Mário Quintana Confiança
Egoísmo
Egoísmo, víbora malévola que sufoca os corações.
Desvia a felicidade com os laços da maldade.
Destrói os sonhos antes que ele nasçam.
Faz da terra o palco do Diabo onde a morte ronda as trevas da miséria.
O egoísmo, quando faz do coração um ninho.
Choca os seus ovos com o calor da ganância.
E envia seus filhotes para dilacerarem a vida.
Onde eles passam, deixam a fome, a doença, os crimes e as guerras.
Essas víboras fazem seus impérios, com o veneno da violência.
Um reino de escravidão!
Todos os textos desta coleção foram escritos entre 1991 - 1993, exceto alguns pensamentos.
Autorizo este texto para música religiosa, sem exclusividade.
Eles não desistiram
Eles viram a morte bem perto, mas eles não desistiram!
O amor era tão forte pelo Mestre
O amor era tão forte pelos irmãos
O amor era tão forte pela verdade
Que eles não desistiram!
Caminharam pelos desertos
Passaram fome e frio
Nas cavernas residiram
Mas eles não desistiram
O amor era mais forte que a morte
Que eles não desistiram!
Ouviram o rugir dos leões
Sentiram o calor das fornalhas
Mas eles não desistiram
O amor era mais forte que a morte
Que eles não desistiram
Sentiram a vida findar
Sentiram o sangue correr
Mas eles não desistiram!
Mas eles não desistiram!
Mas eles não desistiram!
Quando
Quando o sol estava para nascer, as nuvens chegaram.
Quando o pássaro pensou em voar, o temporal começou.
Quando o filhote pensou em se alimentar, o ninho se estraçalhou.
Quando o homem pensou em colher, a tempestade tudo levou.
De repente tudo passou, e o sol brilhou novamente,
Mas, para outras vidas.
PAZ
Ao soar os gritos, dos que querem a guerra.
Cante os anjos aos que querem a paz!
A verdade triunfa e o mal se estingue.
E as forças divinas imperam a paz!
Cessem o mal que por muito tempo.
Forjaram gemidos, a morte e o ódio.
Bradem os homens de boa vontade.
A paz reinará pela eternidade.
Acordem´se todos, os que estão dormindo.
O sono da ilusão, escravos do materialismo.
Desmorona-se os baluartes de reis e tiranos,
E encontre a paz os que sonham com ela,
E reine a justiça, sem mais demora.
Ah! Os sonhos se fazem as vezes tão presentes, tão reais que ao acordarmos sentimos um misto de alegria imensa e saudade infinita e ao adormecermos buscamos quase que desesperadamente revive-los com a mesma intensidade.
O amor só é bonito poeticamente nos livros, na vida real, todo romance é costurado com a linha da sacanagem sobre o tecido da luxúria.
Pôr-do-sol
Dirijo por uma estrada não tão boa assim, mas suficiente boa para uma viagem tranquila, logo mais a noite cairá, um silêncio ensurdecedor toma conta de toda a cena, por um instante a lembrança de que mês e ano desaparece da minha mente, estranhamente uma sensação muito boa toma conta de mim, não importa pra onde eu vou e nem que horas irei chegar, eu quero apenas dirigir por essa estrada. Pela janela do carro deslumbro a cena de um pôr-do-sol escarlate, de uma tonalidade nunca antes vista por mim, para deixar o momento mais único e inesquecivelmente belo e singular alguns clássicos dos anos 80's começam a tocar, sou tomado pelo êxtase existêncial, como é bom observar a vida de um ponto de vista mais poético.
Animal Humano
Sofisticado demais pra ser um animal qualquer e poderoso de menos pra ser um Deus. O princípio de toda melancólica humana está baseada em sermos animais pensantes que não nos contentamos apenas em existir, comer e procriar. Dentro de nossa cabeça universos são criados e mundos são destruídos pelo balé dos nossos pensamentos, em contrapartida vivemos num corpo feito de carbono e hidrogênio e claro, mortal. Pensamos como Deuses, vivemos como animais, somos capazes de feitos extraordinários, porém morremos e seremos esquecidos, qual será o pecado ou bênção que nos fez abraçar esse tipo de existência, uma existência efêmera que possui um toque divino, e tudo que é divino é imortal, nem animais nem Deuses, a triste sina do animal humano.
Filhote de passarinho
Certo dia uma criança brigou com sua mãe por um motivo banal, saiu de casa e como morava num sítio, sentou à beira de um barraco e pois-se a pensar. O local onde sentara era mais alto que o restante do terreno e sua vista era privilegiada. Ainda um pouco chateado, começou a observar o movimento, tanto das pessoas quanto dos bichinhos que por lá viviam. Observou que próximo dele havia uma árvore e sons de alguns pássaros, notou que a mãe abandonava sempre o ninho, nesse momento os filhotes ficavam muito agitados, também pudera, na natureza a sobrevivência é dura, e qualquer vacilo pode ser fatal. Não demorava muito e a mãe voltava com alguns bichinhos no seu bico e dava aos seus filhotes o que necessitavam para comer. A criança notou o sacrifício da mãe para garantir a sobrevivência dos filhotes e ficou indignado pelo fato deles ficarem com medo enquanto a mãe estava ausente. "Será que eles não sabem que a ausência da mãe é para o seu próprio bem?", pensou a criança, nesse exato momento a criança teve um estalo em sua mente e pode entender o motivo pelo qual sua mãe nem sempre fazia o que ele queria, percebeu que ela fazia o que era necessário, mesmo que as vezes isso parecesse errado e fosse penoso para ambos. A criança voltou para casa e abraçou sua mãe demoradamente, nem mais lembrava a razão pela qual estava chateado, mas naquele momento ele entendeu o verdadeiro valor que só uma mãe pode ter.
O sabor da vitória depende exclusivamente da total dedicação e intensidade da luta.Desse modo não importa as quedas pois depois da conquista as feridas saram.
A inclusão das pessoas com deficiência não depende exclusivamente de leis,códigos ou decretos.Ela depende de brotar em um coração a verdadeira semente da transformação de vidas.Nesse sentido precisaremos ler o coração e praticar nossa total capacidade de entender como nosso próximo precisa de um ombro amigo.Desse modo ficará mais fácil sobreviver aos caos deste sistema preconceituoso e discriminatório.
Prostitutas do tempo
Há quem discuta sobre qual o bem mais precioso que possuímos, muitos alegam que é o dinheiro, pois com ele podemos fazer quase tudo o que queremos, outros dizem que é o amor, pois com ele criamos laços afetivos com nossos familiares e cônjuges. Nada disso é verdade, o que temos de mais precioso é o nosso tempo, e cabe a nós qual o preço que julgamos suficiente para que nos paguem por ele, por quanto vendemos o nosso tempo de vida, principalmente no trabalho. Infelizmente dinheiro não compra tempo, mas com nosso tempo podemos ganhamos dinheiro e viver o amor. É apenas uma questão de administrar nosso bem mais precioso.
O Rescentimento guardado pode se tornar uma dinãmite depois que acabar a contagem explodirá sem deixar vertigios por isso desative-a enquanto há tempo.
A inveja é a falta de valorização da nossa própria singularidade. Todos temos algo que nos torna único.
CAREZZEVOLE CULLA DEL MIO CUORE
Naufraga in un oceano di emozioni
afferro con forza
il timone della mia anima,
mollo gli ormeggi
e navigo
tra i mari calmi del tuo ricordo,
carezzevole culla
del mio cuore.
L'amore vero è l'amore impossibile
l'amore sincero è quello invisibile
ti sta accanto ma non lo vedi
grida ti amo ma non lo senti.
L'amore vero sussurra il tuo nome
tra le labbra
e ti rispetta tenendoti a giusta distanza
si rifiuta di sognare
non si illude con un sorriso
e non vuole nemmeno sperare
di sfiorare il tuo dolce bel viso.
L'amore vero non si racconta
nemmeno al migliore amico
l'amore casto lascia sempre un'impronta.
L'amore vero è quello che sa fingere
indossando sempre una maschera
pur di non fartelo capire.
L'amore vero non pretende nulla
ti fa dimenticare dove vivi
ti fa capire che solo per lei respiri.
L'amore vero è l'amore onesto
è quello che non chiederà mai
è quello che per la vita rimpiangerai.
Dall'amore vero nulla pretendi
perchè l'amore più bello
è quello che non ti aspetti
è quello che appare improvvisamente
irrompe nella tua vita
e incolpevole ti dona un innocente sorriso.
L'amore vero non è mai egoista
per lui è importante solo che tu esista.
Sì, l'amore vero non lo puoi sempre svelare
a volte si scontra con la morale
e stringendo i denti nemmeno a lei
lo puoi raccontare
nemmeno a lei che senza volerlo
ti ha fatto innamorare.
Ti manderò un bacio con il vento
e so che lo sentirai,
ti volterai senza vedermi ma io sarò li
Siamo fatti della stessa materia
di cui sono fatti i sogni
Vorrei essere una nuvola bianca
in un cielo infinito
per seguirti ovunque e amarti ogni istante
Se sei un sogno non svegliarmi
Vorrei vivere nel tuo respiro
Mentre ti guardo muoio per te
Il tuo sogno sarà di sognare me
Ti amo perché ti vedo riflessa
in tutto quello che c'è di bello
Dimmi dove sei stanotte
ancora nei miei sogni?
Ho sentito una carezza sul viso
arrivare fino al cuore
Vorrei arrivare fino al cielo
e con i raggi del sole scriverti ti amo
Vorrei che il vento soffiasse ogni giorno
tra i tuoi capelli,
per poter sentire anche da lontano
il tuo profumo!
Vorrei fare con te quello
che la primavera fa con i ciliegi.
Tutto può avere inizio e tutto può finire.. ma le persone che lasciano un segno nel cuore.. non moriranno mai.
