Maes e Filhas
O dia seguinte ao Dia das Mães... que canseira...
Geralmente tudo sobra para elas, pois os festejadores
estão cansados para ajudar...:))
Ósculos e amplexos,
Marcial
O DIA SEGUINTE AO DIA DAS MÃES
Marcial Salaverry
Então, ontem foi Dia das Mães, que é quando toda a patota se reúne, e é um tal de “Parabéns Mamãe”... “Eu te amo mamãe”... São as palavras mais ditas e ouvidas nesse dia, elas adoram ouvi-las, e são super válidas... Deixam as mamães felizes, e como as mamães merecem esses momentos de felicidade, de se sentirem amadas, pelo menos nesse Dia... Sabem que são amadas nos outros 364 dias do ano também, mas são muito negligenciadas nesses outros dias. Geralmente os filhos só se lembram das mães para reclamar que a roupa não está bem passada, para perguntar se a comida está pronta, mas sempre se esquecem de dar um beijinho diário nela, só para dizer esse mesmo "mamãe eu te amo" do Dia das Mães.
Quando não moram juntos, sequer um telefonema, salvo quando precisam de alguma coisa, por exemplo, saber como se frita um ovo, ou desvendar os mistérios existentes para preparar o miojo de sempre... É verdade que as mamães de hoje não podem reclamar muito, pois quando elas eram filhas, possivelmente faziam a mesma coisa, portanto fica sendo uma espécie de círculo vicioso.
Uma coisa, contudo é certo. As mães de antigamente tinham uma tarefa um pouco mais facilitada. Podem argumentar que hoje essa parafernália "eletrodomestical" que existe, ameniza o trabalho da dona de casa, e na verdade, "quebra o galho" sim, mas as obrigações das mamães também aumentaram em muito, pois as exigências da vida moderna decuplicaram seu trabalho, como certos cuidados que são necessários para controlar celular e computador, e as tais redes sociais, que por vezes chegam a ser perigosamente nocivas...
Assim sendo crianças, não se esqueçam de que nos outros 364 dias do ano, elas também precisam ser homenageadas. São umas heroínas.
As mulheres hoje, independendo se são ou não mães, desdobram-se em tarefas múltiplas, fazem de tudo um pouco, e de quase tudo um muito. Então, para aquelas que são mães, quero hoje, no “day after”, enviar um abraço especial, e muito mais especial ainda para aquelas cujos filhos inventam desculpas para não visitá-las, mesmo sabendo que as magoam. Mas elas sempre desculpam, pois são MÃES... Saibam que ainda vão se lembrar disso.
Para as que não são mães, também mando um abraço muito especial, pois toda mulher tem um jeito especial de ser mãe, e sempre existe alguém que desperta seu sentido maternal... Quem não se sente quase um filho quando encontram um colo feminino à sua disposição?
E não podemos principalmente, nos esquecer daquelas que, mesmo que não o sejam, são mães muitas e muitas vezes, AS PROFESSORAS, que transformam seu coração em um verdadeiro útero, ou sejam um "uteroção", abrigando quanto filhos mais surgirem. Autenticas mãezonas...
Enfim, como o Dia foi ontem, vamos em frente com a vida... Espero no próximo Dia das Mães ainda estar em condições de desejar UM LINDO DIA para todas as mães, e quero ficar o resto do ano enviando meus beijos poéticos para todas, mães ou não, pois no que me tange, amo a todas, sem exceção. Para todos, mães, pais, filhos, filhas, e mais o que se lembrarem, UM LINDO DIA.
Não consegui postar nada no Dia das Mães. É realmente um dia muito difícil. Desativei o WhatsApp. Fiz um dia de luto. Sou a mãe que não tem mais seu filho biológico. Mas agradeço a Deus por ter me concedido o dom da maternidade e ter vivido com ele por tantos e não tantos anos assim. Ele se foi no auge da sua vida. Tinha tanto para viver. Infelizmente ele acreditou nas mentiras da depressão. Hoje consegui escrever com uma profunda saudade. Outros Dias das Mães virão e eu nunca sei como vou vivenciar. Só sei que a dor sempre se faz presente e se acentua em momentos especiais. Um amigo me procurou e eu disse que desliguei os contatos. Ele falou: "mas não precisa se esconder". Às vezes eu preciso, sim. Preciso ficar a sós comigo mesma. (2023)
UM DIA DEPOIS DO DIA DAS MÃES
O fato de não ter sido mãe biológica não tira sua condição principal; toda mulher é guardiã da maternidade! Nela se encerra o mais potencial instinto de perpetuação da espécie.
Alguém tem dúvidas de que uma adotante é mãe de verdade? Tanto quanto à biológica?
No Dia das Mães, li muitas homenagens a essas mães e avós. Todas emocionantes, merecidas, criativas. Uma delas, achei linda: os filhos dão à luz as mães!
Mas senti falta de três homenagens.
Quando chega o Dia dos Pais, as mulheres incluem as mães solo no rol dos homenageados. Por coerência, no Dia das Mães, os pais solo deveriam ser lembrados também.
A outra falta é a dos homossexuais que adotam crianças! São mães, se apagarmos os preconceitos e as maldades.
A criança sempre deve ser o principal! É ela que dá a luz a todos nós.
A terceira falta é a da mulher que não tem filhos, mas dedica a sua vida às crianças, ao futuro da humanidade. Altiva e desprendida, ama os filhos das outras.
Essa é a mulher que, mesmo não tendo filhos naturais ou adotados, luta contra as injustiças sociais, a violência, as desigualdades, as mazelas de nossa sociedade doente.
Mesmo com pequeno atraso, parabéns, Mães do Futuro. Vocês chegaram ao mais alto grau da proteção maternal!
Ei, moça! Às vésperas
daquele feliz Dia das Mães,
Quando você olhou para mim,
seus olhos se dilataram.
Como se você tivesse me confundido
com a luz solar.
E eu nunca fui
mais grato por
ser confundido com
algo que não sou.
Em grupos de redes sociais, tenho observado muitas reclamações a respeito de mães que deixam seus filhos com parentes. Em algumas delas, essas pessoas questionam o fato de a mãe não ter avaliado os efeitos da maternidade antes de tomar a decisão de ter um filho. Muitas argumentam que “quem pariu Mateus que balance” e dizem para não terem filhos se não podem cuidar deles. A decisão e a responsabilidade pela maternidade são, nesse contexto, consideradas como individuais. Certamente você não é obrigada a ser mãe, mas a maternidade não é individual, ela é social. Tanto pelo papel social exercido pela mãe, quanto como uma necessidade da sociedade. Se todas as mulheres acatarem o conselho de não ter filhos, a sociedade cai em ruína. O capitalismo entra em crise sem novas gerações sendo criadas para atuarem como mão de obra. No Japão, o estímulo à natalidade já é uma política pública. Então, a maternidade não pode ser um problema individual. Isso não significa que você, tia, avó, avô, amiga (o) ou madrinha/padrinho precisam ser compulsoriamente a rede de apoio de alguém ou se responsabilizar pelo filho alheio. Mas que o discurso que culpa a mãe deve ser substituído pela responsabilização da sociedade, que deve criar condições para que estas mães não vivam exaustas e sem proteção, o que torna a elas e as crianças vulneráveis. Em muitos países, já existe a opção de turno reduzido para aqueles que cuidam de seus filhos (pais ou mães), licença maternidade estendida e horário de trabalho a partir das 9h, para que os responsáveis deixem seus filhos na creche. A natalidade é um problema de Estado. E se isentar do debate ou polarizar o universo feminino entre aquelas que escolhem ou não ser mães só fortalece o patriarcado.
'MÃE'
Mãe querida mãe
Hoje das mães é o dia,
Sinto-me triste por presente aqui não estar ,
Mas ao lembrar me de ti é grande minha alegria.
Tu fostes mãezinha amada para mim tudo na vida;
Me lembro de nossas conversas,
O quanto tu transmitia àqueles a sua volta imensurável alegria!
Estás agora no descanso eterno,
Até chegue o tão aclamado dia em que nos encontraremos,e
Contemplaremos nossa vitória,
No infinito em um corpo ressurreto
Em um corpo de glória!
Hoje é teu dia minha mãe querida, e mesmo que
Não estejas mais aqui,
Te oferto , essa poesia
Com alegria e emoção
Pois tu fostes neste mundo a grande felicidade
Que levo em meu coração
Maria Francisca Leite
Direitos autorais reservados sob a lei - 9.610/98
Dedicado em memória minha mãe Sra Geralda Leite
Feliz Dia do Abraço! Pros amigos, dos abraços mais constantes. Pras mães, dos abraços mais necessários. Pros amores, dos abraços mais intensos. Abraço é carinho. Feliz de quem tem muitas pessoas pra abraçar nessa vida! 🤗
Ás mães a missão de aprender a lidar com uma situação nunca vivida e aos filhos a empatia de saber que ninguém nasceu sabendo tudo.
DIA DAS MÃES
Procurei o que dizer
pra mamãe eu agradar,
mas não tive uma ideia
para a homenagear.
Perguntei o que eu faço,
ela quis só um abraço
para se presentear.
Como podem ser cruéis as mães que não amam. Mesmo atabalhoado, o afeto da minha perdura e me basta.
A geração que nasceu até a década de 1970 foi criada com mães presentes, fazendo tudo para que os filhos estudassem. A geração que nasceu após a década de 1980 não teve a mesma vida boa, porque as mães trabalham o dia todo e eles tiveram que encontrar saídas. Assim, já não querem esperar que façam por eles o que eles mesmos podem fazer. Querem tudo na palma da mão, mas de um jeito inteligente e rápido. Alimentação, vestuário, transporte, tudo é bem prático e livre. Não precisam de geladeiras ou armários na cozinha, porque não estocam nada, aliás, nem precisam de cozinha - pedem comida pelo aplicativo. A lavanderia de 30 minutos resolveu metade dos problemas, com roupas que não amarrotam.Não compram carro e nem querem esperar a telefonista encontrar um taxi, pedem por aplicativo. Assim não precisam trabalhar o dobro para pagar impostos, parcelas, combustível ou pneus. Se saem da casa dos pais, não contraem dívidas para adquirir a casa própria, ao contrário, procuram lugares pequenos, próximos ao trabalho, assim, em pouco tempo reúnem fortuna para viajar e investir em tecnologias que lhes facilitarão a vida. Quanto a casar e ter filhos....isso já não é uma prioridade, pois o afeto é pela humanidade inteira.
Mães sabem conjugar a razão e o sentimento com seus atos de docilidade, resignação, força, zelo, esmero, fidelidade, perdão, empregando suas atitudes e seus benefícios em prol do crescimento e da felicidade dos seus filhos, devendo ser tratadas como rainhas do seu lar, pois elas são merecedoras do Prêmio Nobel do Amor pelos seus contínuos propósitos em lapidar a existência humana com as mais altas responsabilidades sociais e qualidades educacionais e divinas, para formarem, na missão de mãe de muitos filhos, filhos da igreja, filhos de uma sociedade digna, filhos abençoados e felizes e por que não, membros fiéis e filhos legítimos da família de Deus.
...aí um belo dia lá atrás nascemos e somos o bebê mais lindo que produziu o Criador em nossas mães.
Crescemos, e uns tornam-se belos mancebos, elas belas gazelas.
E temos todos grandes ideias e ideais, sonhos, caímos em desenganos somos traídos por permissões próprias, nos revoltamos ou não, mas seguimos fazendo florescer vidas.
...e em um dia que julgo ser feio e doído desencarnarmos pra nascer sabe se lá onde.
Oque fica?Me dirão. Fica tudo o que produzirmos em nome do Amor!
O Kamorrismo é um grupo "perigoso", formado por trabalhadores, cristãos, pais e mães de família, que tem Deus, pátria e família como princípios.
Talvez as mães não saibam o peso que fazem na vida dos filhos, apenas uma frase pode fazer seu filho ter um crise de insegurança.
✍️Me desculpem as mães da era pós celular, que de um lado seguram um celular na mão com toda a atenção e do outro seguram seus bebês ao peito mecanicamente, elas não amamentam seus bebês, eles apenas sugam sua seiva.
"O sucesso dos filhos são atribuídos 75% às mães. O amor que nasce no coração das mães pelos filhos são repassados a eles. Mas nem sempre às mães se preocupam em encaminhar seus filhos para a PRESENÇA DE DEUS e crescem sem temor a Ele. Mantê-lo na presença do senhor é muito importante. Sem essa direção tornam-se rebeldes e dificil de convivio, no período mais difícil da vida que é adolescência. Lembre-se mamãe, facilite a sua vida"
Feliz Dia das Mães!
Mãe não é escrava do fogão, não é empregada: é a mulher da nossa vida. Se a amamos, temos que cuidar dela, pois quem ama, cuida.
Mãe é a mulher que merece todo nosso amor de filho, nosso carinho, respeito e admiração. A todas as mães, deixo aqui minha gratidão e respeito — sem vocês, não seríamos nada!
Um filho de verdade sabe valorizar uma mãe que se doa inteiramente pelo seu lar. Mãe é para a gente amar... é para amar a vida inteira.
Minha mãe é minha vida. Você sempre será a mulher que mais amarei. Sou o filho mais feliz, porque o amor que minha mãe oferece a mim e aos meus irmãos é verdadeiro e constante.
Amamos nossas mães, mas muitas vezes não temos noção da imensidão desse amor — só percebemos quando estamos longe. Mesmo separados por quilômetros, estamos sempre juntos no coração.
Mãe se traduz em amor, dedicação, renúncia, força e sabedoria. Ser mãe não é apenas dar à luz, mas participar da vida dos filhos, guiá-los e amá-los incondicionalmente.
Que a chave da nossa vida seja a sua felicidade, e que a chave da nossa felicidade seja a sua vida. Obrigado por existir, mãe, a mulher virtuosa que Deus escolheu para eu chamar de mãe.
Para você que já perdeu sua mãe, sinto muito! A mãe nos gera, nos cria, nos ensina — e em cada momento de nossas vidas, ela está presente, seja fisicamente ou através das lembranças e do amor que deixou.
Perder uma mãe é uma dor que corrói dia após dia. Desejo a você que não tem mais sua mãe por perto meus sinceros sentimentos. Sei que nada que eu diga poderá minimizar sua dor, mas com o tempo virão serenidade e clareza, e a saudade se tornará uma lembrança cheia de amor.
Sua mãe continua viva em você, nas memórias, no carinho e nos ensinamentos que deixou. Espero que você encontre consolo nessas lembranças e muita força para seguir em frente.
Feliz Dia das Mães a todas as mamães!
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- Mensagem de Dia das Mães para celebrar esse amor incondicional
- 78 frases para o Dia das Mães que emocionam e demonstram carinho
- Textos em homenagem às mães para expressar carinho, amor e gratidão
- Mensagens para todas as mães (homenagens emocionantes)
- 51 mensagens de Dia das Mães para mãe que faleceu
- Pensamentos para o Dia das Mães para refletir e celebrar
- Poemas para o Dia das Mães evangélico