Melhores Poemas
As considerações de si mesmo.
Não podemos confiar muito em nós, porque freqüentemente nos faltam a graça e o critério.
Pouca luz temos em nós e facilmente a perdemos por negligência.
De ordinário, também não avaliamos toda a nossa cegueira interior.
Amiúde procedemos mal e nos desculpamos, o que é pior.
Às vezes nos move a paixão e pensamos que é zelo.
Repreendemos nos outros as faltas leves e nos descuidamos das nossas maiores.
Bem depressa sentimos e ponderamos o que dos outros sofremos, mas não se nos dá do que os outros sofrem de nós.
Quem bem e retamente avaliasse suas obras não seria capaz de julgar os outros com rigor.
O homem interior antepõe o cuidado de si a todos os outros cuidados, e quem se ocupa de si com diligência facilmente deixa de falar dos outros.
Nunca serás homem espiritual e devoto, se não te despreocupares dos outros, atendendo a ti próprio com especial cuidado.
Se de ti só e de Deus cuidares, pouco te moverá o que se passa por fora.
Onde estás, quando não estás contigo?
E, depois de tudo percorrido, que ganhaste se esqueceste a ti mesmo?
Se queres ter paz e verdadeiro sossego, é preciso que tudo mais dispenses, e só tenhas a ti mesmo, diante dos olhos.
Portanto, grandes progressos farás, se te conservares livre de todo cuidado temporal; muito te atrasará o apego a alguma coisa temporal.
Nada te seja grande, nobre, aceito ou agradável, a não ser Deus mesmo ou o que for de Deus.
Considera vã toda consolação que te vier das criaturas.
A alma que ama a Deus despreza tudo o que é abaixo de Deus.
Só Deus, eterno e imenso, que tudo enche, é o consolo da alma e a verdadeira alegria do coração.
Estranho,
caminhar assim sem ter aonde ir,
sem ver a estrada.
é como estar longe de si mesmo
é como não ser e nem saber mais nada.
Carrego duas vidas
uma externa onde tudo é simples e comlicado
a vida como ela é
e outra particularmente minha
de dentro da cabeça
no espaço do coração.
São duas cidades distintas
Uma é a capital onde tudo tem e tudo acontece parece bem
A outras é uma cidade desabitada
Um lugar bonito que pertence a um habitante ausente.
Desde que fiquei só olhando a estrada
essa cidades escondida dentro de mim
permanece em silêncio.
Dias de sol e chuva,
primavera e verão
temporais e depois arcoiris
Pra minguém.
Mais insesato é que meu coração se trancou
numa desobediencia e revolta inesplicavel
ninguém entra e ninguém sai
e assim vou seguindo
com vc presa em mim
com os retratos na parede
com o som de uma voz
que não esta mais aqui.
– Todo mundo tem algum medo. E você? tem medo de que?
– De mim.
– Tem medo de você mesmo?
– As vezes tenho.
– Por que? O que é que você tem, que dá medo?
– Eu tenho pensamentos ruins...
...Quando estávamos juntos, era como se quiséssemos ser uma pessoa só ao mesmo tempo, como que se nada importássemos a nós, a não ser o tempo que tínhamos contados para estar juntos... Nada mais importava para mim, a não ser te fazer feliz e estar feliz junto a você; nada mais me importava além de estar junto a você todos os dias... As nossas conversas, os nossos planos para o futuro, todas as nossas gargalhadas, sentados na escada, rindo do nada, nossas trocas de olhares, nossas trocas de beijinhos, as juras de amor ao pé do ouvido, as brincadeiras, os abraços, foi tudo tão intenso, que nem pensávamos no dia de amanhã, o que seriamos de nós sem um ao outro... Nunca me imaginei sem você, nunca me imaginaria sem você, mais um dia esse sonho teria que acabar, e acabou! Eu não consigo entender, o porque de tudo isso, o porque que as coisas lindas duram tão pouco tempo, e porque tudo que é bom é vivido intensamente e se "rompe" sem mais nem menos... Não sei, eu gostaria de saber, mais isso quem vai me dizer vai ser o tempo, ou quem sabe você? Qualquer um dos dois, não importa, o que importa é que o mais rápido possível, eu quero olhar pra trás e dizer: valeu a pena ter vivido! - Mesmo passando por tudo isso, ou até mesmo sendo feliz de uma maneira que eu não mereça... Um dia eu vou saber, por qual motivo eu te amei tanto assim!
Saudades, Bárbara
É assim mesmo...
É assim mesmo
De repente acabou...
Não é mais o seu sorriso
nem os seus olhos
Algo melhor surgiu, aprendi a me ver de frente
Não foi o que você fez
Foi o que eu não fiz
o que eu não sabia
Na verdade, eu nem me conhecia...
Não cabe a você ajudar
A ajuda já foi dada
Não sinto nada
nem pena
nem rancor
nem ódio
nem compaixão
nem desespero
muito menos medo
Não sinto nada pelo que vai ou vem de você
Simplesmente não sinto falta
E não sei explicar como foi
De repente acabou
Meu coração não está vazio
Existe um lugar dentro dele
que já não é mais seu
Agora pertence aos meus anseios
aos meus desejos
pertence à minha vida
aos meus sonhos
e principalmente
às minhas realizações
É...foi assim mesmo
De repente
eu sou assim
É mais um jeito meu que teve a possibilidade de conhecer
Meu mundo é cheio de entradas e saídas
e você conheceu as duas portas
O ânimo de qualquer um não é mais o mesmo.
Depois de tantas tentativas falhadas.
A visão de qualquer um não é mais a mesma.
Depois que a realidade lhe toma por completo.
A face de qualquer um não é mais a mesma.
Depois de tantas quedas tomadas, sozinha.
A fé de qualquer um não é mais a mesma.
Depois de tanto tempo sem ver um resultado.
O coração de qualquer um não é mais o mesmo.
Depois de conviver com pessoais maliciosas.
O caráter de qualquer um não é mais o mesmo.
Depois de abandonar aos poucos seus princípios.
O cuidado de qualquer um com o próximo não é mais o mesmo.
Depois que perde o amor a si próprio.
O pique de qualquer um não é mais o mesmo.
Depois que abraça a rotina e nada se renova.
Você não é mais o mesmo. Quando faz algo que não se deve fazer. E deixa de praticar o que é essencial para seu crescimento pessoal, profissional, social.
Você não é mais o mesmo quando deixa de dominar a situação.Pra ser dominado por ela.
No auge da inocência
Plantei um jardim de ilusões,
mesmo que algumas vezes reguei-o com lágrimas,
Vi crescer sonhos...
na esperança espero o florecer.
Mãe
Mãe transmite toda a sua paixão
do fundo do coração
mesmo passando aquele sermão
na necessidade estende a mão
nossa mãe traz felicidade
ela e nossa melhor amizade
quando vai embora deixa a saudade
e quando esta presente mostra a lealdade
Mãe tem os melhores sentimentos
e em cada momento
empresta seu encantamento
e nunca nos deixa no isolamento
Quando estamos nos sentindo um horror
la vem ela com todo o seu amor
trazendo o humor
mesmo no momento de dor.
Eu quero saber quem inventou a dor
Eu quero saber quem inventou o luto
Eu quero saber se o mesmo não tinha gente
Gente que abraça, afaga, compartilha e brinca
Gente que protege, ama, se doa
Gente como a gente
Gente que nos fez gente
Eu só quero saber...
Quem foi essa gente que diz que sente?
Eu só quero saber, se vai existir o reencontro da minha gente em algum momento, isto meu bem, seria tangente.
Controlo meus demônios em silêncio
Não penso em me enquadrar mesmo espremido
Meus gritos contidos
Se inflamam
Me inflam
Agora sou balão de pensamentos
Vago observando o desgoverno
Esse atropelo
Esses tropeços todos
Esses embates tolos
Bárbaros úteis
Vultos bem vestidos
A busca permanente de um prazer impossível
De um felizes para sempre
De um sempre para nunca
Vago, divago...
Vou sendo esse balão de pensamentos.
Mesmo que você não esteja aqui
O amor está aqui agora
Mesmo que você tenha que partir
O amor não há de ir
Embora
CAMALEÃO IN VITRO
Sou um verdadeiro investigador de mim mesmo
Cada dia descubro algo novo em mim
Creio que meu “eu” atual é um retrato em branco e preto, ou às vezes em tons de sépia e o meu passado é um retrato colorido, cujos tons se avivam no decorrer do tempo.
Nos espelhos da vida já me vi de tantas formas...
Me vi bonito, feio, inteligente, ignorante, criativo, ocioso, atencioso, disperso, amável, insuportável...
Tanto me vi que enjoei.
Posso ser tudo, como também posso não ser nada, mas nessa vida cheia de imagens ilusórias e utópicas a única conclusão a que posso chegar é que eu sou e sempre serei apenas o reflexo daqueles que me observam.
"Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo"
Essas duas frases juntas são a síntese da doutrina de Jesus (e do Cristianismo).
Permita Senhor que eu nunca deixe de praticar o que Tu nos ensinaste. Que eu faça o melhor que puder pelas pessoas, como gostaria que fizessem por mim, mesmo que isso não aconteça. Renovai minha Fé.
Silencie toda vez que alguém lhe fizer chorar
Silencie toda vez que se perder em si mesmo
Silencie quando a tristeza te dominar
Silencie quando não conseguir sorrir
Silencie quando for difícil encontrar a saída
Silencie...
Faz um bem enorme a alma!
Ninguém tem o poder de determinar o que vou pensar de mim mesmo.
O Deus que nos deu a vida deu-nos, ao mesmo tempo, liberdade.
O erro, na verdade, não é ter um certo ponto de vista, mas absolutizá-lo e desconhecer que, mesmo do acerto de seu ponto de vista é possível que a razão ética nem sempre esteja com ele.
O absolutismo da verdade, de Paulo Freire
TREM AZUL
Acordei numa viagem
Possuía passagem...bagagem
E mesmo sem entender
Fazia parte da "viagem"...
Existe uma meta
Que não é traçada com a reta
Seguimos mesmo sem entender
Até onde ela ira e para onde nos levará
Viajamos num "trem azul"
Sem saber se irá pro norte ou pro sul
Se chegaremos em Istambul ou mesmo sem razão
A qualquer um dos "SÃO" não se sabe a direção...
Existe uma força maior
Que nos faz sentir menor
É uma complexa questão
Que se desconhece a razão...
Vive-se no Sul... faz-se sem sorte no Norte
É preciso ter cuidado com a peste que sobrevive no Leste
E o oeste com certeza poderá acabar em pobreza
Tudo é vivido... mas tudo é incerteza...
Mas o trem azul não para... não pode parar
Não importa onde vai chegar... o destino é obscuro
O perecer é sem saber o que irá acontecer
Pode ser que tudo ira acabar... que nada restará...
O trem azul segue viagem
Até não precisar mais de minha bagagem
E mesmo que lutar, dele não se consegue escapar
É necessário no trem azul viajar...
E quem dera os sonhos meus
Eu vá encontrar Deus
Que poderá me explicar, porque no trem azul
ELE me determinou viajar!
Levante e viva ,diga sim para você mesmo, se PERMITA ...
Não julgue tanto suas ações, faça mais coisas por impulso!
Use sua liberdade a seu favor, não contra você mesmo,seja seu melhor amigo e seu mais FIEL amor
Para de pensar no amanha se o dia de HOJE ainda não terminou .
