Mensagem sobre Velhice
Tenho pena das pessoas que desdenham dos velhos, da velhice, acham que suas carinhas e corpos perfeitos serão assim para sempre, esquecem que todos nós em um processo natural caminhamos para o mesmo destino e nesta caminhada alguns não terão tanta sorte ou sendo mais realista não serão agraciados com a “velhice”, ser velho não significa estar morto, ao contrario, para muitos é acúmulos de experiências, sabedoria, é ter o tempo de vivencia necessário de forma a compartilhar com os mais novos tudo que lhe foi absolvido durante muito tempo, aprendizados, lições, experiências, conhecimento e uma serie de coisas infinitamente que só se aprende com o passar do tempo, admiro e respeito “o tempo da velhice” e espero ser contemplado com a tal, para que no final de minha jornada e durante a mesma eu possa ter contribuído de forma salutar para com a vida do próximo, “felizes os que brindam a idade onde poucos chegarão”
Sou amante das poesias, porque elas me rejuvenece, aos que não gostam... tenham boa velhice! (Almany Sol - 04/05/12)
"" Meu maior medo é ficar velho de repente e não ter tempo para curtir a velhice que nunca deixei chegar...
Que na velhice essa utilidade tão presente e assim trabalhada durante toda uma vida, não seja motivo de uma tristeza qualquer.
Envelhecer.
O que é envelhecer?
Quando começa a velhice?
Como saber que envelheci?
Envelhecer é apenas uma condição física?
Envelhecer é apenas uma condição mental?
Envelhecer é quando se deixa de brincar de roda e tudo roda ao redor?
Envelhecer é começar usar sapatos imponentes ou tocar pelos confortável?
Envelhecer é esquecer o hoje e lembrar o ontem?
Continuar ...
Alívio
A diferença está apenas na fase adulta e da velhice,na primeira fase eles(as) precisaram de ti e na velhice tu precisarás deles(as),mas haverá ausências quando precisares deles.
Na velhice, quando acordamos pela manhã, fazemos nossas necessidades, tomamos nosso café, sem precisarmos de ajuda, isso já é uma bênção!
Tem duas coisas que são implacáveis e não tem como reverter.
O que?
- A velhice e a morte.
E o resto?
- A gente desapega e liberta!
Muitos não entendem porque tenho mais receio da velhice do que da morte: é que para a morte todos temos autonomia de vôo, mas para a velhice nem sempre.
Estudiosos da mente atribuem depressão na velhice a uma doença típica da população idosa, como se a alegria da juventude fosse seu contraponto para o estado de normalidade. Estou convencido, no entanto, de que são mitos criados para explicar um fato que não tem nada a ver com saúde mental nas diferentes fases da vida: a juventude apenas permanece feliz por conta da ignorância, e na velhice já existe histórico e consciência o bastante para entender o mundo como realmente é. A aparente diferença de percepção, portanto, não passa de uma reação natural compatível com o conhecimento que detêm em seus respectivos momentos. O que difere disso não vai além de exceções, como a depressão juvenil sem causa e a alegria na velhice que remete a transcendência dos mais fortes e resilientes.
Velhice é aquele momento da vida em que você passa a viver de um passado que só pertence a você, e de um presente ao qual não mais pertence.
Velhice no ponto final
Virgulas, já as perdi no caminho
Onde atalhos vão dar a pontos finais;
Reticências, rezo-as sempre sozinho
Pra escapar a parágrafos canibais!
Aos poucos vislumbro o último vinho
Que beberei não sei de que punhais!
Ter menos tempo é ter mais a perder,
Quase nu e tanto pra escrever!
São horas lentas, frias e demoradas,
Que a velhice aceitou e por onde há
Pouca agitação e muitos nadas;
Estou onde a televisão está
E vejo-a com pálpebras desmaiadas;
Do que lá vejo e oiço, bastará
A minha ruidosa cama
E a visita de quem me ama...
Sou as cruzes e rasgos do desfiladeiro,
Cheio de marcas que contam histórias;
Tenho no bolso um andar batoteiro,
Relógios calcinados, que não dão horas,
Um olhar obsoleto, um falar trapaceiro,
Que pergunta quantas mais memórias
Terei com o meu melhor fato?
Oh, destino ingrato...
O encanto da vida é na infância que o recebemos, é na juventude que o questionamos, mas é na velhice que o alcançamos.
Nunca ria das rugas alheias, pois elas não são marcas de velhice como se pensa... elas são marcas de um tempo intensamente vivido... de histórias presenciadas e emoções sentidas... de uma vida que se fez... ao longo de anos... de histórias que talvez você... pessoa preconceituosa nunca possa vir a ter...
Respeite os mais velhos, pois um dia você terá a felicidade de chegará lá...ou não!
