Desabafo de uma mãe para um filho ingrato (frases para refletir)

Equipe editorial do Pensador
Equipe editorial do Pensador
Criado e revisado pelos nossos editores

Ser mãe é amar sem medida, mas quando a ingratidão de um filho fere, o coração sente. Nessas horas, encontrar palavras que expressem a dor e tragam clareza pode aliviar a alma. As frases a seguir revelam sentimentos profundos e convidam à reflexão.

Como mãe, fiz o melhor que pude. É triste ver que, mesmo assim, me tornei culpada na sua história. A ingratidão de um filho é algo que nenhuma mãe deveria sentir. 

Nunca pedi reconhecimento, só queria um olhar de gratidão de vez em quando. 

Não espero perfeição, só esperava um pouco de consideração, um pouco mais de amor. 

Criei você sozinha, entregando mais do que pensei ser capaz. Fiz tudo por amor. Hoje, recebo críticas e indiferença. 

Vida afora a gente sente a dor da ingratidão chegar de diferentes corações, mas nada dói tanto como sentir a ingratidão de um filho. É sentir que fracassamos, que todo o amor e dedicação foram em vão. Dói, é verdade, mas mesmo assim luto contra a frustração e jamais vou desistir. Enquanto me restarem vida e forças, terei esperança em que seu coração enxergará. Todos atravessamos diferentes fases na vida, todos erramos, uns mais, outros menos, e eu quero que você saiba, meu filho, que quando quiser, estarei aqui. Você é meu filho. Ontem, hoje e para sempre, e é para o bem e para o mal, assim como meu amor por você é incondicional!

Ter um filho ingrato é carregar no peito uma dor que não tem nome e não encontra consolo. 

Se te amar demais foi o meu erro, eu erraria mil vezes, mesmo sabendo que doeria como está doendo agora.  

Perdi noites, sonhos e até a mim mesma. Só não pensei que perderia a sua gratidão.  

Eu ignorei todos os sinais de um filho ingrato, mas hoje entendo que amar demais não salva ninguém da frieza. 

Você não precisa me idolatrar. Só queria não me sentir descartável na sua vida.  

Fui abrigo, fui colo, fui muralha. Hoje sou apenas uma pessoa que você evita.  

Hoje entendo que amar também é aceitar que nem todo filho reconhece, que nem todo esforço vai ser visto como sinal de amor. Ainda assim, continuarei buscando o meu melhor pelos meus filhos. 

Não há dor maior, sentimento de incapacidade e impotência, que tentar amar alguém que só consegue te odiar, que não tem nenhum respeito, nenhuma admiração por você. E isso constatado o melhor é abrir mão, não se envolver, se afastar. Porque há pessoas na vida, que só querem pôr as outras pessoas pra baixo, humilhar, sem nenhum respeito. Nenhuma compaixão, nenhum amor. E mesmo doendo a alma, também disso devemos escolher abrir mão. Todo ingrato carrega consigo o poder de afastar quem se importa de verdade com ele, quem se preciso daria a própria vida. Que amarguem na sua superioridade e deixem os demais mortais viverem. Amar alguém ingrato não compensa. É preciso amar mais você antes disso.

Um filho ingrato, que despreza a mãe, não entende que o tempo não devolve o que o orgulho afasta. 

A ingratidão dos filhos se repete em cada lembrança de tudo o que foi feito com tanto amor. 

Eu posso errar em tudo na vida. Nunca quis ser uma mãe perfeita, mas na minha casa nunca faltou amor e respeito. Hoje, sinto a dor da ingratidão de um filho. Onde eu errei, meu Deus?

Veja também: 

Se seu coração é grande, nenhuma ingratidão o flecha, nenhuma indiferença o cansa

A ingratidão às vezes pode ferir mais que um desprezo, assim como as palavras mais do que certas atitudes.

O desprezo é uma resposta em silêncio, que destrói com eficácia os efeitos de uma ingratidão.

A dor da ingratidão de um filho que se criou é mais dolorida que a decepção da ingratidão de um filho que se gerou. O filho biológico não somos nós que escolhemos, mas o adotivo sim!

A dor da ingratidão é pior que o fio de uma faca afiada, pior ainda é ver seu filho chorar por um pai que o deixou, e te deixar sozinha e ignorada, mesmo você tendo feito seu melhor papel. O de mãe amorosa, dedicada e que te protegeu das maldades do mundo!

Não é a depressão que te mata, mas sim as pessoas em sua volta. Todos reclamam de todo mundo, mas quando são elas que vão falar, elas não têm medo de destruir alguém por dentro. Só não aceitam alguém a tratá-las mais ou menos, mas quando é pra elas tratarem horrivelmente uma pessoa, elas não pensam duas vezes. Pedem respeito e carinho, mas da boca só sai espinhos.

Quando estiveres cercado pela ingratidão ou indiferença! Quando aqueles seres a quem mais dedicastes a tua vida, se mostrarem frias personagens de tua história e teu coração dilacerado reclamar por justiça… acalma-te! Eles são vítimas de teus erros passados, e vieram atraídas para a tua faixa de vibração como parentes próximos, e até mesmo como filhos, apenas para que te desembaraces desses débitos, pois não vibram na mesma sintonia do apreço que por elas sentes! Siga teu caminho, e não te prendas a questionamentos ou reclamações inúteis, e nesse caminhar quando deles tirares a atenção, irás notar quantas pessoas já estão ao teu lado pedindo sem palavras, pelo teu afeto e pelo teu carinho...

Escrever é uma percepção do espírito. É um trabalho ingrato que leva à solidão.

A dor da indiferença só não é maior que a dor da ingratidão, mas mata de desgosto do mesmo jeito, sem dar chance de ressurreição.

Inserida por adenildoaquino

⁠Há mal que se faz sem agir. O desprezo, o descaso e a ingratidão são mais devastadores do que se acredita. Esses, sim, fazem doer a alma.

Inserida por oldair_silveira

E creio em tempo, na força do amor derrubando muros da indiferença e da ingratidão, e entre mãos e braços que se entrelaçam em beijos e abraços, sentir o afago da ternura adormecida brotar do fundo de um coração.

Inserida por Carla4

Nada é pior que a indiferença daquela que se ama, nada é pior do que a ingratidão do que não sabe ouvir o coração. Ah, se todos soubessem como ouvi-lo.

Inserida por luisrtr

A ingratidão tem a indiferença estampada na face e uma pedra no lugar do coração.

Inserida por mariadosocorrodoming

Um dia você foi um sol agradável na minha vida,
hoje eu uso o guarda-sol da indiferença para me proteger
dos raios da tua ingratidão!

Inserida por ostra

Quando você acaba de suspeitar que sua dedicação a alguém seja invisível aos olhos dela, que seu capricho, seu esmero e sua atenção já é entendido por esta pessoa como sua obrigação para com ela, que motivos ainda poderão te embalar nesta relação?
Procure outros horizontes, deixes de oferecer estrelas para aqueles que nem uma vela acenderia por você. Existem milhares que se contentariam apenas com o encanto de sua nobreza.

Inserida por ivan_teorilang

A indiferença não é ingratidão. Podemos ser gratos, indiferentes e ingratos. A gratidão purifica nossa alma; a indiferença significa não ser grato, nem ingrato, não nos alterando em nada, nem nos outros; porém, a ingratidão é uma doença, quem a pratica com certeza não vale nem o que pode oferecer, ingratidão é ir contra uma pessoa que nos foi solidária, e ainda assim não dar valor aos feitos dela para si.

Não devemos dizer o que não sabemos explicar, o ódio se forma com a solidão, ingratidão, desnecessária por quem não merece sentir esse ódio, bagunça, amar quem não deve ser amado, tristeza, pobreza, riqueza, coisas fúteis, que são retiradas de opiniões formadas em algumas ocasiões...
Alegria, ficar em algo que o faz bem, mais sem o mau não há o bem, e se o que te faz bem pode lhe fazer mal, o amor ele não constroe pontes indestrutíveis, ele as destrói, e os despedaça por completo, incerto diria seres que se auto entitulam de “Amorosos”...

Ante aos filhos agressivos, rebeldes, indiferentes e ingratos, deixai-os, porque a vida também é.

Inserida por Marcelo_C_Monteiro

⁠INDIFERENÇA
No véu da noite, em silêncio, eu confesso,
Que às vezes tento a dor não mais sentir,
Deixar o mundo e suas mágoas regredir,
E na indiferença, encontrar meu endereço.
Mas eis que o sofrer é um laço que apresso,
Na ingratidão, uma lâmina a ferir,
Cada desdém, um golpe a insistir,
Que o coração, ao se importar, paga o preço.
Clamo então aos céus, em súplica ardente,
Por um bálsamo que cure esta ferida,
A indiferença, doce e tão clemente.
Que ela venha, como brisa esquecida,
E me ensine a ser, enfim, indiferente,
Na receita da paz, a vida agradecida.

Inserida por RCULPI

Espero que neste Isolamento social
os filhos ingratos sintam na pele o que é a Solidao?
para os Pais que deixaram no Asilo.
e que ele é o Corona são os Mesmos.
Um Virus!

Equipe editorial do Pensador
Equipe editorial do Pensador
O Pensador.com conta com uma equipe de escritores, editores, especialistas e entusiastas para produzir, organizar e revisar os conteúdos.