Me Enganei a seu Respeito
Quem ilumina o caminho dos outros, primeiramente ilumina o seu, pois caminha na frente; mas se insistir em fazer a caminhada sem antes preparar a luz, irá esbarrar em algo e certamente desistir do seu objetivo.
O líder vitorioso atribui o seu sucesso ao quebrantamento. Quando suas lágrimas atingem o solo da gratidão é o prenúncio do germinar do pomar das maiores e melhores conquistas.
José Guaracir
"Engano seu
se achou que o poeta morreu
ele pegou a caneta e o caderno no escuro acendeu
Ele olhou para o espelho e percebeu
E disse...
- prezado eu...
-Existe um louco mais louco do que eu?
Engraçado que o espelho respondeu
-Sua loucura não é problema meu"
Autêntico em seu ser
Um brilho próprio que reluz
Transparente e sincero
Emanando luz
Na essência, pura verdade
Traços únicos, sem falsidade
Integridade em cada ato
Característica que cativa
Impulso de ser real
Demonstrando o que sente
Alma sem disfarces
Distante do que é aparente
Apesar de todos os erros e da ingratidão que possa vir de seus filhos, no seu coração há sempre a necessidade de surgir o perdão. Colocando sempre os outros em primeiro lugar, pois se agrada mais com a alegria de outrem do que a dela mesma. Disposta a levantar das quedas que a vida lhe dá e cumprindo com muita dedicação o seu papel de mãe.
Nem tudo está sob seu controle, mas sua atitude diante do que acontece está. O que é feito para você te encontra. E a decisão de como viver isso é totalmente sua.
Na madrugada escura, um poeta inquieto,
Toma seu café, com a mente em seu devaneio,
Envolto em paranoias, em um mundo secreto,
Fuma seu cigarro, num vício sem receio.
As sombras dançam, conspirações no ar,
No fulgor da fumaça, surgem temores,
A mente do poeta, em seu solitário lar,
Vagueia por estradas de loucuras e horrores.
Os versos fluem, mas as dúvidas persistem,
No eco das palavras, o medo se instala,
Será a genialidade um dom que o assiste?
Ou apenas ilusão, que à mente se iguala?
A fumaça se desfaz, em volutas no ar,
Enquanto o café esfria em sua xícara,
O poeta se perde, em teias a conspirar,
Entre o genial e o insano, numa linha tão rara.
As palavras são suas armas, suas aliadas,
Mas também suas inimigas, suas prisões,
Na mente do poeta, as paranoias elevadas,
Desvendam mistérios ou criam ilusões?
Em meio à névoa densa, surgem figuras sombrias,
Personagens dos versos, em sua insanidade,
O poeta observa, confuso em suas ideias,
Entre a realidade e a ilusão, sem clareza ou verdade.
No silêncio da madrugada, sua mente vagueia,
Emaranhada em teias de pensamentos inquietos,
O poeta, entre o café e o cigarro, ideias freia,
Nesse eterno conflito, entre sanidade e seus dilemas secretos.
Assim, ele escreve, nas linhas tortas do papel,
Suas paranoias, suas angústias, seus anseios,
Um poeta em busca de um significado cruel,
Na madrugada escura, onde se perde em devaneios.
Que o café e o cigarro o acompanhem nessa jornada,
Que suas paranoias sejam apenas tintas na tela,
E que a poesia o acalme, traga luz à sua estrada,
Enquanto a madrugada testemunha sua mente tão bela
Seu silêncio cala a sua voz, mas jamais calou o seu amor... ele grita, me desperta em fervorosas lembranças todo tempo.
À Esperança
Deixo aqui um poema tardio para você... Seu maior sonho sendo realizado, aquela viagem há tempo planejada alçando voou, o exemplo do ancião que resolvera ser doutor para incentivar o bisneto com paralisia...
O encontro com a paixão inocente da sua infância, a gravidez que tanto sonhara, a doença curada, o bom tempo após as tristes “tempestades” da vida, as chuvas caindo após as longas secas...
A confraternização com a família, a fresca brisa sobre teu rosto, o renascimento do seu jardim, o nascer e o pôr do sol durante o dia, o céu estrelado e reluzente à noite.
Dia feliz...
Saúde e luz pra você!
Rama Amaral
Rompendo as Amarras do Consumismo
Crie seu próprio caminho sem padrões estabelecidos. A vida se organiza em um código ético que não exige obediência a regras sem fundamento.
Hoje, o consumo no mundo é muito maior do que o planeta pode produzir, e muitas coisas são apenas tralhas que não agregam valor. O dinheiro gasto em propagandas para nos convencer de que precisamos dessas coisas é exorbitante. De forma inconsciente, nos fazem sentir inferiores se não usarmos determinado produto, gerando um sentimento de pertencimento.
Assim, ficamos à mercê do sistema, escravos das dívidas, trabalhando incessantemente para pagar compras que acabam entulhadas em algum canto da casa.
O poder de convencimento do sistema é tão grande que transforma as pessoas em robôs programados. A angústia e insatisfação de viver em uma falsa liberdade geram uma fome emocional que nos leva a comer compulsivamente, desequilibrando o funcionamento natural do organismo. O mal-estar nos faz ingerir medicamentos para aliviar os sintomas, prendendo-nos no sistema de saúde para tratar da doença.
É urgente quebrar o encanto do sistema e nos libertar desse mundo caótico e descontrolado, criando nosso próprio caminho sem padrões estabelecidos de como devemos ser, o que vestir ou o que comer, gastando dinheiro que não temos em coisas que não precisamos.
Para viver bem, é necessário equilíbrio, tanto para os seres humanos quanto para as organizações, alinhando-se ao todo que constitui a vida. É preciso questionar o que realmente precisamos em contraste com o que queremos, para romper o feitiço que nos torna escravos do mundo material, vivendo com saúde e bem-estar.
Seu nome tem muitos significados como pureza, juventude e inocência, mas o único adjetivo que posso te dar é meu amor.
Ela começou a se expressar com mais facilidade e com mais liberdade, seu lirismo aumentou, só faltou ela escrever poemas e comentar de Dante até Victor Hugo e se tornar rebelde lendo Rimbaud.
A Crise da Família na Sociedade Moderna
A família largando tudo que é seu por direito e caminhando sem noção rumo à sua destruição. A padronização imposta pela sociedade implantou um sistema que, disfarçadamente, causa a desmoralização dos pais e o fracasso da família. O aumento significativo dos problemas de comportamento das crianças e adolescentes é resultado da organização social.
A criança se molda no comportamento dos pais como uma cópia fiel. Porém, a sociedade, da forma como está organizada, não permite aos pais esse desenvolvimento familiar natural. Antes mesmo de começar a andar, a criança precisa ir para creches ou outro cuidador, abortando o processo da formação do caráter. Em muitos casos, até os direitos do aleitamento, que é a vacina natural e o vínculo do amor incondicional, são interrompidos, causando desarmonia emocional.
Os pais saem cedo para trabalhar, sem o direito de aproveitar as delícias da infância, porque no trabalho não podem faltar de jeito nenhum. Apenas um desconto no salário tira o direito até de comer, e isso uma criança não pode entender!
Dos senhores feudais para os senhores do mundo moderno, transformaram o mundo das crianças em um inferno. Adolescentes se transformaram em vagabundos, na mira de policiais e guardas municipais que não pensam antes de acusar. Tiraram o direito e a esperança dessa criança quando a separaram de seus pais por conta de uns míseros reais.
Agora, os pais estão cada vez mais distantes da estabilidade. A sociedade usurpou a realidade, colocando-os na condução de lotação, em horários apertados, sem condição básica para viver com folga, nem para o lazer. O crescimento na carreira acabou, e o objetivo da mão de obra foi substituído por obra terceirizada. Subir em graus por esforço foi trocado por leis que só beneficiam nobres reis.
Na situação criada pela sociedade capitalista, falta para os pais, além do tempo, também o dinheiro. Nessa sociedade, família pobre não tem vez; recebe uma ração diária simplesmente para sobreviver. Os sonhos viraram pesadelos, assombrados pelas frustrações limitantes que deturparam a beleza da vida, abolindo de vez o aconchego do lar e afastando cada vez mais os filhos dos pais.
O ser humano não tem mais valor; começam de baixo e em baixo vão ficar, para não ter tempo de pensar e assim, serem descartados, vivendo com descaso, sem vínculos sociais. Os adolescentes precisam de muita atenção, mas a sociedade os deixou órfãos, sem direitos, são julgados e muitos condenados. Presos nas cadeias da ignorância de uma sociedade que vive uma miopia consciencial, incapaz de enxergar a beleza da vida real.
Sozinhos, sem apoio, fazem amizades com quem oferece uma oportunidade que pode custar a vida. A limitação oferece a eles a opção de se entorpecerem para não sofrer; é preferível a ilusão a encarar a dureza que encurrala, sem opção de escolher como preferem viver.
A sociedade volta a fingir se importar e, novamente, para ajudar, não dá outra opção senão integrar o adolescente ou jovem adulto na lista da saúde mental. Agora ele vai ficar na fila de um hospital, cujo único interesse é manipular para o dinheiro entrar. Afinal, é ele que movimenta a conta dos governantes e faz crescer a indústria farmacêutica, que distribui as drogas que controlam a população a um preço bom, mantendo o padrão tudo igual: o Abobado Social.
Quando todos estiverem contra você, erga a cabeça. O seu êxito nunca os deixará felizes. A luz que muitos não percorrem por ter , deixa-os chateados com os que têm. A sua luz pode ofuscar os invejosos.
- Relacionados
- Textos de amizade para honrar quem está sempre do seu lado
- Poemas românticos para declarar todo o seu amor
- Mensagens de amizade para valorizar e celebrar quem sempre está ao seu lado
- Frases de alegria para inspirar e tornar o seu dia mais feliz
- Frases espíritas: sabedoria e reflexão para iluminar seu caminho
- Frases sobre idiotas que mostram seu talento para a estupidez
- Carta de Amor: textos românticos para o seu amor se sentir especial
