Mãe e Filhos
Numa manhã um homem de meia idade, sujo e aparentemente bêbado entrou na loja em que minha tia trabalhava. Conversou assuntos sem sentido e ao sair esticou a mão para nos cumprimentar. Quando se aproximou de mim, eu recusei a apertar-lhe a mão, deixando-o no vácuo. Eu tinha uns 16 anos na época e não sabia nada da vida. Quando o homem saiu, minha tia sempre muito dura, me deu um puxão de orelha. “Nunca deixe de estender a mão para alguém que lhe cumprimenta. O pior sentimento para alguém é sentir-se ignorado.”
Hoje fico extremamente entristecido com certas mães que perdem seu tempo em gritar e descontar seus problemas nos filhos, repreendendo-lhes por coisas tão fúteis que se esquecem de corrigi-los no que realmente importa. Queria muito que algumas mães tivessem a sabedoria que minha tia teve aquela manhã e se sentasse com o filho e dissesse: “Presta atenção! A gente nunca ignora alguém que um dia nos estendeu a mão. Principalmente nos momentos que a gente precisou!”
Quanto tempo tem que não se vimos ,quantas coisas tinha pra te contar ,quantos erros meus cometidos que ficaria triste ,quantos exemplos que iria se orgulha ,quantos beijos e abraços te daria ,quantas broncas teria pra eu escutar ,quantas músicas ouviríamos e juntas iríamos cantarola ,quantos anos que Não me chama de filha ,quantos anos sem se quer pode te esperar .Nunca se veremos ,mais contigo eu irei sempre estar ,se existe alguém que te ama tá aqui pra sempre te lembrar .
Sagradas somos!
Somos seres de luz que resplandece o infinito,
Que acolhe,
Que embala,
Que evolui.
Seres que sente, gesticula, ensina o amor.
O amor Universal!
O amor que ilumina nos mesmos e o mundo!
Salve Mãe Gaya
“EU NUNCA MORRERIA POR ALGUÉM QUE LUTOU PARA QUE EU ME MANTIVESSE VIVO”
Em uma manha em meio ao subúrbio, eu nasci
Eu te interrompi, não só essa manha
Você sorriu quando eu nasci, e eu chorei
Um dia você voltará a sorrir
Com um sorriso inconsciente
E eu voltarei a chorar
Como o bebe de 18 anos atrás
Dividir nossas vidas, é valido
Entregar um destino que você não suporta, INVALIDO
Não me jogaria na frente de uma bala
Doaria para ti, o que precisará
Você como mãe, entende os meus motivos
Você como ignorante cega, prefere não entender
Mas a interpretação desse poema é único
Eu suporto tua morte. O contrario?
Você buscaria um caminho para encontrar seus dois filhos.
Perdoa a fraqueza dos meus olhos
Que teimam e transbordam de saudade de ti!
Perdoa o meu não querer tantas coisas, a falta de vontade
Por que tu não estás mais aqui!
E quando os meus olhos se fecharem distante e
Depois se abrirem perto de ti
Permita que em teu colo eu tenha um doce descanso!
Não pude ver os seus cabelos virarem algodão ,nem sua pele se tornar uva passa...
Não pude te escutar resmungar...
Eu queria um pouco mais, de tempo, mais alguns curiosos anos ...
Vais ser a eterna morena em minha mente.
A velhice não te conheceu,e sua vida escorregou entre os dedos da morte , pois eras como um balão , cheia de fôlego!
Agora mãe querida, brilhas apenas no meu céu...
Dedicado á ROSA ELISA FERREIRA DE CAMARGO
Use todo o seu plano de dados todo mês. Tem crianças na China que não tem plano de dados.
- Lógicas maternas do século 22.
É estranho como os homens tratam vulgarmente as mulheres nas ruas, chamando-as, muitas vezes, por nomes pejorativos, mas basta, por exemplo, se tornarem pais que não se podem sequer olhar para as suas filhas, que já se exaltam.
Por trás de toda menina, de toda mulher existe uma família que a ama infinitamente, que a respeita e que cuida dela como a flor que ela é, pois toda menina, toda mulher é uma flor no jardim da vida.
Será que é necessário termos uma mãe, uma irmã, uma esposa ou uma filha, para que possamos compreender o valor, a graça de termos as mulheres em nossas vidas?
Sou sua semente de tudo que faço na terra penso em você
Entregou sua juventude para ter essa honra atributo de mulher
Por muito tempo se ocupou por mim, não só mais fez mais que seu papel
Me amou me educou me tornou melhor
Com certeza minha amiga de confiança, melhor abraço não há
Vocação como nunca por seus filhos se doou, deixou tudo e a seus filhos se dedico
Meu sim com humildade luz do mundo, musa do poeta cancioneiro
Para as outras pessoas nossas fraquezas são expostas, nosso ser e criticado mais sei que quando chegar como um rei por você sou recebido
Me faça esquecer a rigidez da vida, me lembra como é bom ser criança e ter você
Não pergunte por onde andei, deixa a saudade nós confiar este momento
Espero que um dia eu sinta um pouco que vocês com essa dádiva sentem com seus filhos
Que os que não tiveram essa oportunidade em vida de encontrar sua flor
Saiba nos braços do altíssimo o que e ter família
A dor que ti fiz passar um dia com desobediências e peripécias a vida pago em dobro
Se falto uma pessoa melhor da minha parte, não foi a senhora, fechei por muitas vezes os ouvidos para suas moções
Há de um dia eu nunca vou deixar você por mim mais uma vez chorar
Que a fraqueza do seu olhar ilumine meus passos me guie
Me ame, me abrace querida mãe.
A palavra: amor ou eu te amo. Saindo da boca de uma mulher. Se dirigindo ao um homem. É tão artificial do quer verdadeiro. A não ser que o homem seja o próprio filho.
A minha heroína.
Hoje foi um dia difícil. Vi meu amor nesses dias me fazendo viver intensamente com mil beijos, cheiros e abraços. Vi toda toda a vida que você me deu ser construída e ir embora com você. Não perdi você minha neguinha. Ganhei pra Deus uma intercessora. Perdão se deixei faltar algo a você. Tentei dar o melhor de mim e queria dar ainda mais. Nem tudo é como queremos. É como Deus quer. Sua mão pequena, seus dedinhos, sua garra e força de conseguir durante vários anos lutar com força e me deixar lutar ainda ao seu lado. Vi uma mãe formar um filho e vi um filho virar homem cedo. Vi uma mãe que mesmo acamada fez milagres porque sua fé em Deus me protegeu. Quem nos conhece de perto sabe de nossa luta. A mulher mais forte que já conheci em minha vida será você. A mãe que virou minha filha. Que ele zelei com amor, reguei, cultivei. Que deu um bom fruto. Obrigado por cuidar de seus sobrinhos, ajudar amigos, me mostrar um pouco de como é o mundo. Sua missão foi a de me ajudar a crer, que Deus está conosco. Você provou com sua fé. Quando estiver no céu, peça a Deus por minha saúde meus estudos, que ele abençoe nossa casa, meus primos, que você tinha como filhos, seus cunhados que amavam você. Quero os melhores momentos em minha memória porque era assim que você gostava que eu pensasse em você e te levasse comigo. Te amo minha mãe. Sei que me amas. Sua bênção mãezinha. "Deus te abençoe meu filho". Eu te amo mãe. "Eu também" boa noite.
A MAIOR MISSÃO NA TERRA
Enquanto trabalho em minhas planilhas, lembro das suas pequenas unhas do pé que precisam ser cortadas.
Enquanto almoço rapidamente, penso se as professoras da escola integral insistem algumas vezes para você comer o brócolis, assim como eu faço lá em casa.
Na academia (que tento fazer no horário do meu almoço, entre uma reunião e outra), tento levantar um pouco mais de peso nos equipamentos. Meu corpo precisa estar inteiro e saudável para organizar a sua festa de 15 anos.
Olho o extrato bancário e vejo que já debitaram a parcela mensal do meu seguro de vida que fiz antes mesmo de você nascer. Mesmo em minha ausência, caso ocorra, quero lhe deixar algum conforto.
Sorrindo, engulo mais um sapo a seco e aguento agruras no trabalho pois preciso do salário ao final do mês para o seu nobre sustento.
Viajo para as minhas aulas do doutorado muitas vezes em lágrimas e com o coração apertado por uma noite a menos com você, mas com a certeza que será melhor para o seu futuro. E com a esperança de tê-la orgulhosa citando a mãe doutora.
Faço questão de percorrer algumas horas de trânsito por dia para levá-la e buscá-la do colégio, pois são horas em que me dedico só a você, mesmo desviando dos ciclistas e cachorros que cruzam o nosso caminho.
Aliás, no percurso até a sua escola, fico inventando uma nova brincadeira para interagirmos até chegarmos em nossa casa, na esperança que não pegue no sono e durma sem jantar.
Colei os seus desenhos ao lado da minha mesa do trabalho para eu lembrar que um dia duro faz todo sentido quando se tem um “pedacinho de gente” dizendo que te ama ao final da tarde.
Declaro com um sorriso escapando do rosto que aprendi a matar baratas, fazer omeletes, cantar no chuveiro, assistir desenhos animados e cuidar bem melhor da minha saúde depois que você nasceu.
Morri um pouquinho quando me pediu, pela primeira vez, para deixá-la no portão da escola e vê-la caminhar sozinha, e não deixá-la pessoalmente dentro da sua sala, aos cuidados da sua professora, como eu sempre fiz.
E falando de novo em morrer, quase morri de culpa quando vi uma cárie microscópica em seu dente do fundo. Eu me senti a pior mãe do mundo por isso. Fui derrotada, mesmo tentando cuidar dos seus dentinhos da melhor forma possível.
Revolto-me discordando das pesquisas que relacionam mães que trabalham muito com filhos com problemas psiquiátricos. Escolha cruel e injusta demais entre ser pobre ou ter sucesso, ter filhos saudáveis ou doentes.
E falando de doenças mentais, saí chutando a lixeira do consultório do meu psiquiatra quando ele me disse que a minha doença se chamava “sono” e que bastaria eu dormir oito horas por noite para eu sarar. Alguma mãe aí pode me dizer como faço isso?
Falando de perder sono, foram incontáveis as vezes que saí da minha cama e fui até a sua só para certificar se estava tudo bem, se você respirava, se a janela entreaberta te incomodava, se algum pernilongo te rondava, se sua “bexiguinha” suportaria até o amanhecer, se a manta que te cobria te protegia do frio ou te dava calor…
Chorei com a maior das paixões quando jogamos a primeira partida de xadrez juntas. E você só tinha 4 anos.
Chorei de novo quando soletrou “batata” e “boneca”. Quando pegou os meus dedos e contou-os até dez… Em inglês.
E falando em chorar, só “aprendi” a chorar mesmo, quando você contorceu de cólicas pela primeira vez, aos 20 dias de vida, e nós duas sozinhas em casa na madrugada. Antes eram só lágrimas de crocodilo ou derramadas sem um motivo tão nobre.
Depois que você nasceu, reconheci que fazê-la dormir segurando as suas mãozinhas pequenas é muito mais prazeroso (e saudável!) do que comprar uma garrafa de absinto e beber sozinha, andar em alta velocidade com um carro novo ou fumar um maço inteiro de um importado da Indonésia, sabor canela, pela madrugada…
O suor infantil exalado dos seus pezinhos após um dia todo de estripulias é muito mais perfumado do que uma “explosão de rosas”: o cheiro daquele meu perfume que você desde bem pequenina sempre pediu um “tiquim no pecôço”.
E quando fecho os olhos, naqueles dias que parecem não ter fim, eu lembro do nosso diálogo no dia da mais terrível tempestade que passamos juntas, sozinhas, você com apenas 4 anos de vida, salvando a minha:
– Filhinha, se tudo o que temos for perdido, tudo o que a mamãe precisa para recomeçarmos está aqui dentro, ó (e apontei para a minha cabeça).
– Mamãe, não se preocupe. Só não fique olhando para a chuva, nem para o vento, nem para as árvores (que se contorciam nessa hora). Me abrace, me dê as suas mãos (pegou as minhas mãos nas delas, tão miúdas), olhe aqui pra mim, para os meus olhinhos e repita comigo várias vezes: “eu não tenho medo, essa chuva vai passar, eu não tenho medo…”.
Obrigada meu amor por me fazer piloto dessa nave, na maior missão na Terra.
Hoje 13 /10 é uma data especial, pois foi nesta data que minha mãezona veio ao mundo para realizar uma grande missão nesta Terra. Se tornou adolescente, mãe, mulher guerreira e também vitoriosa... Quero neste dia compartilhar com o mundo a imensa alegria de estarmos festejando o 65° aniversário dessa linda mulher Helena Dantas que para mim é símbolo de fortaleza digna de todos os aplausos e admiração.
Que o Senhor venha te proporcionar saúde para que continue ao nosso lado ainda por muito tempo, nos alegrando com esse sorriso deslumbrante que alegra ainda mais os nossos dias.
Feliz aniversário, minha mãe! Te amo!
Cheio de etimologias vespertina
Linhagem eslava e bizantina
Reunificando seu principado
De Moscou a Kiev, erigindo seu legado
A nação do frio sofreu por subnutrição
Em lavouras e cidades caíram por sofreguidão
Nas mãos dos estadistas, povo azarado
Assim como com Ivan o terrível na época do czarado
De tanta gente Trotsky, Lenin, Stalin
Até o primeiro astronauta Gagarin
Da taiga a tundra, coníferas uma calmaria
Das montanhas e pelo mar Cáspio chegando na Sibéria
Bonequinhas sapecas de tradição as matrioshka
Caftan, ushanka e kosovorotka
Do balé a espetáculos já é conhecido seu balalaika
Até o acordeão do gelo garmoshka
Cerveja e vodca para essa gente nunca e pouco
Guisados, solyanka e sopas ainda tampouco
Revendo seus álgidos conceitos de divindade
Que tal ir para praça vermelha no domingo da trindade.
Amor Puro
“Antes de te conhecer eu já te amava
Estava escrito nas estrelas e
Minh’alma, intensamente, desejava
Como um presente de Deus, você chegou
Ultrapassando as esferas do impossível
Olho para o céu e reconheço, Deus é incrível
Um pacotinho de amor que foi crescendo,
Trazendo para minha vida sentido
Tornou-se intenso e transbordou
Diante de tanto amor envolvido
Te olhando as horas passam em segundos
Através dos teus olhos conheci o melhor
e mais puro amor do mundo.”
Viviane Andrade
Ainda não consigo acreditar que você foi embora...
Nunca na minha vida vivenciei uma dor tão profunda!
Você deixou um rombo que Deus vem preenchendo a cada dia que eu acordo e me dou conta de que você não está mais aqui.
Uma mistura de sentimentos, às vezes de desespero, tristeza, agonia, às vezes de conformidade e esperança...
Quando as pessoas perguntam como é que estou, pela primeira vez na minha vida fico sem saber o que responder... Não sei como estou... Não sei... Acho que não estou... Não estou nada.
Só sei de uma coisa sobre mim: estou com medo. Medo de não conseguir suportar, de ser incapaz de superar, de morrer estando viva ou viver pela metade... Porque eu sempre soube que quando eu te perdesse, metade de mim seria perdido. Que quando você fosse embora, metade de mim iria junto.
Os últimos anos foram intrigantes e eu suspeitava... Sentia que algo muito sério estava acontecendo e me dava medo... Minhas crises de choro "do nada" não foram a toa... Hoje eu sei... Deus é maravilhoso! Jamais me revoltaria e hoje tudo faz sentido pra mim. Deus vinha me preparando, porque Ele sabia, Ele sabe de todas as coisas!
Você agora está bem! Seu sofrimento acabou. E eu prefiro sofrer de saudade pro resto da minha vida do que ficar vendo seu sofrimento e não poder fazer nada. Pois o que você mais precisava, eu não podia te dar... Se fosse possível, eu tirava de mim pra te dar, assim como eu sei que se precisasse você faria por nós.
Você sempre viveu para os outros, uma baita filha, irmã, tia, esposa, mãe, avó, amiga, ser humano! Por onde passava, marcava, amava e era amada.
Peço a Deus que Ele preencha esse rombo, que me transborde do seu Espírito Santo, para que eu possa seguir em frente. Para que um dia eu me recorde desse momento sem essa dor, e se me perguntarem como estou, eu consiga dizer: estou bem, GRAÇAS A DEUS... Pois sem Deus eu não consigo!
A dor nunca acaba, talvez a gente apenas se acostuma com ela...
Você, como sempre tão marcante e intensa, foi "escolher" o dia do aniversário do pai, o amor da sua vida, para nos deixar e fazer dessa data duplamente inesquecível...
Obrigada por tudo MÃE!
Te amo eternamente.
Até um dia...
(05/12/1946 - 24/05/2017)
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp