Machado de Assis Poemas a Palmeira

Cerca de 102254 frases e pensamentos: Machado de Assis Poemas a Palmeira

Dor e sofrimento, se você preferir. Afinal de contas, eu não lembro de ter sofrido antes de nascer e tenho a nítida impressão de que não sofrerei depois de morrer.

Clóvis de Barros Filho

Nota: Trecho de entrevista em 2017.

"A solidão de quem ama, vai muito além de estar sozinho, é quando a falta de um, supera a presença de milhares"

O que ri vulgariza-se. Para que o riso não degrade é mister que encubra a ironia, atenue a frieza da serenidade, ou seja a flor vermelha e fresca que absurdamente se interpõe entre ramos e frutos de Sabedoria e de Tristeza. O Sábio não ri, senão quando em tudo que lhe vai na alma o menos importante é o riso.

Me livra de nada Senhor: Apenas me mostra o que preciso remover do meu caminho para que eu não seja injusta ...

Te exclui da minha vida. Alias, me exclui dos caminhos que me levavam a você. Vai ser difícil tirar você daqui de dentro. Se eu não te tiro, então eu saio. Dá vontade realmente de sair desse corpo e ir morar em outro, como se as emoções e os fatos que aconteceram com essa matéria, ficassem dentro dela e não me perseguissem quando eu fosse outro. Dá vontade de sair daqui. De ir pra bem longe. De nunca mais te ver. Mas dá vontade de te ouvir me chamando la fora numa noite qualquer e pedindo perdão pelas vezes que pensou mais em você do que em mim, que não me entendeu. Pedindo pra eu ficar. Não te abandonar. Dá vontade de ver meu celular vibrar e na tela uma mensagem sua, dizendo que eu fui a melhor coisa que te aconteceu. Eu te amo. Te desejo alegrias. Cartas anônimas de amor. Brisas aos fins de tarde. Amigos. Te desejo desejos! Eu te amo. Me fala se um dia tua saúde estiver fraca, eu mando minhas energias mais positivas pra te ver bem. Eu falo com Deus por você. Dou um ultimato no seu anjo-da-guarda. Eu realmente te amo. Vai se lembrar disso amanhã? Eu espero que sim. Vou lembrar-me de você a minha vida inteira.

Agradecemos o espírito de fraternidade com que dialogastes, construtivamente, com os amigos distanciados do Bem, suportando com serenidade os agravos e as agressões.

⁠Quando lhe disserem "Seja forte!". Responda: sou tão forte que me permito chorar.

O pensamento criativo não é um talento, é uma competência que se pode aprender.

e naquela noite foi estranho, eu queria falar do meu dia com alguém, mas eu pensei: quem? se não me restou mais ninguém.

e no final a gente acaba perdendo as pessoas, porque já estávamos esperando por isso.

O amor é mais do que uma paixão, é uma loucura; É o momento em que possui ou aquele em que se perde, é o objeto em que se ama.

⁠O amor é inesgotável e rejuvenesce, como a primavera; mas não ressuscita o que já morreu.

⁠Hoje em dia, encontrar alguém que goste de parar em um lugar tranquilo para conversar, rir, está tão dificil. As pessoas só querem o virtual, segurar um copo de bebida alcoólica e ficar em lugares com pessoas momentâneas e fúteis.
Por isso q o simples e sincero não é mais encontrado. E depois reclamam de superficialidade, mas não procuram se aprofundar em alguém que faz da simplicidade, algo extraordinário e inesquecível.

Sabe aquele dia que o tempo está agradável, você ouve as folhas das árvores se mexendo por conta do vento, e sente-o no seu rosto? Isso é uma das melhores sensações. Para mim é um dia perfeito!

⁠A ansiedade te paralisa e ao mesmo tempo te cobra pra reagir. Você fica naquele conflito interno de querer fazer as coisas pra ontem, mas os mesmo tempo não conseguir fazer nada.

Exige-se longo tempo e paciência para enterrar uma ausência. Aquele que se foi ocupa todos os vazios. Como água, também a ausência não permite o vácuo. Ela se instala mesmo entre as pausas das palavras.

Nunca ignore um amigo verdadeiro, ele pode ser a luz que você precisa para iluminar a sua vida...

O sentimentalismo, por ser inerente aos seres humanos, nem todos dele podem desvencilhar-se, mas podem conter-se, dominar, podem procurar, pelo pensamento bem irradiado, encarar a vida de maneira mais racional.

A maior doença do ocidente não é a tuberculose nem a lepra; é sermos indesejados, desamados, desassistidos.

Só ficará para sempre conosco aquele que descobriu, depois da nossa utilidade, o nosso significado.