Machado e Juca Luiz Antonio Aguiar

Cerca de 50312 frases e pensamentos: Machado e Juca Luiz Antonio Aguiar

⁠muito mais que uma prova, um signo, um portal, um limite.
assim eu vi cada palavra que me foi dada, cada passo na estrada dessa interação de mão e terra, de fendas e obscuridade, de silêncio e grito,
de preparo e clímax, eu e o mundo todo estava em curso, num momento
tudo se fez e prosseguiu,
nunca mais parti

@machado_ac

Inserida por Machadisses_ac

⁠eu nem lembro ao certo o que tocava
podia ser Stardust ou Misty ou Pastel,
como sempre com Erroll Garner
não importa, só sei que ficou impregnado em minhas mãos
aquele perfume um tanto doce de almíscar e maçã,
duas horas depois eu fiquei flutuando,
parece que cheguei assim em casa,
pelas ondas do que saiu dali,
era qualquer coisa de estranho e bom,
foi assim, não me pergunte mais nada,
eu nunca vou conseguir dizer tudo,
simplesmente não terminou

@machado_ac

Inserida por Machadisses_ac

⁠Chá da tarde

foi um achado,
achar estas letras que se tinham perdido,
achei que era a hora de escrever,
nem sei se as letras queriam que as tivesse escolhido,
fiz de conta que convidado eu tinha sido,
na verdade era um penetra desavergonhado,
me tomaram por um membro habitual,
disfarçando sentei -me ao lado,
dei um sorriso e me servi.

@machado_ac

Inserida por Machadisses_ac

⁠se o assunto for você,
qualquer coisa
que eu diga
é muito menos
do que a verdade,
mesmo que seja
uma incógnita

@machado_ac

Inserida por Machadisses_ac

BUSCAS⁠
O que você busca?
Não foram poucas as vezes que me perguntaram:
Por que você escreve?
O que você busca?
E entre as muitas respostas ambíguas para perguntas que remetem aparentemente a definições objetivas eu digo que escrevo porque é o que sei fazer melhor e eu busco discernimento do que eu vivo de uma forma mais profunda, não busco respostas, busco clareza, busco dirimir as dúvidas, dúvidas que a maioria das pessoas não tem, por que não se inquietam com os conceitos e verdades que acreditam e isso não é defeito ou qualidade é apenas característica de personalidade.
A vontade ou em muitas situações a necessidade de escrever é um desemboque, uma erupção, a mensagem verte da ponta dos dedos, escrever é criar, dar uma versão particular a um fato, um sentimento, uma estória.
A busca pode ser um objetivo, uma carência.
Pessoas traçam metas que querem alcançar e isso pode ser planejado, estruturado, medido e acompanhado, isso é baseado em lógica e passa por processos de ressignificação e revisão de valores, tudo muito ponderável e sensato.
Buscas por si mesmo são questões complexas, envolvem autoconhecimento e consciência de si mesmo, as pessoas que buscam por si mesmo têm uma incompletude patente.
E o que é buscar por si mesmo?
Talvez a resposta mais convincente seja: buscar reafirmar o que já se sabe ou sentir que algo mais sólido falta em suas convicções. Uma aceitação de limites ou por outra o sentimento de romper esses mesmos limites.
A busca é sobretudo uma grande escolha e é comum não saber fazê-las e viver em constante alternância dessas mesmas escolhas.
Da mesma forma que desejamos coisas e após a conquista delas troquemos esse desejo por outro, a busca seja por conhecimento ou por esclarecimento também pode ser alternada disso para aquilo, é humano.
Os fatores externos acabam trazendo um grande ruído a essa busca, porque damos importância aos nossos pares esquecendo que vivemos a partir de nossas vivências e a consistência de nossos valores está diretamente ligada ao que vivenciamos e não ao que observamos no outro.
O que torna a busca uma grande viagem consciente é a convicção de que temos a liberdade de buscar, a sensação de que essa liberdade nos fará melhores, mais confiantes ou menos inseguros.
Uma penúltima conclusão (última nunca será) a respeito da busca por si mesmo é o reconhecimento da necessidade que todos temos de considerar, tanto a vulnerabilidade de nossas convicções quanto a possibilidade de convivência com a convicção do outro, sabermos que as experiências sobre o mesmo assunto, podem ser vividas de maneira distinta e todas elas são válidas, para todos, inclusive para nós que não as temos todas

Inserida por Machadisses_ac

⁠PODE? MICO. Nossa rica língua, definha.
Escrevo diariamente e isso não nomeio como hábito, necessidade ou coisa que o valha, é algo que faço normalmente com prazer, hoje me debruço sobre o tema, usando uma expressão comum que quer dizer que me ocupo de algo, no caso a ação de escrever, com maior atenção.
Escrever é uma das muitas formas de comunicação, talvez a mais assertiva delas para mensagens que tenham maior complexidade ou riqueza de detalhes, quando escrevemos damos a mensagem uma atenção maior, escolhemos as palavras.
É natural que ao utilizarmos a fala não observemos maior cuidado com termos, concordâncias, enfim a gramática e em tempos de internet e redes sociais as mensagens por aplicativos constituem praticamente um dialeto que usa e abusa de abreviaturas e desenhos que “significam” estados emocionais e afins.
Recentemente li alguns livros que falam de linguagem e como isso interfere em nossos pensamentos, afinal nos utilizamos da língua para criar conceitos e mensagens sejam estas mais ou menos complexas.
Há diversa terminologia que merece estudo: significados, semântica, semiótica, atos de fala, modelos mentais, enfim uma série de características e nuances, mas o que mais me chamou a atenção foram dois aspectos: a intencionalidade e o que chamarei de “memória inconsciente”.
Algumas indagações que faço:
Quantas vezes você se perguntou se conhecia a amplitude de possibilidades de significados para uma palavra que você usa? Não importa se correntemente ou não.
Você se dá conta de que o contexto envolvido é determinante para que exista a melhor compreensão da mensagem?
Quantos conceitos sobre características de pessoas, grupos, nações, que você aceitou como verdadeiros, mas que nunca se preocupou em validar ou vivenciar?
Quantos preconceitos podem ter se formado em você por conta de convenções que você adotou como verdade?
A simples entonação da voz pode ser determinante para a intenção de quem profere?
Quantas vezes você se equivocou em trocas de mensagem, via WhatsApp por exemplo, por conta de mau uso, má interpretação ou mesmo negligência? As palavras escritas não têm entonação possível mesmo na velha e barulhenta máquina de escrever, já era assim...
Falar bonito ou falar difícil, para muitos é usar palavras incomuns nos contatos informais que mantemos todo o tempo com colegas, amigos e a família, porém as palavras, assim como as ferramentas, quanto mais adequadas á uma destinação, no caso a sua mensagem e a sua intenção, maior será a eficiência da sua comunicação.
Outra questão no mínimo interessante é pensar em quanto temos simplificado, reduzido de fato, nossa maneira de pensar e isso é claro em função da utilização de partículas do pensamento (as palavras) que não são escolhidas a dedo. E quanto isso nos faz sermos vistos como pessoas igualmente limitadas?
O português é uma língua tão rica, e também tão difícil, que alguns a chamam debochadamente de código.
A ambiguidade dessa língua de Fernando Pessoa é o que para mim nos define melhor e, no entanto, é ela própria quem também pode nos reduzir a pó de mico, sendo que no caso, ficamos mais propensos a significância do pó do que a simpatia do macaquinho.

Inserida por Machadisses_ac

⁠quando o impulso
é forte
pouco importa
se você se atirou
ou se foi tragado,
o abismo
é o mesmo

@machado_ac

Inserida por Machadisses_ac

⁠Por alguma razão somos o resultado de processos complexos do passado, do presente e do futuro. Engana-se, por exemplo, quem aponte uma solução simples para o fenômeno da complexidade humana.

Inserida por Almeida2203

⁠Você não passará por todas as provas, tão pouco aprenderá todas as lições, talvez por que não serão todos professores, os que irão lhe ensinar.
É provável que você perceba boa parte dos sinais, os fins e intervalos e em algum momento entenderá que de fato a vida em muito se assemelha a uma escola.

@machadisses_ac

Inserida por Machadisses_ac

⁠Muito ou pouco
será sempre a medida de uma expectativa e uma comparação.
A exceção é você mesmo.

@machadisses_ac

Inserida por Machadisses_ac

⁠Se te importa saber
Nunca intua o que tem importância
Pois não basta que você saiba
É imprescindível que saibam
Nem sempre será a solução,
que pode ser de longa duração,
O que apazigua e conforta
Mas sim a sensação de estar junto,
Da vizinha presença
Pois de tudo o mais é que eu serei eu, apenas
Por que não me entendo capaz,
mesmo que seja.

@machado_ac

Inserida por Machadisses_ac

⁠...e assim como um rio cheio de vida, cores, nuances e sabores
ele te conduz e te preenche,
vai te levando...
Há também pessoas assim que estão ou passam e há você que faz disso uma poesia
por que é assim que se lê o dia
quando a gente quer,
quando a gente sente,
até mesmo quando assim não é

@machado_ac

Inserida por Machadisses_ac

⁠entrei naquela caixinha azul e lembrei dos homens barrigudos que se juntavam pra ir atrás de bandidos no cinema Orion, das fadas cheias de pirilampos ao redor, das atrizes com seus olhos felinos, das formigas vermelhas que no microscópio pareciam tão fortes, da queijadinha antes do almoço e das cobras verdes inofensivas...
depois parei em frente aqueles mendigos desnorteados e fiquei sem saber o que dizer, sai da caixinha, peguei um taxi vermelho e pedi para o motorista-camundongo me levar até Juquitiba, ele me levou pra Júpiter

@machado_ac

Inserida por Machadisses_ac

⁠eu me perdí certa vez, estava procurando alguma coisa que não me lembro agora.
eu encontrei, quase sempre me reencontro.

estava procurando alguma coisa que eu perdi, quase sempre perco alguma coisa que reencontro.

me lembrei agora que eu estava certa vez, perdido, não sei ao certo
quem foi que me encontrou.

@machado_ac

Inserida por Machadisses_ac

Não sei se é um defeito ou uma qualidade ou se é um pouco dos dois, mas os vínculos que eu crio com as pessoas, são eternos, as pessoas podem se afastar, ir embora, podem até deixar esse mundo, mas algo aqui dentro sempre me liga a elas, definitivamente não sei, não aprendi dizer adeus.

Inserida por jambuzo

nunca faça mal, destrate ou julgue uma pessoa, você pode destruir a vida dela, pode traumatiza la para o resto da vida, e lembre-se tudo voltará para você no final... ou pode ser que em alguns casos, no futuro, você jamais chegue aos pés da pessoa que destratou, quando menos esperar, você vai ver o feio esbanjando beleza, o sem futuro mostrando todos os seus talentos únicos, o burro se esbaldando em conhecimento, o excluído tendo ao seu lado os melhores amigos que poderia ter, o depressivo abrindo os mais belos sorrisos e o FRACASSADO no topo, que por todo mal que fez, você nunca chegará.

Inserida por jambuzo

Tão triste a história de amor
Que aconteceu
Alguém, num lugar qualquer
Se apaixonou por uma flor
Que nasceu de uma garoa
Que do céu caiu.

O dia escureceu e a flor
Então no céu surgiu
Quando o dia amanheceu
Ele que era sem ninguém
Olhando o céu agradeceu
E de mansinho a flor beijou.

Desde então se transformou
O seu viver
A flor que a chuva lhe deixou
Fez um velho amor renascer
Mas aquele grande amor
Não podia ser
E a mesma chuva retornou
E a flor chorando carregou.

Assim, a história de alguém
Que amou a flor terminou
Porque onde a flor nasceu
Alguém morreu.

⁠Umbanda uma religião que abre as portas para todas as pessoas de todas as crenças, sem julgar, apenas acolher.

⁠Na Umbanda eu aprendi que todo mal não dura para sempre, existe o ciclo do começo, meio e fim.

⁠Umbanda Querida, obrigada por sempre me acolher, Obrigada pelos seus guias e mentores dar sempre os melhores conselhos. Quando estou aflito sinto sua paz e Deus faz presente em minha vida, e isso é o que me dá forças para continuar nesta caminhada tão difícil que é o mundo terreno.