Me Deixa que hoje eu To de Bobeira
SEM RESPOSTAS
Hoje. Almoço, levanto-me preguiçosamente da mesa, pego disciplinarmente a garrafa colocada sobre a toalha colorida, e sirvo-me um café. A tranquilidade que adquiri no correr dos anos com essa repetição meio que sistemática ,meio que litúrgica, me auxilia nos longos períodos de reflexões diárias.
Nunca fiz cálculos de quantos minutos ou horas passo, em pé, olhando com vista perdida a avenida principal lá embaixo. Sempre os mesmo carros, as mesmas buzinas. Intrigante como aqueles motoristas se valiam dessa coitada histérica. Fico imaginando, enquanto fecho o botão de cima de minha camisa de linho, a quantidade de vezes que um infeliz daqueles apertava o lado macio do volante, para que a buzina emitisse um som estridente e estressante. Meu Deus! Pessoas... andando de cima para baixo, com movimentos repetitivos, sorrisos amarelos. O que dirigia seus pensamentos?
Desvio a atenção para folhear o livro , já em minhas mãos, , intitulado “ crônicas em oito lições”.
Reflito nesse título. O que motiva, desafia o escrever? São os escritos que às vezes me insultam, dilaceram, e outras vezes me acalmam. Se ensinar é mostrar como se faz, é permear a mente com ferramentas precisas , ofuscando o egoísmo corporativista; por vezes ,religioso, por vezes ,político e social.
Esse jugo corrosivo das mentes impregnadas de certezas legalistas, discipuladores, me apraz , se vital fosse, debruçar-me sobre seus inventores (criadores?)desvairados , e sistematizar paradigmas para a arte do bem expressar. Mas...
As crônicas são para admoestar, ensinar, instruir, ou tomam o caminho do envaidecer , através do elogio e do aplauso? Por ventura ela arde as entranhas ao nascer, e chega ao coração quando consigo demonstrar como enigma os segredos da gramática e do acervo vocabulático da Língua?
Se prefiro o lisonjeio e escondo no bolso da manta da vaidade o conselho de Quintana, “ Fere de leve a frase...” , satisfaço o ego falastrão, aventureiro e penduro na parede como troféu cobiçado, o deleite à auto estima.
Atrevo-me, ainda que, indecisamente, crer em todas as formas e motivos para a escrita ? Permito que cada mente discorra à sua revelia, quebrando o leme, liberando o deslizar solto das linhas sem âncoras e amarras? Se delibero-me a isso, fico com a ética do liberal que não se curva ao Código de Hamurabi , às relíquias , e nem exponho , embora em réstia, o entendimento supremo e inculpável das linhas.
Se a rima aprisiona o pensamento, delimitando o expressar, preferindo a sintaxe à semântica, também assim é a sistematização dogmatizada da crônica. Onde substituo palavras do vocabulário próprio pela sinonímia da linguagem culta e causadora de impacto, como o artista apaga os traços primeiros pela arte final a nanquim.
Neste óbvio, faço da crônica a contextualização do fato e aplico uma lição, uma moral. Porém, forjo o pensar e guio as frases sem levar em conta que elas sempre existiram e que a alma do cronista capta juntando-as para que se transformem em argumentos e temas universais.
Poderia eu, nessa reflexão , concluir esse tema, normatizando a imparcialidade literária e apontando um caminho a seguir. Mas, a crônica é plural?
Que hoje possa ser melhor que ontem, mas não tão melhor quanto será amanhã.
Dessa forma teremos motivos para seguirmos em frente e acreditarmos em dias melhores
Antigamente, usar a impressão digital como assinatura, era sinal de ignorância; hoje é sinal de segurança.
Hoje me sinto um degrau abaixo da ignorância e um degrau acima da sabedoria; e entre a sabedoria e a ignorância existem tantos mil degraus
” Hoje acordei com saudade
Tomei café com a solidão
Li meus livros com a lembrança
Dancei na grama com a vontade
Tomei banho com os risos
Olhei a lua com o beijo
Adormeci com a despedida”
Há pelo menos 50 anos as pessoas ainda davam bom dia e adeus nas ruas, já hoje em dia somos capazes de pisar umas em cima das outras, jurando que estamos evoluindo enquanto homem.
bom dia!
Como passaram a semana??
Hoje é a primeira sexta feira de 2013, então que seu fim de semana seja abençoado por Deus.
Grandes surpresas você terá, basta você crê .
Cuidado com suas amizades
E com quem andas,
Pois hoje, as pessoas
Até olhando em seu olhos
Tem a capacidade de mentir.
Hoje em meio a noite, olhei as estrelas e lembrei de vc !! Nossa, como se fosse difícil esquecer... rsrsrsr
Em todos os olhares, via estrelas uma brilhando mais que as outra assim como a beleza dela, era incomparável. Centenas, milhares de estrelas estavam ao meu redor, mas havia uma na qual se destacava, quem me fez lembrar de você sabe porquê ? Porque você não pode ser comparada a uma estrela para mim! Eu não posso chegar perto porquê a distância me impede, eu posso te ver, mas não posso alcançar, eu não posso sentir porque você não está aqui, eu não posso ao menos falar, porquê você não quer me ouvir, no fim de tudo, não é só essa estrela que pode ser comparada a ti. Porquê não é apenas uma, são todas !! Mas sabe porquê só a mais brilhante, a mais linda chamou a minha atenção ? Porque foi ela que conquistou meu coração !! Assim como você
Senhor abençoa hoje todas as familias,
e purifica os seus corações de todo o mal para,
que elas possam ver-vos neste dia e sempre.!
- Relacionados
- Frases de quem sou eu para status que definem a sua versão
- Poemas que falam quem eu sou
- Poemas Quem Sou Eu
- Quem sou eu: textos prontos para refletir sobre a sua essência
- Eu sou assim: frases que definem a minha essência
- Eu Sou
- Mensagens espíritas do dia de hoje: palavras que elevam e fortalecem a fé
