Matrimônio
*Sacramento do Matrimonio** indissolúvel*
E disse, por isso 'O homem deixará pai e mãe, e se unirá à sua mulher, e os dois serão uma só carne', de modo que eles já não são dois, mas uma só carne
" O que Deus uniu o homem não separa Marcos"10:9
A harmonia conjugal é certificada ao Sacramento do Matrimônio, sacramento de benefício, em que estruturamos ou melhor planejamos uma família cristã, ato sacramental que lamentavelmente não está sendo levado à sério. Quantos são os casais que vão para o altar sem nenhuma apresto! O sacramento do Matrimônio como o Sacramento da Ordem são considerados rigorosamente, ato de serviço, porque necessita de doação total daqueles que o receberam, enquanto a missão do sacerdote é conduzir a comunidade para o caminho de Deus, a do casal é direcionar a família ao amor fraterno levando - os à Santidade. Solange Malosto
CELEBRAÇÃO DE MATRIMÔNIO
Meus queridos.............e................
Padrinhos e madrinhas!
Familiares e amigos!
Estamos aqui hoje para celebrar o Amor.
O amor é a força mais poderosa do mundo. É o elo que liga pessoas umas com as outras e com Deus. O verdadeiro amor não depende de quem recebe amor. A pessoa que ama decide amar porque quer amar. O amor é uma decisão poderosa.
Não existe um amor igual ao amor de Deus, porque só esse amor, através do Cristo, que nos amou incondicionalmente. O amor pode transformar as nossas vidas e nos completar. Deus é amor. Seu amor serve de exemplo. Nós devemos amar os outros de forma incondicional, como Deus nos ama.
O Amor sempre foi celebrado por sábios, santos e heróis. Porque a Lei de Amor é o fundamento para a criação!
Salomão, em seu apogeu cantou o amor:
Nem muitas águas conseguem apagar o amor;
os rios não conseguem levá-lo na correnteza.
Jesus nos mostrou o amor na prática dizendo: eu sou a luz do mundo. Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida. Deu sua vida por nós.
Quando estiverem cansados, busquem no amor de Deus a inspiração para renovar as energias:
ABRIR O TRATADO DOS EVANGELHOS – p. 400
Em Mateus 11:28-29 e em Lucas 10: 17:43 diz: “Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.”
O apóstolo Paulo escreveu aos Coríntios:
O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
Meus irmãos, o amor de ...............e ..............é o amor sagrado, que nos une hoje.
Formar uma família é bem mais que unir pessoas diferentes.
Mas o que é amor, senão a somatória de Respeito, Responsabilidade, Carinho e Compreensão.
A base da formação de almas gêmeas é a construção diária desses 4 elementos.
Para isso, é necessário que uma pirâmide se forme em cada um:
A base da pirâmide é a vida sagrada, em conexão com Deus, desenvolvendo a intuição e a fé, que sustentam a alma.
A segunda linha é a realização intelectual, o estudo, o trabalho e a força da mente, que sustenta o corpo.
A terceira linha é a realização afetiva, o equilíbrio das emoções, a amizade o companheirismo, que ................e .............aprenderam com o amor de seus pais, irmãos e amigos.
Agora ............e..............vão aprender juntos o fortalecimento desse prisma evolutivo.
Quando............estiver cansado, é ..............que lhe dará ânimo. E assim vice-versa! Quando um estiver nervoso, o outro fica calmo. Quando um estiver falante, o outro escuta.
O diálogo é a senha. Mas no diálogo, ambos precisam ter espaço respeitoso.
Um casal que viveu 50 anos juntos foi questionado sobre o segredo: eles disseram que, logo ao amanhecer, cada um pensava: hoje serei feliz, para fazer o outro feliz! Isso é, simplesmente, amar o outro como a si mesmo!
Eis o maior mandamento!
Agora podemos selar esse compromisso com símbolos!
A ALIANÇA!
OS VOTOS!
Vocês querem fazer os votos espontaneamente?
“Eu (nome do noivo ou da noiva) recebo a ti, (nome do noivo ou da noiva), como minha legítima esposa (ou meu legítimo marido),
Prometo ser fiel,
Amar-te e respeitar-te
Na alegria e na tristeza,
Na saúde e na doença,
Na riqueza e na pobreza,
Por todos os dias da nossa vida
E que nem a morte nos separe”
VAMOS ORAR JUNTOS?
Senhor! Abençoe essa família! Pai de amor e bondade, aqui estamos no lar de ...........e............. Muito obrigada por essa oportunidade de celebrar o amor. Somos gratos por essa nova família que se forma. Que nunca falte fé! Que os recursos sejam abundantes! Que a luz irradiada pelo amor de ............e............seja capaz de reunir todos os casais aqui presentes em novos laços de afeto, perdão e misericórdia. Que haja luz em todos os lares dos que aqui vieram, em nome do amor.
Já podem selar esse momento sagrado com um beijo!
Que Deus os abençoe!
CELEBRANTES EMÍDIO E MARISLEI
Sugestão: levar o tratado dos Evangelhos e ler a página 400.
@dramarislei
Deus honra o matrimônio e abomina o divórcio e quem odeia ou separa-se do seu cônjuge está também separado do amor divino
Abandonar a esposa para achar outra é o mesmo que se unir ao diabo em matrimônio, cujo juramento de fidelidade dado a segunda mulher será o mesmo fracasso conjugal prometido à primeira.
Deus valoriza a fidelidade, o compromisso e a pureza conjugal do matrimônio, onde marido e mulher respeitam as Suas diretrizes e o Seu propósito, com vistas à unidade, ao amor e à integridade de Sua aliança.
Em um matrimônio cristão os cônjuges se mantêm fiéis sobre o fundamento da Palavra de Deus, sem a menor possibilidade de apelar para os recursos do mundo, onde as decisões pessoais causam sua divisão ou a escolha de uma separação legal, cujas consequências são as piores possíveis, emocionais, familiares, sociais e espirituais.
Muitas vezes na juventude, fora do matrimônio, o esporte livra as pessoas de muitas ciladas da vida.
MATRIMÔNIO
Demétrio Sena, Magé - RJ.
Então diremos no altar,
aos olhos da romaria:
- Eu te recebo, José...
- Eu te recebo, Maria...
Nossos olhos nosso mundo,
as alianças nos dedos.
Vou jurar fidelidade,
vais prometer que a verdade
será nosso segredo.
Depois faremos promessas
ante as estrelas; a lua...
Sem testemunhas humanas,
vai ser a minha palavra
contra a tua.
De repente me deparo com as cenas de amor, do romantismo das uniões, dos floreis sonhadores,da paixão que faz os olhos brilharem, da imensa necessidade do ser humano em ser querido bem, em querer bem a outrem. Não deixaria de observar nas entre linhas da vida, das ocorrências diárias que entorta as mesmas linhas, que as fazem oscilar entre o bom e mau, ou nas ocasiões que a sinfonia dos ardores apaixonados musicalizam essas vidas. E dos álbuns de retratos ecoam canções e silvos, brande triângulos e rufam os tambores, mas há aquelas lembranças que acalantam feito som de piano, sem contar na ternura de momentos tão especiais quanto estar sob o luar ao som de violinos, encontros que nos remetem ao som caliente de uma tarde verão na areia da praia ouvindo as ondas bravas do mar. A vida é mesmo algo que devemos comemorar, festejar os ritos de passagens, da criança para o adolescente, do jovem para a maturidade, e depois na velhice relembrar, sentir os cheiros e gostos do lado bom de ser feliz, e felicidade depende somente de nós, pois não há um ser que se intitule feliz, somos eternos insatisfeitos até o momento que enfrentamos profundas tristezas, grandes angustias e amarguras, e mesmo lutando, batalhando e superando não nos damos por vencedores, olhe só meu memino e minha menina se algumas dessas palavras os fizerem voltar ao passado ou lhes proporcionar um segundo de visão de futuro meus parabéns, você são dois grandes vencedores, venceram a condição dos seus corpos e libertaram suas almas, e livres assim seguirão seus caminhos pois agora deixaram de ser dois e torna-se um...ser feliz.
Patrimônio
Quando seu amor
Chegou a minha porta
Só a moldura havia
O meu dicionário perdeu a tradução de: individual, grade e solidão.
Dei-me ao luxo de acreditar no destino
Depois de tanta transformação
Pousei em certa estabilidade
Que só pode ser criada a dois.
Não pensei duas vezes
Em abrir mão de coisas do mundo
Que só alimentam uma juventude faminta
E aprendiz.
A palavra requinte
Eu carrego em minha agenda
Procuro pelos cantos
As coisas belas que podem ser compartilhadas
Na intimidade de dois.
Verei o tempo passar sobre nossas retinas fatigadas,
Imagino as nossas rugas
Mas peço a Deus para que eu possa sempre ver no fundo de seus olhos
A vitalidade que protege a metade do meu coração.
Que cada dia possa ser celebrado como o último.
Agradeço a você
Pela confiança em mim depositada neste matrimônio
Que me fala sobre essa coisa linda
Que é sonhar sobre o nosso futuro,
E porque não seria,
O futuro do mundo.§
A honestidade do casal neste caso é fundamental. A separação não é o ideal de Deus. Mas entre o ideal e o real é fundamental que o Cristo real se faça presente na vida daqueles que não conseguiram viver o ideal. A crucificação do seu filho na cruz não era o ideal de Deus, mas diante da real situação da humanidade, Jesus se fez ideal, num sacrifício proposital e consensual. Usar de misericórdia para com todos é viver, a exemplo de Cristo, o ideal de Deus.
A maior parte dos jovens se namoram e casam sem ter a menor ideia do amor, e muito menos ainda do matrimônio.
