicia jovens pensamentos a pararem de andar, mesmo com corpos sãos.
A história tem sido usada mais para manipular o povo dentro de um viés ideológico do que para prepará-lo para a tomada de boas ações futuras.
Eles não são valorizado pelo simples fato da sociedade desvalorizar o conhecimento. Quem vai lutar pelo que "não tem valor". Eles estão sozinhos nessa guerra!
Parabéns mamãe, obrigado por ter me dado a luz nesta vida e com seu amor me tornando uma pessoa bem melhor que eu posso ser.
O trabalho é uma virtude. Do contrário se não é virtude, mas uma necessidade para sobrevivência, transforma-se em privilégio da servidão.
O educador é a mola mestra dentro na difusão de inúmeros ensinamentos importantes, como elemento agregador, capaz de promover a cidadania.
Muitas pessoas são especialistas em dizer o quê devemos fazer para melhorar o ensino e aprendizagem, mas poucos nos mostram como e de que forma fazer, de maneira eficiente e realista!
Cabe aos pais dos estudantes a responsabilidade de ensinarem aos seus filhos o respeito aos professores.
A escola não precisa abandonar totalmente as práticas mecanicistas do processo de ensino e aprendizagem em que opera, mas precisa adaptá-lo de maneira que este tenha sentido de ser não somente para o estudante, como para a educação enquanto ferramenta de progresso de uma nação.
Material x educacional
O maior presente que os pais poderiam deixar para os filhos seria em valores educacionais e não materiais; haja vista que o primeiro tem valor, não preço! O segundo tem preço, mas não valor!
O retrocesso faz parte da jornada para o sucesso de todos aqueles que nunca deixaram de sonhar pelos processos que seria possível, um dia por repleto, conquistar, mudar e construir.
Escola ideal é aquela esteticamente agradável, que estabelece ligações morais, com sensibilidade à racionalidade humana, uma verdadeira comunidade de aprendizagem, com espírito de investigação e pessoas capazes de gerir a si mesmas.
Assumir a responsabilidade pelo próprio aprendizado, na minha percepção é a segunda coisa mais difícil pois a primeira é aprender.
Você já teve aquela sensação de “era isso que eu precisava ouvir hoje”?
No canal WhatsApp do Pensador, você encontra exatamente isso: uma ideia por dia que faz sentido!
Quero receber no WhatsApp- Relacionados
- Texto sobre Educação de Paulo Freire
- Frases pedagógicas de motivação escolar
- Frases educativas de Paulo Freire que inspiram
- Textos de Paulo Freire que resumem suas ideias pedagógicas
- 87 frases sobre educação provocativas e transformadoras
- Frases de Paulo Freire sobre educação e sua ação transformadora
- Mensagens de Educação