Memória

Cerca de 4390 frases e pensamentos: Memória

⁠O resgate da história de um povo marginalizado é o primeiro passo para reformular as bases sociais e econômicas que perpetuam a injustiça.

Inserida por yhuldsbueno

⁠A cultura, quando aliada à educação, torna-se instrumento de resistência e reconstrução diante das feridas abertas pela desigualdade histórica.

Inserida por yhuldsbueno

⁠Sem o reconhecimento da história e o fortalecimento da cultura local, a educação perde seu poder de transformação econômica e social.

Inserida por yhuldsbueno

⁠HERESIA

Te engulo como quem já morreu de fome. Com os olhos cerrados na vertigem do teu cheiro. Te tomo como anjo que escolhe cair não por pecado, mas por desejo de habitar tua alma, como quem entra sem pedir licença, nu de si mesmo.
Sou ausência que arde sob tua pele. Memória do toque mesmo sem o toque. O silêncio entre nós virou idioma. E tua respiração, confissão.
Cometemos a heresia da carne como quem reza com o corpo. Sem culpa. Sem o peso dos que condenam.
Te envolvo sendo, às vezes febre, às vezes brisa. Num abraço onde o mundo silencia e só resta esse instante: nós. Em transe. Em verdade. Em tudo que não nos cabe.
Se há uma força nisso, é aquela que dilacera e acalma. Que fere com ternura. Que transforma a heresia do desejo carnal em uma forma de permanecer, mesmo quando os corpos se afastam.

Augusto Silva

Inserida por augusto_silva_1

⁠A cultura regional é a alma de um povo sussurrando ao tempo: “Não me esqueças nem por um momento.”

Inserida por yhuldsbueno

⁠As histórias contadas ao pé do fogão são arquivos vivos, tão valiosos quanto qualquer documento oficial.

Inserida por yhuldsbueno

⁠Sonhos são como cartas que sua alma escreve a sí mesmo, com símbolos, memórias, advertências e possibilidades futuras, para que possa de alguma forma te auxiliar na tua trajetória de vida e manter teus passos, alinhados.

Inserida por Elizabeth1984

⁠"Memórias nos fazem lembrar, coração não nos permite esquecer."

Inserida por sadicacarvalho

⁠Sempre!

O maior equívoco de todos é sentir-se abandonado por aquilo que sequer é seu ou, em algum momento, supostamente foi seu. Ah! Mas naquele exato momento, foi… Como pode dizer que não? A sensação é a mistura do abandono, com quero mais, quero que seja para sempre, mas o para sempre foi pouco. Foi um sempre curto demais para ser considerado um para sempre! Mas, como mensurar o que é para sempre? Um minuto? Uma hora? Uma vida? Um momento?

Eu acredito em momentos únicos que duram para sempre! E posso dizer que aquele “sempre” foi mágico e será pra sempre lembrado, retirando um sorriso de canto de boca. Aquele para sempre que, no seu íntimo, quando está cá com seus botões, chega a rir alto e até balançar a cabeça, pensando: “Sério que eu fiz isso?”... Lembra do ditado que diz: Melhor se arrepender do que fez, do que se arrepender do que não fez… Só uma ressalva, aqui, o arrependimento não entra, mas… Podemos dizer que a vontade de manter as boas lembranças vívidas na memória tirando sorrisos bobos é mais que vantajosa.

Não me lembro o ano, o que pouco importa, diante do acontecido… Mas foi um desses momento para sempre! Estava numa competição de dança, dessas que os doidos ficam o dia todo ensaiando, suando, conhecendo novas pessoas e a noite o espetáculo está formado. Diversas pessoas, de diversas etnias, com coreografias das mais variadas… Um grupo distinto, com vários bailarinos, lindos.. (Bailarino tem um corpo maravilhoso, diga-se de passagem)... Se destacaram perante ao corpo de baile feminino que ali estavam aguardando sua vez… Onde eu estava no meio desse alvoroço? Concentrada no que fui fazer, uma boa apresentação. Eis que saio do palco, após uma apresentação nas pontas e depois retornaria na meia ponta, mas os pés estavam cansados… Parada, num canto da sala de espelhos, numa barra, alongando os pés… Concentrada no que teria que fazer em seguida…

Então, sem aviso prévio… Sem dar qualquer sinal para aqueles “deuses”, ele surge como um anjo… Literalmente! Loiro, meio bronzeado, cabelos cacheados, um par de olhos azuis e um sorriso de iluminar qualquer recinto… Simplesmente se ajoelha na minha frente e pergunta: Quer que massageie seus pés? Impossível uma adolescente, uma jovem guria… Responder mais que um aceno de cabeça concordando com aquele inusitado momento. Esse momento é eterno e ainda retira sorrisos e, é uma lembrança que ficará para sempre! Lembrança, sem whatsApp, sem redes sociais, sem qualquer meio de comunicação rápido e fácil como hoje! Mas o momento para sempre ainda existe!
Como não acreditar que existe um para sempre, ao mesmo tempo que esse sempre é aquilo que deixa lembranças maravilhosas? Esse foi um momento, mas tenho vários parecidos com esse…

Necessário viver plenamente aquilo que se tem vontade, viver com intensidade e sem esperar um retorno certo e absoluto.Viva o agora, o tempo presente, e caso, ele se torne rotina aproveite mais ainda, pois, de fato encontrou o seu para sempre sem data de validade.
Claro que o assunto não é sobre jogos, e situações que muitos criam com intenções disfarçadas… Hoje em dia encontrar alguém que tenha suas reais intenções de forma clara, é bem mais difícil e não é porque você não é ideal, apenas que a própria pessoa, de forma juvenil, ainda acredita que esse é o melhor caminho. Mas, se existe uma única chance de criar uma memória, receber uma percepção, viver um momento entregue e inteiro… Ah, por favor se arrisque! Como diz o outro ditado: Se estiver com medo, vá com medo mesmo!...

Mas ainda precisa ser feito um alerta: Como conhecer pessoas hoje, pessoalmente, vem por meio de comunicações virtuais, por favor, avalie os riscos físicos, legais e todo esse lado. Se for algo de verdade, confiável.. então, se joga… Sem expectativas de um para sempre equivocado, mas viva o sempre que lhe foi dado e que seja eterno enquanto dure, e que dure até estarem saciados e rindo à toda pela vida! Afinal… Nunca saberemos quando será nosso último para sempre!

Ana Cláudia Oliver
31/03/2024

Inserida por anaclaudia-grd

⁠Aglomerado de folhas unidas por um elo,
Papel áspero que, fontificado, as protege.
No início e no fim, se tais palavras descrevem,
Apresento à vista: um caderno.

Um caderno, ou melhor, um diário que, simples,
Traz à lembrança uma época branda,
Quando a riqueza era lenda
Ou, por que não dizer, a liberdade, uma dádiva,
E estudar, uma oportunidade.
Tudo mudou, e com isso, o significado.

Hoje, o caderno é um recurso cuja importância se perdeu.
A riqueza se foi, o significado do significado
Desconfigurou-se. Pois tudo se pode ter,
Mas o porquê de ter não existe;
O para quê se dissolveu.

O altruísmo e a resiliência de outrora
Tornaram-se as lendas de hoje.
Sonhos escaparam dos sonhos para uma realidade medonha,
Onde significar é apenas alinhar-se
A uma linha percebida, que leva ao nada.

Inserida por gildersonsantos

⁠Em uma casinha de taipa, uma garota corre feliz,
E, rajado de som, o silêncio é interrompido em uma pausa feroz.
O céu celeste, em rosa, se transforma, e o som vem, cheio de sentido e coração.
A menina, que corre, é uma senhora em um campo no outono,
Sem uma casa, mas com uma lagoa entre pássaros.
O céu rosa é celeste, e o som, mais feroz, vem à tona.
Embora o correr da menina senhora sinta falta,
O bem te vi voa, voa, em um quintal entre risos

Inserida por gildersonsantos

Não me importava o quão ruins nós éramos um para o outro ou que ele estaria indo para a faculdade em breve. Eu só lembrava que estava apaixonada por ele.

Inserida por pensador

⁠Outros amores, outros gostos, outros interesses... Eles olhariam para nós com tristeza e ternura por um momento, enxugando suas lágrimas, e então voltariam para seus túmulos para descansar.

Inserida por pensador

Tenho pensado naqueles dias. Lembrado. Lembrado como é acordar e não lembrar de nada...

Inserida por pensador

⁠Não consigo parar de pensar em você. De uma forma ou de outra, você sempre esteve fora de alcance...

Inserida por pensador

⁠E ela saiu por aí afora sem levar coisa alguma nas mãos, apenas uma névoa de tristeza no olhar, um punhado de saudades no bolso e algumas lembranças bonitas na memória.

Inserida por ednafrigato

⁠Qual é o custo de conhecer nosso passado? E qual é o custo de não conhecer?

Inserida por pensador

⁠Contar histórias é muito importante. As histórias mantêm as pessoas vivas.

Inserida por pensador

⁠A amizade é uma Flor sempre a crescer… mas vem um dia e a vida corta essa flor. Ficam as raízes que cresceram na nossa alma….a florirem sempre que algo evoca essa memória….essa flor!

Inserida por filomenacaessa

⁠Tua Chegada

Quando enternecida te encontro,
Vejo-a inteira na luz perpassada.
Acolho teu corpo de grão amadurecido,
Estendido sobre minha procura.

O tempo fez com que ressurgisses,
Recoberta com o brio reconstituído do sentir.
Desdobrei teus passos sobre minha espera.
E a memória acendeu-se em tua vinda.

Assim, misturei-me em tua sina.
Gravei na face, o raio anunciado em tua chegada.
Clamei, na profundeza do existir,
Para que teu tempo, no meu, fosse infindo.

Carlos Daniel Dojja
In Poemas para Versar

Inserida por carlosdanieldojja