Mensagens de maturidade que mostram o poder do tempo e da experiência
Os conflitos
Os conflitos e desavenças humilhantes nos forçam a sairmos de nossos comodismo e nos conduzem a construirmos nossos sonhos. Doem, mas nos agigantam.
Marta Almeida: 02/09/24
Ah, a necessidade de aceitação, as expectativas, as comparações e a ilusão de segurança fazem MAL e destroem qualquer estrada deixando destroços e não caminhos.
Quanto mais velho me torno, menos sei acerca das coisas, ao passo que são tantas as possibilidades de novos saberes que se despontam.
Quando passei a fazer isso, não querendo mudar ninguém, nem ser ouvida por quem sente desinteresse, entendi o sentido da resiliência, fiquei mais leve, porque minha paz reside dentro de mim! Ou me aceitam como sou, ou andam ao meu lado, ou não fazem parte de minha vida.
#bysissym
Imensurável deleite para os meus olhos ao estarem voltados para um universo fascinante, caloroso, uma beldade com detalhes intensos, charmosos, uma certa maturidade, emoções inquietantes, jovialidade instintos audaciosos, provida de uma esperteza interessante, uma riqueza abundante feita para poucos, uma bênção grandiosa, daquelas que eternizam um simples instante, mais do que belas formas, uma existência significante, prova do talento divido, que deixa o meu espírito exultante.
Borboleta
(Poema de Bruna Wotkosky)
Eu era como uma borboleta recém-saída do casulo,
mas sem forças próprias.
E sem forças, o sangue não corre pelas asas,
e as asas não têm poder para voar.
Eu caminhava errante,
presa ao chão que não era o meu lugar.
Mas em algum momento, o Senhor me levou de volta ao casulo.
E lá, precisei lutar para sair outra vez.
Foi um esforço imenso.
Mas essa luta renovou o fluxo da vida em minhas asas,
e me deu força para voar.
Hoje, ainda lembro do tempo em que andava mais abaixo.
Mas ao lembrar, vejo também a força que precisei para renascer.
E agora, conheço a beleza de voar.
"Todos temos muitos medos! Mas, quando colocamos o pé na porta do medo, uma vida incrível nos espera do outro lado! Conhecereis a verdade e ela te libertará, principalmente quando essa é a sua verdade!" (CH² - mentir de alto impacto e relacionamentos)
"Eu fiz sem pensar"
Quando você fala que fez sem pensar,
Saiba que eu nunca irei acreditar.
Pois sempre pensamos, não importa o quão pequeno seja,
Sempre estamos pensando, é uma mentira dizer o contrário.
Essa desculpa é uma farsa, uma tentativa de ocultar,
Os erros e as atitudes que me magoaram.
Você não pode me dizer que agiu sem pensar,
Pois isso é uma mentira, uma desculpa vazia.
Eu sei que você pensou, eu sei que você sabia,
O que estava fazendo, e isso me magoou.
Não vou tolerar mais desculpas,
Exijo respeito, exijo responsabilidade.
Eu mereço mais, eu mereço melhor.
Olhando para os meus amigos de infância vejo que o tempo é justo. Não me sinto feliz por isso, só estou confrontando a realidade.
Pela influência imponente de uma imagem estática de cores sóbrias e formas esplêndidas, minha imaginação poética começa a atuar prontamente, passeando por um cenário frio, muito detalhado, de nuvens numerosas no céu, águas numa grande quietude, algumas árvores desfolhadas e uma beldade aparentando estar solitária, mas penso que na verdade, ela está sozinha de propósito para dizer sem palavras que gostaria de estar acompanhada de alguém específico, aquele que conversa intensamente com a sua alma.
Neste lugar tranquilo de um dia nublado, é possível observar apenas uma parte da luz do Sol como se ele estivesse mais seletivo, ciente de que o seu valor é inestimável, então, esteja numa fase que não pretende compartilhar com todos a essencialidade do seu forte esplendor, o qual é apreciado por poucos, principalmente, no seu ápice, um calor notável à semelhança de um amor grandioso, um coração bastante emotivo , porém, sensato, talvez, cansado de ser mal compreendido.
A quietação da qual as águas de lá desfrutam é muito rara, uma menção a um semblante de quem está em paz por ter encontrado algum ponto de quilíbrio, a conquista árdua por terem enfrentado as pedras desagradáveis que foram surgindo, numa demonstração de resiliência, abraçando a valorosa solitude, sem pressa, deixando a vida fluir no seu fluxo contínuo, agindo na hora certa, paciência e atitudes coordenadas, conduta instável, momentânea, entretanto, altamente, necessária, uma bênção tamanha por uma compreensão equilibrada.
É de conhecimento de muitos que uma escolha exige uma renúncia semelhante quando uma pessoa precisa escolher onde e com quem quer estar e daquilo que deve ficar longe, portanto, quanto a ausência de folhas em cada árvore, quiçá seja o fruto de suas escolhas, daquelas que são inevitáveis, por conseguinte, abriram mão de algo que não tem mais a relevância de outrora para que pudessem alcançar a maturidade, considerando que a firmeza delas foi mantida, não perderam suas raízes, continuam admiráveis, naturalmente, vívidas.
Ao meu ver, estes elementos são as representações em alguns aspectos da protagonista desta cena registrada, que está radiante, discreta, olhando tranquilamente, sem a pretensão de ser notada por todo mundo, todavia, aparenta estar olhando e sendo olhada de volta numa troca profunda de olhares incomparável, proveniente de uma reciprocidade genuína, veemente, uma escolha bem feita, que a faz sentir-se segura, alegre, num tom de força e formosura, amando fortemente, postura incessante ou pelo menos, espera profusamente que seja desta maneira tão significante.
Na sociedade pós-moderna, observamos uma hipervalorização da juventude, concomitantemente à negação da maturidade, o que resulta no prolongamento da adolescência na fase adulta e na manifestação de comportamentos joviais em pessoas mais velhas, os "cinquentões adolescentes".
Os adultos precisam aprender a ser adultos. A maioria age como adolescente, não quer crescer, acredita em fórmulas mágicas de relacionamento.
A cada novo desafio que a vida me impõe eu cresço, desenvolvo-me emocionalmente e espiritualmente e torno-me mais madura. Mas o meu coração não muda, ainda o sinto palpitar a cada nova experiência como se eu fosse aquela adolescente de trinta anos atrás, cheia de sonhos, borboletinhas no estômago e esperança no olhar.
Seus pequerruchos precisam ser catequizados na igreja da ordem. Mas, se não forem batizados pelo caos, naufragarão no dia mau, no mar adverso.
A idade suaviza as arestas do tempo e cicatriza feridas em memórias. Como os vinhos envelhecidos, não é sobre velhice, mas maturidade.
O Brasil é um paraíso natural, mas a educação, ainda rara, segue convivendo com a baixaria. Levei uma vida para perceber que é a consciência e a maturidade que erguem nações como a Suíça.
- Relacionados
- Frases sobre maturidade que inspiram crescimento e reflexão
- Frases de amadurecimento que mostram sua evolução interior
- Frases para Mulheres Maduras
- Amadurecimento Mário Quintana
- Depois dos 30: reflexões sobre a maturidade e a vida adulta
- Menina Madura
- Reflexão aos 50 anos de vida: frases sobre a jornada de aprendizado
