Mensagens de maturidade que mostram o poder do tempo e da experiência
"Quando envelhecemos, nascemos de novo... Eu não lembro de nada que me aconteceu antes dos 5 anos."
o tempo passa de vagar
estranho, sinto que estou crescendo rapido
mas tambem sinto que estou estagnado
me torno mais maduro diariamente
isso assusta
queria ser uma criança inocente.
minto
queria fungir da realidade
viver um conto de fadas
um mangá genérico
a realidade crua dói
nunca teremos poderes
nunca sentiremos o calor fluente de energia
sentimos ansiedade,
tristeza,
tedio,
ódio,
dor.
O canto da tempestade
Na tempestade a chuva canta
Acompanhada pelo vento
O que para alguns é tormento
Para outros é relento
E ao continuar da canção
Chega ele o imponente trovão
O que a alguns assusta
A outros é belo aos olhos
O que precede sua chegada
O céu pinta, borda e rasga
Como um imenso clarão
Todos participam dessa canção
Que diz não sobre uma tempestade
Mas te alerta para ter maturidade
De ficar onde há encanto
Com aqueles que veem a vida como um canto.
Leonardo Procópio
Pindamonhangaba - Outubro de 2024
A persistência da mentalidade infantil no homem adulto é um veneno que corrói suas chances de maturidade e evolução.
Estou de Passagem
Se eu permitir que palavras, ou mesmo ações, de pessoas quebradas me afetem, morarei ali, de joelhos, rangendo os dentes de raiva, bradando despautérios, me tornando a própria pessoa. Restar-me-á dar-lhe as mãos e seguirmos juntos. À pessoas inteiras, minha admiração, à pessoas quebradas, meu respeito pelo momento difícil delas, ainda que isto me custe um rim. Melhor é, sem um rim, eu seguir meu caminha a manter ambos com os pés enterrados no mar dos estraçalhados pelas adversidades da vida, pois me tornaria como todos ali e esses, por terem sido quebrados, quebram pessoas.
Marta Almeida: 01/11/2024
Os conflitos
Os conflitos e desavenças humilhantes nos forçam a sairmos de nossos comodismo e nos conduzem a construirmos nossos sonhos. Doem, mas nos agigantam.
Marta Almeida: 02/09/24
Quanto mais velho me torno, menos sei acerca das coisas, ao passo que são tantas as possibilidades de novos saberes que se despontam.
Borboleta
(Poema de Bruna Wotkosky)
Eu era como uma borboleta recém-saída do casulo,
mas sem forças próprias.
E sem forças, o sangue não corre pelas asas,
e as asas não têm poder para voar.
Eu caminhava errante,
presa ao chão que não era o meu lugar.
Mas em algum momento, o Senhor me levou de volta ao casulo.
E lá, precisei lutar para sair outra vez.
Foi um esforço imenso.
Mas essa luta renovou o fluxo da vida em minhas asas,
e me deu força para voar.
Hoje, ainda lembro do tempo em que andava mais abaixo.
Mas ao lembrar, vejo também a força que precisei para renascer.
E agora, conheço a beleza de voar.
"Eu fiz sem pensar"
Quando você fala que fez sem pensar,
Saiba que eu nunca irei acreditar.
Pois sempre pensamos, não importa o quão pequeno seja,
Sempre estamos pensando, é uma mentira dizer o contrário.
Essa desculpa é uma farsa, uma tentativa de ocultar,
Os erros e as atitudes que me magoaram.
Você não pode me dizer que agiu sem pensar,
Pois isso é uma mentira, uma desculpa vazia.
Eu sei que você pensou, eu sei que você sabia,
O que estava fazendo, e isso me magoou.
Não vou tolerar mais desculpas,
Exijo respeito, exijo responsabilidade.
Eu mereço mais, eu mereço melhor.
Olhando para os meus amigos de infância vejo que o tempo é justo. Não me sinto feliz por isso, só estou confrontando a realidade.
Na sociedade pós-moderna, observamos uma hipervalorização da juventude, concomitantemente à negação da maturidade, o que resulta no prolongamento da adolescência na fase adulta e na manifestação de comportamentos joviais em pessoas mais velhas, os "cinquentões adolescentes".
Os adultos precisam aprender a ser adultos. A maioria age como adolescente, não quer crescer, acredita em fórmulas mágicas de relacionamento.
A cada novo desafio que a vida me impõe eu cresço, desenvolvo-me emocionalmente e espiritualmente e torno-me mais madura. Mas o meu coração não muda, ainda o sinto palpitar a cada nova experiência como se eu fosse aquela adolescente de trinta anos atrás, cheia de sonhos, borboletinhas no estômago e esperança no olhar.
Seus pequerruchos precisam ser catequizados na igreja da ordem. Mas, se não forem batizados pelo caos, naufragarão no dia mau, no mar adverso.
A idade suaviza as arestas do tempo e cicatriza feridas em memórias. Como os vinhos envelhecidos, não é sobre velhice, mas maturidade.
O Brasil é um paraíso natural, mas a educação, ainda rara, segue convivendo com a baixaria. Levei uma vida para perceber que é a consciência e a maturidade que erguem nações como a Suíça.
- Relacionados
- Frases sobre maturidade que inspiram crescimento e reflexão
- 153 frases de reflexão para ampliar os seus horizontes
- Frases de amadurecimento que mostram sua evolução interior
- Frases de mulher madura que mostram o poder da experiência
- Amadurecimento Mário Quintana
- Depois dos 30: reflexões sobre a maturidade e a vida adulta
- Menina Madura
